Duas Carretas da Saúde atendem moradores do Centro de São Paulo

Com o objetivo de diminuir as imensas filas de espera do SUS (Sistema Único de Saúde), duas Unidades Móveis atendem a população do Centro de São Paulo durante dois meses no Vale do Anhangabaú

Texto e fotos: Truckvan

Todos os agendamentos serão realizados pela Prefeitura de São Paulo, que entrará em contato com a pessoa que se cadastrou nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e está na fila de espera para ser atendida.
Por meio da Carreta Cirúrgica, produzida pela TRUCKVAN, o paciente encaminhado via UBS poderá realizar pequenas cirurgias como oftalmológicas, dermatológicas, biópsia de próstata para diagnóstico, aparelho digestivo, cirurgia de hérnia, entre outras.

carreta-cirurgica-400x300.jpg

Também implantada pela TRUCKVAN, a Carreta Enfermaria funcionará como local de internação do paciente em caso de necessidade.
Considerada hospital sobre rodas, a Carreta Cirúrgica tem 15 metros de comprimento e é dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais, atingindo uma área de 100 m². Os centros médicos móveis possuem quatro salas de atendimento climatizadas e equipamentos de diagnósticos de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas amplas áreas de espera, banheiros e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.


cirurgia-300x300.jpg

Entregues para o projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), oito Unidades Móveis de Saúde da TRUCKVAN estão sendo usadas pelo programa Hora Certa Móvel, da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de São Paulo, sendo três na Zona Norte, duas na Zona Sul, duas no Centro e uma na Zona Leste da capital.
A expectativa da Secretaria da Saúde é que, em seis meses, o programa seja responsável pela realização de 215 mil exames no município.