Mercedes-Benz apresenta novo A 45 AMG no Brasil
· Primeiro compacto de
alto desempenho desenvolvido pela AMG participa do AMG Performance Tour, em
Indaiatuba
· Motor 2.0 turbo com 360
cv Ă© o mais potente do mundo
· CĂ¢mbio esportivo de sete
marchas e traĂ§Ă£o integral permanente
Texto e fotos: Mercedes
A Mercedes-Benz apresentou a
seus clientes no Ăºltimo fim de semana, em Indaiatuba, o novo A 45 AMG, o
primeiro compacto de alto desempenho da marca. O modelo foi um dos veĂculos
participantes do AMG Performance Tour, treinamento de direĂ§Ă£o realizado no
autĂ³dromo da Fazenda Capuava.
Com um potencial
verdadeiramente revolucionĂ¡rio, o A 45 AMG foi desenvolvido pela AMG, marca de
performance da Mercedes-Benz, e conta com o motor de dois litros e quatro
cilindros fabricado em sĂ©rie mais potente do mundo. Com potĂªncia mĂ¡xima de 360 cv
(265 kW) e atĂ© 450 Nm de torque, o motor turbo AMG oferece uma excepcional densidade de potĂªncia de 181 cv (133 kw) por
litro, que supera a encontrada na maioria dos mais poderosos modelos
superesportivos.
O A 45 AMG é um importante representante da estratégia
de futuro "AMG Performance 50", que vai atĂ© o 50º aniversĂ¡rio da
Mercedes-AMG GmbH em 2017. Ao mesmo tempo, integra a nova ofensiva de
lançamentos da Mercedes-Benz no segmento dos veĂculos compactos, voltados a
consumidores jovens.
Além do motor, o compacto
superesportivo da AMG se destaca pela traĂ§Ă£o integral 4MATIC, integrada Ă
transmissĂ£o esportiva AMG
SPEEDSHIFT DCT com sete marchas, uma combinaĂ§Ă£o capaz de aproveitar ao mĂ¡ximo o
extraordinĂ¡rio potencial disponibilizado pelo motor. Uma grande vantagem do A
45 AMG Ă© que essas tecnologias sĂ£o desenvolvidas em conjunto com o veĂculo
desde o inĂcio do projeto. Da mesma forma, elementos importantes do Classe A,
como os itens de segurança, ergonomia e caracterĂsticas de utilizaĂ§Ă£o diĂ¡ria
foram mantidos.
O A 45 AMG
chega ao mercado brasileiro em dezembro, com unidades para pronta entrega com
um pacote de equipamentos extremamente abrangente. A marca oferece também
amplas opções de personalizaĂ§Ă£o de acordo com a preferĂªncia individual dos
clientes, feita na prĂ³pria fĂ¡brica mediante encomenda. O Mercedes-Benz A 45 AMG
tambĂ©m estarĂ¡ disponĂvel para teste drive nas concessionĂ¡rias e nos oito AMG
Performance Centers existentes no Brasil.
Novo pĂºblico-alvo
O A 45 AMG
foi desenvolvido com o objetivo de conquistar uma faixa de clientes jovem, com
idade entre 30 e 40 anos, uma concepĂ§Ă£o de vida independente e carreiras de
sucesso em pleno desenvolvimento. Esses consumidores procuram um automĂ³vel dinĂ¢mico
e com forte personalidade. O A 45 AMG oferece a este grupo um veĂculo Ă¡gil e de
alto desempenho, procurando atender ao conhecimento técnico e perspectivas
individuais desses consumidores com uma ampla seleĂ§Ă£o de equipamentos
opcionais, acabamentos, cores e materiais.
