Mercedes-Benz apresenta novo A 45 AMG no Brasil

·  Primeiro compacto de alto desempenho desenvolvido pela AMG participa do AMG Performance Tour, em Indaiatuba
·  Motor 2.0 turbo com 360 cv Ă© o mais potente do mundo
·  CĂ¢mbio esportivo de sete marchas e traĂ§Ă£o integral permanente

Texto e fotos: Mercedes

A Mercedes-Benz apresentou a seus clientes no Ăºltimo fim de semana, em Indaiatuba, o novo A 45 AMG, o primeiro compacto de alto desempenho da marca. O modelo foi um dos veĂ­culos participantes do AMG Performance Tour, treinamento de direĂ§Ă£o realizado no autĂ³dromo da Fazenda Capuava.



Com um potencial verdadeiramente revolucionĂ¡rio, o A 45 AMG foi desenvolvido pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, e conta com o motor de dois litros e quatro cilindros fabricado em sĂ©rie mais potente do mundo. Com potĂªncia mĂ¡xima de 360 cv (265 kW) e atĂ© 450 Nm de torque, o motor turbo AMG oferece uma excepcional  densidade de potĂªncia de 181 cv (133 kw) por litro, que supera a encontrada na maioria dos mais poderosos modelos superesportivos. 
O A 45 AMG  Ă© um importante representante da estratĂ©gia de futuro "AMG Performance 50", que vai atĂ© o 50º aniversĂ¡rio da Mercedes-AMG GmbH em 2017. Ao mesmo tempo, integra a nova ofensiva de lançamentos da Mercedes-Benz no segmento dos veĂ­culos compactos, voltados a consumidores jovens. 
AlĂ©m do motor, o compacto superesportivo da AMG se destaca pela traĂ§Ă£o integral 4MATIC, integrada Ă  transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas, uma combinaĂ§Ă£o capaz de aproveitar ao mĂ¡ximo o extraordinĂ¡rio potencial disponibilizado pelo motor. Uma grande vantagem do A 45 AMG Ă© que essas tecnologias sĂ£o desenvolvidas em conjunto com o veĂ­culo desde o inĂ­cio do projeto. Da mesma forma, elementos importantes do Classe A, como os itens de segurança, ergonomia e caracterĂ­sticas de utilizaĂ§Ă£o diĂ¡ria foram mantidos. 
O A 45 AMG chega ao mercado brasileiro em dezembro, com unidades para pronta entrega com um pacote de equipamentos extremamente abrangente. A marca oferece tambĂ©m amplas opções de personalizaĂ§Ă£o de acordo com a preferĂªncia individual dos clientes, feita na prĂ³pria fĂ¡brica mediante encomenda. O Mercedes-Benz A 45 AMG tambĂ©m estarĂ¡ disponĂ­vel para teste drive nas concessionĂ¡rias e nos oito AMG Performance Centers existentes no Brasil.


Novo pĂºblico-alvo
O A 45 AMG foi desenvolvido com o objetivo de conquistar uma faixa de clientes jovem, com idade entre 30 e 40 anos, uma concepĂ§Ă£o de vida independente e carreiras de sucesso em pleno desenvolvimento. Esses consumidores procuram um automĂ³vel dinĂ¢mico e com forte personalidade. O A 45 AMG oferece a este grupo um veĂ­culo Ă¡gil e de alto desempenho, procurando atender ao conhecimento tĂ©cnico e perspectivas individuais desses consumidores com uma ampla seleĂ§Ă£o de equipamentos opcionais, acabamentos, cores e materiais.

