Nova
versĂ£o Gran Turismo top de linha: Porsche Panamera Turbo S
Desempenho e luxo para condutores
exigentes
Texto e fotos: Porsche
A Porsche estĂ¡ lançando o Panamera mais rĂ¡pido, potente e luxuoso na sua sĂ©rie Gran Turismo. Com potĂªncia de 570 cv e atingindo a velocidade mĂ¡xima de 310 km/h, alĂ©m de uma sĂ©rie de particularidades, a versĂ£o top de linha Panamera Turbo S tem uma posiĂ§Ă£o consolidada em seu segmento de mercado. Pela primeira vez, uma versĂ£o Executive do Panamera Turbo S tambĂ©m estarĂ¡ disponĂvel. Com uma distĂ¢ncia entre-eixos maior (em 15 centĂmetros), o Panamera Turbo S Executive ganhou mais espaço interno, proporcionando maior conforto na parte traseira. Janelas com isolamento tĂ©rmico e acĂºstico, com revestimento de auxĂlio Ă privacidade, pacote de iluminaĂ§Ă£o interna concebido especialmente para a parte traseira e um grande console central tambĂ©m na parte traseira sĂ£o apenas algumas das amplas opções de equipamentos disponĂveis. A nova versĂ£o top de linha do Panamera serĂ¡ lançada no SalĂ£o do AutomĂ³vel de TĂ³quio.
O luxo do novo Panamera Turbo S fica
evidente tambĂ©m nas caracterĂsticas Ăºnicas do seu visual. A cor externa
Palladium metĂ¡lica, disponĂvel exclusivamente para o novo Panamera Turbo S,
oferece um visual especialmente diferenciado, reforçando seus contornos finos e
elegantes. Um dos segredos da dirigibilidade excepcional do veĂculo estĂ¡ nas
rodas de 20 polegadas do 911 Turbo, nĂ£o apenas sĂ£o maiores como tambĂ©m
significativamente mais largas do que as rodas padrĂ£o das outras versões do
Panamera. O spoiler traseiro de quatro posições, pintado na cor externa do
carro, Ă© outra caracterĂstica exclusiva.
O novo Panamera top de linha
possui uma lista excepcional de equipamentos de série, condizente com um modelo
de primeira categoria. Entre eles, os sistemas que controlam a dinĂ¢mica da
direĂ§Ă£o. O controle dinĂ¢mico de chassi Porsche (Porsche Dynamic Chassis Control,
PDCC) Ă© um sistema de estabilizaĂ§Ă£o ativo contra rolagem, que reduz a inclinaĂ§Ă£o
lateral do veĂculo tĂ£o logo que ele começa a fazer a curva, melhorando ao mesmo
tempo a agilidade e o conforto. O sistema de distribuiĂ§Ă£o variĂ¡vel de torque
Porsche (Porsche Torque Vectoring Plus, PTV Plus) opera com um torque padrĂ£o
variĂ¡vel dividido nas rodas traseiras, combinado com uma trava do diferencial do
eixo traseiro controlada eletronicamente para oferecer uma traĂ§Ă£o melhor em
qualquer situaĂ§Ă£o de direĂ§Ă£o. Graças aos discos de freio em material composto de
cerĂ¢mica Porsche (Porsche Ceramic Composite Brake, PCCB), o Panamera Turbo S se
beneficia de um sistema de frenagem altamente eficiente e particularmente
resistente ao desgaste. A funĂ§Ă£o Power Steering Plus, sensĂvel Ă velocidade,
representa o sistema de esterçamento. O chassi do Panamera Turbo S obviamente
conta com o sistema de gestĂ£o de suspensĂ£o ativa Porsche (Porsche Active
Suspension Management, PASM) para controle adaptĂ¡vel dos amortecedores e
suspensĂ£o a ar adaptĂ¡vel, com mais volume de ar.
Mais 50 cv de potĂªncia
graças aos novos turbocompressores e mais pressĂ£o de injeĂ§Ă£o
Um aumento de
50 cv de potĂªncia em comparaĂ§Ă£o com o motor do Panamera Turbo foi alcançado por
meio de trabalhos de revisĂ£o especĂficos em diversos componentes. A Porsche
agora estĂ¡ usando dois novos turbos com compressores maiores no Panamera Turbo
S. Os novos compressores aumentam o fluxo de ar e injetam mais oxigĂªnio nas
cĂ¢meras de combustĂ£o, usando cargas e velocidades altas. AlĂ©m disso, a pressĂ£o
de injeĂ§Ă£o teve um aumento de 20 bar, passando a ser 140 bar. Em conjunto, ambas
as mudanças submetem os componentes a altas solicitações, absorvidas pelos
pistões feitos de uma nova liga de alumĂnio e anĂ©is de pistĂ£o especialmente
revestidos.
