Aos 60 anos, Volkswagen encerra 2013 com aumento nas exportações
 
  • Volkswagen registrou aumento de 4,33% no volume de exportações, em relação a 2012, totalizando 148.933 unidades enviadas para 15 países
  • Marca inicia obras para receber a produção nacional do Novo Golf, na fábrica de São José dos Pinhais (PR)
  • Volkswagen Gol chega ao 27º ano consecutivo como o veículo mais vendido no Brasil
  • Sucesso dos lançamentos realizados durante todo o ano confere à empresa cerca de 40 prêmios destacando a marca, seus produtos e seus executivos

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen do Brasil encerrou 2013, ano em que completou 60 anos de atividades no País, registrando aumento de 4,33% no volume de exportações em relação a 2012, totalizando 148.933 unidades enviadas a 15 países. A marca também inicia a fase de globalização tecnológica e anuncia o início das obras na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para a produção do Novo Golf. O ano de 2013 também foi marcado com a conquista de um novo recorde: os 27 anos consecutivos de liderança de vendas do Gol no mercado nacional, consolidando-se mais uma vez como o modelo preferido dos brasileiros. “O ano de 2013 foi especial para a Volkswagen do Brasil. Comemoramos 60 anos nesse País, que foi a primeira aposta da Volkswagen fora da Alemanha. Começamos a partir de agora a escrever a nova história da marca no País, a partir da chegada da nova fase da globalização tecnológica com o Novo Golf e mais novidades que já começarão a ocorrer no 1º semestre”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Em 2013, a Volkswagen anunciou o investimento de R$ 520 milhões para a produção do Novo Golf no Brasil, elevando o programa de investimentos no País de R$ 8,7 bilhões para R$ 9,2 bilhões até 2016. A chegada do Novo Golf representa a introdução da estratégia MQB para produção modular dos veículos, o que significa que, cada vez mais, a marca vai proporcionar aos veículos produzidos no Brasil toda a tecnologia mundial do Grupo Volkswagen.
Entre os destaques de 2013 está o lançamento do Fox BlueMotion 2014, que estreou no País a nova geração de motores 1.0l de três cilindros da Volkswagen. Trata-se do “Motor do Ano 2014”, segundo o Prêmio “Carro do Ano”, realizado pela revista AutoEsporte. Com o novo motor, o Fox BlueMotion se torna o primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de três cilindros e o modelo mais econômico da marca no Brasil.
Em setembro, chegou ao mercado nacional o Novo Golf, um dos automóveis mais bem sucedidos no mundo. Lançado na Alemanha em 1974, o modelo acumulou mais de 30 milhões de unidades vendidas. O Novo Golf chega para estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança no mercado brasileiro.


Aumento de 4,33% nas exportações
Em 2013, a Volkswagen registrou um aumento de 4,33% no volume de exportações em relação a 2012. Foram 148.933 unidades enviadas para 15 países em 2013. O Gol é o carro mais exportado da marca e da indústria no ano, com 80.092 unidades exportadas para 13 mercados.
O sucesso da renovação da família Gol, iniciada em 2012 e concluída no início de 2013 com a chegada da Nova Saveiro, se consolidou nos mercados e foi o principal motivo do crescimento das vendas externas.
A Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de veículos do País e líder em exportações do setor automobilístico brasileiro, com mais de 3 milhões de unidades (automóveis e comerciais leves) exportadas desde 1970, quando tiveram início as vendas da marca para o Exterior.
Atualmente, a Volkswagen do Brasil tem a América Latina como seu principal mercado de exportações; a marca, no entanto, já vendeu seus modelos para 147 países, nos cinco continentes. Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Volkswagen do Brasil é a 15ª maior empresa exportadora do País, considerando todos os setores, e a primeira automobilística do ranking.

27 anos de liderança do Gol
O Volkswagen Gol acaba de completar 27 anos consecutivos na liderança de vendas no mercado nacional. O Gol encerrou o ano de 2013 com 255.070 unidades comercializadas, 71.382 unidades à frente do segundo colocado. Lançado em 1980, o modelo assumiu a liderança em 1987 e nunca mais deixou o posto de preferido dos brasileiros.


