Nova Mercedes-Benz Classe C: a Classe C melhor
do que nunca
Completamente
renovada, a Classe C anuncia um novo capítulo na história de sucesso da
Mercedes-Benz e estabelece novos padrões para a categoria dos automóveis médios
premium. Graças a um conceito de design mais leve com reduções no peso total de
até 100 quilogramas, à excelente aerodinâmica e a novos e econômicos motores, a
Classe C cria novas referências para o seu segmento
Texto e fotos: Mercedes
Uma coleção de novos sistemas
de assistência proporciona segurança no mais alto nível, enquanto uma nova
suspensão oferecida opcionalmente, com molas pneumáticas, garante conforto de
rodagem exemplar e dirigibilidade ágil.
Na aparência, a nova Classe C
combina elementos de design limpo, porém emocionante, com seu interior de alta
classe. Muitas outras inovações e
detalhes internos reforçam o conforto aliado à busca por maior performance e a
refinada esportividade do sedã. No conjunto, a sensação de qualidade da nova
Classe C dá impressão de um upgrade para um veículo de categoria ainda mais
elevada.
A gama de modelos inicialmente
incluirá o C 180, o C 200 e o C 220 BlueTEC.
A série de modelos da Classe C
é a mais vendida pela Mercedes-Benz. As vendas do modelo anterior, que foi
lançado em 2007, totalizaram mais de 2,4 milhões de unidades. A nova Classe C
oferece um design sensual e bem definido aliado a todo um conjunto de inovações
técnicas, assim como um abrangente leque de equipamentos de série e índices
exemplares de emissões e consumo de combustível.
"A Mercedes no que tem de
melhor - assim é a nova Classe C, que estabelece novos parâmetros para o
segmento dos veículos médios em várias frentes", declara o Prof. Dr.
Thomas Weber, membro do Conselho de Direção da Daimler, responsável pela Pesquisa
do Grupo e pela Engenharia da Mercedes-Benz Automóveis. "Ele se caracteriza por um design
externo emocionante e ao mesmo tempo limpo, que tem continuidade no interior
moderno e de alta qualidade. Suas características técnicas eficientes e de alto
desempenho levam a uma sensação de prazer ao dirigir do mais alto padrão."
Ola Källenius, vice-presidente
executivo de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Automóveis, acrescenta: "A
nova Classe C incorpora o lema da Mercedes-Benz ‘O melhor ou nada’ sem nenhuma
concessão. Isto fica muito claro quando você experimenta nosso novo sedã pela
primeira vez: ele faz com que você se sinta em um veículo de uma categoria
superior. Estou certo de que nossos clientes ficarão encantados pela atmosfera
de alta classe e a agilidade da nova Classe C."
A Classe C ganhou maiores
dimensões para se adequar à maior estatura média da população. Com um aumento
de 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm) em relação ao modelo
anterior, o veículo está 95 milímetros mais longo (4.686 mm) e 40 milímetros
mais largo (1.810 mm). O espaço adicional resultante beneficia principalmente
os passageiros de trás, que viajam com conforto ainda maior. A nova Classe C
também supera seu antecessor em termos de espaço no porta-malas, que agora
comporta 480 litros (segundo a norma ISO 3832).
Pureza e sensualidade nas formas
No visual, a nova Classe C
representa uma ousada evolução quando comparada a seu antecessor. Seu design
dinâmico e impactante irradia sensualidade e provoca emoções. A estética
moderna foi uma das fontes de inspiração para as linhas e superfícies sensuais
do novo sedã, cuja harmonia e tensão criam um efeito imediato. Os designers
criaram formas minimalistas e puras para o carro, ressaltando sua tecnologia e
engenharia inteligentes. As superfícies
claramente definidas expõem deliberadamente um toque de tensão que lhes dá um
caráter moderno e emocional. Linhas precisas e superfícies esculturais criam
efeitos de luz e sombra graduais.
