Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil da SLS AMG Coupé Black Series
· Modelo Ă© inspirado na versĂ£o de competiĂ§Ă£o SLS AMG GT3
· VeĂculo traz tecnologia das pistas de corrida para o
cotidiano
· Motor V8 AMG com 6,3 litros e 631 cv: 0 a 100 km/h em
3,6 segundos
Texto e fotos: Mercedes
A Mercedes-Benz traz ao Brasil
o superesportivo SLS AMG Coupé Black Series, o modelo asas de gaivota mais
rĂ¡pido de todos os tempos. Quinto integrante da famĂlia Black Series da AMG,
marca de performance da Mercedes-Benz, a versĂ£o topo de linha do SLS AMG CoupĂ©
une design diferenciado a uma sĂ©rie de desenvolvimentos nas Ă¡reas do motor,
transmissĂ£o automĂ¡tica, suspensĂ£o e aerodinĂ¢mica, resultantes da experiĂªncia
nas pistas de corrida.
Esforços concentrados no
design visando Ă reduĂ§Ă£o de pesos resultaram em um peso em ordem de marcha de
apenas 1.625 quilos e uma relaĂ§Ă£o peso/potĂªncia de 2,57 kg/cv. O motor AMG V8
de 6,3 litros gera 464 kW (631 cv) a 7.400 rpm e leva o carro da imobilidade a
100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade mĂ¡xima chega a 317 km/h.
A garantia do controle e
dirigibilidade do automĂ³vel Ă© fornecida por um conjunto de itens especialmente
desenvolvidos. A suspensĂ£o AMG RIDE CONTROL de alto desempenho integra o
sistema de freios de cerĂ¢mica AMG de alta performance, as rodas forjadas de
liga leve AMG com peso reduzido e os novos pneus esportivos. Além disso, o
veĂculo possui diferencial traseiro AMG com bloqueio controlado eletronicamente
e transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas.
O novo SLS AMG Coupé Black
Series Ă© resultado de um estudo perfeito, que transfere 100% da tecnologia e
engenharia do automobilismo esportivo para as estradas. Ele foi inspirado no
sucesso mundial do carro de corridas SLS AMG GT3 produzido em série, tanto do
ponto de vista conceitual como no nĂvel tecnolĂ³gico. O quinto modelo Black
Series garante o mais puro e inalterado desempenho esportivo. O SLS AMG Coupé
Black Series Ă© a mais avançada opĂ§Ă£o para quem deseja potĂªncia e uma
dirigibilidade emocionante.
Motor
AMG 6,3 litros V8: o mais potente da marca
O motor AMG V8 6,3 litros, com
performance ainda mais elevada, gera uma potĂªncia de 464 kW (631 cv) e torque
de 635 Nm, garantindo um comportamento dinĂ¢mico emocionante. O SLS AMG CoupĂ©
Black Series Ă© o automĂ³vel AMG de alto desempenho com motor a combustĂ£o mais
potente na atualidade. Apenas o SLS AMG CoupĂ© Electric Drive, que tem potĂªncia
mĂ¡xima de 552 kW (750 cv), oferece uma reserva de força maior.
Os 44 kW (60 cv) adicionais de
potĂªncia, em comparaĂ§Ă£o aos 420 kW (571 cv) disponĂveis no SLS AMG, foram
alcançados graças às seguintes modificações:
· Aumento da rotaĂ§Ă£o mĂ¡xima de 7.200 para 8.000
rpm;
· Trem de vĂ¡lvulas completamente reprojetado, com
ressaltos modificados, geometria dos comandos adaptada e tuchos otimizados com
revestimento especial, normalmente utilizados apenas em veĂculos de corrida;
· Dutos de admissĂ£o de ar com maior abertura adaptados
para a nova rotaĂ§Ă£o mĂ¡xima do motor;
· ReformulaĂ§Ă£o do programa de gerenciamento do motor.
Os engenheiros da Mercedes-AMG melhoraram ainda mais a montagem do
virabrequim, obtendo maior estabilidade no exigente regime de uso encontrado
nas competições. As alterações incluĂram tambĂ©m modificaĂ§Ă£o nas perfurações
para o Ă³leo no virabrequim, novos mancais, uma nova bomba de Ă³leo e conexões de
alta resistĂªncia para as bielas. Os sistemas de resfriamento da Ă¡gua e do Ă³leo
tambĂ©m passaram por uma reformulaĂ§Ă£o completa.
