Quarta geraĂ§Ă£o do Subaru Forester chega ao mercado brasileiro
  
·  UtilitĂ¡rio Esportivo do Ano pela revista Motortrend chega em duas versões super equipadas 
·  Novos motores e cĂ¢mbio automĂ¡tico aperfeiçoado garantem melhor desempenho com maior economia de combustĂ­vel 
·  TraĂ§Ă£o integral permanente: segurança no asfalto e desenvoltura fora da estrada

Texto e fotos: Subaru 

Chega ao Brasil a nova geraĂ§Ă£o do Subaru Forester, um dos utilitĂ¡rios esportivos mais conceituados no mundo por seu desempenho em qualquer tipo de terreno, estilo, segurança e conforto. Para o mercado brasileiro, a Subaru selecionou duas versões, a 2.0i-S, com motor aspirado, e a 2.0XT, com motor turbo com injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel. As duas opções contam com a Ăºltima geraĂ§Ă£o do cĂ¢mbio de variaĂ§Ă£o contĂ­nua Lineartronic e com o tradicional e consagrado sistema Symmetrical AWD de traĂ§Ă£o integral permanente, uma exclusividade da marca.



O Novo Subaru Forester foi escolhido recentemente como UtilitĂ¡rio Esportivo do Ano pela revista especializada norte-americana Motor Trend, uma das mais conceituadas do setor automotivo mundial. Concorrendo com competidores de todo o mundo, o Forester foi o primeiro modelo a conquistar o prĂªmio mais de uma vez (venceu tambĂ©m em 2009). A Subaru Ă© a Ăºnica marca a somar trĂªs primeiros lugares na categoria SUV. 
A quarta geraĂ§Ă£o do Subaru Forester foi desenvolvida para maximizar seu posicionamento como um verdadeiro utilitĂ¡rio esportivo.  Totalmente novo, o Forester aperfeiçoou suas qualidades de desempenho bĂ¡sicas, como a dirigibilidade, segurança e responsabilidade ambiental. AlĂ©m disso, traz o exclusivo e eficiente sistema de traĂ§Ă£o integral permanente Subaru Symmetrical AWD.  Mais ainda, os equipamentos de fĂ¡cil utilizaĂ§Ă£o e o caracterĂ­stico prazer ao dirigir sem estresse, tradicionais no Forester, foram ainda mais aperfeiçoados. 
Desde o lançamento de sua primeira versĂ£o, em 1997, o Forester vem sendo aclamado em todo o mundo pela dirigibilidade e conforto de rodagem associados a uma robusta e resistente capacidade para o off-road, com potencial de manobra acima dos padrões do mercado. 
O Novo Forester Ă© um produto que incorpora a filosofia da marca: a Subaru define como valores essenciais de um verdadeiro utilitĂ¡rio esportivo oferecer ao usuĂ¡rio equipamentos de fĂ¡cil utilizaĂ§Ă£o, prazer ao dirigir e diversĂ£o ao volante juntamente com conforto para viagens longas, mesmo em condições adversas.  Para chegar a isso, tanto a performance como a dirigibilidade e qualidade de rodagem foram aperfeiçoadas pela adoĂ§Ă£o das tecnologias mais modernas desenvolvidas pela fabricante, juntamente com o enrijecimento da carroceria. 
Excelente eficiĂªncia em consumo e alta segurança permitem ao motorista uma experiĂªncia de conduĂ§Ă£o associada ao lema da Subaru, "Paz de EspĂ­rito".  O conforto interno e a funcionalidade foram ainda mais refinados para criar um veĂ­culo agradĂ¡vel para ser usado como um verdadeiro utilitĂ¡rio esportivo.  Ao mesmo tempo em que mantĂ©m um alto nĂ­vel de desempenho bĂ¡sico para o veĂ­culo, um novo sistema de controle da traĂ§Ă£o integral gera, alĂ©m de todas as caracterĂ­sticas associadas ao prazer de dirigir, tambĂ©m uma como uma direĂ§Ă£o confortĂ¡vel e segura em quaisquer condições de caminho.

Design externo
O Novo Forester foi criado com um visual poderoso e cativante que deixa claro sua personalidade como SUV, ao mesmo tempo em que leva em conta a melhor aerodinĂ¢mica e funcionalidade. A dianteira expressa esportividade, robustez e confiança com design exclusivo, que reforça sua esportividade. 
A extensĂ£o da parte inferior da coluna A em 200 milĂ­metros para frente, em relaĂ§Ă£o ao modelo anterior, resultou em um formato mais elegante. O design da seĂ§Ă£o dianteira, painĂ©is das portas e da porta do compartimento de bagagens criam uma impressĂ£o de volume e força.  As linhas dos arcos e o design das grandes rodas de alumĂ­nio com 18 polegadas salientam a forte personalidade do carro na estrada e expressam sua capacidade off-road.

