Scania R 440 Ă© o campeĂ£o em emplacamentos da indĂºstria em
2013
Modelo detém 18% de
participaĂ§Ă£o e seus principais diferenciais sĂ£o economia de combustĂvel,
desempenho e conforto; marca também lidera a faixa de caminhões
pesados
Texto e fotos: Scania
A Scania permanece como a lĂder do
mercado de caminhões pesados em 2013 com uma participaĂ§Ă£o de 32%. De janeiro a
outubro, foram emplacados 14.744 veĂculos da marca acima de 45 ton de capacidade
mĂ¡xima de traĂ§Ă£o (CMT). Um dos motivos para esse resultado Ă© a performance do R
440. AlĂ©m de ser o pesado com o maior nĂºmero de registros da categoria, com
8.459 unidades, o que lhe rende uma participaĂ§Ă£o de
18%, o produto se tornou o mais emplacado da indĂºstria brasileira de
veĂculos comerciais. Os dados sĂ£o da FederaĂ§Ă£o
Nacional da DistribuiĂ§Ă£o de VeĂculos Automotores (Fenabrave).
“O
ano de 2013 tem sido especial para a Scania. NĂ£o podemos esquecer que fomos os
primeiros a vender os produtos Euro 5 no Brasil em
outubro de 2011. Essa estratégia acertada nos rende frutos até hoje. Prova disso
Ă© a liderança nos pesados e o excelente momento vivido pelo R 440”, afirma
Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “O R 440 Ă© o caminhĂ£o acima
de 45 ton de maior rentabilidade e economia de combustĂvel, atributos
reconhecidos pelos clientes, que dizem que caminhĂ£o Euro 5 Ă© Scania.”
“Nossa expectativa Ă© ainda mais positiva para o desempenho do modelo em
2014, pois a grande novidade Ă© que agora o R 440 ganhou sua versĂ£o Streamline. O pesado que jĂ¡ Ă© o mais econĂ´mico na
opiniĂ£o dos clientes agora pode reduzir em atĂ© 4% o consumo de diesel em relaĂ§Ă£o
a sua versĂ£o tradicional”, salienta Leoncini.
O R
440 possui motor 13 litros de 440 cavalos que desenvolve eficiente torque de
2.300Nm jĂ¡ a 1.000 rpm, garantindo maior economia. Ele Ă© oferecido nas
configurações de roda 4x2, 6x2 e 6x4 e tem vocaĂ§Ă£o para aplicações de longas
distĂ¢ncias com implementos baĂº, sider, carga seca, caçamba, contĂªiner,
frigorĂfico, tanque e cegonha. Possui a maior capacidade de arraste e a cabine
de maior ergonomia e conforto do segmento, que garante ambiente de trabalho mais
saudĂ¡vel e seguro. Equipado com a caixa automatizada de maior destaque no
mercado, o Scania Opticruise (agora na quarta geraĂ§Ă£o), ele Ă© capaz de oferecer
a melhor rentabilidade com disponibilidade, aliado a programas de manutenĂ§Ă£o que
se ajustam Ă s necessidades do transportador.
Liderança nos
pesados
De
janeiro a outubro de 2013, a Scania obteve 14.744 caminhões emplacados, um
crescimento de 92% em comparaĂ§Ă£o com as 7.656 unidades registradas no mesmo
perĂodo de 2012. Volume que rendeu participaĂ§Ă£o de 32%.
Marca que mais cresce nos
semipesados
Os
resultados positivos também acompanham a Scania no segmento de caminhões
semipesados. No acumulado de janeiro a outubro, o montante chega a 1.352 veĂculos, numa
alta de 68,2% no comparativo com 2012. A participaĂ§Ă£o atual no mercado Ă© de
3,4%.
“Somos a marca que mais cresce no segmento e os clientes jĂ¡ visualizam a
Scania como fabricante tambĂ©m de semipesados. NĂ³s oferecemos a mesma cabine do
modelo rodoviĂ¡rio, ou seja, de igual qualidade. A força de vendas estĂ¡ sendo
cada vez mais capacitada e segmentada para atender o cliente de forma
personalizada”, diz Leoncini.
Os diferenciais dos semipesados Scania sĂ£o caixa automatizada como
opcional (Scania Opticruise), maior torque (1.550Nm), que garante superior
economia de combustĂvel e maior agilidade de entrega, traĂ§Ă£o 8x2 original de
fĂ¡brica, balança digital no painel (para medir o peso e ajudar o motorista a
estar dentro da Lei da Balança) e suspensĂ£o a ar.
A linha estĂ¡ disponĂvel com opções de potĂªncia de 250, 270 (Ăºnico motor a
etanol da América Latina) e 310cv e nas configurações de roda 4x2, 6x2 e 8x2.
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