Quarta geraĂ§Ă£o do
Subaru Forester chega ao mercado
brasileiro
· Novos motores e cĂ¢mbio automĂ¡tico aperfeiçoado garantem melhor desempenho com maior economia de combustĂvel
· TraĂ§Ă£o integral permanente: segurança no asfalto e desenvoltura fora da estrada
Texto e fotos: Subaru
Chega ao Brasil a
nova geraĂ§Ă£o do Subaru Forester, um dos utilitĂ¡rios esportivos mais conceituados
no mundo por seu desempenho em qualquer tipo de terreno, estilo, segurança e
conforto. Para o mercado brasileiro, a Subaru selecionou duas versões, a 2.0i-S,
com motor aspirado, e a 2.0XT, com motor turbo com injeĂ§Ă£o direta de
combustĂvel. As duas opções contam com a Ăºltima geraĂ§Ă£o do cĂ¢mbio de variaĂ§Ă£o
contĂnua Lineartronic e com o tradicional e consagrado sistema Symmetrical AWD
de traĂ§Ă£o integral permanente, uma exclusividade da
marca.
O Novo Subaru
Forester foi escolhido recentemente como UtilitĂ¡rio Esportivo do Ano pela
revista especializada norte-americana Motor Trend, uma das mais conceituadas do
setor automotivo mundial. Concorrendo com competidores de todo o mundo, o
Forester foi o primeiro modelo a conquistar o prĂªmio mais de uma vez (venceu
tambĂ©m em 2009). A Subaru Ă© a Ăºnica marca a somar trĂªs primeiros lugares na
categoria SUV.
A quarta geraĂ§Ă£o do
Subaru Forester foi desenvolvida para maximizar seu posicionamento como um
verdadeiro utilitĂ¡rio esportivo. Totalmente novo, o Forester aperfeiçoou suas
qualidades de desempenho bĂ¡sicas, como a dirigibilidade, segurança e
responsabilidade ambiental. Além disso, traz o exclusivo e eficiente sistema de
traĂ§Ă£o integral permanente Subaru Symmetrical AWD. Mais ainda, os equipamentos
de fĂ¡cil utilizaĂ§Ă£o e o caracterĂstico prazer ao dirigir sem estresse,
tradicionais no Forester, foram ainda mais
aperfeiçoados.
Desde o lançamento de
sua primeira versĂ£o, em 1997, o Forester vem sendo aclamado em todo o mundo pela
dirigibilidade e conforto de rodagem associados a uma robusta e resistente
capacidade para o off-road, com potencial de manobra acima dos padrões do
mercado.
O Novo Forester Ă© um
produto que incorpora a filosofia da marca: a Subaru define como valores
essenciais de um verdadeiro utilitĂ¡rio esportivo oferecer ao usuĂ¡rio
equipamentos de fĂ¡cil utilizaĂ§Ă£o, prazer ao dirigir e diversĂ£o ao volante
juntamente com conforto para viagens longas, mesmo em condições adversas. Para
chegar a isso, tanto a performance como a dirigibilidade e qualidade de rodagem
foram aperfeiçoadas pela adoĂ§Ă£o das tecnologias mais modernas desenvolvidas pela
fabricante, juntamente com o enrijecimento da carroceria.
Excelente eficiĂªncia
em consumo e alta segurança permitem ao motorista uma experiĂªncia de conduĂ§Ă£o
associada ao lema da Subaru, "Paz de EspĂrito". O conforto interno e a
funcionalidade foram ainda mais refinados para criar um veĂculo agradĂ¡vel para
ser usado como um verdadeiro utilitĂ¡rio esportivo. Ao mesmo tempo em que mantĂ©m
um alto nĂvel de desempenho bĂ¡sico para o veĂculo, um novo sistema de controle
da traĂ§Ă£o integral gera, alĂ©m de todas as caracterĂsticas associadas ao prazer
de dirigir, tambĂ©m uma como uma direĂ§Ă£o confortĂ¡vel e segura em quaisquer
condições de caminho.
Design
externo
O Novo Forester foi
criado com um visual poderoso e cativante que deixa claro sua personalidade como
SUV, ao mesmo tempo em que leva em conta a melhor aerodinĂ¢mica e funcionalidade.
A dianteira expressa esportividade, robustez e confiança com design exclusivo,
que reforça sua esportividade.
A extensĂ£o da parte
inferior da coluna A em 200 milĂmetros para frente, em relaĂ§Ă£o ao modelo
anterior, resultou em um formato mais elegante. O design da seĂ§Ă£o dianteira,
painĂ©is das portas e da porta do compartimento de bagagens criam uma impressĂ£o
de volume e força. As linhas dos arcos e o design das grandes rodas de alumĂnio
com 18 polegadas salientam a forte personalidade do carro na estrada e expressam
sua capacidade off-road.
