A Volkswagen do Brasil encerrou 2013, ano em que completou 60 anos de
atividades no País, registrando aumento de 4,33% no volume de exportações em
relação a 2012, totalizando 148.933 unidades enviadas a 15 países. A marca
também inicia a fase de globalização tecnológica e anuncia o início das obras na
fábrica de São José dos Pinhais (PR) para a produção do Novo Golf. O ano de 2013
também foi marcado com a conquista de um novo recorde: os 27 anos consecutivos
de liderança de vendas do Gol no mercado nacional, consolidando-se mais uma vez
como o modelo preferido dos brasileiros.
“O ano de 2013 foi especial para a Volkswagen do Brasil. Comemoramos 60 anos
nesse País, que foi a primeira aposta da Volkswagen fora da Alemanha. Começamos
a partir de agora a escrever a nova história da marca no País, a partir da
chegada da nova fase da globalização tecnológica com o Novo Golf e mais
novidades que já começarão a ocorrer no 1º semestre”, declara o presidente da
Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Em 2013, a Volkswagen anunciou o
investimento de R$ 520 milhões para a produção do Novo Golf no Brasil, elevando
o programa de investimentos no País de R$ 8,7 bilhões para R$ 9,2 bilhões até
2016.
A chegada do Novo Golf representa a introdução da estratégia MQB para
produção modular dos veículos, o que significa que, cada vez mais, a marca vai
proporcionar aos veículos produzidos no Brasil toda a tecnologia mundial do
Grupo Volkswagen.
Entre os destaques de 2013 está o lançamento do Fox
BlueMotion 2014, que estreou no País a nova geração de motores 1.0l de
três cilindros da Volkswagen. Trata-se do “Motor do Ano 2014”, segundo o Prêmio
“Carro do Ano”, realizado pela revista AutoEsporte.
Com o novo motor, o Fox BlueMotion se torna o primeiro Volkswagen para o
mercado brasileiro a contar com motor de três cilindros e o modelo mais
econômico da marca no Brasil.
Em setembro, chegou ao mercado nacional o
Novo Golf, um dos automóveis mais bem sucedidos no mundo.
Lançado na Alemanha em 1974, o modelo acumulou mais de 30 milhões de unidades
vendidas. O Novo Golf chega para estabelecer novos níveis de tecnologia,
sofisticação, esportividade, conforto e segurança no mercado brasileiro.
Aumento de 4,33% nas exportações
Em 2013, a Volkswagen registrou um aumento de 4,33% no volume de exportações
em relação a 2012. Foram 148.933 unidades enviadas para 15 países em 2013. O Gol
é o carro mais exportado da marca e da indústria no ano, com 80.092 unidades
exportadas para 13 mercados.
O sucesso da renovação da família Gol, iniciada em 2012 e concluída no início
de 2013 com a chegada da Nova Saveiro, se consolidou nos mercados e foi o
principal motivo do crescimento das vendas externas.
A Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de veículos do País e líder em
exportações do setor automobilístico brasileiro, com mais de 3 milhões de
unidades (automóveis e comerciais leves) exportadas desde 1970, quando tiveram
início as vendas da marca para o Exterior.
Atualmente, a Volkswagen do Brasil tem a América Latina como seu principal
mercado de exportações; a marca, no entanto, já vendeu seus modelos para 147
países, nos cinco continentes. Segundo levantamento do Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Volkswagen do Brasil é a 15ª
maior empresa exportadora do País, considerando todos os setores, e a primeira
automobilística do ranking.
27 anos de liderança do Gol
O Volkswagen Gol acaba de completar 27 anos consecutivos na liderança de
vendas no mercado nacional. O Gol encerrou o ano de 2013 com 255.070 unidades
comercializadas, 71.382 unidades à frente do segundo colocado. Lançado em 1980,
o modelo assumiu a liderança em 1987 e nunca mais deixou o posto de preferido
dos brasileiros.
