Nova versĂ£o Gran Turismo top de linha: Porsche Panamera Turbo S 

Desempenho e luxo para condutores exigentes


Texto e fotos: Porsche

A Porsche estĂ¡ lançando o Panamera mais rĂ¡pido, potente e luxuoso na sua sĂ©rie Gran Turismo. Com potĂªncia de 570 cv e atingindo a velocidade mĂ¡xima de 310 km/h, alĂ©m de uma sĂ©rie de particularidades, a versĂ£o top de linha Panamera Turbo S tem uma posiĂ§Ă£o consolidada em seu segmento de mercado. Pela primeira vez, uma versĂ£o Executive do Panamera Turbo S tambĂ©m estarĂ¡ disponĂ­vel. Com uma distĂ¢ncia entre-eixos maior (em 15 centĂ­metros), o Panamera Turbo S Executive ganhou mais espaço interno, proporcionando maior conforto na parte traseira. Janelas com isolamento tĂ©rmico e acĂºstico, com revestimento de auxĂ­lio Ă  privacidade, pacote de iluminaĂ§Ă£o interna concebido especialmente para a parte traseira e um grande console central tambĂ©m na parte traseira sĂ£o apenas algumas das amplas opções de equipamentos disponĂ­veis. A nova versĂ£o top de linha do Panamera serĂ¡ lançada no SalĂ£o do AutomĂ³vel de TĂ³quio.


O luxo do novo Panamera Turbo S fica evidente tambĂ©m nas caracterĂ­sticas Ăºnicas do seu visual. A cor externa Palladium metĂ¡lica, disponĂ­vel exclusivamente para o novo Panamera Turbo S, oferece um visual especialmente diferenciado, reforçando seus contornos finos e elegantes. Um dos segredos da dirigibilidade excepcional do veĂ­culo estĂ¡ nas rodas de 20 polegadas do 911 Turbo, nĂ£o apenas sĂ£o maiores como tambĂ©m significativamente mais largas do que as rodas padrĂ£o das outras versões do Panamera. O spoiler traseiro de quatro posições, pintado na cor externa do carro, Ă© outra caracterĂ­stica exclusiva. 


O novo Panamera top de linha possui uma lista excepcional de equipamentos de sĂ©rie, condizente com um modelo de primeira categoria. Entre eles, os sistemas que controlam a dinĂ¢mica da direĂ§Ă£o. O controle dinĂ¢mico de chassi Porsche (Porsche Dynamic Chassis Control, PDCC) Ă© um sistema de estabilizaĂ§Ă£o ativo contra rolagem, que reduz a inclinaĂ§Ă£o lateral do veĂ­culo tĂ£o logo que ele começa a fazer a curva, melhorando ao mesmo tempo a agilidade e o conforto. O sistema de distribuiĂ§Ă£o variĂ¡vel de torque Porsche (Porsche Torque Vectoring Plus, PTV Plus) opera com um torque padrĂ£o variĂ¡vel dividido nas rodas traseiras, combinado com uma trava do diferencial do eixo traseiro controlada eletronicamente para oferecer uma traĂ§Ă£o melhor em qualquer situaĂ§Ă£o de direĂ§Ă£o. Graças aos discos de freio em material composto de cerĂ¢mica Porsche (Porsche Ceramic Composite Brake, PCCB), o Panamera Turbo S se beneficia de um sistema de frenagem altamente eficiente e particularmente resistente ao desgaste. A funĂ§Ă£o Power Steering Plus, sensĂ­vel Ă  velocidade, representa o sistema de esterçamento. O chassi do Panamera Turbo S obviamente conta com o sistema de gestĂ£o de suspensĂ£o ativa Porsche (Porsche Active Suspension Management, PASM) para controle adaptĂ¡vel dos amortecedores e suspensĂ£o a ar adaptĂ¡vel, com mais volume de ar. 