Marcos de 2013
A Volkswagen comemorou marcas expressivas como:
  • 1,5 milhão de unidades produzidas do modelo Fox (janeiro)
  • 60 anos de atividades no Brasil (março)
  • 10º aniversário da tecnologia Total Flex, na qual a marca é pioneira (março)
  • 10 milhões de unidades produzidas da "Família Gol" (março)
  • 2.500.000 unidades de comerciais leves produzidos em 60 anos no País (março)
  • Lançou uma nova estratégia de comunicação com um grande elenco de ícones do futebol: Pelé, Rivellino, Raí, Cafu e Lucas passam a formar o time de Embaixadores da Volkswagen, que já conta com o jogador Neymar Jr. desde 2012. Além das cores do Brasil, o sexteto de craques também "vestirá" a "camisa" da marca, representando-a no dia a dia, utilizando os veículos da Volkswagen e participando de campanhas publicitárias e eventos.
  • 8 milhões de motores produzidos na fábrica de São Carlos desde a sua inauguração (junho)
  • Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI completa 40 anos de atuação na fábrica Anchieta
  • 10 anos de produção do Fox (outubro)
  • 1.000.000 de unidades produzidas da Saveiro (novembro)
Conquistas de 2013
A Volkswagen do Brasil recebeu cerca de 40 reconhecimentos e destaques em 2013, por uma série de entidades e veículos de comunicação, que retratam as ações da empresa e da marca em diversos campos, como sustentabilidade, imagem e satisfação do cliente:
Prêmios e Reconhecimentos da Volkswagen em 2013
  • Prêmio "Top of Mind", realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, pela 23ª vez. Desde a primeira edição da premiação, em 1991, a marca é a mais lembrada entre as fabricantes de automóveis no País
  • “A Maior Empresa do Brasil" na categoria Veículos e Peças", na edição especial Valor 1000, publicada pelo jornal Valor Econômico
  • 5ª Maior Empresa do Brasil, sendo a maior do setor automotivo e líder entre empresas estrangeiras na edição especial Melhores & Maiores, da revista Exame
  • 7ª Melhor Empresa do País em Atendimento ao Cliente de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Atendimento ao Cliente (IBRC)
  • 5ª empresa mais desejada para se trabalhar, pelo especial "Valor Carreira", do jornal Valor Econômico
  • “Empresa Mais Admirada” da indústria automobilística nacional, pela revista Carta Capital
  • Empresa mais Admirada do País, na categoria "Veículos", de acordo com o jornal DCI
  • Novo Gol, Jetta e Saveiro foram eleitos os melhores veículos em suas respectivas categorias na 15ª Eleição dos Melhores Carros, do site Best Cars
  • Jetta Variant é eleito melhor station wagon do País, segundo a eleição Best Cars 2013, realizada pela Editora Motorpress Brasil
  • "Qual Comprar 2013" – pela revista AutoEsporte para Gol (Melhor do Segmento, entre Hatches de Entrada)
  • "Melhor Compra" pela revista Quatro Rodas para os modelos Fusca (Esportivos até R$ 100 mil) e Passat Variant (Peruas importadas)
  • "A Compra do Ano" pela revista Motor Show para o Golf GTI (Hatch Premium) e Amarok (Picape Média)
  • Car Group elege os modelos Saveiro e SpaceFox campeões em suas categorias no ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão
  • Empresa do Ano, segundo o Prêmio Lide de Marketing Empresarial
  • Eleita como a marca mais defendida pelos consumidores brasileiros, entre as fabricantes de automóveis, e também a “Top of Mind” (mais lembrada) do setor, no levantamento “Confiança e Prestígio das Marcas Brasileiras”, realizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) em parceria com a TopBrands Além disso, o Gol também foi eleito “Top of Mind” na categoria “Automóvel – Modelo”
  • "Prêmio Maior Índice de Satisfação" para o Voyage entre os "compactos de entrada" e para o Polo entre os modelos "compactos superiores", pela consultoria J.D. Power
