Scania R 440 Ă© o campeĂ£o em emplacamentos da indĂºstria em 2013

Modelo detĂ©m 18% de participaĂ§Ă£o e seus principais diferenciais sĂ£o economia de combustĂ­vel, desempenho e conforto; marca tambĂ©m lidera a faixa de caminhões pesados

Texto e fotos: Scania

A Scania permanece como a lĂ­der do mercado de caminhões pesados em 2013 com uma participaĂ§Ă£o de 32%. De janeiro a outubro, foram emplacados 14.744 veĂ­culos da marca acima de 45 ton de capacidade mĂ¡xima de traĂ§Ă£o (CMT). Um dos motivos para esse resultado Ă© a performance do R 440. AlĂ©m de ser o pesado com o maior nĂºmero de registros da categoria, com 8.459 unidades, o que lhe rende uma participaĂ§Ă£o de 18%, o produto se tornou o mais emplacado da indĂºstria brasileira de veĂ­culos comerciais. Os dados sĂ£o da FederaĂ§Ă£o Nacional da DistribuiĂ§Ă£o de VeĂ­culos Automotores (Fenabrave).


“O ano de 2013 tem sido especial para a Scania. NĂ£o podemos esquecer que fomos os primeiros a vender os produtos Euro 5 no Brasil em outubro de 2011. Essa estratĂ©gia acertada nos rende frutos atĂ© hoje. Prova disso Ă© a liderança nos pesados e o excelente momento vivido pelo R 440”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “O R 440 Ă© o caminhĂ£o acima de 45 ton de maior rentabilidade e economia de combustĂ­vel, atributos reconhecidos pelos clientes, que dizem que caminhĂ£o Euro 5 Ă© Scania.” 
“Nossa expectativa Ă© ainda mais positiva para o desempenho do modelo em 2014, pois a grande novidade Ă© que agora o R 440 ganhou sua versĂ£o Streamline. O pesado que jĂ¡ Ă© o mais econĂ´mico na opiniĂ£o dos clientes agora pode reduzir em atĂ© 4% o consumo de diesel em relaĂ§Ă£o a sua versĂ£o tradicional”, salienta Leoncini.
O R 440 possui motor 13 litros de 440 cavalos que desenvolve eficiente torque de 2.300Nm jĂ¡ a 1.000 rpm, garantindo maior economia. Ele Ă© oferecido nas configurações de roda 4x2, 6x2 e 6x4 e tem vocaĂ§Ă£o para aplicações de longas distĂ¢ncias com implementos baĂº, sider, carga seca, caçamba, contĂªiner, frigorĂ­fico, tanque e cegonha. Possui a maior capacidade de arraste e a cabine de maior ergonomia e conforto do segmento, que garante ambiente de trabalho mais saudĂ¡vel e seguro. Equipado com a caixa automatizada de maior destaque no mercado, o Scania Opticruise (agora na quarta geraĂ§Ă£o), ele Ă© capaz de oferecer a melhor rentabilidade com disponibilidade, aliado a programas de manutenĂ§Ă£o que se ajustam Ă s necessidades do transportador.

Liderança nos pesados
De janeiro a outubro de 2013, a Scania obteve 14.744 caminhões emplacados, um crescimento de 92% em comparaĂ§Ă£o com as 7.656 unidades registradas no mesmo perĂ­odo de 2012. Volume que rendeu participaĂ§Ă£o de 32%. 

Marca que mais cresce nos semipesados
Os resultados positivos tambĂ©m acompanham a Scania no segmento de caminhões semipesados. No acumulado de janeiro a outubro, o montante chega a 1.352 veĂ­culos, numa alta de 68,2% no comparativo com 2012. A participaĂ§Ă£o atual no mercado Ă© de 3,4%. 
“Somos a marca que mais cresce no segmento e os clientes jĂ¡ visualizam a Scania como fabricante tambĂ©m de semipesados. NĂ³s oferecemos a mesma cabine do modelo rodoviĂ¡rio, ou seja, de igual qualidade. A força de vendas estĂ¡ sendo cada vez mais capacitada e segmentada para atender o cliente de forma personalizada”, diz Leoncini. 
Os diferenciais dos semipesados Scania sĂ£o caixa automatizada como opcional (Scania Opticruise), maior torque (1.550Nm), que garante superior economia de combustĂ­vel e maior agilidade de entrega, traĂ§Ă£o 8x2 original de fĂ¡brica, balança digital no painel (para medir o peso e ajudar o motorista a estar dentro da Lei da Balança) e suspensĂ£o a ar.
A linha estĂ¡ disponĂ­vel com opções de potĂªncia de 250, 270 (Ăºnico motor a etanol da AmĂ©rica Latina) e 310cv e nas configurações de roda 4x2, 6x2 e 8x2.