Esse conceito tem mais duas vantagens: ao preparar a mistura
de ar e combustĂvel nas cĂ¢maras de combustĂ£o de maneira mais eficaz, o torque
também tem um aumento de 50 Nm, passando a ser 750 Nm entre 2.250 e 5.000 rpm,
passando a 800 Nm com o over boost. O torque adicional faz com que as
ultrapassagens sejam ainda mais fĂ¡ceis e rĂ¡pidas. O segundo aperfeiçoamento Ă©
que os valores de consumo de combustĂvel (de acordo com o Novo Ciclo de DireĂ§Ă£o
Europeu -NCDE) sĂ£o os mesmos do Panamera Turbo, ou seja, 10,2 litros por 100 km,
que corresponde a um consumo mais de 11% inferior ao da geraĂ§Ă£o anterior.
Graças ao sistema de exaustĂ£o esportivo opcional, o Panamera Turbo S
oferece aos condutores a oportunidade de desfrutarem de som esportivo sempre que
assim desejarem. Esta experiĂªncia de som exclusiva Ă© alcançada por meio de um
canal acĂºstico que pode ser acionado ao apertar um botĂ£o; este canal direciona o
som do motor diretamente para o interior do carro. Além disso, cilindros
individuais sĂ£o pulados quando a marcha Ă© trocada, permitindo uma reduĂ§Ă£o mais
rĂ¡pida da velocidade do motor e um engate rĂ¡pido da embreagem, o que oferece um
efeito colateral acĂºstico que lembra o murmĂºrio caracterĂstico de um motor de
oito cilindros.
Pacote Sport Chrono reforça as caracterĂsticas de
manobra esportivas
O novo Panamera Turbo S é também perfeitamente equipado
para converter eficazmente seu nĂvel mais alto de potĂªncia e torque em uma
dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o esportiva. Uma das exigĂªncias para esta conversĂ£o eficaz de
potĂªncia Ă© o conceito de transmissĂ£o de potĂªncia ideal, que o sistema de gestĂ£o
de traĂ§Ă£o Porsche (Porsche Traction Management, PTM), um sistema de traĂ§Ă£o nas
quatro rodas, oferece no formato ideal, mesmo em condições de direĂ§Ă£o difĂceis.
O pacote Sport Chrono vem de fĂ¡brica e coordena a potĂªncia do motor e o chassi
com o toque de um botĂ£o para garantir uma resposta consistentemente esportiva.
Mais ainda, a funĂ§Ă£o overboost Ă© acionada nos modos “Sport” e “Sport Plus”,
bem como durante a reduĂ§Ă£o das marchas no modo “Normal”. O overboost aumenta
temporariamente a pressĂ£o momentĂ¢nea para permitir aceleraĂ§Ă£o e arrancada ainda
mais rĂ¡pidas. A funĂ§Ă£o “Launch Control” para largada garante a melhor aceleraĂ§Ă£o
possĂvel na arrancada ao coordenar de forma ideal as respostas do sistema de
controle do motor e do programa de troca de marchas do PDK (Porsche
Doppelkupplung, dupla embreagem Porsche). Graças Ă nova programaĂ§Ă£o, o Porsche
Doppelkupplung faz a troca entre suas sete marchas ainda mais rapidamente,
acelerando o novo modelo Gran Turismo de primeira categoria de zero a 100 km/h
em 3,8 segundos.
Chassi com todos os sistemas de assistĂªncia do
Panamera
O chassi conta com todos os sistemas ativos que a Porsche
desenvolveu e apresentou como equipamento de fĂ¡brica para a linha do Gran
Turismo esportivo. O sistema de gestĂ£o de suspensĂ£o ativa Porsche (Porsche
Active Suspension Management, PASM) Ă© a peça central, combinando suspensĂ£o a ar
adaptĂ¡vel e controle adaptĂ¡vel dos amortecedores. O PASM ajusta de maneira
contĂnua as forças dos amortecedores e os adapta para se conformarem Ă s
condições na estrada e ao estilo de direĂ§Ă£o. AtravĂ©s do botĂ£o PASM do chassi no
console central, o condutor pode escolher entre trĂªs mapas de desempenho:
Comfort, Sport e Sport Plus. De maneira semelhante, a suspensĂ£o a ar adaptĂ¡vel
oferece a capacidade de acionar coeficientes de deformaĂ§Ă£o diferentes para abrir
uma gama ainda maior de caracterĂsticas do chassi, oferecendo aos condutores a
opĂ§Ă£o entre um nĂvel de conforto muito elevado na direĂ§Ă£o ou uma dinĂ¢mica de
direĂ§Ă£o muito esportiva.
A combinaĂ§Ă£o entre PDCC e PTV Plus significa
que o Panamera Turbo S conta com a versĂ£o mais avançada do chassi do Panamera. O
PDCC evita que a carroceria do veĂculo role em seu eixo longitudinal, ao aplicar
um torque oposto por meio de estabilizadores ativos nos eixos dianteiros e
traseiros. Este sistema tambĂ©m melhora o equilĂbrio do veĂculo por meio de uma
distribuiĂ§Ă£o de momento de rolagem dinĂ¢mica, resultando em uma excelente
agilidade em todas as faixas de velocidade dirigidas, bem como um desempenho de
esterçamento e um comportamento de alteraĂ§Ă£o de carga equilibrada ideias. Uma
maior agilidade Ă© obtida porque os pneus mantĂªm constantemente a posiĂ§Ă£o ideal
na estrada, permitindo que forças laterais otimizadas se acumulem e ajam sobre
cada um dos pneus. A distribuiĂ§Ă£o de momento de rolagem variĂ¡vel tambĂ©m
influencia diretamente as propriedades de esterçamento automĂ¡tico do veĂculo.
