Michael Schumacher testa a
nova Mercedes-Benz Classe C
Na Ăºltima
semana, Michael Schumacher testou os sistemas de segurança da nova Classe C no
Centro de Tecnologia da Mercedes em Sindelfingen, na Alemanha. A SimCity Ă© um local
de testes fechado onde novos sistemas de assistĂªncia podem ser experimentados
com segurança. Schumacher é embaixador da marca Mercedes-Benz e parceiro no
desenvolvimento do programa Mercedes-Benz Intelligent Drive, o nome que a
empresa deu ao conjunto de sistemas de assistĂªncia interligados que diminuem a
carga de trabalho do motorista e elevam a segurança no trĂ¢nsito
Texto e fotos: Mercedes
"Ninguém consegue ficar
100% concentrado por longos perĂodos ao lidar com o carro e as situações do
trĂ¢nsito. E, Ă s vezes, apenas um instante de desatenĂ§Ă£o Ă© o suficiente para
causar acidentes. É exatamente por isso que eu apoio o uso de sistemas
inteligentes de assistĂªncia para automĂ³veis de passeio", comentou Michael Schumacher
sobre o Intelligent Drive. O campeĂ£o mundial e recordista da FĂ³rmula 1 tem
apoiado projetos de segurança do trĂ¢nsito hĂ¡ muitos anos. "Sistemas de assistĂªncia nunca se
distraem nem ficam cansados. Eles nĂ£o perdem a rapidez de reaĂ§Ă£o e podem salvar
vidas."
"Com o Mercedes-Benz
Intelligent Drive, entramos em uma era de segurança ativa e, mais uma vez,
reafirmamos nosso posicionamento como pioneiros na segurança", declarou
Jochen Hermann, engenheiro chefe responsĂ¡vel pelos sistemas de assistĂªncia e
segurança ativa da Mercedes-Benz.
"Evitar acidentes e minimizar suas consequĂªncias: este Ă© o modo
holĂstico de agir que integra a filosofia de segurança da Mercedes-Benz,
chamada pela empresa, em seu todo, de 'Real Life Safety' (segurança na vida
real)."
A Mercedes-Benz segue esta
estratĂ©gia consistentemente na Classe C, que traz vĂ¡rios novos sistemas de
assistĂªncia e funções significativamente ampliadas. O conforto e a segurança foram elevados ao
mesmo tempo. As novas funções utilizam um mesmo sistema de sensores - uma nova
cĂ¢mera estĂ©reo e sensores por radar multiestĂ¡gio.
Schumacher e Hermann
discutiram intensamente a filosofia por trĂ¡s dos sistemas. Com que rapidez e
por quanto tempo o aviso visual deve ser dado? Qual intensidade deve ter um
alerta sonoro? Em que ponto deve começar a intervenĂ§Ă£o dos sistemas de direĂ§Ă£o
ou frenagem automĂ¡ticos? O foco central dos testes feitos por Schumacher com a
Classe C foi centrado nos sistemas de assistĂªncia, tais como:
- COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS. Em velocidades acima de 30 km/h, ele emite um
alerta visual caso a distĂ¢ncia entre o carro e o veĂculo Ă frente fique
muito pequena, com um alerta acĂºstico adicional a 7 km/h ou mais se houver
risco de colisĂ£o, alĂ©m de contar com uma funĂ§Ă£o de assistĂªncia adaptativa
de frenagem que, dependendo da situaĂ§Ă£o, pode aumentar a força dos freios
se o motorista nĂ£o estiver freando suficientemente forte. Pela primeira
vez em um sistema produzido em sĂ©rie, caso o motorista nĂ£o reaja, a
colisĂ£o com veĂculos mais lentos ou parados Ă frente pode ser evitada em
velocidade de até 200 km/h, ou pelo menos minimizada por meio da frenagem
parcial automĂ¡tica e autĂ´noma. O
sistema tambĂ©m freia na presença de veĂculos parados em velocidades de atĂ©
50 km/ e pode evitar colisões traseiras em velocidades de até 40 km/h.
- O DISTRONIC
PLUS com Steering Assist (assistĂªncia de direĂ§Ă£o) and Stop&Go Pilot (piloto
automĂ¡tico para-e-anda) auxilia o motorista a manter uma distĂ¢ncia correta
mesmo no para-e-anda do trĂ¡fego. A assistĂªncia de direĂ§Ă£o Ă© um novo item e
ajuda o motorista no controle lateral do veĂculo, mesmo em pistas
levemente inclinadas, alĂ©m de oferecer uma funĂ§Ă£o especĂfica para seguir o
carro da frente nos engarrafamentos.
- O freio PRE-SAFE
proporciona frenagens autĂ´nomas no caso de ausĂªncia de reaĂ§Ă£o do condutor.
Em situações urbanas tĂpicas, pode evitar colisões com pedestres ou
veĂculos parados atĂ© velocidades de aproximadamente 50 km/h ou, em
velocidade de até 70 km/h, reduzir o impacto dessas colisões.
- O Brake
Assist PLUS com Cross-Traffic
Assist (assistente de cruzamento) pode, dependendo da situaĂ§Ă£o,
aumentar a força aplicada pelo motorista nos freios, caso necessĂ¡rio
chegando até uma frenagem a plena força e, pela primeira vez, reagir
tambĂ©m ao trĂ¡fego ou pedestres que cruzam Ă frente do veĂculo.
- O Active
Blind Spot Assist emite um alerta visual e, se o pisca-pisca estiver
ativado, um sinal acĂºstico quando houver algum veĂculo no ponto cego do
veĂculo. Ele pode evitar uma potencial colisĂ£o lateral aplicando os freios
de um sĂ³ lado no Ăºltimo instante.
- O Active Lane Keeping Assist (assistente ativo de manutenĂ§Ă£o de faixa) alerta para mudanças nĂ£o intencionais de faixa por meio de vibrações no volante. Caso o veĂculo cruze a linha de demarcaĂ§Ă£o, ele corrige o posicionamento com a frenagem unilateral. A frenagem unilateral tambĂ©m Ă© aplicada se o veĂculo cruzar a faixa demarcatĂ³ria e, na faixa vizinha, houver carros vindo em sentido contrĂ¡rio, ultrapassando ou sendo ultrapassados.
Para Jochen Hermann, os testes
feitos juntamente com Michael Schumacher sĂ£o um complemento Ăºtil para os milhões
de quilĂ´metros de testes realizados nos simuladores, nas estradas e em pistas
de testes ao redor do mundo. "É uma
enorme satisfaĂ§Ă£o trabalhar junto com Michael Schumacher. Ele nĂ£o Ă© apenas
excepcionalmente bom guiando carros, mas tem uma compreensĂ£o extraordinĂ¡ria da
tecnologia e da fĂsica envolvida, combinada com a habilidade de identificar
soluções em potencial com precisĂ£o e rapidez. Acho que esta cooperaĂ§Ă£o
resultarĂ¡ em muitos frutos no futuro. Nosso objetivo comum Ă© mais segurança
para todos os usuĂ¡rios nas ruas e estradas."
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