Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil da SLS AMG Coupé Black Series

· Modelo Ă© inspirado na versĂ£o de competiĂ§Ă£o SLS AMG GT3
·  VeĂ­culo traz tecnologia das pistas de corrida para o cotidiano
·  Motor V8 AMG com 6,3 litros e 631 cv: 0 a 100 km/h em 3,6 segundos

Texto e fotos: Mercedes

A Mercedes-Benz traz ao Brasil o superesportivo SLS AMG CoupĂ© Black Series, o modelo asas de gaivota mais rĂ¡pido de todos os tempos. Quinto integrante da famĂ­lia Black Series da AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, a versĂ£o topo de linha do SLS AMG CoupĂ© une design diferenciado a uma sĂ©rie de desenvolvimentos nas Ă¡reas do motor, transmissĂ£o automĂ¡tica, suspensĂ£o e aerodinĂ¢mica, resultantes da experiĂªncia nas pistas de corrida.


Esforços concentrados no design visando Ă  reduĂ§Ă£o de pesos resultaram em um peso em ordem de marcha de apenas 1.625 quilos e uma relaĂ§Ă£o peso/potĂªncia de 2,57 kg/cv. O motor AMG V8 de 6,3 litros gera 464 kW (631 cv) a 7.400 rpm e leva o carro da imobilidade a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade mĂ¡xima chega a 317 km/h. 
A garantia do controle e dirigibilidade do automĂ³vel Ă© fornecida por um conjunto de itens especialmente desenvolvidos. A suspensĂ£o AMG RIDE CONTROL de alto desempenho integra o sistema de freios de cerĂ¢mica AMG de alta performance, as rodas forjadas de liga leve AMG com peso reduzido e os novos pneus esportivos. AlĂ©m disso, o veĂ­culo possui diferencial traseiro AMG com bloqueio controlado eletronicamente e transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas. 
O novo SLS AMG CoupĂ© Black Series Ă© resultado de um estudo perfeito, que transfere 100% da tecnologia e engenharia do automobilismo esportivo para as estradas. Ele foi inspirado no sucesso mundial do carro de corridas SLS AMG GT3 produzido em sĂ©rie, tanto do ponto de vista conceitual como no nĂ­vel tecnolĂ³gico. O quinto modelo Black Series garante o mais puro e inalterado desempenho esportivo. O SLS AMG CoupĂ© Black Series Ă© a mais avançada opĂ§Ă£o para quem deseja potĂªncia e uma dirigibilidade emocionante.


Motor AMG 6,3 litros V8: o mais potente da marca

O motor AMG V8 6,3 litros, com performance ainda mais elevada, gera uma potĂªncia de 464 kW (631 cv) e torque de 635 Nm, garantindo um comportamento dinĂ¢mico emocionante. O SLS AMG CoupĂ© Black Series Ă© o automĂ³vel AMG de alto desempenho com motor a combustĂ£o mais potente na atualidade. Apenas o SLS AMG CoupĂ© Electric Drive, que tem potĂªncia mĂ¡xima de 552 kW (750 cv), oferece uma reserva de força maior. 
Os 44 kW (60 cv) adicionais de potĂªncia, em comparaĂ§Ă£o aos 420 kW (571 cv) disponĂ­veis no SLS AMG, foram alcançados graças Ă s seguintes modificações:

· Aumento da rotaĂ§Ă£o mĂ¡xima de 7.200 para 8.000 rpm;
· Trem de vĂ¡lvulas completamente reprojetado, com ressaltos modificados, geometria dos comandos adaptada e tuchos otimizados com revestimento especial, normalmente utilizados apenas em veĂ­culos de corrida;
· Dutos de admissĂ£o de ar com maior abertura adaptados para a nova rotaĂ§Ă£o mĂ¡xima do motor;
· ReformulaĂ§Ă£o do programa de gerenciamento do motor.