Desempenho superlativo
A alta potĂªncia e torque, combinados com a transmissĂ£o
integral AMG 4MATIC feita para alto desempenho, levam a um comportamento
dinĂ¢mico excepcional: o A 45 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e sua
velocidade mĂ¡xima Ă© 250 km/h (limitada eletronicamente). AlĂ©m da potĂªncia
recorde, o novo motor tambĂ©m Ă© um modelo de eficiĂªncia econĂ´mica e ambiental,
jĂ¡ atendendo Ă norma de emissões EU6, que sĂ³ entrarĂ¡ em vigor em 2015 na
Europa.
Estes nĂºmeros impressionantes resultam do conjunto de alta
tecnologia reunido pela Mercedes-AMG. Parte da famĂlia BlueDIRECT, o motor AMG
2,0 litros quatro cilindros turbo possui injeĂ§Ă£o direta de gasolina com
aspersĂ£o controlada pelos injetores piezoelĂ©tricos posicionados ao centro das
quatro cĂ¢maras de combustĂ£o. A
combinaĂ§Ă£o da injeĂ§Ă£o mĂºltipla de combustĂvel e igniĂ§Ă£o por faĂscas mĂºltiplas
otimiza a utilizaĂ§Ă£o da gasolina e aumenta substancialmente a eficiĂªncia
termodinĂ¢mica, reduzindo as emissões. Outros destaques da construĂ§Ă£o do motor
sĂ£o o cĂ¡rter fundido por gravidade em molde de areia, totalmente em alumĂnio, a
montagem do virabrequim de aço forjado com distribuiĂ§Ă£o de pesos otimizada e
pistões forjados com anĂ©is de fricĂ§Ă£o reduzida, parede dos cilindros com
tecnologia NANOSLIDE, arrefecimento do ar na entrada por Ă¡gua e ar,
gerenciamento do gerador elĂ©trico e funĂ§Ă£o ECO start/stop.
O turbocompressor com tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes para os gases do
escapamento que movimentam a turbina) permite uma elevaĂ§Ă£o mais rĂ¡pida da
pressĂ£o de alimentaĂ§Ă£o, provocando o crescimento mais Ă¡gil do torque a partir
de baixa rotaĂ§Ă£o. A tecnologia twin-scroll tambĂ©m traz benefĂcios Ă economia de
combustĂvel e reduz as emissões de escapamento. Com pressĂ£o mĂ¡xima de
alimentaĂ§Ă£o de 1,8 bar, o motor AMG 2,0 litros turbo tambĂ©m lidera na categoria
nesse sentido.
O sistema de escapamento esportivo AMG utiliza tubos com
seções transversais maiores e tem um defletor de exaustĂ£o controlado
automaticamente. Esta tecnologia que jĂ¡ Ă© conhecida do SLK 55 AMG, concilia
dois objetivos aparentemente conflitantes: alto dinamismo e o tradicional
conforto da Mercedes-Benz em longas viagens. O defletor Ă© ajustado
continuamente por mapeamento de acordo com a potĂªncia demandada pelo condutor,
a carga e a rotaĂ§Ă£o do motor. As duas marcantes ponteiras de escapamento do
sistema de exaustĂ£o esportivo AMG emitem um rico e fascinante som,
impressionante especialmente quando em plena aceleraĂ§Ă£o.
Arrefecimento
de alta performance, com componentes do SLS AMG
O
elevado desempenho do A 45 AMG exigiu o desenvolvimento de um sistema de
resfriamento altamente eficiente. Junto aos componentes bĂ¡sicos, originĂ¡rios do
SLS AMG, foi adicionado um circuito de baixa temperatura para resfriamento a ar
e Ă¡gua do ar da admissĂ£o do turbocompressor. A grande Ă¡rea do radiador na parte
da frente do mĂ³dulo de refrigeraĂ§Ă£o Ă© suplementada por um resfriador adicional
no arco da roda. Juntamente com o resfriador do ar de admissĂ£o, que Ă© conectado
em sĂ©rie, uma bomba elĂ©trica de alto desempenho garante o fluxo de Ă¡gua entre
os radiadores localizados atrĂ¡s das grandes tomadas de ar, permitindo o
resfriamento ideal do ar que sai do turbocompressor altamente comprimido para
um desempenho perfeito do motor.
