BMW
Group reforça compromisso com o Brasil ao lançar Pedra Fundamental de sua
primeira fábrica de automóveis na América do Sul e apresentar ao mercado o BMW
320i ActiveFlex, primeiro veículo premium turbo flex do mundo
· Sediada em
Araquari (SC) e com início da produção previsto para outubro de 2014, unidade
terá capacidade de produção de 32 mil veículos/ano, gerando 1.300 empregos
diretos
· A nova fábrica
produzirá os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman
O BMW Group realizou
um evento oficial para o lançamento da Pedra Fundamental de sua primeira fábrica de automóveis na América do Sul, em Araquari
(SC).
Dentre os presentes estiveram o Vice Presidente da República, Michel Temer;
Raimundo Colombo, Governador de Santa Catarina; Ludwig Willisch, CEO
para as Américas do BMW Group; e Arturo Piñeiro, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.
O investimento realizado na construção da fábrica é de mais de 200
mihões de euros (cerca de R$ 600 milhões), e resultará em uma unidade produtiva
com capacidade instalada de 32 mil veículos ao ano. O portifólio de produção
incluirá os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman. Cerca de 1.300
empregos diretos serão gerados, dos quais 60 já foram preenchidos, além de
aproximadamente 2.500 indiretos em um primeiro momento, contando
fornecedores, parceiros de negócios e novos
concessionários.
“Com
a construção da fábrica no Brasil, reforçamos o nosso compromisso com o país e
agregamos um marco na estratégia de crescimento em longo prazo do BMW Group. O
Brasil possui uma economia que vem se consolidando globalmente e é um mercado
com um enorme potencial de crescimento futuro”, afirma Ludwig Willisch,
CEO
para as Américas do BMW Group.
Em
Munique (Alemanha), Harald Krüger, membro do Conselho Administrativo da BMW AG,
comentou: “hoje lançamos a Pedra Fundamental de nossa primeira fábrica de
automóveis na América do Sul. A nova unidade produtiva no Brasil será um
elemento importante em nossa rede internacional de produção e terá uma
contribuição significativa para o crescimento lucrativo e sustentável do BMW
Group. Nosso princípio estratégico de que a produção segue a demanda de mercado
já se mostrou muito efetivo em países como EUA e China e também assegurará o
sucesso de nosso negócio no Brasil”.
O BMW Group objetiva atingir
crescimento balanceado em todos os mercados e continentes. Economias emergentes
como Brasil, Rússia, Índia e Coréia do Sul possuem um papel essencial para o
alcance dessa meta. Ao construir uma nova fábrica no Brasil, o grupo expande sua
rede de produção mundial, que abrange 29 unidades produtivas e de montagem em 13
países e quatro continentes.
O início das operações na nova
fábrica está previsto para outubro de 2014. Com uma área construída principal de
cerca de 500 mil m2, a infraestrutura na unidade produtiva
contemplará as atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e
logística, além de prédios administrativos e auxiliares. Além da fábrica, o BMW
Group também está montando um centro de treinamento na cidade de Joinville
(distante 20 quilômetros de Araquari), que abrigará uma linha de montagem que
replica a que existirá na fábrica, permitindo a realização de atividades de
qualificação dos funcionários que serão contratados para atuar na linha de
produção.
Além da nova fábrica de
Araquari, o BMW Group produz motocicletas no Brasil desde 2010, em sua unidade
localizada na cidade de Manaus, na qual são produzidos os modelos BMW G 650 GS,
BMW F 800 R, BMW F 800 GS e BMW F 800 GS
Adventure.
BMW 320i ActiveFlex: o primeiro
veículo premium turbo flex do mundo
A BMW do Brasil mais uma vez é pioneira ao
desenvolver e apresentar uma tecnologia inédita na indústria automotiva. A
montadora apresenta o BMW 320i ActiveFlex, primeiro veículo premium turbo flex
do mundo. O modelo, que está disponível nas concessionárias da marca desde
novembro, foi lançado oficialmente durante o evento da Pedra Fundamental da nova
fábrica.
O motor 2.0 que equipa o veículo combina as
tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW ActiveFlex, com turbo compressor e injeção
direta de combustível, projetado para o uso flexível de combustíveis etanol e
gasolina. Especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro, o novo propulsor
faz sua estreia no sedã BMW 320i ActiveFlex, primeiro veículo premium que
oferece ao condutor total liberdade na escolha do combustível.
“Esse ano a tecnologia flex completa 10 anos
no Brasil, o que faz de nosso país o líder no uso de biocombustível no setor
automotivo há muitos anos, sendo a segunda nação do mundo na produção de etanol
e o maior fabricante de veículos com tecnologia flex, que hoje representam 98%
do mercado nacional. Com a introdução do BMW 320i ActiveFlex, o consumidor
brasileiro tem o primeiro modelo no segmento de luxo que permite aproveitar as
vantagens econômicas e sustentáveis do etanol”, comenta Arturo Piñeiro,
presidente e CEO do BMW Group Brasil.
Com quatro cilindros, o motor 2.0 desenvolve
potência de 184 hp entre 5.000 e 6.250 rpm e torque de 270 Nm de 1.250 a 4.500
rpm, mantendo a alta performance, a perfeição no funcionamento e a eficiência no
consumo, características tradicionais da marca. Em conjunto com a transmissão
automática de oito velocidades e tração traseira, o propulsor leva o BMW 320i
ActiveFlex de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 235 km/h – o mesmo
desempenho do modelo a gasolina.
A
tecnologia BMW TwinPower Turbo permite controlar a preparação da mistura de
combustível, garantindo desempenho e conforto ao dirigir, seja qual for a
proporção de gasolina ou etanol. Além das modificações no tanque e sistema de
alimentação, os elementos que constituem a tecnologia BMW ActiveFlex incluem um
sensor de combustível extremamente preciso localizado na parte inferior da
carroceria, próximo ao motor. Este sensor determina o conteúdo de etanol na
mistura alimentada pela bomba de combustível, antes de chegar ao sistema de
injeção.
Para garantir um funcionamento preciso do
motor, também foram adotados o sistema de injeção direta de combustível High
Precision Injection e o controle variável do curso de válvula de admissão,
conhecido como VALVETRONIC. A tecnologia High Precision Injection permite uma
partida segura e espontânea, mesmo em condições de frio extremo, com
temperaturas externas abaixo de 0º C. Comparado aos veículos flex convencionais,
que usam injetores no coletor, o BMW 320i ActiveFlex dispensa um sistema de
partida alimentado com gasolina ou aquecedor elétrico de combustível, pois a
injeção é feita diretamente na câmara de combustão a uma pressão de até 200 bar
e a temperaturas acima de 250º C.
O
VALVETRONIC, patenteado pelo BMW Group, consiste em um sistema totalmente
variável de abertura da válvula de admissão, por meio de um servomotor elétrico.
Como resultado, a alimentação do ar é controlada diretamente nas válvulas de
admissão e não por uma válvula com corpo de borboleta, que fica distante da
câmara de combustão, como ocorre nos motores convencionais. Esse controle
preciso contribui para o aumento na eficiência durante mudanças de carga, seja
qual for o combustível utilizado.
“O foco da BMW é aumentar a variedade de
modelos oferecidos no Brasil, pois essa expansão é um elemento fundamental para
consolidar o compromisso do grupo com o país”, conclui
Piñeiro.
Para mais informações sobre a BMW do Brasil
acesse:
Twitter: www.twitter.com/BMWOficial
Youtube: www.youtube.com/BMWTVBrasil
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