O PDCC, o PASM e a suspensĂ£o a ar sĂ£o sempre controlados em conjunto
quando um dos trĂªs programa de chassi Ă© selecionado. Quando a configuraĂ§Ă£o
“Comfort” Ă© selecionada, os sistemas proporcionam uma viagem relaxada em
estradas com superfĂcies irregulares. Nos modos “Sport” e “Sport Plus”, uma
intervenĂ§Ă£o ativa pelos sistemas influencia o comportamento do esterçamento, o
apoio mĂ¡ximo contra rolagem, as propriedades de esterçamento automĂ¡tico e a
traĂ§Ă£o para poder garantir um desempenho e agilidade mĂ¡ximos.
PTV Plus
para percorrer ainda melhor as curvas e freios de cerĂ¢mica testados nas
corridas
As vantagens oferecidas pelo PDCC em termos de dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o
sĂ£o reforçadas pelo sistema Porsche Torque Vectoring Plus pela trava de
diferencial do eixo traseiro controlada eletronicamente com efeito de travamento
variĂ¡vel. O sistema otimiza o comportamento do esterçamento e traĂ§Ă£o,
proporcionando assim uma experiĂªncia de direĂ§Ă£o esportiva.
O Panamera
Turbo S vem de fĂ¡brica com o PCCB. Estes freios de cerĂ¢mica, testados nas pistas
de corridas, marcam sua presença por meio das pinças de freio amarelas e
oferecem vantagens evidentes em comparaĂ§Ă£o aos tradicionais discos de freio de
ferro fundido. Uma reduĂ§Ă£o na massa de aproximadamente 50%, uma resposta de
manuseio mais rĂ¡pida e resistĂªncia Ă corrosĂ£o pelos anĂ©is da pinça de freio
garantem um desempenho mĂ¡ximo.
Interior: couro de duas tonalidades e
assentos altamente confortĂ¡veis
A sĂntese entre exclusividade e
esportividade continua no interior do Panamera Turbo S por meio do revestimento
em couro de duas tonalidades. Um destaque em particular Ă© o novo pacote de
acabamento interno em nogueira com textura escura “Dark Burl Walnut”. O novo
acabamento inclui alguns toques em vermelho, oferecendo um efeito um pouco mais
plĂ¡cido, e o interior do Panamera Turbo S Ă© arrematado pelos emblemas da Porsche
em relevo nos apoios para cabeça dianteiros.
Os bancos elétricos
dianteiros com 14 pontos de ajuste vĂªm de fĂ¡brica e podem ser combinados com o
pacote de memĂ³ria para um grande conforto. O pacote de memĂ³ria inclui um
prolongamento da superfĂcie do banco, bem como suporte lombar e ajuste elĂ©trico
da coluna do volante. Tanto os bancos dianteiros como os traseiros saem de
fĂ¡brica com aquecimento e a ventilaĂ§Ă£o dos bancos estĂ¡ disponĂvel como opcional
para o Panamera Turbo S Executive. Os bancos esportivos adaptĂ¡veis se agregam a
este sistema de assentos, incluindo o pacote de memĂ³ria com encostos elevados
nas laterais dos bancos e ajuste eletrônico com 18 posições oferecido como
opcional para o Panamera Turbo S. Dois bancos traseiros individuais, com um
apoio para o braço dobrĂ¡vel central, oferecem um espaço generoso para as pernas
e a cabeça, mesmo para passageiros de alta estatura. Os passageiros viajando na
parte de trĂ¡s do Panamera Turbo S Executive desfrutam de um luxo ainda maior: os
bancos individuais contam com mais doze centĂmetros de espaço na abertura para
apoiar os pĂ©s, todos os bancos oferecem ventilaĂ§Ă£o ativa e a tela de proteĂ§Ă£o
solar com acionamento eletrĂ´nico permite ter ainda mais privacidade. Tanto os
passageiros na dianteira como os da traseira estĂ£o protegidos por air-bags
laterais.
O Porsche Panamera Turbo S serĂ¡ vendido no Brasil somente por
encomenda. O preço inicial serĂ¡ definido por ocasiĂ£o da chegada do modelo ao
PaĂs, no primeiro semestre de 2014.
1) Consumo do Panamera Turbo S na cidade:
14,7 litros/100 km; consumo de combustĂvel nas estradas: 7,7 litros/100 km;
consumo combinado: 10,2 litros/100 km; emissões de CO2: 239 g/km
2) Consumo
do Panamera Turbo S Executive na cidade: 14,9 litros/100 km; consumo de
combustĂvel nas estradas: 7,8 litros/100 km; consumo combinado: 10,3 litros/100
km; emissões de CO2: 242 g/km
0 ComentĂ¡rios