AdesĂ£o ao Inovar-Auto dĂ¡ novo alento Ă Kia Motors em
2014
Com o aval da montadora sul-coreana no mĂªs passado, a
Kia Motors do Brasil inicia processo de habilitaĂ§Ă£o ao programa Inovar-Auto
ainda em dezembro. Com isso, a importadora prevĂª para 2014 um ano mais
alentador
Texto e fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o
“A Kia Motors Corporation autorizou a Kia
Motors do Brasil, no mĂªs passado, a formalizar o processo de habilitaĂ§Ă£o ao
programa Inovar-Auto, e assim, comprometendo-se a cumprir metas de eficiĂªncia
energética a serem comprovadas em outubro de 2017. Com isso, ainda em dezembro,
vamos protocolar o nosso pleito ao programa”. A declaraĂ§Ă£o Ă© de JosĂ© Luiz
Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, em encontro com os jornalistas
automotivos nesta quarta-feira em SĂ£o Paulo.
Segundo Gandini, a Kia Motors do Brasil nĂ£o aderiu ao
Inovar-Auto, instituĂdo em 3 de outubro de 2012, porque apenas como importadora
e distribuidora nĂ£o teria como atender aos requisitos mĂnimos do programa. “Sem
o comprometimento jurĂdico da montadora sul-coreana, nĂ£o teria como sustentar o
nosso compromisso com o Governo brasileiro”, argumenta.
A partir de janeiro de 2014, por meio do programa
Inovar-Auto, a Kia Motors passa a ter direito Ă cota mĂ¡xima de 4.800
unidades/ano sem os 30 pontos percentuais no IPI – Imposto sobre Produtos
Industrializados. Para que a importadora volte a ter competitividade, 6 mil
unidades do Bongo – produzido no Uruguai, portanto tambĂ©m sem os 30 p.p no IPI –
serĂ£o contabilizadas em 2014.
Nas estimativas de vendas da Kia Motors para o prĂ³ximo
ano, Gandini espera obter crescimento de cerca de 3% sobre os volumes de 2013.
“Como fecharemos o ano com 29 mil veĂculos emplacados, ao projetarmos 3% de
crescimento, chegaremos a 30 mil unidades em 2014. Para chegarmos a essa
projeĂ§Ă£o, contaremos com a cota de 4.800 unidades e 6 mil de Bongo, sem a alta
de 30 pontos percentuais no IPI, e mais cerca de 20 mil unidades com o IPI
diferenciado”, estima.
Ainda de acordo com o presidente da Kia Motors, “a cota
de 4.800 unidades sem o aumento de 30 pontos percentuais no IPI vai nos permitir
equalizar preços com os concorrentes nacionais. Apenas a tĂtulo ilustrativo, em
setembro quando aplicamos um bĂ´nus de trĂªs mil reais no Picanto, as vendas
cresceram 54%; e em outubro, o bĂ´nus de quatro mil reais no Cerato significou
16% a mais em vendas. Ou seja, esses dois modelos chegaram aos patamares de
preços dos veĂculos concorrentes nacionais”, explica Gandini.
Lançamentos – Outro cenĂ¡rio, agora factĂvel, Ă© a
efetiva série de lançamentos que a Kia Motors deve fazer ao longo de 2014. Os
dois primeiros jĂ¡ estĂ£o definidos: o sedĂ£ de luxo Quoris em abril e o novo Soul
(segunda geraĂ§Ă£o) em maio. Outros, no entanto, como do Cerato Hatch, nova
Carens e o Cerato Koup, terĂ£o de ser postergados por conta do fator
incompatibilidade de preços finais.
“De qualquer maneira, agora temos mais alternativas. Com
a cota, podemos direcionar os benefĂcios fiscais para produtos em alto volume ou
para produtos de nicho, mas sempre em condições igualitĂ¡rias em relaĂ§Ă£o aos seus
principais concorrentes”, enfatiza Gandini.
Ações de marketing – Embora o setor automotivo
brasileiro esteja trabalhando com a possibilidade de queda de 1% nas vendas em
2014, a Kia Motors do Brasil vislumbra recuperaĂ§Ă£o parcial de suas perdas em
2012 e 2013 com o alento do Inovar-Auto, do Bongo produzido no Uruguai e também
com o apoio de linha de produtos atualizados, posicionados Ă frente de seus
principais concorrentes, além de um programa estratégico de
marketing.
Duas ações jĂ¡ estĂ£o confirmadas. A primeira Ă© a
renovaĂ§Ă£o de ações de merchandising da novela das 21 horas da Globo. Na
sequĂªncia de “Amor Ă Vida”, na qual jĂ¡ teve forte participaĂ§Ă£o ao longo do ano,
a Kia Motors do Brasil – em 2014 – estarĂ¡ presente em “Em FamĂlia”, de autoria
de Manoel Carlos, novela protagonizada por Bruna Marquezine.
“NĂ£o temos como mensurar a influĂªncia do merchansiding
na venda do automĂ³vel. Mas posso assegurar que o fluxo de loja, nos dias
subsequentes Ă aĂ§Ă£o de merchandising, aumenta de modo muito expressivo. A partir
desse momento, cabe ao concessionĂ¡rio possibilitar ao consumidor a oportunidade
de test-drive e de mostrar todos os features de um automĂ³vel Kia”, analisa
Gandini.
Outra importante aĂ§Ă£o de marketing em 2014 serĂ¡ a da
Copa do Mundo de Futebol, a ser disputada em 12 estĂ¡dios, dos quais a Kia Motors
do Brasil terĂ¡ participaĂ§Ă£o direta, com ativações de interatividade com o
pĂºblico, em seis deles.
“Tivemos uma prĂ©via na Copa das Confederações, cujo
resultado foi muito bom, no sentido de tornar a marca Kia ainda mais conhecida
no mercado brasileiro”, conclui Gandini.
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