O que levar em conta antes de contratar um serviço de transporte para eventos

Atividade, que Ă© muito regulamentada, ainda Ă© pouco avaliada na hora da contrataĂ§Ă£o. Para eventos de qualquer porte, hĂ¡ muito que se pesquisar antes de assinar o contrato

Texto e fotos: Shift 

De acordo com a ABLA (AssociaĂ§Ă£o Brasileira das Locadoras de AutomĂ³veis), a frota das empresas do setor de locações de automĂ³veis praticamente dobrou de 2005 a 2012. O setor emprega quase 300 mil pessoas direta ou indiretamente e gera recolhimento de impostos na ordem de dois bilhões de reais ao ano. Na Abracorp (AssociaĂ§Ă£o Brasileira de AgĂªncias de Viagens Corporativas), a locaĂ§Ă£o de veĂ­culos automotivos movimentou 43 milhões de reais no primeiro trimestre de 2013. Em 2012, o setor cresceu 12% em relaĂ§Ă£o a 2011, segundo dados da mesma entidade. Mas como Ă© uma atividade muito regulamentada pelos Ă³rgĂ£os pĂºblicos, hĂ¡ muito que se considerar ao escolher a empresa especializada ideal para um serviço ou evento.


Um bom serviço, oferecido com qualidade e segurança, Ă© o que se espera na hora de contratar um profissional para atender a demanda de um evento corporativo. Mas diante de facilidades ofertadas ou a falta do conhecimento necessĂ¡rio, nĂ£o Ă© raro encontrar pessoas que acabam contratando serviços deficientes ou atĂ© mesmo irregulares. Deixar de pesquisar ou avaliar na hora da contrataĂ§Ă£o do serviço pode comprometer um evento e atĂ© mesmo gerar transtornos de alta gravidade aos envolvidos, como o risco de vida. As exigĂªncias na contrataĂ§Ă£o sĂ£o indispensĂ¡veis para o sucesso do negĂ³cio.
Uma alternativa para pesquisar se a empresa que se pretende contratar estĂ¡ autorizada para ofertar o serviço Ă© recorrer Ă s informações divulgadas por meio da AgĂªncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ă³rgĂ£o responsĂ¡vel pelo setor, onde, em seu site, o interessado pode consultar as leis e condições de regularizaĂ§Ă£o necessĂ¡rias para exercer a atividade.


Na hora de escolher o melhor serviço, Ă© indicado, antes de contratar, atentar principalmente a itens como a abrangĂªncia de atendimento e de serviços oferecidos pela empresa; idade mĂ©dia da frota; contrataĂ§Ă£o de seguro para os passageiros; situaĂ§Ă£o tributĂ¡ria e financeira da empresa; documentações, licenças e registros da empresa, dos veĂ­culos e dos motoristas; estrutura de atendimento; inspeĂ§Ă£o dos veĂ­culos contratados; plano de logĂ­stica terrestre do evento; plantĂ£o 24 horas; rastreamento de veĂ­culos via satĂ©lite; funcionĂ¡rios uniformizados e com aparelhos de comunicaĂ§Ă£o; fluĂªncia em idioma estrangeiro, se necessĂ¡rio; habilidade em coordenar equipes; experiĂªncia e agilidade para atender situações imprevistas.


Alguns outros diferenciais nos serviços oferecidos tambĂ©m se destacam na hora de escolher a melhor empresa a se contratar, como autorizações especĂ­ficas junto aos Ă³rgĂ£os municipais de trĂ¢nsito, recepcionistas e guias de turismo, alĂ©m de ser fundamental que sejam documentadas as negociações para a realizaĂ§Ă£o do trabalho, evitando indisposições por parte do contratante ou contratado no decorrer do percurso.
Para a Shift Mobilidade Corporativa, empresa com sede em SĂ£o Paulo e responsĂ¡vel pela mobilidade e logĂ­stica do transporte de grandes eventos corporativos, entre eles Copa das Confederações e show da Madonna, “para atender a demanda de um grande evento com qualidade Ă© imprescindĂ­vel uma boa gestĂ£o, o bom preparo dos profissionais envolvidos e estar dentro das leis exigidas”, conta Renato Kiste, sĂ³cio diretor da empresa.