Gorden Wagener,
vice-presidente de Design da Daimler AG ressalta: "a nova Classe C
demonstra uma paixão pelo automóvel que se manifesta por meio de uma linguagem
de design contemporânea. Destaques avançados e emocionais reforçam o estilo de
design pioneiro do modelo e demonstram uma simplicidade sensual. A nova Classe
C interpreta o luxo moderno em uma nova escala.”
Visto de lado, o longo capô, o
compartimento de passageiros posicionado bem atrás e os curtos balanços definem
as clássicas e bem equilibradas proporções dos sedãs da Mercedes-Benz. As
grandes rodas reforçam a traseira e sinalizam um caráter esportivo com muito
estilo.
Há duas opções para a
dianteira: a esportiva, com a estrela posicionada ao centro ou - apenas para a
linha EXCLUSIVE - a clássica grade do radiador do sedã, com a estrela da
Mercedes sobre o capô. As travessas da grade do radiador podem ser fechadas
para otimizar o Cd do veículo, destacando ainda mais o status deste elaborado
sedã em um estilo autoconfiante.
A nova Classe C vem com faróis
halógenos H7 de série. Além dos faróis
standard, duas opções em LEDs, com baixo consumo energético, são oferecidas: um
sistema estático e uma versão dinâmica, com o "LED Intelligent Light
System". O design noturno
característico dá à nova Classe C um visual próprio e exclusivo quando
escurece. As lanternas traseiras e luzes dos freios têm tecnologia LED,
independentemente da opção de faróis.
Interior de alta classe com detalhamento
requintado
Os designers da Mercedes-Benz
criaram um interior de um nível raramente visto, mesmo em veículos de
categorias superiores. Isto se aplica à cuidadosa seleção de materiais de alta
classe e seu toque agradável, assim como à precisão dos detalhes finamente
manufaturados. O interior também incorpora a nova linguagem de design, que
combina com perfeição sensualidade e clareza com esportividade dinâmica,
contribuindo assim para a sensação de alta qualidade da cabine do carro.
O motorista e o passageiro da
frente desfrutam de amplo espaço e luxo com modernidade a bordo da nova Classe
C. Isto leva à criação de uma atmosfera de bem estar inédita nesta classe de
veículo. Acomodar-se no assento da nova Classe C provoca um sentimento de
elevação semelhante ao de um upgrade da classe econômica para a executiva em um
avião.
O design interior demonstra
uma nova e audaciosa visão por parte da Mercedes-Benz. Os designers combinaram
a arquitetura dos veículos esportivos da Mercedes-Benz com um console central
totalmente novo, apresentando linhas fluídas. Nos carros com transmissão
automática, um grande painel em uma única peça do console central se estende
elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços. Estas linhas
sem interrupções e bem definidas criam uma sensação de espaço aberto e trazem
consigo um empolgante sentimento de pureza e modernidade.
Nos veículos com transmissão manual, o console
central tende mais para a vertical e apresenta dois frisos separados para criar
um amplo espaço possibilitando a movimentação ergonômica da alavanca de
mudanças.
Um display central isolado é o principal item
que chama a atenção no console central, com uma tela de sete polegadas ou 8,4
polegadas combinado ao COMAND Online.
Cinco aberturas de ar redondas
dão um toque esportivo ao painel. Com
acabamento metálico frio ao toque, elas criam um contraste tangível com o
visual mais quente dos outros materiais, como a madeira presente no console
central ou o couro no painel. A sensação
de "upgrade" continua nos controles: todos os botões têm um design
tridimensional de alta qualidade e são dispostos de maneira clara, como nos
veículos de maior luxo.
O inovador touchpad,
semelhante aos usados em notebooks, posicionado no descanso para a mão acima do
botão no túnel central marca mais um passo evolucionário desenvolvido pela
Mercedes-Benz. Como em um smartfone, ele permite a operação simples e intuitiva
de todas as funções da unidade central por meio do movimento dos dedos. O
touchpad também possibilita dar entrada a letras, números e caracteres
especiais de forma manuscrita, em qualquer língua. O usuário recebe um claro
feedback tátil ao utilizar a superfície do touchpad, que contribui intensamente
para uma operação verdadeiramente intuitiva.