O motor V8 AMG do SLS AMG Coupé Black Series possui um sistema especial
de fixaĂ§Ă£o, com coxins pressurizados a gĂ¡s unindo o motor Ă carroceria e
eliminando eficientemente reações indesejadas Ă aceleraĂ§Ă£o em situações
dinĂ¢micas extremas como as das pistas de corrida. O motor AMG V8 6,3 litros Ă©
construĂdo Ă mĂ£o na seĂ§Ă£o de acabamento da fĂ¡brica de Affalterbach, seguindo a
filosofia "um homem, um motor", em que cada motor Ă© montado por um
Ăºnico engenheiro. A qualidade da manufatura manual Ă© confirmada pela etiqueta
preta AMG, que traz a assinatura do engenheiro que realiza a montagem - uma
marca registrada dos modelos AMG.
Instalado logo atrĂ¡s do eixo dianteiro, o motor aspirado de 6,3 litros
oferece respostas de carro de corrida e elevaĂ§Ă£o de giros mais rĂ¡pida. A
disposiĂ§Ă£o esportiva V8 AMG transparece tambĂ©m em sua sonoridade: o novo
sistema de escapamento esportivo AMG, pela primeira vez feito de titĂ¢nio,
utiliza silenciadores centrais e traseiros especiais que proporcionam um som
mais impactante. A substituiĂ§Ă£o do aço pelo titĂ¢nio permitiu uma reduĂ§Ă£o de
peso substancial: abaixo de 17 quilos, que faz o novo sistema de escapamento
esportivo AMG ser aproximadamente 13 quilos mais leve que o anterior.
Principais
dados:
|
SLS
AMG Coupé Black Series
|
Cilindrada
|
6.208 cc
|
DiĂ¢metro x curso
|
102,2 x 94,6 mm
|
Taxa de compressĂ£o
|
11,3 : 1
|
PotĂªncia
|
464 kW (631 cv) a 7.400 rpm
|
Torque mĂ¡x.
|
635 Nm a 5.500 rpm
|
RotaĂ§Ă£o mĂ¡xima do motor
|
8.000 rpm
|
Peso do motor (seco)
|
205 kg
|
AceleraĂ§Ă£o 0-100 km/h
|
3,6 s
|
Velocidade mĂ¡xima
|
317 km/h
|
AMG Lightweight Performance
Com peso lĂquido de 1.625 kg, o novo SLS AMG CoupĂ© Black Series Ă© 70 kg
mais leve que o SLS AMG e oferece a melhor relaĂ§Ă£o peso/potĂªncia entre todos os
veĂculos AMG Black Series, 2,57 kg/hp, a altura de carros de competiĂ§Ă£o.
Seguindo a estratégia "AMG Lightweight Performance", diversos
componentes da carroceria, como o capĂ´, o painel traseiro atrĂ¡s dos bancos, os
reforços diagonais na parte inferior do monobloco e o tubo de torque entre o
motor e a transmissĂ£o sĂ£o inteiramente feitos de material composto de fibra de
carbono.
Enquanto a versĂ£o normal do tubo de torque com proteĂ§Ă£o feita em
alumĂnio fundido pesa 26,6 quilos, o de fibra de carbono pesa apenas 13,3
quilogramas. A difusĂ£o da força entre o motor e a transmissĂ£o de dupla
embreagem montada junto ao eixo traseiro Ă© feita por um eixo de plĂ¡stico
reforçado com fibra de carbono (CRP) que pesa apenas 4,7 kg. VĂ¡rias peças da
estrutura espacial de alumĂnio tambĂ©m foram substituĂdas por componentes de
CRP. Uma bateria de Ăons de lĂtio foi adotada no lugar da bateria convencional,
economizando oito quilos no peso do carro.
