O
Novo Ford Focus e o Novo Ford EcoSport receberam nota máxima de segurança - 5
estrelas - na quarta fase de testes divulgada pelo Latin NCAP, Programa de
Avaliação de Carros Novos para a América Latina. O EcoSport é o primeiro carro
fabricado no Brasil a obter essa classificação e, junto com o Focus, que somou a
maior pontuação do programa, são os primeiros produzidos na América do Sul a
receber 5 estrelas da entidade internacional, que realiza "crash-tests" nos
veículos e mede o impacto sobre os seus ocupantes, utilizando sensores e
manequins
Texto e fotos: Ford
"Esses resultados do Latin NCAP comprovam que a Ford está na
dianteira em segurança com sua nova geração de veículos e coloca esse aspecto
como prioridade, dentro dos pilares da marca", diz Jorge Chear, diretor de
Vendas e Marketing da Ford.
Novo EcoSport: primeiro no Brasil
O resultado do Latin NCAP faz do
Novo Ford EcoSport o primeiro carro produzido no Brasil a receber 5 estrelas de
segurança, como mostra este vídeo: www.youtube.com/watch?v=6VZdO086K20. Na
proteção para adultos ele somou 14,64 pontos, de 17 possíveis, e recebeu três
estrelas na proteção para crianças (com 31 pontos de 49 possíveis). Ele é o
único da categoria preparado para fixação de cadeiras de criança tipo Isofix,
com padrão de segurança internacional, que contribuiu para a sua
pontuação.
Além de sistemas avançados de
proteção passiva dos ocupantes, o Novo EcoSport conta com controles ativos para
evitar acidentes e garantir o controle do veículo em diversas condições de
rodagem.
A sua carroceria utiliza boro nas colunas centrais, aço de ultra-alta
resistência nas travessas dianteiras e aço de alta resistência nas colunas
dianteiras e no assoalho. Essa combinação de materiais permite direcionar as
energias de impacto para fora da cabine em caso de colisão, formando uma célula
rígida em torno dos ocupantes. A coluna de direção, os paineis das portas e o
porta-luvas trazem sistemas de absorção de energia de
impacto.
A linha vem com airbags dianteiros de série e tem airbags laterais e
de cortina como opcionais. Tem também cintos de segurança com limitador de
carga, que reduz os riscos de danos ao tórax por excesso de desaceleração, cinto
do motorista com pré-tensionador e sensor de afivelamento. As portas dispõem de
sistema de destravamento em caso de colisão com acionamento do
airbag.
Novo Focus
A nota máxima no Latin NCAP confirma
o Novo Focus como o carro mais avançado da categoria em segurança (vídeo
disponível neste link: www.youtube.com/watch?v=42uvWGQobWI). Ele
já havia recebido cinco estrelas no programa NCAP da Europa e do National
Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e "Top Safety Pick" do Insurance
Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos.
O Novo Focus somou 16,52 pontos de
17 possíveis na proteção para adultos e recebeu 4 estrelas na proteção para
crianças, com 38,06 pontos de 49 possíveis. A avaliação mostra que o veículo
feito na América do Sul não difere em nada nesse aspecto ao produzido na Europa,
Estados Unidos ou Ásia, com sistemas avançados de proteção ativa e passiva para
os ocupantes e pedestres.
Sua carroceria incorpora um sistema
de chassi avançado, com alta rigidez torcional, baixo peso e aplicação de aços
de ultra-alta resistência em pontos críticos. Mais da metade da estrutura do
Focus é feita com aço de alta resistência e ultra-alta resistência - aço com
boro e "dual phase", com espessura de 1,4 a 2,7 mm -, sem aumento de peso, para
garantir a integridade dos ocupantes em caso de impacto.
Além de freio ABS com distribuição
eletrônica e auxílio em frenagem de emergência, o Novo Focus oferece, conforme a
versão, dois, quatro ou seis airbags - frontais, laterais e de cortina, com
sensores para o passageiro dianteiro. Todos os cintos de segurança são de três
pontos, incluindo pré-tensionador, ajuste de altura e aviso visual e sonoro de
afivelamento para o motorista e o passageiro da frente.
Crash-tests
O Latin NCAP é um programa independente de avaliação de carros novos
na América Latina e Caribe. Seus objetivos são oferecer aos consumidores
avaliações de segurança independentes e imparciais de carros novos, incentivar
os fabricantes a melhorar o desempenho de segurança de seus veículos e estimular
os governos a aplicar as regulamentações exigidas pela ONU para os testes de
colisão de carros de passageiros.
O
programa realiza os crash-tests seguindo a norma internacional UNECE94 do WP29
da ONU. A colisão é realizada a 64 km/h contra uma barreira deformável
descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do veículo. Após o impacto,
sensores medem os efeitos do choque sobre dois manequins de tamanho adulto (que
ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança
de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros. A nota
máxima para cada avaliação é de cinco estrelas.
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