Mais 50 cv de potĂªncia graças aos novos turbocompressores e mais pressĂ£o de injeĂ§Ă£o 
Um aumento de 50 cv de potĂªncia em comparaĂ§Ă£o com o motor do Panamera Turbo foi alcançado por meio de trabalhos de revisĂ£o especĂ­ficos em diversos componentes. A Porsche agora estĂ¡ usando dois novos turbos com compressores maiores no Panamera Turbo S. Os novos compressores aumentam o fluxo de ar e injetam mais oxigĂªnio nas cĂ¢meras de combustĂ£o, usando cargas e velocidades altas. AlĂ©m disso, a pressĂ£o de injeĂ§Ă£o teve um aumento de 20 bar, passando a ser 140 bar. Em conjunto, ambas as mudanças submetem os componentes a altas solicitações, absorvidas pelos pistões feitos de uma nova liga de alumĂ­nio e anĂ©is de pistĂ£o especialmente revestidos. 
Esse conceito tem mais duas vantagens: ao preparar a mistura de ar e combustĂ­vel nas cĂ¢maras de combustĂ£o de maneira mais eficaz, o torque tambĂ©m tem um aumento de 50 Nm, passando a ser 750 Nm entre 2.250 e 5.000 rpm, passando a 800 Nm com o over boost. O torque adicional faz com que as ultrapassagens sejam ainda mais fĂ¡ceis e rĂ¡pidas. O segundo aperfeiçoamento Ă© que os valores de consumo de combustĂ­vel (de acordo com o Novo Ciclo de DireĂ§Ă£o Europeu -NCDE) sĂ£o os mesmos do Panamera Turbo, ou seja, 10,2 litros por 100 km, que corresponde a um consumo mais de 11% inferior ao da geraĂ§Ă£o anterior. 
Graças ao sistema de exaustĂ£o esportivo opcional, o Panamera Turbo S oferece aos condutores a oportunidade de desfrutarem de som esportivo sempre que assim desejarem. Esta experiĂªncia de som exclusiva Ă© alcançada por meio de um canal acĂºstico que pode ser acionado ao apertar um botĂ£o; este canal direciona o som do motor diretamente para o interior do carro. AlĂ©m disso, cilindros individuais sĂ£o pulados quando a marcha Ă© trocada, permitindo uma reduĂ§Ă£o mais rĂ¡pida da velocidade do motor e um engate rĂ¡pido da embreagem, o que oferece um efeito colateral acĂºstico que lembra o murmĂºrio caracterĂ­stico de um motor de oito cilindros. 


Pacote Sport Chrono reforça as caracterĂ­sticas de manobra esportivas 
O novo Panamera Turbo S Ă© tambĂ©m perfeitamente equipado para converter eficazmente seu nĂ­vel mais alto de potĂªncia e torque em uma dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o esportiva. Uma das exigĂªncias para esta conversĂ£o eficaz de potĂªncia Ă© o conceito de transmissĂ£o de potĂªncia ideal, que o sistema de gestĂ£o de traĂ§Ă£o Porsche (Porsche Traction Management, PTM), um sistema de traĂ§Ă£o nas quatro rodas, oferece no formato ideal, mesmo em condições de direĂ§Ă£o difĂ­ceis. O pacote Sport Chrono vem de fĂ¡brica e coordena a potĂªncia do motor e o chassi com o toque de um botĂ£o para garantir uma resposta consistentemente esportiva. 
Mais ainda, a funĂ§Ă£o overboost Ă© acionada nos modos “Sport” e “Sport Plus”, bem como durante a reduĂ§Ă£o das marchas no modo “Normal”. O overboost aumenta temporariamente a pressĂ£o momentĂ¢nea para permitir aceleraĂ§Ă£o e arrancada ainda mais rĂ¡pidas. A funĂ§Ă£o “Launch Control” para largada garante a melhor aceleraĂ§Ă£o possĂ­vel na arrancada ao coordenar de forma ideal as respostas do sistema de controle do motor e do programa de troca de marchas do PDK (Porsche Doppelkupplung, dupla embreagem Porsche). Graças Ă  nova programaĂ§Ă£o, o Porsche Doppelkupplung faz a troca entre suas sete marchas ainda mais rapidamente, acelerando o novo modelo Gran Turismo de primeira categoria de zero a 100 km/h em 3,8 segundos. 


Chassi com todos os sistemas de assistĂªncia do Panamera
O chassi conta com todos os sistemas ativos que a Porsche desenvolveu e apresentou como equipamento de fĂ¡brica para a linha do Gran Turismo esportivo. O sistema de gestĂ£o de suspensĂ£o ativa Porsche (Porsche Active Suspension Management, PASM) Ă© a peça central, combinando suspensĂ£o a ar adaptĂ¡vel e controle adaptĂ¡vel dos amortecedores. O PASM ajusta de maneira contĂ­nua as forças dos amortecedores e os adapta para se conformarem Ă s condições na estrada e ao estilo de direĂ§Ă£o. AtravĂ©s do botĂ£o PASM do chassi no console central, o condutor pode escolher entre trĂªs mapas de desempenho: Comfort, Sport e Sport Plus. De maneira semelhante, a suspensĂ£o a ar adaptĂ¡vel oferece a capacidade de acionar coeficientes de deformaĂ§Ă£o diferentes para abrir uma gama ainda maior de caracterĂ­sticas do chassi, oferecendo aos condutores a opĂ§Ă£o entre um nĂ­vel de conforto muito elevado na direĂ§Ă£o ou uma dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o muito esportiva. 
A combinaĂ§Ă£o entre PDCC e PTV Plus significa que o Panamera Turbo S conta com a versĂ£o mais avançada do chassi do Panamera. O PDCC evita que a carroceria do veĂ­culo role em seu eixo longitudinal, ao aplicar um torque oposto por meio de estabilizadores ativos nos eixos dianteiros e traseiros. Este sistema tambĂ©m melhora o equilĂ­brio do veĂ­culo por meio de uma distribuiĂ§Ă£o de momento de rolagem dinĂ¢mica, resultando em uma excelente agilidade em todas as faixas de velocidade dirigidas, bem como um desempenho de esterçamento e um comportamento de alteraĂ§Ă£o de carga equilibrada ideias. Uma maior agilidade Ă© obtida porque os pneus mantĂªm constantemente a posiĂ§Ă£o ideal na estrada, permitindo que forças laterais otimizadas se acumulem e ajam sobre cada um dos pneus. A distribuiĂ§Ă£o de momento de rolagem variĂ¡vel tambĂ©m influencia diretamente as propriedades de esterçamento automĂ¡tico do veĂ­culo. 
O PDCC, o PASM e a suspensĂ£o a ar sĂ£o sempre controlados em conjunto quando um dos trĂªs programa de chassi Ă© selecionado. Quando a configuraĂ§Ă£o “Comfort” Ă© selecionada, os sistemas proporcionam uma viagem relaxada em estradas com superfĂ­cies irregulares. Nos modos “Sport” e “Sport Plus”, uma intervenĂ§Ă£o ativa pelos sistemas influencia o comportamento do esterçamento, o apoio mĂ¡ximo contra rolagem, as propriedades de esterçamento automĂ¡tico e a traĂ§Ă£o para poder garantir um desempenho e agilidade mĂ¡ximos. 

