Iveco integra a frota da Creme Mel Sorvetes, maior do segmento no Centro-Oeste

ProduĂ§Ă£o da indĂºstria de sorvetes Ă© escoada para nove estados brasileiros e Distrito Federal a bordo dos modelos Stralis, Tector, Vertis e Daily

Texto e fotos: Iveco

Quando trafegava nas rodovias de GoiĂ¡s, o motorista de Ă´nibus AntĂ´nio Benedito dos Santos nem imaginava que alguns anos depois seria proprietĂ¡rio de uma frota de veĂ­culos, entre eles 31 caminhões Iveco. Foi em 1987 que ele decidiu recomeçar mudando totalmente de ramo: largou o volante e comprou uma mĂ¡quina de fabricar sorvetes e picolĂ©s. Hoje ele administra a Creme Mel, maior indĂºstria de sorvetes do Centro-Oeste com capacidade de produĂ§Ă£o de 32 mil picolĂ©s e 15 mil litros de sorvete por hora.


Para transportar tanta mercadoria para nove estados brasileiros e Distrito Federal, o empresĂ¡rio precisou ampliar a sua frota e adquirir caminhões para dois tipos de segmentos: entregas de longa e pequena distĂ¢ncia. Foi aĂ­ que a experiĂªncia como motorista fez toda a diferença. “Os veĂ­culos Iveco nos atendem muito bem. SĂ£o resistentes e econĂ´micos. Estamos satisfeitos com a escolha”, comenta o empresĂ¡rio AntĂ´nio Santos.
Para os pequenos trechos, ele optou pelo furgĂ£o Daily, modelos 45s14 e 70c17, um veĂ­culo leve com motor Iveco FPT F1C Dual Stage e a tecnologia EGR (sigla inglesa para RecirculaĂ§Ă£o dos Gases de ExaustĂ£o), que dispensa o Arla-32. “O Daily Ă© um carrĂ£o. Excelente para entregas rĂ¡pidas na capital goiana e perĂ­metro urbano”.
A distribuiĂ§Ă£o para SĂ£o Paulo, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, GoiĂ¡s, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal Ă© feita a bordo dos modelos Stralis e Tector, ideais para grandes cargas. “O nosso escoamento diĂ¡rio Ă© bem significativo, cerca de 55 toneladas de picolĂ©s e sorvetes. Optamos por caminhões robustos como o Stralis, um veĂ­culo que nĂ£o encontro defeito. SĂ£o caminhões que nĂ£o dĂ£o problema”, elogia Santos.
Com freio motor de 415 cv e freio auxiliar Intarder com 978 cv, ambos mais potentes da categoria, o extrapesado Iveco Stralis proporciona uma viagem mais rĂ¡pida, com menos trocas de marchas e maior segurança nas ultrapassagens e retomadas. O Iveco Tector oferece conforto, economia, potĂªncia e durabilidade, caracterĂ­sticas para quem procura por um semipesado com alta produtividade.
Para transportar as mercadorias foram implementados baĂºs frigorĂ­ficos em toda a frota. “As placas eutĂ©ticas para refrigeraĂ§Ă£o sĂ£o muito pesadas, 90 quilos cada, e suportam refrigeraĂ§Ă£o de 24 a 36 horas. Temos um Tector 240E25, por exemplo, equipado com baĂºs refrigerados com 10 placas eutĂ©ticas. Foi uma Ă³tima opĂ§Ă£o por ser forte e Ă¡gil”, comenta o gerente de ManutenĂ§Ă£o de VeĂ­culos da Creme Mel, Valdemiro Resende.
Os caminhões Vertis 90v16 sĂ£o usados para viagens de mil quilĂ´metros, em mĂ©dia. “O Vertis nos atende bem. Conseguimos realizar entrega porta a porta com carregamento de 3 mil quilos de sorvete e picolĂ©s em cada baĂº refrigerado”, diz Resende.
Segundo AntĂ´nio Santos, a escolha por veĂ­culos resistentes foi bastante acertada, especialmente em locais onde as estradas sĂ£o ruins. “Um dos nossos maiores desafios sĂ£o as estradas, muitas em pĂ©ssimas condições e mal conservadas. Para suportar tanta precariedade, precisamos de caminhões que aguentem firme”, diz Santos que dĂ¡ como exemplo a dificuldade enfrentada pelos motoristas do ParĂ¡, onde a distribuiĂ§Ă£o Ă© terceirizada, porĂ©m tambĂ©m realizada com caminhões Iveco. “A situaĂ§Ă£o Ă© crĂ­tica e os motoristas necessitam de trucks potentes”.

Novos investimentos
Em julho deste ano a Creme Mel recebeu um investimento da H.I.G Capital, gestora americana de private equity. O capital serĂ¡ usado para construir a nova fĂ¡brica da empresa e ampliar os negĂ³cios. “A expansĂ£o da empresa contarĂ¡ com uma grande cĂ¢mara frigorĂ­fica para estocar a produĂ§Ă£o, fĂ¡brica de chocolate e polpa de frutas para uso interno e uma injetora de plĂ¡stico para embalagens dos picolĂ©s e sorvete. Esperamos com esse crescimento ampliar tambĂ©m a nossa frota de caminhões para atender clientes de outros estados do paĂ­s”, finaliza.