Iveco vende o seu caminhĂ£o nĂºmero 1.000 para atacadista distribuidor Martins

· Ao completar 60 anos de existĂªncia, uma das principais empresas do setor atacadista-distribuidor brasileiro conta com uma frota de 1.200 caminhões em que mais da metade dos veĂ­culos Ă© Iveco
· O caminhĂ£o entregue para simbolizar o veĂ­culo NĂºmero 1.000 Ă© o extrapesado Premium Stralis Hi-Way 600S48 6x2
· VeĂ­culos Iveco do Martins rodam 40 milhões de quilĂ´metros por ano, o equivalente a oito voltas em torno do planeta Terra por dia
· CEO da Martins destaca que parceria com a Iveco Ă© estratĂ©gica devido ao excelente custo-benefĂ­cio e Ă  completa assistĂªncia oferecida pela fabricante
· Iveco oferece atendimento de pĂ³s-venda de qualidade para atender Ă s operações da Martins: distribuidor comercializa 17.000 itens e atende mais de 376.000 clientes em todo o PaĂ­s

Texto e fotos: Iveco

O Iveco Hi-Way, extrapesado Premium eleito caminhĂ£o do ano 2013, foi o escolhido para marcar a longa parceria entre a Iveco e a Martins, uma das maiores empresas do setor atacadista-distribuidor do Brasil. O veĂ­culo, entregue ontem, dia 18/12, representa o caminhĂ£o de nĂºmero 1.000 comercializado pela fabricante Ă  companhia mineira. Ao completar 60 anos de atuaĂ§Ă£o no Brasil, o Martins Atacadista Ă© uma referĂªncia em seu segmento de atuaĂ§Ă£o, tendo sido citada neste ano como um exemplo de sucesso empresarial pela “Time”, revista norte-americana de negĂ³cios com cerca de 9 milhões de leitores em todo o mundo.


O atacadista conta com uma frota de 1.200 veĂ­culos, sendo que cerca de 70% Ă© Iveco. Por ano, os modelos Daily, Vertis HD, Tector e Stralis rodam 40 milhões de quilĂ´metros, o equivalente a oito voltas em torno da Terra por dia. Para marcar a entrega do milĂ©simo caminhĂ£o, o diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcanti, entregou aos representantes da Martins as chaves do caminhĂ£o extrapesado Premium Stralis Iveco Hi-Way 600S48 6x2, equipado com motor de 480 cavalos – veĂ­culo que serĂ¡ utilizado para transportar a carreta da Universidade Martins do Varejo (UMV) por todo o PaĂ­s.
“Hoje, o Martins Ă© o maior cliente da Iveco, em volume de vendas. Mais que nĂºmeros, nossa satisfaĂ§Ă£o Ă© de tambĂ©m mantermos com essa empresa uma verdadeira relaĂ§Ă£o de parceria e de relacionamento. Esse cliente teve participaĂ§Ă£o fundamental, por exemplo, na concepĂ§Ă£o do projeto do nosso mĂ©dio Vertis HD, lançado em janeiro no mercado do Brasil. O relacionamento institucional entre Iveco e Martins Ă© forte em todos os nĂ­veis, desde a presidĂªncia Ă s demais Ă¡reas corporativas”, explica Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco.
Dentro do PĂ³s-Venda da Iveco, a Martins conta com uma estrutura especĂ­fica de atendimento. AlĂ©m de um engenheiro de vendas dedicado Ă s suas operações, a Iveco realiza frequentemente reuniões com o cliente, nas quais as equipes de Engenharia e Marketing de Produto acompanham o desempenho dos veĂ­culos e analisam as demandas do segmento atacadista-distribuidor.
Todo esse atendimento encontra eco na grandiosidade das operações feitas pelo atacadista distribuidor. Com 4.730 colaboradores, a empresa possui mais de 3.400 representantes comerciais que trabalham em todo o Brasil atendendo todo o PaĂ­s. Comercializando mais de 17.000 itens, o Martins atende mais de 200 mil pequenos varejistas brasileiros. De clientes atacadistas ativos, sĂ£o mais de 376.000.
Atualmente, o atacadista distribuidor passa por um momento de readequaĂ§Ă£o do perfil de frota, onde os veĂ­culos fazem viagens mais curtas, porĂ©m transportando cargas de maior valor agregado. Para o CEO do Martins, Walter Faria, a parceria com a Iveco Ă© estratĂ©gica: “Devido ao nosso tipo de operaĂ§Ă£o, precisamos contar cada vez mais com o apoio e melhoria continua de serviços e soluções de transporte. Por isso, os veĂ­culos Iveco sĂ£o produtos que se enquadram no nosso perfil de carga e que tambĂ©m oferecem um bom custo-benefĂ­cio, ajudando em nossos resultados”.
A mudança dos produtos com tecnologia Euro 3 para Euro 5 nĂ£o passou despercebida: “Ainda Ă© muito cedo para falarmos em nĂºmeros, pois estamos analisando, mas jĂ¡ notamos economia no consumo de combustĂ­vel dos veĂ­culos Iveco”, diz Faria.

Vendas e PĂ³s-Venda
A marca de 1.000 caminhões vendidos foi atingida no inĂ­cio deste mĂªs de dezembro, com o arremate de um lote com 12 unidades do Daily 35S14, de 3,5 toneladas. “Apenas em 2013, vendemos 192 unidades, sendo 50 Vertis HD, 141 Dailys e um Hi-Way”, aponta Alcides Cavalcanti.
Do total de veĂ­culos Iveco em operaĂ§Ă£o no Martins, cerca de 360 sĂ£o Daily (chassi-cabine e furgĂ£o), 300 sĂ£o Tector e Eurocargo, alĂ©m de quase 200 unidades de Stralis e Vertis HD. Dos Dailys e Vertis, a estimativa Ă© que cada um dos veĂ­culos rode em mĂ©dia um total de 42.000 quilĂ´metros por ano, enquanto os Stralis e os semipesados (Tector e Eurocargo), cerca de 60.000 quilĂ´metros por ano. A soma da rodagem de todos os veĂ­culos chega Ă  marca dos 40 milhões de quilĂ´metros rodados por ano.
Como o Martins nĂ£o possui oficina prĂ³pria, toda a manutenĂ§Ă£o Ă© realizada pelos 110 pontos da Rede Iveco de concessionĂ¡rias espalhadas pelo Brasil. “A dinĂ¢mica operacional deste segmento Ă© bem diferente da mineraĂ§Ă£o – onde temos operações dedicadas, em ambiente controlado. Como o atacadista atende todo o territĂ³rio nacional, a empresa (Martins) utiliza a nossa rede para realizar as suas manutenções”, fala Cavalcanti.
Todos os veĂ­culos Iveco em operaĂ§Ă£o no Martins possuem o contrato de ManutenĂ§Ă£o e ReparaĂ§Ă£o, que garante o atendimento de PĂ³s-Venda em todo o Brasil. “Todos os reparos decorrentes do uso normal do veĂ­culo estĂ£o cobertos pelo contrato. Ao cliente Ă© garantido o mesmo nĂ­vel de atendimento em qualquer concessionĂ¡ria Iveco. Ou seja, conseguimos deixar os nossos veĂ­culos sempre rodando, em qualquer ponto do PaĂ­s em que o Martins esteja atendendo varejistas e atacadistas”, finaliza o executivo da Iveco.