Volkswagen do Brasil patrocina “Amarok Expedition”
 
  • Em sua 2ª ediĂ§Ă£o, evento busca quebra do recorde mundial de parapente
  • Em 2012, participantes bateram por quatro vezes o recorde mundial de distĂ¢ncia de voo
  • “Amarok Expedition” estĂ¡ sendo realizada com atletas profissionais no Nordeste brasileiro

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen do Brasil patrocina a segunda ediĂ§Ă£o do evento “Amarok Expedition”, que estĂ¡ sendo realizado no Nordeste brasileiro atĂ© o dia 14 de dezembro, em busca da quebra do recorde mundial de distĂ¢ncia de voo em parapente (atualmente, 500 km). Seis atletas profissionais da equipe Sol Paragliders estĂ£o sobrevoando a regiĂ£o de QuixadĂ¡ (CE), tendo como apoio, em solo, a pick-up conceito Amarok Canyon e a Amarok Trendline. Para dar suporte aos atletas, as duas pick-ups enfrentam trechos de asfalto, tortuosos caminhos nas montanhas, trilhas de lama e de pedras.


“A ‘Amarok Expedition’ ressalta o espĂ­rito aventureiro da pick-up Amarok, sua robustez e versatilidade para enfrentar qualquer tipo de terreno”, afirmou o gerente de Produto e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, Carlos Leite. O gerente de Vendas e Marketing da empresa, Luiz Antonio Buozzi, completa: “A Volkswagen Ă© reconhecida por seu apoio a eventos esportivos, com foco no incentivo Ă  prĂ¡tica de esportes e na promoĂ§Ă£o da qualidade de vida”. Durante toda a expediĂ§Ă£o, a marca Volkswagen tambĂ©m Ă© destacada nos parapentes, mochilas, roupas e acessĂ³rios usados pelos pilotos. Na “Amarok Expedition”, a pick-up oferece todo apoio necessĂ¡rio aos atletas e chama a atenĂ§Ă£o por onde passa.
Com diversos recordes mundiais em currĂ­culo, o time de pilotos de parapente que participa da “Amarok Expedition” faz decolagens diĂ¡rias, as quais sĂ³ dependem das condições do tempo e sempre tĂªm inĂ­cio em QuixadĂ¡ (CE), um dos melhores destinos para a prĂ¡tica do esporte. De lĂ¡, os atletas tentam quebrar o atual recorde mundial, que Ă© percorrer 500 km em um Ăºnico voo. Ao aterrissar, os pilotos retornam a QuixadĂ¡ por terra, para retomarem a aventura no dia seguinte.


Na sua primeira ediĂ§Ă£o, realizada em 2012, o evento bateu por quatro vezes o recorde mundial de distĂ¢ncia de voo da Ă©poca e somou mais de 11.000 km voados de parapente, alĂ©m de 14.500 km rodados com a Amarok. Para obter mais informações, conhecer a equipe de atletas da Sol Paraglider e acompanhar o diĂ¡rio de bordo da “Amarok Expedition”, acesse o site http://www.vw.com.br/pt/carros/Amarok/amarok-expedition.html

