Iveco vende o seu caminhĂ£o nĂºmero 1.000
para atacadista distribuidor Martins
· Ao completar 60 anos de existĂªncia, uma das principais empresas do setor atacadista-distribuidor brasileiro conta com uma frota de 1.200 caminhões em que mais da metade dos veĂculos Ă© Iveco
· O caminhĂ£o entregue para simbolizar o veĂculo NĂºmero 1.000 Ă© o extrapesado Premium Stralis Hi-Way 600S48 6x2
· VeĂculos Iveco do Martins rodam 40 milhões de
quilĂ´metros por ano, o equivalente a oito voltas em torno do planeta Terra por
dia
· CEO da Martins destaca que parceria com a Iveco Ă©
estratĂ©gica devido ao excelente custo-benefĂcio e Ă completa assistĂªncia
oferecida pela fabricante
· Iveco
oferece atendimento de pĂ³s-venda de qualidade para atender Ă s operações da
Martins: distribuidor comercializa 17.000 itens e atende mais de 376.000
clientes em todo o PaĂs
Texto e fotos: Iveco
O Iveco Hi-Way, extrapesado Premium eleito caminhĂ£o do ano 2013, foi o escolhido para marcar a longa parceria entre a Iveco e a Martins, uma das maiores empresas do setor atacadista-distribuidor do Brasil. O veĂculo, entregue ontem, dia 18/12, representa o caminhĂ£o de nĂºmero 1.000 comercializado pela fabricante Ă companhia mineira. Ao completar 60 anos de atuaĂ§Ă£o no Brasil, o Martins Atacadista Ă© uma referĂªncia em seu segmento de atuaĂ§Ă£o, tendo sido citada neste ano como um exemplo de sucesso empresarial pela “Time”, revista norte-americana de negĂ³cios com cerca de 9 milhões de leitores em todo o mundo.
O atacadista conta
com uma frota de 1.200 veĂculos, sendo que cerca de 70% Ă© Iveco. Por ano, os modelos Daily, Vertis
HD, Tector e Stralis rodam 40
milhões de quilômetros, o equivalente a oito voltas em torno da Terra por dia.
Para marcar a entrega do milĂ©simo caminhĂ£o, o diretor comercial da
Iveco, Alcides Cavalcanti, entregou aos representantes da Martins as chaves do
caminhĂ£o extrapesado Premium Stralis
Iveco Hi-Way 600S48
6x2, equipado com motor de 480 cavalos –
veĂculo que serĂ¡ utilizado para transportar a carreta da Universidade Martins do
Varejo (UMV) por todo o PaĂs.
“Hoje, o Martins Ă© o
maior cliente da Iveco, em volume de vendas.
Mais que nĂºmeros, nossa satisfaĂ§Ă£o Ă© de tambĂ©m mantermos com essa empresa uma
verdadeira relaĂ§Ă£o de parceria e de relacionamento. Esse cliente teve
participaĂ§Ă£o fundamental, por exemplo, na concepĂ§Ă£o do projeto do nosso mĂ©dio
Vertis HD, lançado em janeiro no mercado do Brasil. O
relacionamento institucional entre Iveco e
Martins Ă© forte em todos os nĂveis, desde a presidĂªncia Ă s demais Ă¡reas
corporativas”, explica Alcides Cavalcanti,
diretor comercial da Iveco.
Dentro do PĂ³s-Venda
da Iveco, a Martins conta com uma estrutura
especĂfica de atendimento. AlĂ©m de um engenheiro de vendas dedicado Ă s suas
operações, a Iveco realiza frequentemente
reuniões com o cliente, nas quais as equipes de Engenharia e Marketing de
Produto acompanham o desempenho dos veĂculos e analisam as demandas do segmento
atacadista-distribuidor.
Todo esse
atendimento encontra eco na grandiosidade das operações feitas pelo atacadista
distribuidor. Com 4.730 colaboradores, a empresa possui mais de 3.400
representantes comerciais que trabalham em todo o Brasil atendendo todo o PaĂs.
Comercializando mais de 17.000 itens, o Martins atende mais de 200 mil pequenos
varejistas brasileiros. De clientes atacadistas ativos, sĂ£o mais de
376.000.
Atualmente, o
atacadista distribuidor passa por um momento de readequaĂ§Ă£o do perfil de frota,
onde os veĂculos fazem viagens mais curtas, porĂ©m transportando cargas de maior
valor agregado. Para o CEO do Martins, Walter Faria, a parceria com a
Iveco Ă© estratĂ©gica: “Devido ao nosso tipo
de operaĂ§Ă£o, precisamos contar cada vez mais com o apoio e melhoria continua de
serviços e soluções de transporte. Por isso, os veĂculos Iveco sĂ£o produtos que se enquadram no nosso perfil de carga e
que tambĂ©m oferecem um bom custo-benefĂcio, ajudando em nossos
resultados”.
A mudança dos
produtos com tecnologia Euro 3 para Euro 5 nĂ£o passou despercebida: “Ainda Ă©
muito cedo para falarmos em nĂºmeros, pois estamos analisando, mas jĂ¡ notamos
economia no consumo de combustĂvel dos veĂculos Iveco”, diz Faria.
Vendas e PĂ³s-Venda
A marca de 1.000
caminhões vendidos foi atingida no inĂcio deste mĂªs de dezembro, com o arremate
de um lote com 12 unidades do Daily
35S14, de 3,5 toneladas. “Apenas em 2013,
vendemos 192 unidades, sendo 50 Vertis
HD, 141 Dailys e um Hi-Way”, aponta
Alcides Cavalcanti.
Do total de veĂculos
Iveco em operaĂ§Ă£o no Martins, cerca de 360
sĂ£o Daily (chassi-cabine e furgĂ£o), 300 sĂ£o
Tector e Eurocargo, além de quase 200 unidades de Stralis e Vertis
HD. Dos Dailys e Vertis, a
estimativa Ă© que cada um dos veĂculos rode em mĂ©dia um total de 42.000
quilĂ´metros por ano, enquanto os Stralis e
os semipesados (Tector e
Eurocargo), cerca de 60.000 quilĂ´metros por
ano. A soma da rodagem de todos os veĂculos chega Ă marca dos 40 milhões de
quilĂ´metros rodados por ano.
Como o Martins nĂ£o
possui oficina prĂ³pria, toda a manutenĂ§Ă£o Ă© realizada pelos 110 pontos da Rede
Iveco de concessionĂ¡rias espalhadas pelo
Brasil. “A dinĂ¢mica operacional deste segmento Ă© bem diferente da mineraĂ§Ă£o –
onde temos operações dedicadas, em ambiente controlado. Como o atacadista atende
todo o territĂ³rio nacional, a empresa (Martins) utiliza a nossa rede para
realizar as suas manutenções”, fala Cavalcanti.
Todos os veĂculos
Iveco em operaĂ§Ă£o no Martins possuem o
contrato de ManutenĂ§Ă£o e ReparaĂ§Ă£o, que garante o atendimento de PĂ³s-Venda em
todo o Brasil. “Todos os reparos decorrentes do uso normal do veĂculo estĂ£o
cobertos pelo contrato. Ao cliente Ă© garantido o mesmo nĂvel de atendimento em
qualquer concessionĂ¡ria Iveco. Ou seja,
conseguimos deixar os nossos veĂculos sempre rodando, em qualquer ponto do PaĂs
em que o Martins esteja atendendo varejistas e atacadistas”, finaliza o
executivo da Iveco.
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