Design
interior
O interior do Novo
Forester combina as sensações de amplitude e audĂ¡cia, criando um visual forte
tĂpico de um SUV mesclado Ă sensaĂ§Ă£o de qualidade, graças as suas formas
sofisticadas e materiais suaves ao toque.
O painel de
instrumentos foi desenhado para reforçar a sensaĂ§Ă£o de espaço.
Materiais agradĂ¡veis
ao tato aumentam a sensaĂ§Ă£o de qualidade no interior da cabine.
Praticidade e
aconchego
O design da cabine
foi cuidadosamente desenvolvido para proporcionar maior conforto e praticidade
para todos os passageiros. Tanto o espaço como uma grande sensaĂ§Ă£o de liberdade
foram obtidos pelo novo projeto da cabine, do posicionamento de cada uma das
colunas e da conformaĂ§Ă£o do assoalho na parte traseira. As posições dos
assentos também foram totalmente revistas, para proporcionar melhor visibilidade
a todos os ocupantes do Forester. O maior espaço para bagagem e a maior abertura
do porta-malas ampliaram a praticidade do carro.
O novo design da
soleira lateral "clean side sill", que mantém o componente sempre limpo, evita
que os passageiros se sujem ao entrar ou sair do carro. Portas mais largas e
soleiras mais baixas facilitam o embarque e o desembarque de todos os
passageiros. As duas versões oferecidas no Brasil contam de série com os
robustos e funcionais trilhos do rack no teto, mais um detalhe que contribui
para reforçar o carĂ¡ter fora de estrada do carro.
Um moderno display
multifuncional monitora de forma detalhada as condições de rodagem do veĂculo
para assegurar uma conduĂ§Ă£o econĂ´mica e segura. A funĂ§Ă£o Hill Start Assist
(assistente de partida em subidas) tambĂ©m foi incorporada Ă nova geraĂ§Ă£o do
Forester. Quando o veĂculo para numa subida, o freio Ă© mantido acionado por
algum tempo apĂ³s o motorista ter tirado o pĂ© do pedal. Graças a esta funĂ§Ă£o, o
condutor pode arrancar com facilidade em qualquer
rampa.
A tampa elétrica do
porta-malas permite abertura e fechamento automĂ¡ticos. A altura de abertura da
tampa pode ser regulada para evitar que ela atinja o teto da garagem, por
exemplo. ObstĂ¡culos tambĂ©m podem ser detectados na abertura ou fechamento,
evitando a possibilidade de esmagamento.
Dirigibilidade
A distribuiĂ§Ă£o do
sistema Subaru Symmetrical AWD de traĂ§Ă£o integral, com baixo centro de gravidade
e cuidadosa distribuiĂ§Ă£o de pesos leva a uma competente qualidade de rodagem em
vĂ¡rias situações de estrada.
A combinaĂ§Ă£o da nova
geraĂ§Ă£o dos motores Boxer com o cĂ¢mbio Lineartronic, a potĂªncia foi elevada ao
mesmo tempo em que foi obtida maior eficiĂªncia no consumo de combustĂvel. A
acentuada melhora na rigidez da carroceria e chassi garante uma conduĂ§Ă£o
confortĂ¡vel ao motorista.
Motor a gasolina 2.0,
DOHC, com quatro cilindros contrapostos horizontais
O novo Forester
tambĂ©m conta com a mais moderna geraĂ§Ă£o do motor Boxer, com 150 cv, que obtĂ©m
simultaneamente respostas mais Ă¡geis e alta eficiĂªncia de consumo.
O torque em baixas e
médias rotações foi aumentado para melhorar a praticidade no uso normal do
veĂculo, atingindo um mĂ¡ximo de 20,2 kgfm a 4.200 rpm.
Motor a gasolina
turbo 2.0, DOHC, com quatro cilindros contrapostos horizontais, com injeĂ§Ă£o
direta de combustĂvel DIT
A tecnologia prĂ³pria
da Subaru de injeĂ§Ă£o direta com turbocompressor foi adotada para a nova geraĂ§Ă£o
do motor Boxer. Injetando o combustĂvel diretamente nos cilindros, a eficiĂªncia
da combustĂ£o foi aumentada, resultando simultaneamente na elevaĂ§Ă£o da potĂªncia
do motor e reduĂ§Ă£o no consumo e emissões.
Com o emprego de um
novo turbocompressor tipo twin scroll (com dupla entrada para os gases de
exaustĂ£o na turbina), que proporciona respostas mais rĂ¡pidas em baixas rotações,
foram obtidos nĂveis mais altos de potĂªncia e torque, de 240 cv e 35,7 kgfm a
3.600 rpm. O sistema também contribui para reduzir as emissões.
TransmissĂ£o
Lineartronic (CVT - cĂ¢mbio com variaĂ§Ă£o contĂnua)
Melhorando ainda mais
os benefĂcios da transmissĂ£o CVT por corrente, tais como o baixo peso, tamanho
compacto e amplitude de relações, a Subaru conseguiu aperfeiçoar seu desempenho
e sustentabilidade atravĂ©s do desenvolvimento das peças e do projeto mecĂ¢nico.
