AdesĂ£o ao Inovar-Auto dĂ¡ novo alento Ă  Kia Motors em 2014


Com o aval da montadora sul-coreana no mĂªs passado, a Kia Motors do Brasil inicia processo de habilitaĂ§Ă£o ao programa Inovar-Auto ainda em dezembro. Com isso, a importadora prevĂª para 2014 um ano mais alentador

Texto e fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o

“A Kia Motors Corporation autorizou a Kia Motors do Brasil, no mĂªs passado, a formalizar o processo de habilitaĂ§Ă£o ao programa Inovar-Auto, e assim, comprometendo-se a cumprir metas de eficiĂªncia energĂ©tica a serem comprovadas em outubro de 2017. Com isso, ainda em dezembro, vamos protocolar o nosso pleito ao programa”. A declaraĂ§Ă£o Ă© de JosĂ© Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, em encontro com os jornalistas automotivos nesta quarta-feira em SĂ£o Paulo.


Segundo Gandini, a Kia Motors do Brasil nĂ£o aderiu ao Inovar-Auto, instituĂ­do em 3 de outubro de 2012, porque apenas como importadora e distribuidora nĂ£o teria como atender aos requisitos mĂ­nimos do programa. “Sem o comprometimento jurĂ­dico da montadora sul-coreana, nĂ£o teria como sustentar o nosso compromisso com o Governo brasileiro”, argumenta.
A partir de janeiro de 2014, por meio do programa Inovar-Auto, a Kia Motors passa a ter direito Ă  cota mĂ¡xima de 4.800 unidades/ano sem os 30 pontos percentuais no IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. Para que a importadora volte a ter competitividade, 6 mil unidades do Bongo – produzido no Uruguai, portanto tambĂ©m sem os 30 p.p no IPI – serĂ£o contabilizadas em 2014.
Nas estimativas de vendas da Kia Motors para o prĂ³ximo ano, Gandini espera obter crescimento de cerca de 3% sobre os volumes de 2013. “Como fecharemos o ano com 29 mil veĂ­culos emplacados, ao projetarmos 3% de crescimento, chegaremos a 30 mil unidades em 2014. Para chegarmos a essa projeĂ§Ă£o, contaremos com a cota de 4.800 unidades e 6 mil de Bongo, sem a alta de 30 pontos percentuais no IPI, e mais cerca de 20 mil unidades com o IPI diferenciado”, estima.
Ainda de acordo com o presidente da Kia Motors, “a cota de 4.800 unidades sem o aumento de 30 pontos percentuais no IPI vai nos permitir equalizar preços com os concorrentes nacionais. Apenas a tĂ­tulo ilustrativo, em setembro quando aplicamos um bĂ´nus de trĂªs mil reais no Picanto, as vendas cresceram 54%; e em outubro, o bĂ´nus de quatro mil reais no Cerato significou 16% a mais em vendas. Ou seja, esses dois modelos chegaram aos patamares de preços dos veĂ­culos concorrentes nacionais”, explica Gandini.

Lançamentos – Outro cenĂ¡rio, agora factĂ­vel, Ă© a efetiva sĂ©rie de lançamentos que a Kia Motors deve fazer ao longo de 2014. Os dois primeiros jĂ¡ estĂ£o definidos: o sedĂ£ de luxo Quoris em abril e o novo Soul (segunda geraĂ§Ă£o) em maio. Outros, no entanto, como do Cerato Hatch, nova Carens e o Cerato Koup, terĂ£o de ser postergados por conta do fator incompatibilidade de preços finais.
“De qualquer maneira, agora temos mais alternativas. Com a cota, podemos direcionar os benefĂ­cios fiscais para produtos em alto volume ou para produtos de nicho, mas sempre em condições igualitĂ¡rias em relaĂ§Ă£o aos seus principais concorrentes”, enfatiza Gandini.

Ações de marketing – Embora o setor automotivo brasileiro esteja trabalhando com a possibilidade de queda de 1% nas vendas em 2014, a Kia Motors do Brasil vislumbra recuperaĂ§Ă£o parcial de suas perdas em 2012 e 2013 com o alento do Inovar-Auto, do Bongo produzido no Uruguai e tambĂ©m com o apoio de linha de produtos atualizados, posicionados Ă  frente de seus principais concorrentes, alĂ©m de um programa estratĂ©gico de marketing.
Duas ações jĂ¡ estĂ£o confirmadas. A primeira Ă© a renovaĂ§Ă£o de ações de merchandising da novela das 21 horas da Globo. Na sequĂªncia de “Amor Ă  Vida”, na qual jĂ¡ teve forte participaĂ§Ă£o ao longo do ano, a Kia Motors do Brasil – em 2014 – estarĂ¡ presente em “Em FamĂ­lia”, de autoria de Manoel Carlos, novela protagonizada por Bruna Marquezine.
“NĂ£o temos como mensurar a influĂªncia do merchansiding na venda do automĂ³vel. Mas posso assegurar que o fluxo de loja, nos dias subsequentes Ă  aĂ§Ă£o de merchandising, aumenta de modo muito expressivo. A partir desse momento, cabe ao concessionĂ¡rio possibilitar ao consumidor a oportunidade de test-drive e de mostrar todos os features de um automĂ³vel Kia”, analisa Gandini.
Outra importante aĂ§Ă£o de marketing em 2014 serĂ¡ a da Copa do Mundo de Futebol, a ser disputada em 12 estĂ¡dios, dos quais a Kia Motors do Brasil terĂ¡ participaĂ§Ă£o direta, com ativações de interatividade com o pĂºblico, em seis deles.
“Tivemos uma prĂ©via na Copa das Confederações, cujo resultado foi muito bom, no sentido de tornar a marca Kia ainda mais conhecida no mercado brasileiro”, conclui Gandini.