O
resfriamento do Ă³leo da transmissĂ£o Ă© integrado ao circuito de arrefecimento a
Ă¡gua do motor. O resfriador a Ă¡gua fica atrĂ¡s da grade dianteira e Ă© apoiado no
trocador de calor posicionado diretamente na transmissĂ£o e alimentado com Ă¡gua
de refrigeraĂ§Ă£o conforme necessĂ¡rio, por meio de uma bomba auxiliar.
ProduĂ§Ă£o dos motores -
tradiĂ§Ă£o de excelĂªncia
Da
mesma forma que todos os motores de oito e doze cilindros da AMG, o novo
quatros cilindros turbo com 2 litros tambĂ©m Ă© construĂdo a mĂ£o, respeitando a
filosofia da AMG de "um homem, um motor". Uma linha de montagem
exclusiva foi criada para o novo motor AMG na fĂ¡brica de motores da
Mercedes-Benz em Kölleda - onde todos os motores BlueDIRECT com quatro
cilindros sĂ£o fabricados para os modelos Classe A e Classe B. Uma caracterĂstica
do processo de produĂ§Ă£o "um homem, um motor" Ă© a placa com a
assinatura do montador responsĂ¡vel pela unidade, marca registrada da AMG.
TransmissĂ£o esportiva
AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas
A transmissĂ£o
esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT de dupla embreagem com sete marchas Ă© montada
diretamente no motor AMG quatro cilindros turbo de 2 litros instalado na
transversal. Ela Ă© comandada por mĂ³dulos-chave de software usados no
superesportivo SLS AMG. A transmissĂ£o do A 45 tem sete marchas, trĂªs programas
de conduĂ§Ă£o, funĂ§Ă£o de dupla debreagem e sistema RACE START para uma aceleraĂ§Ă£o
perfeita.
Um dos pontos
fortes da transmissĂ£o esportiva AMG DCT Ă© a rapidez das trocas de marchas sem
interrupĂ§Ă£o da força de traĂ§Ă£o. O cĂ¢mbio tem uma estratĂ©gia de controle sob medida,
que proporciona trocas de marchas extremamente suaves e fĂ¡ceis e alto nĂvel de
eficiĂªncia. Engrenagens reforçadas garantem mĂ¡xima durabilidade. AnĂ©is
sincronizadores com Ă¡rea de fricĂ§Ă£o revestida de fibra de carbono aumentam a
durabilidade e, ao mesmo tempo, otimizam o tempo de resposta durante as trocas
de marchas manuais.
"Modo manual momentĂ¢neo":
dinamismo e prazer ao dirigir ainda maiores
Outro item
especial, criado para aumentar a performance dinĂ¢mica e o prazer da conduĂ§Ă£o, Ă©
o "Modo M momentĂ¢neo": quando o carro Ă© usado nos modos C ou S, ele
permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mĂ£os do
volante, pressionando qualquer uma das borboletas (shift paddles) de comando do
cĂ¢mbio. No modo M momentĂ¢neo, o motorista experimenta o dinamismo e o
desempenho das trocas manuais sem deixar de contar com trocas automĂ¡ticas tanto
para cima como para baixo.
Os tempos de
trocas de marchas no modo manual (M) e no modo Sport (S) sĂ£o semelhantes aos do
superesportivo SLS AMG GT. A breve e
precisa interrupĂ§Ă£o da igniĂ§Ă£o sob plena aceleraĂ§Ă£o torna as trocas de marchas
ainda mais rĂ¡pidas, com um som bastante emocionante. No modo C (EficiĂªncia
Controlada), a suavidade nas trocas e no comportamento do motor respaldam um
estilo de conduĂ§Ă£o voltado ao conforto e eficiente quanto ao consumo. Neste
modo, a funĂ§Ă£o ECO start/stop tambĂ©m Ă© ativada.
