NGK comemora 50 anos de fornecimento de velas a equipes da FĂ³rmula 1

Fabricante chega a cinco décadas de presença na principal categoria do automobilismo mundial, reforçando a confiabilidade dos seus produtos

Texto e fotos: NGK

Na semana em que acontece o Grande PrĂªmio Brasil de FĂ³rmula 1, em Interlagos, SĂ£o Paulo, a NGK, principal fabricante de velas, cabos de igniĂ§Ă£o e sensores de oxigĂªnio do mundo, celebra 50 anos de fornecimento Ă s principais escuderias da categoria. Em 2013, equipes como Ferrari e Mercedes-Benz disputaram toda a temporada com a tecnologia da NGK presente em seus motores. O sucesso da parceria de cinco dĂ©cadas, com equipes da F1, remete Ă  qualidade e confiabilidade dos produtos fabricados pela empresa de origem japonesa, presentes nos veĂ­culos de passeio, tanto no mercado original, como na reposiĂ§Ă£o (Aftermarket).


Além de patrocinar a Scuderia Ferrari, Vodafone McLaren Mercedes e a Mercedes AMG PETRONAS F1, a NGK segue abastecendo, com velas, outras escuderias que utilizam os mesmos motores V8 da Ferrari e Mercedes-Benz. Por fim, as equipes que utilizam propulsores Renault também utilizam velas da reconhecida marca NGK, presentes em 10 das 11 escuderias da categoria.
A temporada 2013 de FĂ³rmula 1  termina no prĂ³ximo domingo, 24 de novembro, em Interlagos com a disputa do F1 GP do Brasil. Durante as etapas do campeonato deste ano, todos os carros que encerraram as corridas classificados na zona de pontuaĂ§Ă£o estavam equipados com velas de igniĂ§Ă£o NGK.

HistĂ³ria
O primeiro desafio das velas de igniĂ§Ă£o NGK na F1 aconteceu em 1964, em conjunto com a equipe Honda. AlĂ©m da FĂ³rmula 1, a NGK estĂ¡ presente em outras grandes competições do cenĂ¡rio internacional como o WRC, principal competiĂ§Ă£o mundial de rally, Super GT, principal categoria de automobilismo de carros da classe Gran Turismo no JapĂ£o, alĂ©m de  fornecer para nada mais, nada menos que Yamaha, Honda, Ducati no campeonato Mundial de Moto GP.

Mais sobre velas de igniĂ§Ă£o
A funĂ§Ă£o da vela de igniĂ§Ă£o Ă© conduzir a corrente elĂ©trica sob alta tensĂ£o para o interior da cĂ¢mara de combustĂ£o, convertendo-a em faĂ­sca para inflamar a mistura ar/combustĂ­vel. Apesar da sua aparĂªncia simples, Ă© uma peça que requer alta tecnologia em sua elaboraĂ§Ă£o, jĂ¡ que sua correta manutenĂ§Ă£o estĂ¡ diretamente ligada ao rendimento do motor, aos nĂ­veis de consumo de combustĂ­vel e Ă  maior ou menor emissĂ£o de poluentes, entre outros.