Desempenho superlativo
A alta potĂªncia e torque, combinados com a transmissĂ£o integral AMG 4MATIC feita para alto desempenho, levam a um comportamento dinĂ¢mico excepcional: o A 45 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e sua velocidade mĂ¡xima Ă© 250 km/h (limitada eletronicamente). AlĂ©m da potĂªncia recorde, o novo motor tambĂ©m Ă© um modelo de eficiĂªncia econĂ´mica e ambiental, jĂ¡ atendendo Ă  norma de emissões EU6, que sĂ³ entrarĂ¡ em vigor em 2015 na Europa. 
Estes nĂºmeros impressionantes resultam do conjunto de alta tecnologia reunido pela Mercedes-AMG. Parte da famĂ­lia BlueDIRECT, o motor AMG 2,0 litros quatro cilindros turbo possui injeĂ§Ă£o direta de gasolina com aspersĂ£o controlada pelos injetores piezoelĂ©tricos posicionados ao centro das quatro cĂ¢maras de combustĂ£o.  A combinaĂ§Ă£o da injeĂ§Ă£o mĂºltipla de combustĂ­vel e igniĂ§Ă£o por faĂ­scas mĂºltiplas otimiza a utilizaĂ§Ă£o da gasolina e aumenta substancialmente a eficiĂªncia termodinĂ¢mica, reduzindo as emissões. Outros destaques da construĂ§Ă£o do motor sĂ£o o cĂ¡rter fundido por gravidade em molde de areia, totalmente em alumĂ­nio, a montagem do virabrequim de aço forjado com distribuiĂ§Ă£o de pesos otimizada e pistões forjados com anĂ©is de fricĂ§Ă£o reduzida, parede dos cilindros com tecnologia NANOSLIDE, arrefecimento do ar na entrada por Ă¡gua e ar, gerenciamento do gerador elĂ©trico e funĂ§Ă£o ECO start/stop. 
O turbocompressor com tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes para os gases do escapamento que movimentam a turbina) permite uma elevaĂ§Ă£o mais rĂ¡pida da pressĂ£o de alimentaĂ§Ă£o, provocando o crescimento mais Ă¡gil do torque a partir de baixa rotaĂ§Ă£o. A tecnologia twin-scroll tambĂ©m traz benefĂ­cios Ă  economia de combustĂ­vel e reduz as emissões de escapamento. Com pressĂ£o mĂ¡xima de alimentaĂ§Ă£o de 1,8 bar, o motor AMG 2,0 litros turbo tambĂ©m lidera na categoria nesse sentido. 
O sistema de escapamento esportivo AMG utiliza tubos com seções transversais maiores e tem um defletor de exaustĂ£o controlado automaticamente. Esta tecnologia que jĂ¡ Ă© conhecida do SLK 55 AMG, concilia dois objetivos aparentemente conflitantes: alto dinamismo e o tradicional conforto da Mercedes-Benz em longas viagens. O defletor Ă© ajustado continuamente por mapeamento de acordo com a potĂªncia demandada pelo condutor, a carga e a rotaĂ§Ă£o do motor. As duas marcantes ponteiras de escapamento do sistema de exaustĂ£o esportivo AMG emitem um rico e fascinante som, impressionante especialmente quando em plena aceleraĂ§Ă£o.


Arrefecimento de alta performance, com componentes do SLS AMG
O elevado desempenho do A 45 AMG exigiu o desenvolvimento de um sistema de resfriamento altamente eficiente. Junto aos componentes bĂ¡sicos, originĂ¡rios do SLS AMG, foi adicionado um circuito de baixa temperatura para resfriamento a ar e Ă¡gua do ar da admissĂ£o do turbocompressor. A grande Ă¡rea do radiador na parte da frente do mĂ³dulo de refrigeraĂ§Ă£o Ă© suplementada por um resfriador adicional no arco da roda. Juntamente com o resfriador do ar de admissĂ£o, que Ă© conectado em sĂ©rie, uma bomba elĂ©trica de alto desempenho garante o fluxo de Ă¡gua entre os radiadores localizados atrĂ¡s das grandes tomadas de ar, permitindo o resfriamento ideal do ar que sai do turbocompressor altamente comprimido para um desempenho perfeito do motor. 
O resfriamento do Ă³leo da transmissĂ£o Ă© integrado ao circuito de arrefecimento a Ă¡gua do motor. O resfriador a Ă¡gua fica atrĂ¡s da grade dianteira e Ă© apoiado no trocador de calor posicionado diretamente na transmissĂ£o e alimentado com Ă¡gua de refrigeraĂ§Ă£o conforme necessĂ¡rio, por meio de uma bomba auxiliar.

ProduĂ§Ă£o dos motores - tradiĂ§Ă£o de excelĂªncia
Da mesma forma que todos os motores de oito e doze cilindros da AMG, o novo quatros cilindros turbo com 2 litros tambĂ©m Ă© construĂ­do a mĂ£o, respeitando a filosofia da AMG de "um homem, um motor". Uma linha de montagem exclusiva foi criada para o novo motor AMG na fĂ¡brica de motores da Mercedes-Benz em Kölleda - onde todos os motores BlueDIRECT com quatro cilindros sĂ£o fabricados para os modelos Classe A e Classe B. Uma caracterĂ­stica do processo de produĂ§Ă£o "um homem, um motor" Ă© a placa com a assinatura do montador responsĂ¡vel pela unidade, marca registrada da AMG. 

TransmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas
A transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT de dupla embreagem com sete marchas Ă© montada diretamente no motor AMG quatro cilindros turbo de 2 litros instalado na transversal. Ela Ă© comandada por mĂ³dulos-chave de software usados no superesportivo SLS AMG. A transmissĂ£o do A 45 tem sete marchas, trĂªs programas de conduĂ§Ă£o, funĂ§Ă£o de dupla debreagem e sistema RACE START para uma aceleraĂ§Ă£o perfeita. 
Um dos pontos fortes da transmissĂ£o esportiva AMG DCT Ă© a rapidez das trocas de marchas sem interrupĂ§Ă£o da força de traĂ§Ă£o. O cĂ¢mbio tem uma estratĂ©gia de controle sob medida, que proporciona trocas de marchas extremamente suaves e fĂ¡ceis e alto nĂ­vel de eficiĂªncia. Engrenagens reforçadas garantem mĂ¡xima durabilidade. AnĂ©is sincronizadores com Ă¡rea de fricĂ§Ă£o revestida de fibra de carbono aumentam a durabilidade e, ao mesmo tempo, otimizam o tempo de resposta durante as trocas de marchas manuais.

"Modo manual momentĂ¢neo": dinamismo e prazer ao dirigir ainda maiores
Outro item especial, criado para aumentar a performance dinĂ¢mica e o prazer da conduĂ§Ă£o, Ă© o "Modo M momentĂ¢neo": quando o carro Ă© usado nos modos C ou S, ele permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mĂ£os do volante, pressionando qualquer uma das borboletas (shift paddles) de comando do cĂ¢mbio. No modo M momentĂ¢neo, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais sem deixar de contar com trocas automĂ¡ticas tanto para cima como para baixo. 
Os tempos de trocas de marchas no modo manual (M) e no modo Sport (S) sĂ£o semelhantes aos do superesportivo SLS AMG GT.  A breve e precisa interrupĂ§Ă£o da igniĂ§Ă£o sob plena aceleraĂ§Ă£o torna as trocas de marchas ainda mais rĂ¡pidas, com um som bastante emocionante. No modo C (EficiĂªncia Controlada), a suavidade nas trocas e no comportamento do motor respaldam um estilo de conduĂ§Ă£o voltado ao conforto e eficiente quanto ao consumo. Neste modo, a funĂ§Ă£o ECO start/stop tambĂ©m Ă© ativada.

TransmissĂ£o AMG 4MATIC com traĂ§Ă£o integral voltada Ă  performance
O novo A 45 AMG vem de sĂ©rie com a transmissĂ£o variĂ¡vel AMG 4MATIC com traĂ§Ă£o integral, voltada ao desempenho. O fluxo de torque para o trem de força traseiro ocorre por meio de uma unidade compacta de transferĂªncia (PTU) integrada Ă  transmissĂ£o esportiva. Ao invĂ©s de ter um circuito hidrĂ¡ulico prĂ³prio, ela Ă© alimentada com lubrificante do circuito de Ă³leo da transmissĂ£o esportiva. Esta configuraĂ§Ă£o proporciona substanciais vantagens quanto ao peso em comparaĂ§Ă£o com sistemas concorrentes que transmitem o torque por meio de um componente adicional com circuito hidrĂ¡ulico prĂ³prio. O peso da nova transmissĂ£o AMG 4MATIC com traĂ§Ă£o integral Ă© 25% menor do que as versões de traĂ§Ă£o integral oferecidas pela concorrĂªncia. 
Um eixo cardĂ£ com duas seções transfere a força do motor AMG 2 litros quatro cilindros turbo para o eixo traseiro. Para melhor distribuiĂ§Ă£o de pesos, uma embreagem multidiscos controlada eletrohidraulicamente Ă© integrada ao diferencial do eixo traseiro, detectando imediatamente qualquer deslizamento no eixo dianteiro. Quando necessĂ¡rio, uma bomba hidrĂ¡ulica pressiona instantaneamente os discos, juntando-os e transferindo o torque do motor para as rodas traseiras, virtualmente sem que o motorista perceba. 
A distribuiĂ§Ă£o de força Ă© totalmente variĂ¡vel: em conduĂ§Ă£o normal, o A 45 AMG utiliza traĂ§Ă£o dianteira, proporcionando o mĂ¡ximo de eficiĂªncia. Quando a dinĂ¢mica de conduĂ§Ă£o exige, a transmissĂ£o variĂ¡vel AMG 4MATIC com traĂ§Ă£o integral divide o torque entre os eixos dianteiro e traseiro atĂ© 50:50 por cento. As variĂ¡veis que influenciam a proporĂ§Ă£o da distribuiĂ§Ă£o de força sĂ£o a velocidade do veĂ­culo, aceleraĂ§Ă£o lateral e longitudinal, Ă¢ngulo do volante, diferença de rotaĂ§Ă£o entre as rodas, marcha selecionada e posicionamento do acelerador.


