Michael Schumacher testa a nova Mercedes-Benz Classe C

Na Ăºltima semana, Michael Schumacher testou os sistemas de segurança da nova Classe C no Centro de Tecnologia da Mercedes em Sindelfingen, na Alemanha. A SimCity Ă© um local de testes fechado onde novos sistemas de assistĂªncia podem ser experimentados com segurança. Schumacher Ă© embaixador da marca Mercedes-Benz e parceiro no desenvolvimento do programa Mercedes-Benz Intelligent Drive, o nome que a empresa deu ao conjunto de sistemas de assistĂªncia interligados que diminuem a carga de trabalho do motorista e elevam a segurança no trĂ¢nsito

Texto e fotos: Mercedes  

"NinguĂ©m consegue ficar 100% concentrado por longos perĂ­odos ao lidar com o carro e as situações do trĂ¢nsito. E, Ă s vezes, apenas um instante de desatenĂ§Ă£o Ă© o suficiente para causar acidentes. É exatamente por isso que eu apoio o uso de sistemas inteligentes de assistĂªncia para automĂ³veis de passeio", comentou Michael Schumacher sobre o Intelligent Drive. O campeĂ£o mundial e recordista da FĂ³rmula 1 tem apoiado projetos de segurança do trĂ¢nsito hĂ¡ muitos anos.  "Sistemas de assistĂªncia nunca se distraem nem ficam cansados. Eles nĂ£o perdem a rapidez de reaĂ§Ă£o e podem salvar vidas."


"Com o Mercedes-Benz Intelligent Drive, entramos em uma era de segurança ativa e, mais uma vez, reafirmamos nosso posicionamento como pioneiros na segurança", declarou Jochen Hermann, engenheiro chefe responsĂ¡vel pelos sistemas de assistĂªncia e segurança ativa da Mercedes-Benz.  "Evitar acidentes e minimizar suas consequĂªncias: este Ă© o modo holĂ­stico de agir que integra a filosofia de segurança da Mercedes-Benz, chamada pela empresa, em seu todo, de 'Real Life Safety' (segurança na vida real)." 
A Mercedes-Benz segue esta estratĂ©gia consistentemente na Classe C, que traz vĂ¡rios novos sistemas de assistĂªncia e funções significativamente ampliadas.  O conforto e a segurança foram elevados ao mesmo tempo. As novas funções utilizam um mesmo sistema de sensores - uma nova cĂ¢mera estĂ©reo e sensores por radar multiestĂ¡gio. 
Schumacher e Hermann discutiram intensamente a filosofia por trĂ¡s dos sistemas. Com que rapidez e por quanto tempo o aviso visual deve ser dado? Qual intensidade deve ter um alerta sonoro? Em que ponto deve começar a intervenĂ§Ă£o dos sistemas de direĂ§Ă£o ou frenagem automĂ¡ticos? O foco central dos testes feitos por Schumacher com a Classe C foi centrado nos sistemas de assistĂªncia, tais como:

  • COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS. Em velocidades acima de 30 km/h, ele emite um alerta visual caso a distĂ¢ncia entre o carro e o veĂ­culo Ă  frente fique muito pequena, com um alerta acĂºstico adicional a 7 km/h ou mais se houver risco de colisĂ£o, alĂ©m de contar com uma funĂ§Ă£o de assistĂªncia adaptativa de frenagem que, dependendo da situaĂ§Ă£o, pode aumentar a força dos freios se o motorista nĂ£o estiver freando suficientemente forte. Pela primeira vez em um sistema produzido em sĂ©rie, caso o motorista nĂ£o reaja, a colisĂ£o com veĂ­culos mais lentos ou parados Ă  frente pode ser evitada em velocidade de atĂ© 200 km/h, ou pelo menos minimizada por meio da frenagem parcial automĂ¡tica e autĂ´noma.  O sistema tambĂ©m freia na presença de veĂ­culos parados em velocidades de atĂ© 50 km/ e pode evitar colisões traseiras em velocidades de atĂ© 40 km/h.
  • O DISTRONIC PLUS com Steering Assist (assistĂªncia de direĂ§Ă£o) and Stop&Go Pilot (piloto automĂ¡tico para-e-anda) auxilia o motorista a manter uma distĂ¢ncia correta mesmo no para-e-anda do trĂ¡fego. A assistĂªncia de direĂ§Ă£o Ă© um novo item e ajuda o motorista no controle lateral do veĂ­culo, mesmo em pistas levemente inclinadas, alĂ©m de oferecer uma funĂ§Ă£o especĂ­fica para seguir o carro da frente nos engarrafamentos.
  • O freio PRE-SAFE proporciona frenagens autĂ´nomas no caso de ausĂªncia de reaĂ§Ă£o do condutor. Em situações urbanas tĂ­picas, pode evitar colisões com pedestres ou veĂ­culos parados atĂ© velocidades de aproximadamente 50 km/h ou, em velocidade de atĂ© 70 km/h, reduzir o impacto dessas colisões.
  • O Brake Assist PLUS com Cross-Traffic Assist (assistente de cruzamento) pode, dependendo da situaĂ§Ă£o, aumentar a força aplicada pelo motorista nos freios, caso necessĂ¡rio chegando atĂ© uma frenagem a plena força e, pela primeira vez, reagir tambĂ©m ao trĂ¡fego ou pedestres que cruzam Ă  frente do veĂ­culo. 
  • O Active Blind Spot Assist emite um alerta visual e, se o pisca-pisca estiver ativado, um sinal acĂºstico quando houver algum veĂ­culo no ponto cego do veĂ­culo. Ele pode evitar uma potencial colisĂ£o lateral aplicando os freios de um sĂ³ lado no Ăºltimo instante.
  • O Active Lane Keeping Assist (assistente ativo de manutenĂ§Ă£o de faixa) alerta para mudanças nĂ£o intencionais de faixa por meio de vibrações no volante. Caso o veĂ­culo cruze a linha de demarcaĂ§Ă£o, ele corrige o posicionamento com a frenagem unilateral. A frenagem unilateral tambĂ©m Ă© aplicada se o veĂ­culo cruzar a faixa demarcatĂ³ria e, na faixa vizinha, houver carros vindo em sentido contrĂ¡rio, ultrapassando ou sendo ultrapassados. 
Para Jochen Hermann, os testes feitos juntamente com Michael Schumacher sĂ£o um complemento Ăºtil para os milhões de quilĂ´metros de testes realizados nos simuladores, nas estradas e em pistas de testes ao redor do mundo.  "É uma enorme satisfaĂ§Ă£o trabalhar junto com Michael Schumacher. Ele nĂ£o Ă© apenas excepcionalmente bom guiando carros, mas tem uma compreensĂ£o extraordinĂ¡ria da tecnologia e da fĂ­sica envolvida, combinada com a habilidade de identificar soluções em potencial com precisĂ£o e rapidez. Acho que esta cooperaĂ§Ă£o resultarĂ¡ em muitos frutos no futuro. Nosso objetivo comum Ă© mais segurança para todos os usuĂ¡rios nas ruas e estradas."


"O que considero muito bom Ă© que nĂ£o Ă© mais preciso comprar uma Classe S para ter os sistemas mais modernos. Em vez disso, a Mercedes-Benz estĂ¡ rapidamente tornando esta tecnologia acessĂ­vel para muitos motoristas, como agora na nova Classe C ou com o COLLISION PREVENTION ASSIST disponĂ­vel atĂ© mesmo no Classe A. Esta Ă© uma iniciativa que temos que aplaudir - a segurança tem que ser disponibilizada para todos", afirmou Schumacher ao concluir os testes.