O head-up display também é uma
das novidades da nova Classe C. Como em um jato, ele mostra informações importantes
no para-brisa, diretamente no campo de visão do motorista, garantindo a
facilidade de leitura ao mesmo tempo em que criando menos distrações com
relação ao caminho à frente do carro. O sistema fornece informações sobre a
velocidade do carro, limites de velocidade, instruções de navegação e mostra
mensagens provenientes do DISTRONIC PLUS.
Três linhas diferentes de
design e equipamento para o exterior e interior oferecem maiores oportunidades
de personalização além do equipamento de série. Na linha AVANTGARDE, a Classe C
é um sedã esportivo. A linha EXCLUSIVE tem ênfase na sofisticação e luxo
moderno e a linha AMG dá à Classe C uma personalidade definitivamente
esportiva.
Carroceria robusta, mas leve
A estrutura da carroceria da
nova Classe C oferece uma base inovadora para a redução de peso e uma notável
rigidez, proporcionando excelente dirigibilidade combinada a ótimas
características de ruído e vibração, além de um alto nível de segurança em
colisões. Graças à inovadora e inteligente construção com peso reduzido, a
carroceria híbrida de alumínio é cerca de 70 quilogramas mais leve do que uma
convencional, feita de aço. O peso total do veículo chega a ser reduzido em
cerca de 100 quilos. Consequentemente, a nova Classe C lidera o ranking dos
"pesos leves" em seu segmento. Isto resulta em muitos dividendos: a
construção do modelo com menor peso reduz o consumo de combustível em até 20% sem
nenhuma perda de desempenho e, ao mesmo tempo, permitiu rebaixar o centro de
gravidade, o que aumenta sua notável agilidade e esportividade.
A Mercedes-Benz conseguiu dar
este salto tecnológico na construção com peso reduzido através de várias
medidas, entre elas um design estrutural completamente novo e o uso de uma
proporção de alumínio incomumente alta para um veículo produzido em larga
escala. Comparado com o seu bem-sucedido antecessor, o conteúdo de alumínio
aumentou de menos de 10% para quase 50%.
Mantendo a tradição da
Mercedes-Benz, a carroceria foi projetada para proporcionar exemplar segurança
em colisões. O resultado é que o sedã não apenas cumpre todas as atuais leis e
exigências nacionais, mas também atende aos ainda mais estritos padrões de
segurança internos da Mercedes-Benz, baseados no estudo de situações de
acidentes reais.
O núcleo desse conceito é um
compartimento de passageiros de alta resistência. Ele é rodeado por zonas de
deformação especificamente calculadas e testadas na prática, que garantem o
máximo de segurança aos ocupantes do carro graças à otimização dos canais de
distribuição das forças e uma combinação de peças em alumínio fundido com
materiais de ultra-alta resistência. A cobertura externa, feita quase
completamente de alumínio, cria uma concha protetora para a carroceria.
Aerodinâmica avançada e silêncio ao rodar
Baixo arrasto aerodinâmico é
crucial para a obtenção de uma eficiência acima dos padrões normais. Já em
velocidades logo abaixo de 70 km/h, o arrasto aerodinâmico excede a soma de
todos os outros fatores de resistência à rodagem. Por isso, o arrasto é um parâmetro
extremamente importante no esforço para reduzir o consumo de combustível e as
emissões de CO2. Com um Cd = 0,24 na versão C 220 BlueTEC ECO, o novo sedã
Classe C cria uma nova referência na categoria dos carros médios. Os níveis de
ruído causados pelo vento, que já eram muito baixos na geração anterior da
Classe C, foram reduzidos ainda mais.
Os engenheiros também
devotaram atenção à otimização de outras fontes potenciais de ruído que possam
ter efeitos adversos no bem estar e concentração do motorista e passageiros,
mesmo quando eles não consigam perceber seus efeitos de forma conscientes. O
termo usado para avaliação desses fatores é NVH (noise, vibration, harshness -
ruído, vibração e aspereza). Os especialistas conseguiram reduzir as características
de ruído do ventilador interno, dos vidros elétricos, das funções de ajuste dos
bancos e muitos outros sons gerados na atuação e operação dos sistemas do
carro. O resultado é que a nova Classe C ocupa uma posição de referência no seu
segmento.