TransmissĂ£o AMG 4MATIC
com traĂ§Ă£o integral voltada Ă performance
O
novo A 45 AMG vem de sĂ©rie com a transmissĂ£o variĂ¡vel AMG 4MATIC com traĂ§Ă£o
integral, voltada ao desempenho. O fluxo de torque para o trem de força
traseiro ocorre por meio de uma unidade compacta de transferĂªncia (PTU)
integrada Ă transmissĂ£o esportiva. Ao invĂ©s de ter um circuito hidrĂ¡ulico
prĂ³prio, ela Ă© alimentada com lubrificante do circuito de Ă³leo da transmissĂ£o
esportiva. Esta configuraĂ§Ă£o proporciona substanciais vantagens quanto ao peso
em comparaĂ§Ă£o com sistemas concorrentes que transmitem o torque por meio de um
componente adicional com circuito hidrĂ¡ulico prĂ³prio. O peso da nova
transmissĂ£o AMG 4MATIC com traĂ§Ă£o integral Ă© 25% menor do que as versões de
traĂ§Ă£o integral oferecidas pela concorrĂªncia.
Um
eixo cardĂ£ com duas seções transfere a força do motor AMG 2 litros quatro
cilindros turbo para o eixo traseiro. Para melhor distribuiĂ§Ă£o de pesos, uma
embreagem multidiscos controlada eletrohidraulicamente Ă© integrada ao
diferencial do eixo traseiro, detectando imediatamente qualquer deslizamento no
eixo dianteiro. Quando necessĂ¡rio, uma bomba hidrĂ¡ulica pressiona instantaneamente
os discos, juntando-os e transferindo o torque do motor para as rodas
traseiras, virtualmente sem que o motorista perceba.
A
distribuiĂ§Ă£o de força Ă© totalmente variĂ¡vel: em conduĂ§Ă£o normal, o A 45 AMG
utiliza traĂ§Ă£o dianteira, proporcionando o mĂ¡ximo de eficiĂªncia. Quando a
dinĂ¢mica de conduĂ§Ă£o exige, a transmissĂ£o variĂ¡vel AMG 4MATIC com traĂ§Ă£o
integral divide o torque entre os eixos dianteiro e traseiro até 50:50 por
cento. As variĂ¡veis que influenciam a proporĂ§Ă£o da distribuiĂ§Ă£o de força sĂ£o a
velocidade do veĂculo, aceleraĂ§Ă£o lateral e longitudinal, Ă¢ngulo do volante,
diferença de rotaĂ§Ă£o entre as rodas, marcha selecionada e posicionamento do
acelerador.
Programa eletrĂ´nico de estabilidade (ESP) com trĂªs
estĂ¡gios e Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva DinĂ¢mico)
Uma
caracterĂstica exclusiva do A 45 AMG Ă© a interaĂ§Ă£o da traĂ§Ă£o integral AMG
4MATIC com o ESP de trĂªs estĂ¡gios e o ESP Curve Dynamic Assist (Assistente de
Curva DinĂ¢mico). Os trĂªs estĂ¡gios do ESP
permitem que o motorista varie a dinĂ¢mica do A 45 AMG de acordo com seu desejo
ao toque de uma tecla. Orientado para a segurança, o modo "ESP ON"
ajuda o motorista a manter caracterĂsticas de conduĂ§Ă£o neutras. O sistema
inicia a intervenĂ§Ă£o freando uma ou mais rodas e reduz o torque do motor quando
detecta que as condições de operaĂ§Ă£o se tornaram instĂ¡veis.