TransmissĂ£o esportiva: mais
desempenho e emoĂ§Ă£o
O sistema de transmissĂ£o do SLS AMG CoupĂ© Black Series Ă© mais um fator
do comportamento dinĂ¢mico diferenciado do automĂ³vel. A transmissĂ£o esportiva de sete marchas AMG
SPEEDSHIFT DCT fica dez milĂmetros mais baixa, rebaixando o centro de gravidade
do carro, e Ă© fixada Ă carroceria por coxins pressurizados a gĂ¡s para evitar
ciclos de tensĂ£o. A transmissĂ£o de dupla embreagem dispõe de quatro modos de
operaĂ§Ă£o (C, S, S+ e M). As opções "Sport plus" (S+) e
"Manual" (M), em particular, asseguram um comportamento significativamente
mais esportivo do que obtido nos modelos SLS AMG e SLS AMG GT. Além de maior
velocidade nas trocas de marchas, a reduĂ§Ă£o no tempo de resposta aos comandos
do motorista e a rigidez das trocas contribuem para o maior dinamismo.
Outro importante diferencial Ă© a funĂ§Ă£o de dupla debreagem nas reduções
de marchas: os toques do acelerador nas trocas sĂ£o mais fortes e mais audĂveis,
graças ao sistema de escapamento AMG de titĂ¢nio. TambĂ©m hĂ¡ um novo modo M
temporĂ¡rio: quando o carro estiver sendo usado nos modos C, S ou S+, ele
permite que o motorista ative o modo manual sem ter que remover as mĂ£os do
volante, bastando pressionar uma vez uma das borboletas (shift paddles) de comando do cĂ¢mbio. No modo manual (M) temporĂ¡rio,
o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais em todos
os modos de comando automĂ¡ticos, sem deixar de contar com trocas automĂ¡ticas
tanto para cima como para baixo. Isso permite ao condutor concentrar toda a
atenĂ§Ă£o no desempenho do veĂculo.
Bloqueio
eletrĂ´nico do diferencial
O novo bloqueio de diferencial AMG, controlado eletronicamente,
substitui a versĂ£o mecĂ¢nica. O sistema pode variar o grau do bloqueio na
aceleraĂ§Ă£o ou desaceleraĂ§Ă£o e responde com maior sensibilidade, assegurando
excelente traĂ§Ă£o para as rodas motrizes em quaisquer condições de pista. O
bloqueio do diferencial traseiro eletrônico AMG também contribui para a
segurança, aumentando a estabilidade em slaloms ou mudanças de faixa em alta
velocidade. O sistema ESP (Electronic Stability Program - programa eletrĂ´nico
de estabilidade) de trĂªs estĂ¡gios, equipamento de sĂ©rie, dispõe das funções
"ESP ON", "ESP SPORT Handling Mode" e "ESP OFF" e
trabalha precisamente sintonizado ao bloqueio de diferencial traseiro AMG. O
mesmo ocorre com a funĂ§Ă£o RACE START, que garante tracionamento perfeito na
arrancada, juntamente com o bloqueio eletrĂ´nico do diferencial.
Chassi
e suspensĂ£o especiais
O chassi e
a suspensĂ£o do SLS AMG CoupĂ© Black Series tambĂ©m sĂ£o novos. A configuraĂ§Ă£o
bĂ¡sica, com braços triangulares duplos de alumĂnio nas quatro rodas nĂ£o foi
alterada, mas praticamente todos os componentes foram modificados para melhorar
a performance. Os aperfeiçoamentos incluem:
· SuspensĂ£o esportiva de alto desempenho AMG RIDE
CONTROL, com acerto bĂ¡sico mais rĂgido e amortecimento controlado
eletronicamente com dois estĂ¡gios (Sport e Sport +), permitindo ajuste
individual para o estilo de direĂ§Ă£o do condutor;
· Molas helicoidais ao redor dos amortecedores,
permitindo o ajuste das cargas de cada roda para adaptaĂ§Ă£o Ă s pistas;
· Bitola aumentada em 20/24 mm (dianteira / traseira)
para maior aderĂªncia em curvas rĂ¡pidas;
· Novos cubos de rodas dianteiros e nova regulagem do
estabilizador dianteiro para maior aderĂªncia e menor Ă¢ngulo de rolagem em
curvas rĂ¡pidas;
· Rodas AMG
forjadas de liga leve com 10 raios, com design especial mais leve e alta
resistĂªncia, pintadas em preto fosco com acabamento em alto brilho, nas
dimensões: 10x19 na dianteira; 12x20 na traseira. ReduĂ§Ă£o de peso: 4,0 kg;
· Novos
pneus, 275/35 R 19 na frente e 325/30 R 20 atrĂ¡s, para maior aderĂªncia e limite
mais alto nas curvas;
· DireĂ§Ă£o
AMG sensĂvel Ă velocidade com novas caracterĂsticas de assistĂªncia para
assegurar Ă³tima precisĂ£o e controle do veĂculo.
