ProduĂ§Ă£o atĂ© novembro de 2013 jĂ¡ supera resultado do ano anterior
- Os 3,5 milhões de autoveĂculos produzidos atĂ© o penĂºltimo mĂªs do ano confirmam melhor ano da histĂ³ria em produĂ§Ă£o
- MĂ¡quinas agrĂcolas superam pela primeira vez a casa das 90 mil unidades fabricadas
Texto: Anfavea
A produĂ§Ă£o brasileira de autoveĂculos em 2013 superou pela primeira vez na histĂ³ria a barreira dos 3,5 milhões de unidades – mesmo sem contar com o desempenho do Ăºltimo mĂªs do ano. As informações sĂ£o da AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Fabricantes de VeĂculos Automotores, Anfavea, e foram divulgadas na quinta-feira, 5, em SĂ£o Paulo, SP.
O acumulado do ano aponta crescimento de 11,8% ao se comparar as 3,5 milhões de unidades de 2013 com as 3,1 milhões do ano anterior. O resultado dos onze meses decorridos deste ano jĂ¡ Ă© maior que todo 2012 e tambĂ©m 2011, atĂ© entĂ£o o melhor da histĂ³ria em produĂ§Ă£o. No comparativo mensal, as 289,6 mil unidades de novembro representam retraĂ§Ă£o de 8% com relaĂ§Ă£o ao mesmo mĂªs de 2012 e de 10,7% sobre outubro de 2013.
Outro recorde foi registrado na produĂ§Ă£o de mĂ¡quinas agrĂcolas. De janeiro a novembro foram produzidas 94 mil unidades – primeira vez que a casa dos 90 mil foi ultrapassada –, alta de 20,7% contra as 77,9 mil de igual perĂodo de 2012. SĂ³ no mĂªs de novembro foram produzidas 8,3 mil mĂ¡quinas, acrĂ©scimo de 21% ante as 6,9 do mesmo mĂªs de 2012 e decrĂ©scimo de 16,2% com relaĂ§Ă£o as 9,9 mil de outubro deste ano.
Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, reforça os trĂªs pilares responsĂ¡veis pelos expressivos resultados de produĂ§Ă£o: “O estĂmulo Ă produĂ§Ă£o nacional gerado pelo Inovar-Auto, o forte desempenho do setor de agronegĂ³cios e as exportações sĂ£o fatores que sustentam o crescimento recorde da produĂ§Ă£o brasileira”.
Nas exportações, o acumulado estĂ¡ 29,4% superior a 2012, quando se defrontam as 522,9 mil deste ano com as 404 mil do ano passado. As 45,2 mil unidades que deixaram o PaĂs em novembro de 2013 significam aumento de 23,9% contra mesmo mĂªs do ano anterior e queda de 12,7% com relaĂ§Ă£o a outubro passado.
O segmento de mĂ¡quinas agrĂcolas tambĂ©m registrou recuo tanto na comparaĂ§Ă£o mensal quanto na acumulada. Em novembro foram exportadas 1,5 mil unidades, baixa de 18,1% e 11,7% frente as 1,8 mil de 2012 e 1,7 mil de outubro de 2013. E as 14,6 mil mĂ¡quinas atĂ© novembro recuaram 5,1% ante as 15,4 mil de perĂodo semelhante de 2012.
Vendas e licenciamento
Nas vendas internas de mĂ¡quinas agrĂcolas faltam apenas 3 mil unidades para que 2013 passe as 80 mil unidades comercializadas em 1976 e se torne o melhor ano da histĂ³ria: jĂ¡ sĂ£o 77,2 mil mĂ¡quinas de janeiro a novembro deste ano, alta de 19,9% sobre as 64,4 mil dos onze primeiros meses de 2012. Em novembro, as 6 mil unidades vendidas mostram acrĂ©scimo de 2,4% sobre novembro do ano passado e retraĂ§Ă£o de 17,6% contra outubro deste ano.
JĂ¡ o licenciamento de autoveĂculos em novembro, com dois dias Ăºteis a menos, ficou 2,8% abaixo do registrado no mesmo mĂªs de 2012 – foram 302,9 mil unidades comercializadas neste ano e 311,8 mil no ano passado. O acumulado de 2013, com 3,41 milhões de unidades, estĂ¡ 0,8% menor que 2012, que em igual perĂodo jĂ¡ marcava 3,44 milhões.
Na visĂ£o de Luiz Moan Yabiku Junior, “o resultado de 2013 serĂ¡, no mĂnimo, o segundo melhor ano da histĂ³ria em licenciamento, mas serĂ¡ preciso esperar o desempenho de dezembro para saber se este ano ainda poderĂ¡ superar 2012”. O executivo crĂª que alguns fatores podem contribuir para o desempenho do Ăºltimo mĂªs do ano:
“A elevaĂ§Ă£o do IPI a partir de janeiro, conforme jĂ¡ sinalizou o Ministro da Fazenda Guido Mantega, elevarĂ¡ os preços dos veĂculos. AlĂ©m disso, Ă© importante lembrar tambĂ©m que a incorporaĂ§Ă£o de equipamentos de segurança em todos os automĂ³veis e comerciais leves, alĂ©m dos aumentos de custos de produĂ§Ă£o, poderĂ£o representar acrĂ©scimo nos preços. Em porcentuais decididos por cada montadora”.
IPI
Segundo dados da Anfavea, cada ponto percentual da alĂquota do IPI representa diretamente em aumento de 1,1% no preço do veĂculo (veja grĂ¡fico anexo). Portanto, para tomar como exemplo, caso as taxas do imposto para um automĂ³vel de atĂ© 1.000 cc retornem ao seu patamar original a partir de janeiro – o que significa saltar de 2% para 7% - um veĂculo nestas caracterĂsticas pode ficar 5,6% mais caro.
A entidade atualizou ainda suas estimativas de geraĂ§Ă£o de impostos com a reduĂ§Ă£o do IPI, que agora indicam superĂ¡vit em Ă¢mbito federal, estadual e municipal. O Governo Federal deixou de arrecadar R$ 4,9 bilhões desde que a reduĂ§Ă£o do IPI entrou em vigor, em maio de 2012, mas arrecadou R$ 5,0 bilhões com PIS/COFINS. Nas esferas estaduais e municipais, com o IPVA e ICMS, a geraĂ§Ă£o de impostos foi R$ 6,6 bilhões maior.
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