Uma forma segura de explorar o potencial esportivo
do A 45 AMG Ă© oferecida pelo modo "ESP SPORT Handling" (DireĂ§Ă£o
Esportiva). Neste modo de conduĂ§Ă£o, o sistema aplica as estratĂ©gias de controle
do ESP mais tardiamente e aumenta o torque no eixo traseiro, proporcionando
mais diversĂ£o ao volante. JĂ¡ no modo "ESP OFF", as funções do
controle eletrĂ´nico de estabilidade sĂ£o totalmente desligadas. Por isso, a
opĂ§Ă£o ESP OFF sĂ³ deve ser usada por pilotos experientes e em pistas fechadas.
Por segurança, se o motorista pisar violentamente no pedal do freio nos modos
"SPORT Handling" ou "ESP OFF", todas as funções do ESP sĂ£o
restauradas.
SuspensĂ£o esportiva AMG
independente
Como
todos os automĂ³veis AMG, o A 45 incorpora uma sofisticada tecnologia aos eixos.
Para um melhor dinamismo de conduĂ§Ă£o, a suspensĂ£o dianteira com trĂªs braços Ă©
dotada de cubos mais resistentes e de uma elastocinemĂ¡tica totalmente nova.
Juntas mais rĂgidas, recentemente desenvolvidas, sĂ£o empregadas no plano dos
braços inferiores, levando a um comportamento mais Ă¡gil nas curvas e uma
sensibilidade da superfĂcie da estrada mais precisa e direta. As juntas mais
rĂgidas tambĂ©m proporcionam maior rigidez na cambagem permitindo maior
velocidade nas curvas.
A
suspensĂ£o traseira com quatro braços do A 45 AMG tambĂ©m Ă© um desenvolvimento
totalmente novo. As buchas dos amortecedores foram totalmente adaptadas para
proporcionar o mĂ¡ximo de dinamismo e controle na conduĂ§Ă£o. O suporte do eixo
traseiro conta com buchas mais rĂgidas para maior estabilidade na conduĂ§Ă£o. O
subchassi Ă© rigidamente conectado Ă carroceria. Com molas e amortecedores
especialmente calibrados e barras maiores, a suspensĂ£o esportiva AMG permite
grandes acelerações laterais e reduz a tendĂªncia Ă rolagem em curvas
fechadas.
DireĂ§Ă£o esportiva AMG
sensĂvel Ă velocidade e sistema de frenagem AMG de alto desempenho
A
direĂ§Ă£o esportiva AMG Dual Pinion (com dois pinhões) com um sistema de
assistĂªncia sensĂvel Ă velocidade especĂfico da AMG e relaĂ§Ă£o de reduĂ§Ă£o
constante (14,5 : 1) proporciona alta precisĂ£o de esterço e agilidade. O motor
elĂ©trico Ă© instalado numa configuraĂ§Ă£o especial para ocupar pouco espaço no
sistema de direĂ§Ă£o. O sistema AMG de frenagem de alta performance com discos
ventilados e perfurados com 350 x 32 milĂmetros na frente e 330 x 22 milĂmetros
atrĂ¡s, garante uma desaceleraĂ§Ă£o imediata e confiĂ¡vel. O sistema de frenagem
adaptativo (ABR) inclui distribuiĂ§Ă£o
eletrônica da força de frenagem (EBD), sistema antibloqueio (ABS), controle de
traĂ§Ă£o na aceleraĂ§Ă£o (ASR), traĂ§Ă£o eletrĂ´nica em cada roda (ETS), assistente de
freio (BAS) e assistente de partida nas subidas (HSA).
Design externo:
personalidade esportiva
A
Mercedes-AMG adicionou toques enfaticamente esportivos e musculares no design
externo do novo Mercedes-Benz Classe A, reforçando seu estilo dinĂ¢mico, carĂ¡ter
escultural e as linhas caracterĂsticas das laterais. O design do A 45 AMG deixa
claro seu posicionamento como um automĂ³vel exclusivo de alta performance - um
genuĂno AMG de ponta a ponta.