Sistema de freios de sĂ©rie de cerĂ¢mica
O sistema de
freios do SLS AMG Coupé Black Series garante excelente desempenho na
desaceleraĂ§Ă£o do veĂculo e grande estabilidade. Os discos de cerĂ¢mica medindo
402 x 39 mm na dianteira e 360 x 32 mm na traseira tĂªm maior dureza para
aumentar a estabilidade térmica, além de peso reduzido em cerca de 40%. A
reduĂ§Ă£o das massas nĂ£o suspensas eleva o conforto e a aderĂªncia do carro. A
reduĂ§Ă£o de massas rotativas no eixo dianteiro tambĂ©m contribui para uma
resposta mais direta ao volante. A economia de peso com o sistema de freios AMG
de cerĂ¢mica de alta performance, comparado a um sistema convencional de
aço/alumĂnio, Ă© de 16 kg.
Design: inspiraĂ§Ă£o nas pistas
O design
do SLS AMG CoupĂ© Black Series traz um fascĂnio especial devido Ă semelhança com
o carro de corrida SLS AMG GT3. Para-lamas alargados em 13 mm na frente e 26 mm
atrĂ¡s, de cada lado, criam o espaço necessĂ¡rio para os pneus esportivos com 275
mm e 325 mm de largura. Os farĂ³is escurecidos e as lanternas traseiras com
molduras negras criam um visual mais imponente e agressivo. O balanço
aerodinĂ¢mico do veĂculo Ă© otimizado pelo conjunto traseiro, que conta com
difusor, juntamente com as saias laterais com design especial Black Series
incluindo um divisor de fluxo dianteiro em plĂ¡stico reforçado com fibra de carbono,
insertos em carbono nas saias laterais e conjunto traseiro em fibra de carbono.
As entradas de ar maiores, com detalhes também em fibra de carbono, asseguram
Ă³timo fluxo para os mĂ³dulos de arrefecimento dianteiros.
Como no
SLS AMG GT3, o capĂ´ tem uma saĂda de ar central que, alĂ©m de dissipar o calor
do motor, aumenta a pressĂ£o aerodinĂ¢mica sobre o eixo dianteiro e contribui
para melhoria do coeficiente aerodinĂ¢mico (Cd). A barbatana horizontal em forma
de asa e o alojamento da estrela na grade do radiador tĂªm acabamento em preto
com alto brilho, combinando com os retrovisores externos de fibra de carbono e
as barbatanas no capĂ´. O inserto de fibra de carbono nas laterais, com saĂda de
ar e uma barbatana negra, provém do GT3 e ajuda a reduzir a temperatura dentro
do compartimento do motor, proporcionando mĂ¡xima estabilidade tĂ©rmica, mesmo
nas duras condições das corridas.
Rodas com
design especial
Um detalhe
que chama a atenĂ§Ă£o nas laterais Ă© a integraĂ§Ă£o das saias aerodinĂ¢micas, que
combinam com as linhas da carroceria de forma bastante atraente. Os elementos
em carbono ao longo da parte inferior dĂ£o continuidade Ă linha do divisor
aerodinĂ¢mico dianteiro atĂ© a traseira do carro. Rodas forjadas AMG, em uma
sĂ©rie com design especial, permitem visualizar o sistema de freios de cerĂ¢mica
AMG de alta performance.
A traseira
do SLS AMG CoupĂ© Black Series ostenta uma aparĂªncia poderosa, Ă altura da
mostrada na frente do veĂculo. Os largos arcos sobre as rodas e o marcante
difusor traseiro sĂ£o os detalhes que mais chamam a atenĂ§Ă£o. O difusor se
estende alĂ©m do perfil do conjunto traseiro e proporciona mais pressĂ£o vertical
sobre o eixo traseiro, resultando em maior estabilidade direcional em alta
velocidade. As aberturas de ventilaĂ§Ă£o visĂveis por trĂ¡s das grades pretas
servem para controlar a saĂda de ar quente na regiĂ£o do sistema de escapamento
AMG de titĂ¢nio. Os dois conjuntos de ponteiras cromadas duplas com seĂ§Ă£o
transversal quadrada dĂ£o uma demonstraĂ§Ă£o visual da potĂªncia e dinamismo do
superesportivo, respaldada por uma sonoridade Ă altura do visual.