Os engenheiros da Mercedes-AMG melhoraram ainda mais a montagem do virabrequim, obtendo maior estabilidade no exigente regime de uso encontrado nas competições. As alterações incluĂ­ram tambĂ©m modificaĂ§Ă£o nas perfurações para o Ă³leo no virabrequim, novos mancais, uma nova bomba de Ă³leo e conexões de alta resistĂªncia para as bielas. Os sistemas de resfriamento da Ă¡gua e do Ă³leo tambĂ©m passaram por uma reformulaĂ§Ă£o completa. 
O motor V8 AMG do SLS AMG CoupĂ© Black Series possui um sistema especial de fixaĂ§Ă£o, com coxins pressurizados a gĂ¡s unindo o motor Ă  carroceria e eliminando eficientemente reações indesejadas Ă  aceleraĂ§Ă£o em situações dinĂ¢micas extremas como as das pistas de corrida. O motor AMG V8 6,3 litros Ă© construĂ­do Ă  mĂ£o na seĂ§Ă£o de acabamento da fĂ¡brica de Affalterbach, seguindo a filosofia "um homem, um motor", em que cada motor Ă© montado por um Ăºnico engenheiro. A qualidade da manufatura manual Ă© confirmada pela etiqueta preta AMG, que traz a assinatura do engenheiro que realiza a montagem - uma marca registrada dos modelos AMG. 
Instalado logo atrĂ¡s do eixo dianteiro, o motor aspirado de 6,3 litros oferece respostas de carro de corrida e elevaĂ§Ă£o de giros mais rĂ¡pida. A disposiĂ§Ă£o esportiva V8 AMG transparece tambĂ©m em sua sonoridade: o novo sistema de escapamento esportivo AMG, pela primeira vez feito de titĂ¢nio, utiliza silenciadores centrais e traseiros especiais que proporcionam um som mais impactante. A substituiĂ§Ă£o do aço pelo titĂ¢nio permitiu uma reduĂ§Ă£o de peso substancial: abaixo de 17 quilos, que faz o novo sistema de escapamento esportivo AMG ser aproximadamente 13 quilos mais leve que o anterior.

Principais dados:

SLS AMG Coupé Black Series
Cilindrada
6.208 cc
DiĂ¢metro x curso
102,2 x 94,6 mm
Taxa de compressĂ£o
11,3 : 1
PotĂªncia
464 kW (631 cv) a 7.400 rpm
Torque mĂ¡x.
635 Nm a 5.500 rpm
RotaĂ§Ă£o mĂ¡xima do motor
8.000 rpm
Peso do motor (seco)
205 kg
AceleraĂ§Ă£o 0-100 km/h
3,6 s
Velocidade mĂ¡xima
317 km/h


AMG Lightweight Performance

Com peso lĂ­quido de 1.625 kg, o novo SLS AMG CoupĂ© Black Series Ă© 70 kg mais leve que o SLS AMG e oferece a melhor relaĂ§Ă£o peso/potĂªncia entre todos os veĂ­culos AMG Black Series, 2,57 kg/hp, a altura de carros de competiĂ§Ă£o. Seguindo a estratĂ©gia "AMG Lightweight Performance", diversos componentes da carroceria, como o capĂ´, o painel traseiro atrĂ¡s dos bancos, os reforços diagonais na parte inferior do monobloco e o tubo de torque entre o motor e a transmissĂ£o sĂ£o inteiramente feitos de material composto de fibra de carbono.
Enquanto a versĂ£o normal do tubo de torque com proteĂ§Ă£o feita em alumĂ­nio fundido pesa 26,6 quilos, o de fibra de carbono pesa apenas 13,3 quilogramas. A difusĂ£o da força entre o motor e a transmissĂ£o de dupla embreagem montada junto ao eixo traseiro Ă© feita por um eixo de plĂ¡stico reforçado com fibra de carbono (CRP) que pesa apenas 4,7 kg. VĂ¡rias peças da estrutura espacial de alumĂ­nio tambĂ©m foram substituĂ­das por componentes de CRP. Uma bateria de Ă­ons de lĂ­tio foi adotada no lugar da bateria convencional, economizando oito quilos no peso do carro.