Índices destacados de emissões de CO2
graças ao novo motor diesel de pequeno porte
Motores a gasolina potentes e
eficientes, todos equipados com função ECO start/stop e atendendo às normas de
emissões Euro 6, proporcionam uma performance ágil e grande prazer ao
conduzir. Eles também reduzem o consumo
de combustível em até 20%, comparado ao do modelo anterior.
Três variações de motores são oferecidas no
lançamento ao mercado - uma opção diesel na forma do C 220 BlueTEC e dois
modelos a gasolina, o C 180 e o C 200.
Modelo
|
Cilindrada
cm³
|
kW/cv
|
Nm
|
0-100 km/h
em seg.
|
l/100 km
|
CO2
g/km
|
Classe de eficiência
|
C 220 BlueTEC
|
2143
|
125/170
|
400
|
8,1
|
4,0
|
103
|
A+
|
C 180
|
1595
|
115/156
|
250
|
8,2
|
5,0
|
116
|
A
|
C 200
|
1991
|
135/184
|
300
|
7,5
|
5,3
|
123
|
B
|
Logo após o lançamento no
mercado, a Mercedes-Benz irá expandir rapidamente a gama de motores. Um novo
motor diesel com 1,6 litro de cilindrada será introduzido. Peso reduzido,
design compacto e baixo consumo específico estão entre esses méritos especiais.
Dependendo da configuração, o motor de quatro cilindros com turbo de estágio
único gera 85 cv ou 100 cv com uma cilindrada de 1598 cm³ e proporciona 280 ou
320 Nm de torque. O sistema de injeção opera a uma pressão máxima de 1.600 bar.
O motor da nova Classe C a coloca em uma posição de liderança em termos de
emissões de CO2.
Além deste novo motor diesel
pequeno, uma versão do consagrado 2,2 litros diesel com quatro cilindros também
é oferecida, com várias opções de potência. Desta forma, os motores diesel
cobrirão uma amplitude de potência entre 85 kW (115 cv) e 150 kW (204 cv). O C
220 BlueTEC também será oferecido opcionalmente com potência de 125 kW (170
cv), na versão BlueEFFICIENCY Edition.
Todos os motores diesel da nova Classe C são equipados com a conhecida
tecnologia SCR (selective catalytic reduction - redução catalítica seletiva)
para uma condução especialmente amigável ecologicamente e que assegura que os
modelos da Classe C com motores diesel se enquadrem pelo menos na classe de
eficiência A e, na maioria dos casos, na categoria de eficiência A+.
Motores a gasolina BlueDIRECT com injeção
direta de terceira geração
Cinco motores a gasolina de
quatro cilindros, com potências entre 115 e 175 kW (156 a 238 cv) também serão
oferecidos. Eles incluem o modelo
especial C 180 ECO Edition que, por ser um BlueEFFICIENCY Edition está
habilitado na classe A de eficiência energética. Outro motor a gasolina, com
seis cilindros e 245 kW (333 cv) virá em seguida.
Os motores a gasolina
BlueDIRECT da Classe C combinam a rapidez de resposta e potência exemplar com
os mais altos níveis de eficiência e os melhores resultados da categoria em
emissões. Para obtê-los, a Mercedes-Benz transferiu a tecnologia BlueDIRECT de
seus motores V6 e V8 para os com quatro cilindros. O sistema de injeção direta
com combustão dirigida por aspersão, que foi introduzido em motores produzidos
em série pela Mercedes-Benz, utiliza um processo de injeção múltipla de
precisão controlado eletronicamente. A terceira geração da tecnologia de
injeção direta é complementada pela "ignição múltipla rápida".