Programa eletrĂ´nico de estabilidade (ESP) com trĂªs estĂ¡gios e Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva DinĂ¢mico)
Uma caracterĂ­stica exclusiva do A 45 AMG Ă© a interaĂ§Ă£o da traĂ§Ă£o integral AMG 4MATIC com o ESP de trĂªs estĂ¡gios e o ESP Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva DinĂ¢mico).  Os trĂªs estĂ¡gios do ESP permitem que o motorista varie a dinĂ¢mica do A 45 AMG de acordo com seu desejo ao toque de uma tecla. Orientado para a segurança, o modo "ESP ON" ajuda o motorista a manter caracterĂ­sticas de conduĂ§Ă£o neutras. O sistema inicia a intervenĂ§Ă£o freando uma ou mais rodas e reduz o torque do motor quando detecta que as condições de operaĂ§Ă£o se tornaram instĂ¡veis. 
Uma forma segura de explorar o potencial esportivo do A 45 AMG Ă© oferecida pelo modo "ESP SPORT Handling" (DireĂ§Ă£o Esportiva). Neste modo de conduĂ§Ă£o, o sistema aplica as estratĂ©gias de controle do ESP mais tardiamente e aumenta o torque no eixo traseiro, proporcionando mais diversĂ£o ao volante. JĂ¡ no modo "ESP OFF", as funções do controle eletrĂ´nico de estabilidade sĂ£o totalmente desligadas. Por isso, a opĂ§Ă£o ESP OFF sĂ³ deve ser usada por pilotos experientes e em pistas fechadas. Por segurança, se o motorista pisar violentamente no pedal do freio nos modos "SPORT Handling" ou "ESP OFF", todas as funções do ESP sĂ£o restauradas.

SuspensĂ£o esportiva AMG independente
Como todos os automĂ³veis AMG, o A 45 incorpora uma sofisticada tecnologia aos eixos. Para um melhor dinamismo de conduĂ§Ă£o, a suspensĂ£o dianteira com trĂªs braços Ă© dotada de cubos mais resistentes e de uma elastocinemĂ¡tica totalmente nova. Juntas mais rĂ­gidas, recentemente desenvolvidas, sĂ£o empregadas no plano dos braços inferiores, levando a um comportamento mais Ă¡gil nas curvas e uma sensibilidade da superfĂ­cie da estrada mais precisa e direta. As juntas mais rĂ­gidas tambĂ©m proporcionam maior rigidez na cambagem permitindo maior velocidade nas curvas. 
A suspensĂ£o traseira com quatro braços do A 45 AMG tambĂ©m Ă© um desenvolvimento totalmente novo. As buchas dos amortecedores foram totalmente adaptadas para proporcionar o mĂ¡ximo de dinamismo e controle na conduĂ§Ă£o. O suporte do eixo traseiro conta com buchas mais rĂ­gidas para maior estabilidade na conduĂ§Ă£o. O subchassi Ă© rigidamente conectado Ă  carroceria. Com molas e amortecedores especialmente calibrados e barras maiores, a suspensĂ£o esportiva AMG permite grandes acelerações laterais e reduz a tendĂªncia Ă  rolagem em curvas fechadas. 

DireĂ§Ă£o esportiva AMG sensĂ­vel Ă  velocidade e sistema de frenagem AMG de alto desempenho
A direĂ§Ă£o esportiva AMG Dual Pinion (com dois pinhões) com um sistema de assistĂªncia sensĂ­vel Ă  velocidade especĂ­fico da AMG e relaĂ§Ă£o de reduĂ§Ă£o constante (14,5 : 1) proporciona alta precisĂ£o de esterço e agilidade. O motor elĂ©trico Ă© instalado numa configuraĂ§Ă£o especial para ocupar pouco espaço no sistema de direĂ§Ă£o. O sistema AMG de frenagem de alta performance com discos ventilados e perfurados com 350 x 32 milĂ­metros na frente e 330 x 22 milĂ­metros atrĂ¡s, garante uma desaceleraĂ§Ă£o imediata e confiĂ¡vel. O sistema de frenagem adaptativo (ABR) inclui distribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica da força de frenagem (EBD), sistema antibloqueio (ABS), controle de traĂ§Ă£o na aceleraĂ§Ă£o (ASR), traĂ§Ă£o eletrĂ´nica em cada roda (ETS), assistente de freio (BAS) e assistente de partida nas subidas (HSA). 