TransmissĂ£o esportiva: mais desempenho e emoĂ§Ă£o

O sistema de transmissĂ£o do SLS AMG CoupĂ© Black Series Ă© mais um fator do comportamento dinĂ¢mico diferenciado do automĂ³vel.  A transmissĂ£o esportiva de sete marchas AMG SPEEDSHIFT DCT fica dez milĂ­metros mais baixa, rebaixando o centro de gravidade do carro, e Ă© fixada Ă  carroceria por coxins pressurizados a gĂ¡s para evitar ciclos de tensĂ£o. A transmissĂ£o de dupla embreagem dispõe de quatro modos de operaĂ§Ă£o (C, S, S+ e M). As opções "Sport plus" (S+) e "Manual" (M), em particular, asseguram um comportamento significativamente mais esportivo do que obtido nos modelos SLS AMG e SLS AMG GT. AlĂ©m de maior velocidade nas trocas de marchas, a reduĂ§Ă£o no tempo de resposta aos comandos do motorista e a rigidez das trocas contribuem para o maior dinamismo.
Outro importante diferencial Ă© a funĂ§Ă£o de dupla debreagem nas reduções de marchas: os toques do acelerador nas trocas sĂ£o mais fortes e mais audĂ­veis, graças ao sistema de escapamento AMG de titĂ¢nio. TambĂ©m hĂ¡ um novo modo M temporĂ¡rio: quando o carro estiver sendo usado nos modos C, S ou S+, ele permite que o motorista ative o modo manual sem ter que remover as mĂ£os do volante, bastando pressionar uma vez uma das borboletas (shift paddles) de comando do cĂ¢mbio. No modo manual (M) temporĂ¡rio, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais em todos os modos de comando automĂ¡ticos, sem deixar de contar com trocas automĂ¡ticas tanto para cima como para baixo. Isso permite ao condutor concentrar toda a atenĂ§Ă£o no desempenho do veĂ­culo.

Bloqueio eletrĂ´nico do diferencial

O novo bloqueio de diferencial AMG, controlado eletronicamente, substitui a versĂ£o mecĂ¢nica. O sistema pode variar o grau do bloqueio na aceleraĂ§Ă£o ou desaceleraĂ§Ă£o e responde com maior sensibilidade, assegurando excelente traĂ§Ă£o para as rodas motrizes em quaisquer condições de pista. O bloqueio do diferencial traseiro eletrĂ´nico AMG tambĂ©m contribui para a segurança, aumentando a estabilidade em slaloms ou mudanças de faixa em alta velocidade. O sistema ESP (Electronic Stability Program - programa eletrĂ´nico de estabilidade) de trĂªs estĂ¡gios, equipamento de sĂ©rie, dispõe das funções "ESP ON", "ESP SPORT Handling Mode" e "ESP OFF" e trabalha precisamente sintonizado ao bloqueio de diferencial traseiro AMG. O mesmo ocorre com a funĂ§Ă£o RACE START, que garante tracionamento perfeito na arrancada, juntamente com o bloqueio eletrĂ´nico do diferencial.

Chassi e suspensĂ£o especiais

O chassi e a suspensĂ£o do SLS AMG CoupĂ© Black Series tambĂ©m sĂ£o novos. A configuraĂ§Ă£o bĂ¡sica, com braços triangulares duplos de alumĂ­nio nas quatro rodas nĂ£o foi alterada, mas praticamente todos os componentes foram modificados para melhorar a performance. Os aperfeiçoamentos incluem:

· SuspensĂ£o esportiva de alto desempenho AMG RIDE CONTROL, com acerto bĂ¡sico mais rĂ­gido e amortecimento controlado eletronicamente com dois estĂ¡gios (Sport e Sport +), permitindo ajuste individual para o estilo de direĂ§Ă£o do condutor;
· Molas helicoidais ao redor dos amortecedores, permitindo o ajuste das cargas de cada roda para adaptaĂ§Ă£o Ă s pistas;
· Bitola aumentada em 20/24 mm (dianteira / traseira) para maior aderĂªncia em curvas rĂ¡pidas;
· Novos cubos de rodas dianteiros e nova regulagem do estabilizador dianteiro para maior aderĂªncia e menor Ă¢ngulo de rolagem em curvas rĂ¡pidas;
· Rodas AMG forjadas de liga leve com 10 raios, com design especial mais leve e alta resistĂªncia, pintadas em preto fosco com acabamento em alto brilho, nas dimensões: 10x19 na dianteira; 12x20 na traseira. ReduĂ§Ă£o de peso: 4,0 kg;
· Novos pneus, 275/35 R 19 na frente e 325/30 R 20 atrĂ¡s, para maior aderĂªncia e limite mais alto nas curvas;
· DireĂ§Ă£o AMG sensĂ­vel Ă  velocidade com novas caracterĂ­sticas de assistĂªncia para assegurar Ă³tima precisĂ£o e controle do veĂ­culo.