PTV Plus para percorrer ainda melhor as curvas e freios de cerĂ¢mica testados nas corridas
As vantagens oferecidas pelo PDCC em termos de dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o sĂ£o reforçadas pelo sistema Porsche Torque Vectoring Plus pela trava de diferencial do eixo traseiro controlada eletronicamente com efeito de travamento variĂ¡vel. O sistema otimiza o comportamento do esterçamento e traĂ§Ă£o, proporcionando assim uma experiĂªncia de direĂ§Ă£o esportiva. 
O Panamera Turbo S vem de fĂ¡brica com o PCCB. Estes freios de cerĂ¢mica, testados nas pistas de corridas, marcam sua presença por meio das pinças de freio amarelas e oferecem vantagens evidentes em comparaĂ§Ă£o aos tradicionais discos de freio de ferro fundido. Uma reduĂ§Ă£o na massa de aproximadamente 50%, uma resposta de manuseio mais rĂ¡pida e resistĂªncia Ă  corrosĂ£o pelos anĂ©is da pinça de freio garantem um desempenho mĂ¡ximo. 


Interior: couro de duas tonalidades e assentos altamente confortĂ¡veis
A sĂ­ntese entre exclusividade e esportividade continua no interior do Panamera Turbo S por meio do revestimento em couro de duas tonalidades. Um destaque em particular Ă© o novo pacote de acabamento interno em nogueira com textura escura “Dark Burl Walnut”. O novo acabamento inclui alguns toques em vermelho, oferecendo um efeito um pouco mais plĂ¡cido, e o interior do Panamera Turbo S Ă© arrematado pelos emblemas da Porsche em relevo nos apoios para cabeça dianteiros. 
Os bancos elĂ©tricos dianteiros com 14 pontos de ajuste vĂªm de fĂ¡brica e podem ser combinados com o pacote de memĂ³ria para um grande conforto. O pacote de memĂ³ria inclui um prolongamento da superfĂ­cie do banco, bem como suporte lombar e ajuste elĂ©trico da coluna do volante. Tanto os bancos dianteiros como os traseiros saem de fĂ¡brica com aquecimento e a ventilaĂ§Ă£o dos bancos estĂ¡ disponĂ­vel como opcional para o Panamera Turbo S Executive. Os bancos esportivos adaptĂ¡veis se agregam a este sistema de assentos, incluindo o pacote de memĂ³ria com encostos elevados nas laterais dos bancos e ajuste eletrĂ´nico com 18 posições oferecido como opcional para o Panamera Turbo S. Dois bancos traseiros individuais, com um apoio para o braço dobrĂ¡vel central, oferecem um espaço generoso para as pernas e a cabeça, mesmo para passageiros de alta estatura. Os passageiros viajando na parte de trĂ¡s do Panamera Turbo S Executive desfrutam de um luxo ainda maior: os bancos individuais contam com mais doze centĂ­metros de espaço na abertura para apoiar os pĂ©s, todos os bancos oferecem ventilaĂ§Ă£o ativa e a tela de proteĂ§Ă£o solar com acionamento eletrĂ´nico permite ter ainda mais privacidade. Tanto os passageiros na dianteira como os da traseira estĂ£o protegidos por air-bags laterais. 
O Porsche Panamera Turbo S serĂ¡ vendido no Brasil somente por encomenda. O preço inicial serĂ¡ definido por ocasiĂ£o da chegada do modelo ao PaĂ­s, no primeiro semestre de 2014.

1) Consumo do Panamera Turbo S na cidade: 14,7 litros/100 km; consumo de combustível nas estradas: 7,7 litros/100 km; consumo combinado: 10,2 litros/100 km; emissões de CO2: 239 g/km
2) Consumo do Panamera Turbo S Executive na cidade: 14,9 litros/100 km; consumo de combustível nas estradas: 7,8 litros/100 km; consumo combinado: 10,3 litros/100 km; emissões de CO2: 242 g/km