Em lugar de correia, o cĂ¢mbio utiliza agora uma corrente metĂ¡lica, mais durĂ¡vel
e resistente.
A nova transmissĂ£o
Lineartronic foi adaptada ao maior torque do novo motor turbo 2.0 de quatro
cilindros horizontais contrapostos com injeĂ§Ă£o direta. Alguns componentes, como
o conversor de torque e as correntes foram modificadas para suportar a maior
potĂªncia do motor turbo com injeĂ§Ă£o direta.
Carroceria e
chassi
Em busca de uma
melhor resposta linear e dirigibilidade mais segura, ao mesmo tempo com maior
absorĂ§Ă£o de quaisquer irregularidade na superfĂcie da estrada, foi aumentada a
rigidez de pontos-chave do chassi e carroceria. ConduĂ§Ă£o Ă¡gil e confortĂ¡vel,
juntamente com reduĂ§Ă£o de ruĂdos foram obtidas, enquanto a rolagem da carroceria
nas curvas foi diminuĂda. Outra importante inovaĂ§Ă£o no projeto do novo Forester
estĂ¡ no capĂ´, feito em alumĂnio com o objetivo de reduzir o peso e
consequentemente diminuir o consumo de combustĂvel.
O chassi ganhou um
acerto exclusivo para o modelo turbo. A rigidez da suspensĂ£o foi aumentada para
maior estabilidade em altas velocidades. A oscilaĂ§Ă£o do veĂculo foi reduzida
pela alteraĂ§Ă£o da regulagem dos amortecedores e do maior diĂ¢metro das barras
estabilizadoras. O modelo turbo Ă© mais estĂ¡vel nas trocas de faixas e nas
curvas.
X-MODE
O novo sistema X-MODE
de controle da traĂ§Ă£o integral foi desenvolvido para condições de pista
irregulares ou escorregadias. O motor, transmissĂ£o e VDC (vehicle dynamics
control - sistema de controle de estabilidade) trabalham de forma cooperativa.
O sistema simula
diferentes condições de estrada. Pressionando o botĂ£o X-MODE, qualquer
motorista pode usar o sistema com facilidade e manter o carro estĂ¡vel. O sistema
tambĂ©m possui um modo de controle de descida, que mantĂ©m a velocidade do veĂculo
constante ao descer ladeiras.
SI-DRIVE
O sistema SI-DRIVE
colabora tanto para o prazer ao dirigir quanto para uma conduĂ§Ă£o mais
econĂ´mica. SĂ£o dois modos de operaĂ§Ă£o, "Intelligent" e "Sports" que pode ser
usado conforme a situaĂ§Ă£o do terreno. O controle do sistema SI-DRIVE foi
colocado no volante para facilitar a utilizaĂ§Ă£o.
O SI-DRIVE foi
cuidadosamente ajustado para os modelos com motores turbo com injeĂ§Ă£o direta.
Ele permite escolher entre os modos Intelligent, Sports e Sports Sharp (S#). No
modo indicado pelo sĂmbolo S#, o motorista pode usar o cĂ¢mbio manualmente, com
oito (na versĂ£o 2.0XT) ou seis (2.0S) marchas virtuais. Desta forma, alĂ©m de
desfrutar da suavidade do cĂ¢mbio de variaĂ§Ă£o contĂnua CVT, o condutor pode guiar
esportivamente com sensaĂ§Ă£o de trocas de marchas semelhante Ă provocada por
transmissões manuais ou automĂ¡ticas convencionais.
Segurança
Com a utilizaĂ§Ă£o de
aços de alta resistĂªncia Ă tensĂ£o na estrutura da carroceria, o peso foi
reduzido e a rigidez reforçada. Também foi obtido um melhor desempenho de
segurança em colisões.
Responsabilidade
ambiental
A adoĂ§Ă£o de uma nova
geraĂ§Ă£o do motor Boxer e do cĂ¢mbio Lineartronic; resulta no aprimoramento do
desempenho aerodinĂ¢mico, alĂ©m de aumentar a eficiĂªncia no consumo.
O display
multifuncional monitora em detalhes as condições de rodagem do veĂculo,
colaborando para uma conduĂ§Ă£o econĂ´mica e segura.
A eficiĂªncia dos
modelos equipados com transmissĂ£o Lineartronic jĂ¡ atende aos padrões japoneses
previstos para 2015.
Assim como toda a
linha de veĂculos da Subaru vendida no Brasil, as duas novas versões do Forester
contam com garantia de 5 anos sem limite de
quilometragem.
Preços
New Forester 2.0i-S –
R$ 110 mil
New Forester 2.0XT –
R$ 135 mil
0 ComentĂ¡rios