Híbridos com motores a diesel e a gasolina
Como nas Classes S e E, a
Mercedes-Benz também oferecerá um motor diesel integrado a um módulo híbrido. O
C 300 BlueTEC HYBRID com motor diesel de quatro cilindros e um motor elétrico
compacto gera uma potência de 150 + 20 kW (204 + 27 cv) e consome apenas 3,9
litros por 100 quilômetros segundo o modo combinado NEDC (números
preliminares). Outro modelo híbrido especialmente econômico que chegará mais
adiante terá a mais moderna tecnologia plug-in (carregamento da bateria na
tomada).
Trem de força otimizado
Dependendo da potência, a
Mercedes-Benz oferece duas novas transmissões manuais de seis marchas para os
motores de quatro cilindros da nova Classe C. Elas se destacam fundamentalmente
pela melhoria na facilidade das trocas, associada à maior precisão e por um
processo de trocas de marchas harmônico. Trocas automáticas com suavidade são
garantidas pela transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, que foi ainda mais aprimorada
pela Mercedes-Benz visando maior compatibilidade ambiental e o prazer ao
conduzir.
O sistema 4MATIC de tração integral permanente
também melhora a tração e a estabilidade na Classe C, ao mesmo tempo em que
reforça ainda mais a refinada esportividade do veículo.
Suspensão - esportiva e confortável
A suspensão da nova Classe C é
resultado de um desenvolvimento totalmente novo. Ela oferece uma dirigibilidade
ágil e direta que torna a condução em estradas sinuosas um grande prazer,
oferecendo também o mais alto padrão de conforto de rodagem no segmento.
O novo eixo dianteiro com
quatro braços desempenha papel importante nas ágeis características de
dirigibilidade. Graças ao princípio da suspensão com quatro braços, a suspensão
da roda é totalmente desvinculada da torre da suspensão. A cinemática
resultante oferece maior aderência e permite lidar com forças maiores nas
curvas. Consequentemente, a suspensão reage de forma mais sensível ao comando
do volante e permite uma condução mais ágil e esportiva. Uma suspensão
independente traseira com cinco braços garante qualidades de controle
insuperáveis e suprema estabilidade em linha reta.
A nova Classe S sedan vem de
série com suspensão de aço. Três suspensões DIRECT CONTROL com sistema seletivo
de amortecimento são oferecidas juntamente com esse tipo:
·
uma suspensão conforto,
·
uma confortável suspensão Avantgarde com
caráter esportivo
·
uma suspensão esportiva rebaixada em 15
milímetros
Primeira suspensão a ar do segmento
Alternativamente, a nova
Classe C é o primeiro automóvel em seu segmento que pode ser equipado com uma
suspensão pneumática (AIRMATIC) nos eixos dianteiro e traseiro. Graças ao
amortecimento continuamente variável, controlado eletronicamente, ela tem um
desempenho diferenciado quanto a absorção de ruídos e vibrações dos pneus,
mesmo com o veículo carregado. O condutor pode utilizar o controle AGILITY
SELECT para escolher entre diferentes características de operação:
"Comfort", "ECO", "Sport" e "Sport+". A
opção "Individual", adicional, permite que o motorista configure seu
veículo de acordo com suas preferências pessoais. A AIRMATIC também dispõe de
controle total da altura da suspensão para otimização do conforto de rodagem
mesmo quando o carro estiver com carga total.
A nova Classe C também conta
com freio de estacionamento elétrico de série. Ele é solto automaticamente
quando o motorista quer arrancar.
Direção com personalidade esportiva
De agora em diante, todos os
modelos da família Classe C contarão com a direção eletromecânica Direct Steer
de série. Ela combina a assistência variável de acordo com a velocidade com
desmultiplicação também variável eo ângulo de esterçamento. A assistência dada
pelo conjunto pinhão e cremalheira é dosada de acordo com a necessidade, contribuindo
assim para a eficiência geral do veículo.
Mercedes-Benz Intelligent Drive: o carro
inteligente
Para a Mercedes-Benz, tornar
acessíveis para todos os mais altos padrões de segurança é um objetivo
declarado. Para isso, a nova Classe C incorpora quase todos os novos sistemas
de assistência associados a uma coleção de funções aperfeiçoadas que estrearam
mundialmente nas Classes S e E há apenas alguns meses. Os sistemas de
assistência aprimoram tanto o conforto como a segurança. É o que a Mercedes-Benz chama de
"direção inteligente".