Design externo: personalidade esportiva
A Mercedes-AMG adicionou toques enfaticamente esportivos e musculares no design externo do novo Mercedes-Benz Classe A, reforçando seu estilo dinĂ¢mico, carĂ¡ter escultural e as linhas caracterĂ­sticas das laterais. O design do A 45 AMG deixa claro seu posicionamento como um automĂ³vel exclusivo de alta performance - um genuĂ­no AMG de ponta a ponta. 
O visual dianteiro do A 45 AMG Ă© caracterizado pela grade do radiador com lĂ¢mina dupla e a estrutura transversal inferior tĂ­pica da marca. Bordas pretas marcantes rodeiam as grandes entradas de ar nas laterais. Uma configuraĂ§Ă£o lateral interessante Ă© garantida pelas rodas AMG de liga leve de 19 polegadas e pelos painĂ©is inferiores com insertos em preto brilhante. A identificaĂ§Ă£o "TURBO AMG" Ă© exclusiva do modelo. O conjunto traseiro AMG com suas grandes aberturas de saĂ­da de ar inclui o difusor e acabamentos em preto brilhante. As duas ponteiras quadradas em preto brilhante do sistema de escapamento esportivo AMG dĂ£o um toque apropriadamente ousado ao acabamento. 
O conjunto de equipamentos oferecido na versĂ£o para pronta entrega no mercado brasileiro inclui o pacote AMG Night, com barbatanas do radiador em cromo prateado, divisor aerodinĂ¢mico dianteiro, ponteiras de escapamento pretas com detalhes cromados, espelhos externos e friso traseiro pintados de preto.


Design interno: acabamento dinĂ¢mico e exclusivo
TambĂ©m por dentro o novo A 45 AMG apresenta uma combinaĂ§Ă£o perfeita do dinamismo Mercedes-AMG com exclusividade. Os bancos esportivos sĂ£o revestidos de couro vermelho com uma camada sobreposta de couro preto perfurado. O volante AMG Performance com acabamento em Alcantara e palhetas do cĂ¢mbio em alumĂ­nio  e a AMG DRIVE UNIT estabelecem novos padrões tanto em termos de aparĂªncia como de qualidade. O acabamento do painel tem aparĂªncia de fibra de carbono - combinando perfeitamente com as cinco aberturas de ventilaĂ§Ă£o em preto e vermelho, os cintos de segurança vermelhos e os painĂ©is AMG das soleiras das portas. O conjunto de instrumentos AMG fornece informações por meio de um mostrador central colorido com o menu principal AMG e o RACETIMER.

Opções de individualizaĂ§Ă£o
Para os clientes que optarem por personalizar o A 45 AMG de acordo com suas preferĂªncias pessoais, Ă© oferecida uma ampla gama de opções, que incluem:

· Pacote aerodinĂ¢mico AMG: defletor traseiro AMG, molduras salientes adicionais para a dianteira, maior divisor aerodinĂ¢mico dianteiro
· Espelho retrovisor externo AMG em fibra de carbono
· Pacote Exterior AMG em Fibra de Carbono: divisor aerodinĂ¢mico frontal, insertos nos painĂ©is laterais inferiores e friso na traseira em fibra de carbono autĂªntica
· Defletor traseiro AMG
· Bancos AMG Performance
· Diversas opções de cores e revestimentos internos
· Aumento do limite de velocidade para 270 km/h

Especificações técnicas

Mercedes-Benz A 45 AMG
Cilindrada
1.991 cm³
DiĂ¢metro x curso
83.0 x 92.0 mm
Taxa de compressĂ£o
8.6 : 1
PotĂªncia
265 kW (360 cv) a 6.000 rpm
Torque mĂ¡x.
450 Nm entre 2.250 - 5.000 rpm
Peso do motor (seco)
148 kg
RotaĂ§Ă£o mĂ¡xima do motor
6.700 rpm
Densidade de potĂªncia
133 kW (181 cv)
PressĂ£o mĂ¡xima
até 140 bar
AceleraĂ§Ă£o 0-100 km/h
4,6 s
Velocidade mĂ¡xima
250 km/h*
* limitada eletronicamente


Preço: R$ 259.900