Marcos de 2013
A Volkswagen comemorou marcas expressivas como:
- 1,5 milhão de unidades produzidas do modelo Fox (janeiro)
- 60 anos de atividades no Brasil (março)
- 10º aniversário da tecnologia Total Flex, na qual a marca é pioneira (março)
- 10 milhões de unidades produzidas da "Família Gol" (março)
- 2.500.000 unidades de comerciais leves produzidos em 60 anos no País (março)
- Lançou uma nova estratégia de comunicação com um grande elenco de ícones do
futebol: Pelé, Rivellino, Raí, Cafu e Lucas passam a formar o time de
Embaixadores da Volkswagen, que já conta com o jogador Neymar Jr. desde 2012.
Além das cores do Brasil, o sexteto de craques também "vestirá" a "camisa" da
marca, representando-a no dia a dia, utilizando os veículos da Volkswagen e
participando de campanhas publicitárias e eventos.
- 8 milhões de motores produzidos na fábrica de São Carlos desde a sua
inauguração (junho)
- Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI completa 40 anos de atuação
na fábrica Anchieta
- 10 anos de produção do Fox (outubro)
- 1.000.000 de unidades produzidas da Saveiro (novembro)
Conquistas de 2013
A Volkswagen do Brasil recebeu cerca de 40 reconhecimentos e destaques em
2013, por uma série de entidades e veículos de comunicação, que retratam as
ações da empresa e da marca em diversos campos, como sustentabilidade, imagem e
satisfação do cliente:
Prêmios e Reconhecimentos da Volkswagen em 2013
- Prêmio "Top of Mind", realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, pela
23ª vez. Desde a primeira edição da premiação, em 1991, a marca é a
mais lembrada entre as fabricantes de automóveis no País
- “A Maior Empresa do Brasil" na categoria Veículos e Peças",
na edição especial Valor 1000, publicada pelo jornal Valor Econômico
- 5ª Maior Empresa do Brasil, sendo a maior do setor automotivo e
líder entre empresas estrangeiras na edição especial Melhores &
Maiores, da revista Exame
- 7ª Melhor Empresa do País em Atendimento ao Cliente de
acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Atendimento ao
Cliente (IBRC)
- 5ª empresa mais desejada para se trabalhar, pelo especial
"Valor Carreira", do jornal Valor Econômico
- “Empresa Mais Admirada” da indústria automobilística
nacional, pela revista Carta Capital
- Empresa mais Admirada do País, na categoria "Veículos", de
acordo com o jornal DCI
- Novo Gol, Jetta e Saveiro foram eleitos os melhores
veículos em suas respectivas categorias na 15ª Eleição dos Melhores
Carros, do site Best Cars
- Jetta Variant é eleito melhor station wagon do País,
segundo a eleição Best Cars 2013, realizada pela Editora Motorpress Brasil
- "Qual Comprar 2013" – pela revista AutoEsporte para Gol
(Melhor do Segmento, entre Hatches de Entrada)
- "Melhor Compra" pela revista Quatro Rodas para os modelos
Fusca (Esportivos até R$ 100 mil) e Passat Variant (Peruas importadas)
- "A Compra do Ano" pela revista Motor Show para o Golf GTI
(Hatch Premium) e Amarok (Picape Média)
- Car Group elege os modelos Saveiro e SpaceFox campeões em
suas categorias no ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos
vendidos no Brasil após uma colisão
- Empresa do Ano, segundo o Prêmio Lide de Marketing
Empresarial
- Eleita como a marca mais defendida pelos consumidores
brasileiros, entre as fabricantes de automóveis, e também a
“Top of Mind” (mais lembrada) do setor, no levantamento “Confiança e
Prestígio das Marcas Brasileiras”, realizado pela ABA (Associação Brasileira de
Anunciantes) em parceria com a TopBrands Além disso, o Gol também foi eleito
“Top of Mind” na categoria “Automóvel – Modelo”
- "Prêmio Maior Índice de Satisfação" para o Voyage entre os
"compactos de entrada" e para o Polo entre os modelos "compactos superiores",