Design interior
O interior do Novo Forester combina as sensações de amplitude e audĂ¡cia, criando um visual forte tĂ­pico de um SUV mesclado Ă  sensaĂ§Ă£o de qualidade, graças as suas formas sofisticadas e materiais suaves ao toque.
O painel de instrumentos foi desenhado para reforçar a sensaĂ§Ă£o de espaço. 
Materiais agradĂ¡veis ao tato aumentam a sensaĂ§Ă£o de qualidade no interior da cabine.

Praticidade e aconchego
O design da cabine foi cuidadosamente desenvolvido para proporcionar maior conforto e praticidade para todos os passageiros. Tanto o espaço como uma grande sensaĂ§Ă£o de liberdade foram obtidos pelo novo projeto da cabine, do posicionamento de cada uma das colunas e da conformaĂ§Ă£o do assoalho na parte traseira.  As posições dos assentos tambĂ©m foram totalmente revistas, para proporcionar melhor visibilidade a todos os ocupantes do Forester. O maior espaço para bagagem e a maior abertura do porta-malas ampliaram a praticidade do carro. 
O novo design da soleira lateral "clean side sill", que mantĂ©m o componente sempre limpo, evita que os passageiros se sujem ao entrar ou sair do carro. Portas mais largas e soleiras mais baixas facilitam o embarque e o desembarque de todos os passageiros. As duas versões oferecidas no Brasil contam de sĂ©rie com os robustos e funcionais trilhos do rack no teto, mais um detalhe que contribui para reforçar o carĂ¡ter fora de estrada do carro. 
Um moderno display multifuncional monitora de forma detalhada as condições de rodagem do veĂ­culo para assegurar uma conduĂ§Ă£o econĂ´mica e segura. A funĂ§Ă£o Hill Start Assist (assistente de partida em subidas) tambĂ©m foi incorporada Ă  nova geraĂ§Ă£o do Forester.  Quando o veĂ­culo para numa subida, o freio Ă© mantido acionado por algum tempo apĂ³s o motorista ter tirado o pĂ© do pedal.  Graças a esta funĂ§Ă£o, o condutor pode arrancar com facilidade em qualquer rampa. 
A tampa elĂ©trica do porta-malas permite abertura e fechamento automĂ¡ticos.  A altura de abertura da tampa pode ser regulada para evitar que ela atinja o teto da garagem, por exemplo. ObstĂ¡culos tambĂ©m podem ser detectados na abertura ou fechamento, evitando a possibilidade de esmagamento.

Dirigibilidade
A distribuiĂ§Ă£o do sistema Subaru Symmetrical AWD de traĂ§Ă£o integral, com baixo centro de gravidade e cuidadosa distribuiĂ§Ă£o de pesos leva a uma competente qualidade de rodagem em vĂ¡rias situações de estrada. 
A combinaĂ§Ă£o da nova geraĂ§Ă£o dos motores Boxer com o cĂ¢mbio Lineartronic, a potĂªncia foi elevada ao mesmo tempo em que foi obtida maior eficiĂªncia no consumo de combustĂ­vel. A acentuada melhora na rigidez da carroceria e chassi garante uma conduĂ§Ă£o confortĂ¡vel ao motorista.

Motor a gasolina 2.0, DOHC, com quatro cilindros contrapostos horizontais
O novo Forester tambĂ©m conta com a mais moderna geraĂ§Ă£o do motor Boxer, com 150 cv, que obtĂ©m simultaneamente respostas mais Ă¡geis e alta eficiĂªncia de consumo. 
O torque em baixas e mĂ©dias rotações foi aumentado para melhorar a praticidade no uso normal do veĂ­culo, atingindo um mĂ¡ximo de 20,2 kgfm a 4.200 rpm.

Motor a gasolina turbo 2.0, DOHC, com quatro cilindros contrapostos horizontais, com injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel DIT
A tecnologia prĂ³pria da Subaru de injeĂ§Ă£o direta com turbocompressor foi adotada para a nova geraĂ§Ă£o do motor Boxer. Injetando o combustĂ­vel diretamente nos cilindros, a eficiĂªncia da combustĂ£o foi aumentada, resultando simultaneamente na elevaĂ§Ă£o da potĂªncia do motor e reduĂ§Ă£o no consumo e emissões. 
Com o emprego de um novo turbocompressor tipo twin scroll (com dupla entrada para os gases de exaustĂ£o na turbina), que proporciona respostas mais rĂ¡pidas em baixas rotações, foram obtidos nĂ­veis mais altos de potĂªncia e torque, de 240 cv e 35,7 kgfm a 3.600 rpm.  O sistema tambĂ©m contribui para reduzir as emissões.