A nova Classe C oferece
numerosos sistemas inovadores de segurança e assistência. Ele vem de série com
o ATTENTION ASSIST, que pode alertar o motorista em caso de desatenção ou
cansaço. Nas estradas, a função de navegação do sistema COMAND mostra os locais
de descanso mais próximos. A função ATTENTION ASSIST dispõe de regulagem de
sensibilidade e pode informar o motorista separadamente no painel de
instrumentos sobre seu estado de fadiga e há quanto tempo vem dirigindo desde
sua última parada.
Além do Adaptive Brake Assist
(assistente de frenagem adaptativo), que oferece proteção contra colisões já em
velocidades acima de 7 km/h, o COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, de série,
também apresenta outra função: quando o perigo de colisão persistir e o
motorista não demonstrar reação, o sistema pode executar uma frenagem de forma
autônoma em velocidades até 200 km/h, diminuindo assim a severidade das
colisões contra veículos mais lentos ou estacionados. O sistema também freia na
presença de veículos parados em velocidades de até 50 km/ e pode evitar
colisões traseiras em velocidades de até 40 km/h.
Novos sistemas de assistência e os já
existentes aprimorados com um grupo de funções aperfeiçoadas das Classes S e E
também são oferecidos como opcionais, unindo dados de várias tecnologias de
sensoriamento como parte do conceito Intelligent Drive, aumentando
substancialmente o conforto e a segurança:
·
O DISTRONIC PLUS com Steering Assist
(assistente de direção) e Stop&Go Pilot integrado é um assistente
semiautomático para engarrafamentos que, em velocidades abaixo de 60 km/h,
permite seguir o veículo à frente mesmo quando as marcações na pista não forem
claras ou inexistirem, proporcionando assim uma forma segura e conveniente de
seguir o fluxo do tráfego.
·
O BAS PLUS Brake
Assist agora consegue detectar o tráfego transversal e aumentar a força de
frenagem caso o motorista não pise no pedal de forma suficiente. O freio
PRE-SAFE pode detectar veículos parados, assim como pedestres e frear
automaticamente caso o condutor não reaja, evitando assim acidentes a até 50
km/h e reduzindo a gravidade das colisões em velocidades de até 72 km/h.
Seguindo o fluxo do tráfego, o freio PRE-SAFE oferece a mesma assistência entre
7 e 200 km/h.
·
Aperfeiçoado, o Active Lane Keeping Assist
(assistente ativo de manutenção de faixa) agora evita que o veículo saia da
faixa de forma não intencional, freando levemente as rodas de um dos lados do
carro quando houver demarcação intermitente no asfalto ou quando houver risco
de colisão, como no caso de outros veículos ultrapassando em alta velocidade,
tráfego na linha ao lado ou mesmo tráfego em sentido contrário.
A gama de sistemas de assistência também
inclui:
·
Active Parking Assist, que estaciona o carro
automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto
em vagas paralelas como perpendiculares;
· câmera 360º, capaz de mostrar o veículo e a
área ao redor dele a partir de diversas perspectivas, inclusive uma vista aérea
virtual;
· Traffic Sign Assist (assistente de sinalização
de trânsito) com Wrong-Way Alert (alerta de contramão), que avisa o motorista
quanto aos limites de velocidade e alerta para zonas de ultrapassagem proibida
e sinais de entrada proibida;
·
Adaptive Highbeam Assist Plus (assistente
adaptativo de farol alto), que ajusta o facho do farol alto permanentemente
para evitar o ofuscamento dos motoristas que vêm em sentido contrário
mascarando o cone de luz emitido pelos faróis.