O
visual dianteiro do A 45 AMG Ă© caracterizado pela grade do radiador com lĂ¢mina
dupla e a estrutura transversal inferior tĂpica da marca. Bordas pretas
marcantes rodeiam as grandes entradas de ar nas laterais. Uma configuraĂ§Ă£o
lateral interessante Ă© garantida pelas rodas AMG de liga leve de 19 polegadas e
pelos painĂ©is inferiores com insertos em preto brilhante. A identificaĂ§Ă£o
"TURBO AMG" Ă© exclusiva do modelo. O conjunto traseiro AMG com suas
grandes aberturas de saĂda de ar inclui o difusor e acabamentos em preto
brilhante. As duas ponteiras quadradas em preto brilhante do sistema de
escapamento esportivo AMG dĂ£o um toque apropriadamente ousado ao acabamento.
O conjunto de equipamentos oferecido na versĂ£o para
pronta entrega no mercado brasileiro inclui o pacote AMG Night, com barbatanas
do radiador em cromo prateado, divisor aerodinĂ¢mico dianteiro, ponteiras de
escapamento pretas com detalhes cromados, espelhos externos e friso traseiro
pintados de preto.
Design interno:
acabamento dinĂ¢mico e exclusivo
Também por dentro o novo A 45 AMG apresenta uma
combinaĂ§Ă£o perfeita do dinamismo Mercedes-AMG com exclusividade. Os bancos
esportivos sĂ£o revestidos de couro vermelho com uma camada sobreposta de couro
preto perfurado. O volante AMG Performance com acabamento em Alcantara e
palhetas do cĂ¢mbio em alumĂnio e a AMG
DRIVE UNIT estabelecem novos padrões tanto em termos de aparĂªncia como de
qualidade. O acabamento do painel tem aparĂªncia de fibra de carbono - combinando
perfeitamente com as cinco aberturas de ventilaĂ§Ă£o em preto e vermelho, os
cintos de segurança vermelhos e os painéis AMG das soleiras das portas. O
conjunto de instrumentos AMG fornece informações por meio de um mostrador
central colorido com o menu principal AMG e o RACETIMER.
Opções de individualizaĂ§Ă£o
Para os clientes que optarem
por personalizar o A 45 AMG de acordo com suas preferĂªncias pessoais, Ă©
oferecida uma ampla gama de opções, que incluem:
· Pacote aerodinĂ¢mico AMG: defletor traseiro AMG, molduras salientes
adicionais para a dianteira, maior divisor aerodinĂ¢mico dianteiro
· Espelho retrovisor externo AMG em fibra de carbono
· Pacote Exterior AMG em Fibra de Carbono: divisor
aerodinĂ¢mico frontal, insertos nos painĂ©is laterais inferiores e friso na
traseira em fibra de carbono autĂªntica
· Defletor
traseiro AMG
· Bancos AMG
Performance
· Diversas opções de cores e revestimentos internos
· Aumento do limite de velocidade para 270 km/h
Especificações
técnicas
|
Mercedes-Benz A 45 AMG
|
Cilindrada
|
1.991 cm³
|
DiĂ¢metro x curso
|
83.0 x 92.0 mm
|
Taxa de compressĂ£o
|
8.6 : 1
|
PotĂªncia
|
265 kW (360
cv) a 6.000 rpm
|
Torque mĂ¡x.
|
450 Nm entre 2.250 - 5.000 rpm
|
Peso do motor (seco)
|
148 kg
|
RotaĂ§Ă£o mĂ¡xima do motor
|
6.700 rpm
|
Densidade de potĂªncia
|
133 kW (181
cv)
|
PressĂ£o mĂ¡xima
|
até 140 bar
|
AceleraĂ§Ă£o 0-100 km/h
|
4,6 s
|
Velocidade mĂ¡xima
|
250 km/h*
|
* limitada eletronicamente
Preço: R$ 259.900
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