pela consultoria J.D. Power
- "Empresa do Ano" entre as "150 Melhores Empresas em
Práticas de Gestão de Pessoas", realizado pela revista Gestão & RH
- “Prêmio Rei” na categoria Marketing e Propaganda com a
campanha do Fusca, realizado pela revista Automotive Business
- Homenageada pelos 10 anos de lançamento da tecnologia Total
Flex, durante a entrega do "VII Prêmio AEA de Meio Ambiente"
- Prêmio “Top of Mind Internet 2013”, na categoria Automóvel,
realizado pelo UOL
- "Prêmio Empresário Amigo do Esporte" na categoria "Amigo do
Esporte de Participação", realizado pelo Ministério do Esporte
- Homenagem pelos 60 anos de atividades no Brasil oferecida
pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) regional São Bernardo
do Campo
- Prêmio "Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas",
na categoria "Automotivo", concedido pela revista Negócios da Comunicação
- Vencedora da etapa regional do “Prêmio Aberje 2013” na
categoria “Comunicação de Programas Voltados à Sustentabilidade Empresarial”
- "Destaque Tecnológico" do Congresso SAE Brasil 2013
- "Empresas que Mais Respeitam o Consumidor”, na categoria
“Carros Nacionais”, realizado pelo Grupo Padrão a partir de pesquisa feita pela
consultoria Shopper Experience, em parceria com a revista Consumidor Moderno
- CAR Awards 2014, promovido pela CAR Magazine, elegeu o
Presidente Thomas Schmall como Executivo do Ano
- CAR Awards 2014, promovido pela CAR Magazine, elegeu o Novo
Golf como o Melhor Carro Importado
- Prêmio Americar, promovido pela Associação América Latina
da Imprensa de Carros, formada por um júri de 56 jornalistas de 11 países da
América Latina, que apontou o Novo Golf como “melhor carro importado de
2013” e a nova geração de motores 1.0l de três cilindros da Volkswagen
como vencedora na categoria “Tecnologia”
- Jetta recebe cinco estrelas do LATIN NCAP,
sedã atinge nota máxima em segurança para os ocupantes
- Prêmio AutoData - “Personalidade do Ano” – para o
presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall
- Prêmio “ÉTICA NOS NEGÓCIOS 2013”, promovido pelo Instituto
Brasileiro de Ética nos Negócios, pelo projeto de implementação do Programa de
Compliance.
- “15º Prêmio Imprensa Automotiva”, concedido pelos 67
jornalistas especializados de todo o Brasil que integram a Associação Brasileira
de Imprensa Automotiva (ABIAUTO), a marca recebeu os troféus “Melhor
Importado”, para o Novo Golf; “Melhor Motor de 1.0l a
1.4l”, para a nova geração de motores 1.0l de três cilindros da
Volkswagen; e “Melhor Motor Diesel 2.0l a 3.5l”, para o motor
2.0l TDI da Amarok
- Prêmio “Carro do Ano 2014” para o Novo Golf promovido pela
Revista AutoEsporte, da Editora Globo. A nova geração de motores 1.0l de três
cilindros da Volkswagen foi eleita o “Motor do Ano até 2.0L” e
o Fox 1.0l BlueMotion o “Carro Verde do Ano 2014”
Reconhecimentos regionais
- Marcas dos Cariocas, na categoria “Fabricante de Automóvel”
pelo 4º ano consecutivo, realizado pelo jornal O Globo
- Prêmio 100 Maiores Contribuintes do ICMS do Paraná,
promovido pela Federação do Comércio e Jornal Indústria & Comércio
- Prêmio Topvale 2013 nas categorias “Indústria do Vale”,
“Responsabilidade Social”, “Meio Ambiente” e “Consórcio de Automóveis”
- Prêmio Top of Mind Universitário, como a marca de carros
mais lembrada pelos universitários de Curitiba, pelo 10º ano consecutivo
- Prêmio IMPAR - Índice das Marcas de Preferência e Afinidade
Regional, como indústria de automóveis mais lembrada no Estado do
Paraná e em Curitiba
- Prêmio Parceiros do Ano 2013, promovido pela instituição
Pequeno Cotolengo, do Paraná, em reconhecimento às empresas que incentivam seus
projetos e ações sociais
|
0 Comentários