ÚNICA
MARCA CHINESA NA FENATRAN, SHACMAN MOSTROU
PROTÓTIPO DO PRIMEIRO CAMINHÃO BRASILEIRO
Primeira
chinesa a ser habilitada ao Inovar-Auto apresentou caminhão-conceito
com nacionalização superior a 60%
Texto e fotos: Secco Consultoria
O primeiro protótipo
do caminhão Shacman brasileiro, que será produzido a partir do segundo semestre
do próximo ano, foi a principal atração do estande da Metro-Shacman na
Fenatran, que se realizou no Parque Anhembi, em São Paulo. Única marca de
origem chinesa participante do evento, mostrou o veículo Shacman TT 440 6x4 com
índice de nacionalização superior a 60%, obtido por intermédio de parceria
estabelecida com mais de 40 empresas brasileiras do segmento de autopeças.
Ao lado do Shacman TT
440 6x4, a empresa apresentou também um driveline – conjunto formado por motor
Cummins, transmissão Eaton automatizada de 18 marchas, eixo dianteiro e cardãs
Dana, eixos traseiros Meritor, pneus Goodyear, freios Master, rodas Maxion
Wheels – entre as mais de 40 empresas participantes do projeto do caminhão
brasileiro.
O veículo revela
também um dos resultados do departamento de engenharia da empresa com o motor
Cummins ISM 11P7, de 6 cilindros em linha e 10,8 litros de capacidade cúbica,
com potência elevada para 440 cv, e a opção de transmissão Eaton automatizada
de 18 velocidades ou ZF manual de 16 velocidades.
Após a Fenatran, a
empresa dará início ao programa de certificação do veículo, por intermédio de
testes de durabilidade e desempenho, em diversas condições de utilização, tipos
de estradas e clima no Brasil. O programa envolverá a utilização do veículo com
tração de semirreboques e diferentes configurações de implementos utilizados no
segmento de transporte de cargas do Brasil.
Na Fenatran, a
Metro-Shacman anunciou a ampliação da rede de vendas e serviços para 16 pontos
em diversos Estados brasileiros.
0 Comentários