  • "Empresa do Ano" entre as "150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas", realizado pela revista Gestão & RH
  • “Prêmio Rei” na categoria Marketing e Propaganda com a campanha do Fusca, realizado pela revista Automotive Business
  • Homenageada pelos 10 anos de lançamento da tecnologia Total Flex, durante a entrega do "VII Prêmio AEA de Meio Ambiente"
  • Prêmio “Top of Mind Internet 2013”, na categoria Automóvel, realizado pelo UOL
  • "Prêmio Empresário Amigo do Esporte" na categoria "Amigo do Esporte de Participação", realizado pelo Ministério do Esporte
  • Homenagem pelos 60 anos de atividades no Brasil oferecida pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) regional São Bernardo do Campo
  • Prêmio "Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas", na categoria "Automotivo", concedido pela revista Negócios da Comunicação
  • Vencedora da etapa regional do “Prêmio Aberje 2013” na categoria “Comunicação de Programas Voltados à Sustentabilidade Empresarial”
  • "Destaque Tecnológico" do Congresso SAE Brasil 2013
  • "Empresas que Mais Respeitam o Consumidor”, na categoria “Carros Nacionais”, realizado pelo Grupo Padrão a partir de pesquisa feita pela consultoria Shopper Experience, em parceria com a revista Consumidor Moderno
  • CAR Awards 2014, promovido pela CAR Magazine, elegeu o Presidente Thomas Schmall como Executivo do Ano
  • CAR Awards 2014, promovido pela CAR Magazine, elegeu o Novo Golf como o Melhor Carro Importado
  • Prêmio Americar, promovido pela Associação América Latina da Imprensa de Carros, formada por um júri de 56 jornalistas de 11 países da América Latina, que apontou o Novo Golf como “melhor carro importado de 2013” e a nova geração de motores 1.0l de três cilindros da Volkswagen como vencedora na categoria “Tecnologia”
  • Jetta recebe cinco estrelas do LATIN NCAP, sedã atinge nota máxima em segurança para os ocupantes
  • Prêmio AutoData - “Personalidade do Ano” – para o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall
  • Prêmio “ÉTICA NOS NEGÓCIOS 2013”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, pelo projeto de implementação do Programa de Compliance.
  • “15º Prêmio Imprensa Automotiva”, concedido pelos 67 jornalistas especializados de todo o Brasil que integram a Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (ABIAUTO), a marca recebeu os troféus “Melhor Importado”, para o Novo Golf; “Melhor Motor de 1.0l a 1.4l”, para a nova geração de motores 1.0l de três cilindros da Volkswagen; e “Melhor Motor Diesel 2.0l a 3.5l”, para o motor 2.0l TDI da Amarok
  • Prêmio “Carro do Ano 2014” para o Novo Golf promovido pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo. A nova geração de motores 1.0l de três cilindros da Volkswagen foi eleita o “Motor do Ano até 2.0L” e o Fox 1.0l BlueMotion o “Carro Verde do Ano 2014”

Reconhecimentos regionais
  • Marcas dos Cariocas, na categoria “Fabricante de Automóvel” pelo 4º ano consecutivo, realizado pelo jornal O Globo
  • Prêmio 100 Maiores Contribuintes do ICMS do Paraná, promovido pela Federação do Comércio e Jornal Indústria & Comércio
  • Prêmio Topvale 2013 nas categorias “Indústria do Vale”, “Responsabilidade Social”, “Meio Ambiente” e “Consórcio de Automóveis”
  • Prêmio Top of Mind Universitário, como a marca de carros mais lembrada pelos universitários de Curitiba, pelo 10º ano consecutivo
  • Prêmio IMPAR - Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional, como indústria de automóveis mais lembrada no Estado do Paraná e em Curitiba
  • Prêmio Parceiros do Ano 2013, promovido pela instituição Pequeno Cotolengo, do Paraná, em reconhecimento às empresas que incentivam seus projetos e ações sociais