Airbags para segurança
Além dos cintos de segurança
de três pontos com tensionador pirotécnico e limitador de força para o
motorista, passageiro da frente e passageiros das laterais na traseira, vários
outros airbags protegem os ocupantes do carro em caso de acidente. Eles incluem:
·
airbags pélvicos para o motorista e passageiro
da frente;
·
airbags de janelas em nova versão;
·
airbags laterais para os assentos externos
traseiros;
·
airbag de joelho para o motorista.
O banco do passageiro da
frente pode também ser equipado com reconhecimento automático de cadeirinha que
substitui o sensor de ocupação por um detector de peso. Isto permite o uso de um assento infantil na
dianteira. O airbag é desativado automaticamente quando for instalada uma
cadeirinha ou assento infantil e reativado imediatamente quando ela for
removida.
Ar-condicionado: sinais do espaço
A Mercedes-Benz melhorou de
forma substancial o sistema de condicionamento de ar da nova Classe C. As
modificações aumentaram a precisão do controle, o desempenho, eficiência e
qualidade do ar. A nova Classe C também é o único veículo da categoria a
oferecer detecção de túneis por meio da navegação via satélite. Dados do mapa
do sistema de navegação e dados de localização do GPS são usados para fechar a
recirculação do ar automaticamente quando o carro entra em um túnel, voltando a
abrir o sistema na saída do trecho fechado.
Outro destaque a contribuir para uma atmosfera
de bem-estar é o pacote AIR BALANCE com distribuidor ativo de perfume,
ionização do ar e filtragem mais eficiente, comparada à executada pelo sistema
de série.
Informação e entretenimento vibrantes
Uma nova geração de multimídia
proporciona operação intuitiva na nova Classe C, apresentando animações e
efeitos visuais com todas as funções disponíveis de forma clara e altamente
atraente. A nova Classe C também está
equipada com o sistema Frontbass. Esse sistema acústico de vanguarda utiliza o
espaço existente nas vigas longitudinal e transversal da estrutura da
carroceria como câmara de ressonância para os alto-falantes reprodutores de
sons graves, criando uma experiência auditiva quase equivalente à de uma sala
de concertos. Um sistema de som envolvente Burmester é disponibilizado como
opcional.
O sistema de navegação
apresenta seu conteúdo de forma interativa. Ele conta com uma bússola animada,
um "Drive Show" com informações para os passageiros semelhante à
apresentação feita nos aviões e um display do Google Maps na unidade
principal. O sistema de navegação também
pode fornecer informações em tempo real sobre a situação nas estradas quando
receber informações de tráfego via internet do serviço "Live Traffic
Information".
O acesso à internet e diversas fontes de dados
disponíveis desde a versão básica do carro
Basta ter um telefone móvel
com conexão Bluetooth e opção para recepção de dados para tornar o sistema
Audio 20 compatível com a internet. É possível navegar na internet sem
restrições sempre que o veículo estiver parado. Em movimento, podem ser usado
aplicativos da Mercedes-Benz como o Weather, Google, Local Search com
StreetView e Panoramio, baixar rotas e destinos e conectar com o Facebook.
A reprodução de áudio e vídeo
pode ser feita de várias fontes, como Bluetooth, de um iPod ou iPhone, cartões
SD, pendrives ou CD e DVD (com o sistema Audio 20 CD ou superior e COMAND
Online).
COMAND Online com ponto de acesso
O COMAND Online não apenas
oferece uma tela maior, com 960 x 540 pixels e uma cobertura de vidro
semelhante à usada em dispositivos como o iPhone ou iPad. Ele permite a recepção de TV e rádio, por
exemplo, e disponibiliza uma gama de outros recursos, incluindo navegação
rápida no disco rígido, opção para evitar congestionamentos de trânsito por
meio de dados atualizados e precisos fornecidos pelo sistema "Live Traffic
Information", ponto de acesso para dispositivos WLAN e o sistema de
controle por voz LINGUATRONIC.
Telefonia Bluetooth também é de série
O sistema básico Audio 20, assim como
o Audio 20 CD e o COMAND Online oferecem telefonia básica de série, conectando
o telefone celular ao veículo por meio de uma interface Bluetooth padrão.
0 Comentários