Amarok
A pick-up mĂ©dia Volkswagen Amarok Ă© oferecida em sete opções de configuraĂ§Ă£o, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, traĂ§Ă£o 4x2 e traĂ§Ă£o 4x4, transmissĂ£o manual de seis marchas ou automĂ¡tica de oito marchas.
Na versĂ£o S da pick-up – oferecida em configurações de cabine simples (com traĂ§Ă£o 4x2 ou 4x4) e de dupla (traĂ§Ă£o 4x4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potĂªncia de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque Ă© de 34,7 kgfm, disponĂ­vel a partir de 1.600 rpm. Nas versões SE, Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potĂªncia para 180 cv. O torque mĂ¡ximo Ă© de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o cĂ¢mbio manual de 6 marchas. Com o cĂ¢mbio automĂ¡tico de 8 marchas (recurso opcional para a versĂ£o Trendline e de sĂ©rie na Highline), o torque mĂ¡ximo Ă© de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
Desde a versĂ£o S, a Amarok traz de sĂ©rie uma extensa lista de equipamentos, entre os quais direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, ar-condicionado Climatic, bancos do motorista e do passageiro com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e distĂ¢ncia, preparaĂ§Ă£o para rĂ¡dio com 2 alto-falantes, freios ABS (com funĂ§Ă£o “off-road”, BAS – Sistema de AssistĂªncia Ă  Frenagem; EBC – Controle EletrĂ´nico de Frenagem; e EBD – Distribuidor EletrĂ´nico da Força de Frenagem), TCS (Sistema de Controle de TraĂ§Ă£o), airbags dianteiros, entre outros. A pick-up tambĂ©m conta de sĂ©rie com bloqueio eletrĂ´nico do diferencial (EDL) e o sistema de alĂ­vio de peso da tampa traseira. A versĂ£o Trendline oferece como opcionais o jĂ¡ consagrado cĂ¢mbio automĂ¡tico de oito marchas, alĂ©m de farĂ³is de neblina com luz dinĂ¢mica para manobras, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento e o pacote tecnolĂ³gico Light & Vision (composto por acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, retrovisor interno eletrocrĂ´mico, Coming&Leaving home e sensor de chuva). A versĂ£o tambĂ©m conta com o novo rĂ¡dio RCD-320 2DIN com entradas SD-card /USB e com Bluetooth como item de sĂ©rie.
A versĂ£o Highline automĂ¡tica incorpora como itens de sĂ©rie sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, Coming&Leaving home, retrovisor interno eletrocrĂ´mico e sensor de chuva. Entre os equipamentos opcionais figuram as rodas de liga-leve de 19 polegadas. Entre os recursos opcionais para todas as versões Ă© oferecido o Controle EletrĂ´nico de Estabilidade (ESC), que inclui o Assistente para Partida em Subida (HSA) e o Controle AutomĂ¡tico de Descida (HDC).


Amarok Canyon
A Volkswagen mostrou pela primeira vez a Amarok Canyon, versĂ£o conceitual da pick-up, no SalĂ£o de Genebra, em abril de 2012; para o pĂºblico brasileiro, a apresentaĂ§Ă£o foi no SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo, no mesmo ano. Configurado para a prĂ¡tica radical da canoagem, o protĂ³tipo demonstra agora sua versatilidade, em aplicações especiais.
A Amarok Canyon Ă© mais alta e larga do que o modelo de sĂ©rie e sua cor, mais exĂ³tica. A carroceria, com brilho especial devido Ă s trĂªs camadas da pintura “Laranja Baladi”, foi elevada em 40 mm com uso de kit especial. Com os pneus tambĂ©m especiais, a picape ficou 85 mm mais alta que a versĂ£o de produĂ§Ă£o. A pick-up modificada tambĂ©m ganhou farĂ³is auxiliares montados sobre o teto e outros toques visuais.
A largura da versĂ£o conceitual tambĂ©m foi aumentada. As caixas das rodas foram alargadas 35 mm em cada lado, para criar espaço para os grandes pneus todo-terreno 275/65 R18, montados em rodas tipo “Durban” pintadas na cor Adamantiun Dark, com alto brilho. Para garantir a mĂ¡xima capacidade off-road, a Amarok Canyon utiliza o mesmo motor biturbo 2.0 TDI com 180 cv, da versĂ£o de linha, que oferece torque mĂ¡ximo de 40,8 kgfm a 1.500 rpm. O sistema 4MOTION de traĂ§Ă£o integral selecionĂ¡vel, juntamente com a caixa de reduĂ§Ă£o e o travamento do diferencial no eixo traseiro, assegura a eficiĂªncia da transmissĂ£o de força para as rodas, mesmo nas mais duras condições.