TransmissĂ£o Lineartronic (CVT - cĂ¢mbio com variaĂ§Ă£o contĂ­nua)
Melhorando ainda mais os benefĂ­cios da transmissĂ£o CVT por corrente, tais como o baixo peso, tamanho compacto e amplitude de relações, a Subaru conseguiu aperfeiçoar seu desempenho e sustentabilidade atravĂ©s do desenvolvimento das peças e do projeto mecĂ¢nico. Em lugar de correia, o cĂ¢mbio utiliza agora uma corrente metĂ¡lica, mais durĂ¡vel e resistente. 
A nova transmissĂ£o Lineartronic foi adaptada ao maior torque do novo motor turbo 2.0 de quatro cilindros horizontais contrapostos com injeĂ§Ă£o direta.  Alguns componentes, como o conversor de torque e as correntes foram modificadas para suportar a maior potĂªncia do motor turbo com injeĂ§Ă£o direta.

Carroceria e chassi
Em busca de uma melhor resposta linear e dirigibilidade mais segura, ao mesmo tempo com maior absorĂ§Ă£o de quaisquer irregularidade na superfĂ­cie da estrada, foi aumentada a rigidez de pontos-chave do chassi e carroceria.  ConduĂ§Ă£o Ă¡gil e confortĂ¡vel, juntamente com reduĂ§Ă£o de ruĂ­dos foram obtidas, enquanto a rolagem da carroceria nas curvas foi diminuĂ­da. Outra importante inovaĂ§Ă£o no projeto do novo Forester estĂ¡ no capĂ´, feito em alumĂ­nio com o objetivo de reduzir o peso e consequentemente diminuir o consumo de combustĂ­vel. 
O chassi ganhou um acerto exclusivo para o modelo turbo.  A rigidez da suspensĂ£o foi aumentada para maior estabilidade em altas velocidades.  A oscilaĂ§Ă£o do veĂ­culo foi reduzida pela alteraĂ§Ă£o da regulagem dos amortecedores e do maior diĂ¢metro das barras estabilizadoras. O modelo turbo Ă© mais estĂ¡vel nas trocas de faixas e nas curvas.

X-MODE
O novo sistema X-MODE de controle da traĂ§Ă£o integral foi desenvolvido para condições de pista irregulares ou escorregadias.   O motor, transmissĂ£o e VDC (vehicle dynamics control - sistema de controle de estabilidade) trabalham de forma cooperativa. 
O sistema simula diferentes condições de estrada.  Pressionando o botĂ£o X-MODE, qualquer motorista pode usar o sistema com facilidade e manter o carro estĂ¡vel. O sistema tambĂ©m possui um modo de controle de descida, que mantĂ©m a velocidade do veĂ­culo constante ao descer ladeiras. 

SI-DRIVE
O sistema SI-DRIVE colabora tanto para o prazer ao dirigir quanto para uma conduĂ§Ă£o mais econĂ´mica.  SĂ£o dois modos de operaĂ§Ă£o, "Intelligent" e "Sports" que pode ser usado conforme a situaĂ§Ă£o do terreno.  O controle do sistema SI-DRIVE foi colocado no volante para facilitar a utilizaĂ§Ă£o. 
O SI-DRIVE foi cuidadosamente ajustado para os modelos com motores turbo com injeĂ§Ă£o direta.  Ele permite escolher entre os modos Intelligent, Sports e Sports Sharp (S#).  No modo indicado pelo sĂ­mbolo S#, o motorista pode usar o cĂ¢mbio manualmente, com oito (na versĂ£o 2.0XT) ou seis (2.0S) marchas virtuais. Desta forma, alĂ©m de desfrutar da suavidade do cĂ¢mbio de variaĂ§Ă£o contĂ­nua CVT, o condutor pode guiar esportivamente com sensaĂ§Ă£o de trocas de marchas semelhante Ă  provocada por transmissões manuais ou automĂ¡ticas convencionais.

Segurança
Com a utilizaĂ§Ă£o de aços de alta resistĂªncia Ă  tensĂ£o na estrutura da carroceria, o peso foi reduzido e a rigidez reforçada.  TambĂ©m foi obtido um melhor desempenho de segurança em colisões.

Responsabilidade ambiental
A adoĂ§Ă£o de uma nova geraĂ§Ă£o do motor Boxer e do cĂ¢mbio Lineartronic; resulta no aprimoramento do desempenho aerodinĂ¢mico, alĂ©m de aumentar a eficiĂªncia no consumo. 
O display multifuncional monitora em detalhes as condições de rodagem do veĂ­culo, colaborando para uma conduĂ§Ă£o econĂ´mica e segura. 
A eficiĂªncia dos modelos equipados com transmissĂ£o Lineartronic jĂ¡ atende aos padrões japoneses previstos para 2015. 
Assim como toda a linha de veículos da Subaru vendida no Brasil, as duas novas versões do Forester contam com garantia de 5 anos sem limite de quilometragem.


Preços
New Forester 2.0i-S – R$ 110 mil

New Forester 2.0XT – R$ 135 mil