Interior: funcionalidade com luxo
A
atmosfera funcional caracterĂstica dos carros de corrida domina o interior do
SLS AMG CoupĂ© Black Series. Materiais de alta qualidade sĂ£o combinados a uma
manufatura de alta precisĂ£o e elegantes detalhes de design. O volante AMG
Performance, com a parte inferior plana, Ă© recoberto de Alcantara em toda a
volta, proporcionando uma melhor "pegada" ao condutor. A parte
superior do volante tem uma marca vermelha na posiĂ§Ă£o das 12 horas. O aro de
metal autĂªntico tem acabamento em preto brilhante para combinar com o preto em
alto brilho da Ă¡rea ao redor das aberturas de ventilaĂ§Ă£o. Um detalhe exclusivo
e de alta qualidade da Black Series Ă© a chamada "junĂ§Ă£o 3D", que
corre horizontalmente ao longo do painel: uma fina faixa de Alcantara em cor
antracite que se estende por toda a largura da forraĂ§Ă£o em couro. Os pontos da
costura em vermelho contrastante dĂ£o um toque refinado ao acabamento da junĂ§Ă£o
3D.
Os
ocupantes do veĂculo tambĂ©m irĂ£o notar a presença da fibra de carbono em todo o
console central onde fica a AMG DRIVE UNIT. O vermelho foi utilizado como
elemento de destaque e estĂ¡ presente nos cintos de segurança e nas costuras dos
bancos esportivos AMG, console central, nas partes superior e inferior de
painel, nos painéis das portas e nas bordas dos tapetes.
Informações para controle total: AMG Performance Media
Informativo,
diferenciado e Ăºnico, o sistema AMG Performance Media combina inĂºmeros displays
telemĂ©tricos, exibindo vĂ¡rios dados sobre o comportamento do motor, a
aceleraĂ§Ă£o linear e lateral e cronometragem. Entre as vĂ¡rias funções
disponĂveis, destacam-se:
· Informações
em tempo real sobre aceleraĂ§Ă£o lateral e linear, combinadas ao desempenho de
frenagem e posiĂ§Ă£o do acelerador, com funĂ§Ă£o de memĂ³ria;
· Cronometragem
de tempos de voltas individuais em pistas de corrida, com tempos parciais e
memorizaĂ§Ă£o;
· IntegraĂ§Ă£o
de funções para preservar dados de regulagem e iniciar a funĂ§Ă£o RACE START;
· AceleraĂ§Ă£o
0-100 km/h em tempo real;
· Temperaturas
do Ă³leo do motor, lĂquido de arrefecimento e fluĂdo da transmissĂ£o em tempo
real;
· PotĂªncia e
torque do motor em tempo real;
· PressĂ£o
individual dos pneus em tempo real.
Sistema de som envolvente de
alta performance Bang & Olufsen BeoSound AMG
Um dos destaques entre os equipamentos do veĂculo Ă© o sistema de som de
alta performance Bang & Olufsen BeoSound AMG, desenvolvido pela
Mercedes-Benz e Mercedes-AMG juntamente com a renomada empresa dinamarquesa
especialista em Ă¡udio Bang & Olufsen. O sistema Bang & Olufsen BeoSound
AMG com Dolby Digital 5.1 proporciona uma exclusiva experiĂªncia musical,
utilizando um amplificador com 1.000 W e 11 alto-falantes, que garantem a
precisa distribuiĂ§Ă£o dos sinais sonoros por um processador de sons de acordo
com as posições selecionĂ¡veis - motorista, copiloto e central.
O processador de sons digital DSP permite ao motorista optar entre o
sistema de som de alta qualidade ("Reference") e uma opĂ§Ă£o de som
envolvente. Todas as funções sĂ£o acionadas por meio do sistema COMAND APS, por
um menu especial. Os tweeters especiais de 50 W iluminados dĂ£o um toque
especial ao painel e o subwoofer de 250 W Ă© montado no porta-volumes traseiro.
As coberturas dos alto-falantes com o logotipo Bang & Olufsen indicam o carĂ¡ter
exclusivo desse aperfeiçoado sistema de som.
Preço: a partir de US$ 499.000
0 ComentĂ¡rios