ZF vende 200 reversores marĂtimos que ajudarĂ£o a combater o analfabetismo na AmazĂ´nia
- Produto da Unidade de NegĂ³cio ZF PropulsĂ£o MarĂtima serĂ¡ empregado em barcos-escola da regiĂ£o amazĂ´nica, onde o Ăºnico meio de transporte Ă© o fluvial
Texto e fotos: ZF
O combate ao analfabetismo na regiĂ£o amazĂ´nica ganhou na ZF uma importante aliada. A Unidade de NegĂ³cio ZF PropulsĂ£o MarĂtima da empresa fechou a venda de 200 reversores para um projeto que totaliza 700 unidades (que serĂ£o confirmadas em etapas atĂ© o final de 2014) para o Estaleiro B3, vencedor de licitaĂ§Ă£o do FNDE para fornecer barcos-escola para comunidades rurais e ribeirinhas na AmazĂ´nia, onde o Ăºnico meio de transporte Ă© o fluvial. As embarcações serĂ£o utilizadas no transporte aquaviĂ¡rio de alunos e professores. Hoje, alĂ©m da precariedade das embarcações, elas sĂ£o poucas e levam horas para concluĂrem o trajeto atĂ© a escola.
Os reversores fornecidos sĂ£o do modelo ZF 45-1, com relaĂ§Ă£o de reduĂ§Ă£o 3:1. O equipamento Ă© produzido com carcaça de ferro fundido, e possui embreagem multidisco de acionamento hidrĂ¡ulico. Nas aplicações de trabalho contĂnuo, pode ser utilizado em motores diesel com potĂªncia de atĂ© 144 hp. Para atender ao cliente e Ă licitaĂ§Ă£o vencida, o ZF 45-1 serĂ¡ aplicado em duas versões de embarcações de transporte de passageiros, sendo um modelo de 8 metros de comprimento (para transportar 29 alunos), e o outro com 12 metros de comprimento (para 49 alunos).
Entre os principais pontos da necessidade por transporte fluvial na AmazĂ´nia, estĂ£o: o Ăndice de analfabetismo (que em alguns municĂpios atinge mais de 30% da populaĂ§Ă£o); e a grande evasĂ£o escolar (motivada pela dificuldade de chegar atĂ© a escola).
As entregas dos reversores começaram em junho deste ano, e com o ritmo de envio de aproximadamente 30 reversores ao mĂªs, a previsĂ£o Ă© de que todas as 700 unidades encomendadas sejam entregues atĂ© o final de 2014.
O negĂ³cio foi fechado graças ao esforço da Ă¡rea comercial da divisĂ£o Marine da ZF: "As tratativas de aplicaĂ§Ă£o do reversor ZF começaram no inĂcio de 2011, com um estaleiro de BelĂ©m (PA) que tinha o incentivo da FNDE/FGV e do MinistĂ©rio da EducaĂ§Ă£o para a construĂ§Ă£o do protĂ³tipo do barco-escola. Por meio de seu representante de vendas Eduardo Aguero, a ZF acompanhou todos os passos para a realizaĂ§Ă£o do projeto, desde o cĂ¡lculo de aplicaĂ§Ă£o dos equipamentos Ă instalaĂ§Ă£o, provas preliminares e lançamento do protĂ³tipo em BrasĂlia (DF), em evento que foi acompanhado pela presidente Dilma", revelou Milton Ceotto, gerente divisional da Unidade de NegĂ³cio ZF PropulsĂ£o MarĂtima.
"Finalmente, houve a licitaĂ§Ă£o das lanchas escolares. Apesar do estaleiro paraense nĂ£o ter obtido a vitĂ³ria, prosseguimos nosso trabalho com a empresa vencedora, o Estaleiro B3, de Salvador (BA)", explicou Milton.
Na concorrĂªncia, estava uma fornecedora chinesa que, mesmo com um preço mais competitivo, nĂ£o foi pĂ¡rea para a confiabilidade dos equipamentos da ZF. "Conseguimos fechar o negĂ³cio graças Ă qualidade e confiança construĂda no mercado, ao bom relacionamento, profissionalismo e preparo da ZF do Brasil, que supriu todas as necessidades do estaleiro. NĂ£o atingimos os nĂveis de preço praticados pelo concorrente chinĂªs, mas mesmo assim vencemos", comemorou o gerente divisional.
0 ComentĂ¡rios