Sistema de freios de sĂ©rie de cerĂ¢mica

O sistema de freios do SLS AMG CoupĂ© Black Series garante excelente desempenho na desaceleraĂ§Ă£o do veĂ­culo e grande estabilidade. Os discos de cerĂ¢mica medindo 402 x 39 mm na dianteira e 360 x 32 mm na traseira tĂªm maior dureza para aumentar a estabilidade tĂ©rmica, alĂ©m de peso reduzido em cerca de 40%. A reduĂ§Ă£o das massas nĂ£o suspensas eleva o conforto e a aderĂªncia do carro. A reduĂ§Ă£o de massas rotativas no eixo dianteiro tambĂ©m contribui para uma resposta mais direta ao volante. A economia de peso com o sistema de freios AMG de cerĂ¢mica de alta performance, comparado a um sistema convencional de aço/alumĂ­nio, Ă© de 16 kg.


Design: inspiraĂ§Ă£o nas pistas

O design do SLS AMG CoupĂ© Black Series traz um fascĂ­nio especial devido Ă  semelhança com o carro de corrida SLS AMG GT3. Para-lamas alargados em 13 mm na frente e 26 mm atrĂ¡s, de cada lado, criam o espaço necessĂ¡rio para os pneus esportivos com 275 mm e 325 mm de largura. Os farĂ³is escurecidos e as lanternas traseiras com molduras negras criam um visual mais imponente e agressivo. O balanço aerodinĂ¢mico do veĂ­culo Ă© otimizado pelo conjunto traseiro, que conta com difusor, juntamente com as saias laterais com design especial Black Series incluindo um divisor de fluxo dianteiro em plĂ¡stico reforçado com fibra de carbono, insertos em carbono nas saias laterais e conjunto traseiro em fibra de carbono. As entradas de ar maiores, com detalhes tambĂ©m em fibra de carbono, asseguram Ă³timo fluxo para os mĂ³dulos de arrefecimento dianteiros.
Como no SLS AMG GT3, o capĂ´ tem uma saĂ­da de ar central que, alĂ©m de dissipar o calor do motor, aumenta a pressĂ£o aerodinĂ¢mica sobre o eixo dianteiro e contribui para melhoria do coeficiente aerodinĂ¢mico (Cd). A barbatana horizontal em forma de asa e o alojamento da estrela na grade do radiador tĂªm acabamento em preto com alto brilho, combinando com os retrovisores externos de fibra de carbono e as barbatanas no capĂ´. O inserto de fibra de carbono nas laterais, com saĂ­da de ar e uma barbatana negra, provĂ©m do GT3 e ajuda a reduzir a temperatura dentro do compartimento do motor, proporcionando mĂ¡xima estabilidade tĂ©rmica, mesmo nas duras condições das corridas.

Rodas com design especial

Um detalhe que chama a atenĂ§Ă£o nas laterais Ă© a integraĂ§Ă£o das saias aerodinĂ¢micas, que combinam com as linhas da carroceria de forma bastante atraente. Os elementos em carbono ao longo da parte inferior dĂ£o continuidade Ă  linha do divisor aerodinĂ¢mico dianteiro atĂ© a traseira do carro. Rodas forjadas AMG, em uma sĂ©rie com design especial, permitem visualizar o sistema de freios de cerĂ¢mica AMG de alta performance.
A traseira do SLS AMG CoupĂ© Black Series ostenta uma aparĂªncia poderosa, Ă  altura da mostrada na frente do veĂ­culo. Os largos arcos sobre as rodas e o marcante difusor traseiro sĂ£o os detalhes que mais chamam a atenĂ§Ă£o. O difusor se estende alĂ©m do perfil do conjunto traseiro e proporciona mais pressĂ£o vertical sobre o eixo traseiro, resultando em maior estabilidade direcional em alta velocidade. As aberturas de ventilaĂ§Ă£o visĂ­veis por trĂ¡s das grades pretas servem para controlar a saĂ­da de ar quente na regiĂ£o do sistema de escapamento AMG de titĂ¢nio. Os dois conjuntos de ponteiras cromadas duplas com seĂ§Ă£o transversal quadrada dĂ£o uma demonstraĂ§Ă£o visual da potĂªncia e dinamismo do superesportivo, respaldada por uma sonoridade Ă  altura do visual.


