Inovar-Auto: base das atividades da AEA em 2013

Em 2013, a AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Engenharia Automotiva dedicou-se prioritariamente ao Inovar-Auto. Em 2014, ano em que completa 30 anos, a entidade reforça ainda mais as suasdiretrizes em encontro ao Novo Regime Automotivo

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SeminĂ¡rios de Emissões, de EletroeletrĂ´nica e de Segurança Veicular, simpĂ³sios internacionais de Engenharia Automotiva (SIMEA), de CombustĂ­veis, de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, alĂ©m de 18 cursos presenciais e dois online e de duas premiações (PrĂªmio AEA de Meio Ambiente e PrĂªmio AEA Destaque Novos Engenheiros) e os trabalhos das Comissões TĂ©cnicas, envolvendo mais de 700 engenheiros e tĂ©cnicos automotivos. Este foi o resultado das atividades da AEA – AssociaĂ§Ă£o Brasileira de EngenhariaAutomotiva ao longo de 2013. Mas este ano com um ingrediente especial: os desafios do Inovar-Auto.
“A engenharia automotiva brasileira vem ganhando importĂ¢ncia desde o ProĂ¡lcool, nos anos 1980, e depois com a tecnologia flexfuel, no inĂ­cio dos anos 2000. Mas, com o Novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, o papel da engenharia automotiva brasileira ganhou importĂ¢ncia sem precedentes na histĂ³ria da indĂºstria automobilĂ­stica nacional”, avalia Antonio Megale, presidente da AEA, para quem o programa governamental de incentivo ao setor, ao menos atĂ© 2018, vai posicionar o Brasil entre os maiores polos produtivos do mundo.
Com a instituiĂ§Ă£o do Inovar-Auto, em outubro de 2012, a diretoria executiva e as comissões tĂ©cnicas da AEA passaram a pautar e dar prioridade a todos os temas relacionados ao programa, em especial quanto Ă  segurança/qualidade veicular e Ă s emissões veiculares. Em paralelo, a AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Engenharia Automotiva reforçou os debates em torno dos temas de reciclagem veicular e renovaĂ§Ă£o de frota.
A AEA, em 2013, tambĂ©m estudou o procedimento de testes de emissĂ£o para veĂ­culos hĂ­bridos “sem plug-in”(com recarga de bateria e sem tomada de energia) e veĂ­culos “plug-in”(com recarga de bateria e recarga adicional via tomada de energia). O procedimento jĂ¡ foi concluĂ­do e entregue ao Ibama e ao Inmetro para ser seguido nos testes e regulamentações. Assim como foram iniciados estudos para veĂ­culos hĂ­bridos pesados e veĂ­culos puramente elĂ©tricos.
A pedido do Ibama, a entidade definiu ainda o procedimento de testes de ruĂ­do a ser aplicado na InspeĂ§Ă£o Veicular da cidade da SĂ£o Paulo e estudou a limitaĂ§Ă£o da emissĂ£o de ozĂ´nio na atmosfera na operaĂ§Ă£o de veĂ­culos flex no sistema de partida a frio.
FinalizaĂ§Ă£o do trabalho OBR2+ para veĂ­culos leves, elaboraĂ§Ă£o de proposta de norma para descarte correto do airbag a ser enviada ao Denatran, finalizaĂ§Ă£o e envio da cartilha de iluminaĂ§Ă£o ao Denatran, cartilha de fluido de freios e a conduĂ§Ă£o de estudos no tema renovaĂ§Ă£o de frota de veĂ­culos pesados compõem a grade de estudos desenvolvidos pela AEA em 2013.
De todas as atividades correlacionadas ao Inovar-Auto, no entanto, a mais importante foi a criaĂ§Ă£o do Grupo de Trabalho Especial de InovaĂ§Ă£o, de iniciativa da AEA em parceria com a ANPEI – AssociaĂ§Ă£o Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento e das Empresas Inovadoras e a Inventta BGI – Consultoria em InovaĂ§Ă£o TecnolĂ³gica, que se propĂ´s a discutir os impactos do novo regime automotivo, em especial quanto Ă s atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica.
Na sequĂªncia, o Grupo de Trabalho Especial de InovaĂ§Ă£o ganhou o apoio da Anfavea – AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Fabricantes de VeĂ­culos Automotores, do MCTI – MinistĂ©rio da CiĂªncia, Tecnologia e InovaĂ§Ă£o, do MDIC – MinistĂ©rio do Desenvolvimento, IndĂºstria e ComĂ©rcio Exterior, Sindipeças e USP.
Segundo Megale, “a AEA pretende consolidar as questões debatidas pelo grupo e compartilhar conhecimento por meio de manual tĂ©cnico,instrumento imprescindĂ­vel para dirimir questões relacionadas ao novo regime e, com isso, auxiliar as empresas no atendimento Ă s exigĂªncias do Inovar-Auto, atĂ© outubro de 2017, prazo de submissĂ£o das metas de reduĂ§Ă£o de emissões e de consumo por parte montadoras e importadoras que se habilitaram ao programa”.
No balanço 2013 da AEA, destaque tambĂ©m para a atuaĂ§Ă£o Grupo de Trabalho Auto Oil, que conduziu 540 testes com 11 combustĂ­veis e veĂ­culos de passageiros (em todas as fases do Proconve), motos (todas as fase do Promot). AlĂ©m disso, motores para caminhões estĂ£o em fase de preparaĂ§Ă£o. Em 2014, mais 860 testes de automĂ³veis, motos e motor Diesel estĂ£o programados atĂ© dezembro, quando o Programa Auto Oil deverĂ¡ estar finalizado.
Teve papel de destaque ainda a Diretoria de AcreditaĂ§Ă£o de LaboratĂ³rio de Emissões, de veĂ­culos leves e emissões de motos, que certamente terĂ¡ forte demanda por parte de todos os players da cadeia automotiva brasileira.

SIMEA 2013
Outro importante evento da AEA em 2013 foi o SimpĂ³sio Internacional de Engenharia Automotiva, que trouxe o tema “InovaĂ§Ă£o e Competitividade no Novo Regime Automotivo” e que reuniu pesquisadores, representantes do Governo e presidentes de entidades, como JoĂ£o Alziro Herz da Jornada, presidente do Inmetro, Paulo Butori (Sindipeças), Luiz Moan (Anfavea), Mauro Borges (ABDI), Glauco Arbix (FINEP), Heloisa Menezes (MDIC) e Nelson Akio Fujimoto (tambĂ©m do MDIC).
Como afirmou a secretĂ¡ria de Desenvolvimento da ProduĂ§Ă£o, do MDIC, Heloisa Menezes, “temas relativos ao Inovar-Auto, um programa de tal magnitude, nĂ£o se esgotam em um ano”, a diretoria executiva da AEA jĂ¡ decidiu dar continuidade aos debates tambĂ©m no SIMEA 2014, sob o tema “Inovar-Auto e a EvoluĂ§Ă£o TecnolĂ³gica no Brasil”.
A ediĂ§Ă£o do SIMEA deste ano trouxe ainda mais uma novidade. Em parceria com a Automaker Media, o simpĂ³sio apresentou a sĂ©rie de trabalhos tĂ©cnicos do Virtual Powertrain Conference e a mostra tecnolĂ³gica do Testing Show.
Com esse espĂ­rito de atender Ă s demandas do Inovar-Auto, a AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Engenharia Automotiva – em 2014, ano em que comemora seus 30 anos de atuaĂ§Ă£o no setor automotivo – vai reforçar ainda mais o seu portfĂ³lio de produtos e serviços em favor da modernizaĂ§Ă£o da indĂºstria brasileira.