Interior: funcionalidade com luxo

A atmosfera funcional caracterĂ­stica dos carros de corrida domina o interior do SLS AMG CoupĂ© Black Series. Materiais de alta qualidade sĂ£o combinados a uma manufatura de alta precisĂ£o e elegantes detalhes de design. O volante AMG Performance, com a parte inferior plana, Ă© recoberto de Alcantara em toda a volta, proporcionando uma melhor "pegada" ao condutor. A parte superior do volante tem uma marca vermelha na posiĂ§Ă£o das 12 horas. O aro de metal autĂªntico tem acabamento em preto brilhante para combinar com o preto em alto brilho da Ă¡rea ao redor das aberturas de ventilaĂ§Ă£o. Um detalhe exclusivo e de alta qualidade da Black Series Ă© a chamada "junĂ§Ă£o 3D", que corre horizontalmente ao longo do painel: uma fina faixa de Alcantara em cor antracite que se estende por toda a largura da forraĂ§Ă£o em couro. Os pontos da costura em vermelho contrastante dĂ£o um toque refinado ao acabamento da junĂ§Ă£o 3D. 
Os ocupantes do veĂ­culo tambĂ©m irĂ£o notar a presença da fibra de carbono em todo o console central onde fica a AMG DRIVE UNIT. O vermelho foi utilizado como elemento de destaque e estĂ¡ presente nos cintos de segurança e nas costuras dos bancos esportivos AMG, console central, nas partes superior e inferior de painel, nos painĂ©is das portas e nas bordas dos tapetes.

Informações para controle total: AMG Performance Media

Informativo, diferenciado e Ăºnico, o sistema AMG Performance Media combina inĂºmeros displays telemĂ©tricos, exibindo vĂ¡rios dados sobre o comportamento do motor, a aceleraĂ§Ă£o linear e lateral e cronometragem. Entre as vĂ¡rias funções disponĂ­veis, destacam-se:

· Informações em tempo real sobre aceleraĂ§Ă£o lateral e linear, combinadas ao desempenho de frenagem e posiĂ§Ă£o do acelerador, com funĂ§Ă£o de memĂ³ria;
· Cronometragem de tempos de voltas individuais em pistas de corrida, com tempos parciais e memorizaĂ§Ă£o;
· IntegraĂ§Ă£o de funções para preservar dados de regulagem e iniciar a funĂ§Ă£o RACE START;
· AceleraĂ§Ă£o 0-100 km/h em tempo real;
· Temperaturas do Ă³leo do motor, lĂ­quido de arrefecimento e fluĂ­do da transmissĂ£o em tempo real;
· PotĂªncia e torque do motor em tempo real;
· PressĂ£o individual dos pneus em tempo real.

Sistema de som envolvente de alta performance Bang & Olufsen BeoSound AMG

Um dos destaques entre os equipamentos do veĂ­culo Ă© o sistema de som de alta performance Bang & Olufsen BeoSound AMG, desenvolvido pela Mercedes-Benz e Mercedes-AMG juntamente com a renomada empresa dinamarquesa especialista em Ă¡udio Bang & Olufsen. O sistema Bang & Olufsen BeoSound AMG com Dolby Digital 5.1 proporciona uma exclusiva experiĂªncia musical, utilizando um amplificador com 1.000 W e 11 alto-falantes, que garantem a precisa distribuiĂ§Ă£o dos sinais sonoros por um processador de sons de acordo com as posições selecionĂ¡veis - motorista, copiloto e central.
O processador de sons digital DSP permite ao motorista optar entre o sistema de som de alta qualidade ("Reference") e uma opĂ§Ă£o de som envolvente. Todas as funções sĂ£o acionadas por meio do sistema COMAND APS, por um menu especial. Os tweeters especiais de 50 W iluminados dĂ£o um toque especial ao painel e o subwoofer de 250 W Ă© montado no porta-volumes traseiro. As coberturas dos alto-falantes com o logotipo Bang & Olufsen indicam o carĂ¡ter exclusivo desse aperfeiçoado sistema de som.


Preço: a partir de US$ 499.000