Mercedes-Benz traz nova Classe S ao Brasil
·
Topo de linha da marca Ă© referĂªncia mundial em
conforto e tecnologia
·
Primeiro
automĂ³vel de sĂ©rie no mundo com tecnologia LED integral
·
S 500 L, primeira versĂ£o comercializada no
paĂs, chega Ă rede de concessionĂ¡rios em novembro
·
Carroceria longa privilegia passageiros de trĂ¡s
·
VersĂ£o esportiva S 63 L AMG chega ao paĂs no
inĂcio de 2014
Texto e fotos: Mercedes
A Mercedes-Benz anuncia a
chegada ao Brasil da nova Classe S. Oferecida no paĂs na versĂ£o S 500 longa, a
nova geraĂ§Ă£o do modelo mais luxuoso e avançado entre os automĂ³veis da marca
estabelece padrões ainda mais elevados de conforto, segurança e tecnologia.
Tudo para manter a tradiĂ§Ă£o estabelecida pelas gerações anteriores da Classe S
de “melhor automĂ³vel do mundo”.
O desenvolvimento da nova
Classe S envolveu trĂªs prioridades: conduĂ§Ă£o inteligente (Intelligent Drive),
eficiĂªncia tecnolĂ³gica (Efficient Technology) e a essĂªncia do luxo (Essence of
Luxury). A missĂ£o dos engenheiros, designers e tĂ©cnicos da Mercedes-Benz foi
cumprida Ă risca: o resultado Ă© um carro que representa nĂ£o apenas o que hĂ¡ de
mais tecnolĂ³gico da marca, mas estĂ¡ na linha de frente do desenvolvimento de
toda a indĂºstria do automĂ³vel.
A perfeiĂ§Ă£o atĂ© o Ăºltimo
detalhe estĂ¡ por trĂ¡s da busca pela “essĂªncia do luxo”, claramente percebida no
interior do novo S 500 L pela evoluĂ§Ă£o dos assentos, do sistema tĂ©rmico e de
Ă¡udio, alĂ©m do design como um todo. TambĂ©m sĂ£o notĂ¡veis os novos sistemas de informaĂ§Ă£o
e entretenimento, além do conforto e da segurança proporcionados aos ocupantes
do banco traseiro – de extrema importĂ¢ncia em um automĂ³vel de nĂvel superior,
frequentemente usado como veĂculo executivo e de representaĂ§Ă£o. Todos esses
avanços, a dedicada aplicaĂ§Ă£o e a alta percepĂ§Ă£o de qualidade destacam os
padrões estabelecidos pelos engenheiros para o modelo mais
representativo da Mercedes-Benz - um desafio para eles mesmos.
Reinterpretando o status: novo design
A Classe S sempre se destacou pela superioridade
espontĂ¢nea, manifestada pelo design. No novo S 500 L, esta vocaĂ§Ă£o Ă© percebida
Ă primeira vista na nova grade do radiador, maior, mais vertical e claramente tridimensional. Com
seu longo capĂ´, a linha curva e fluida do teto e a traseira levemente
inclinada, a nova Classe S tem as proporções clĂ¡ssicas de um sedĂ£, com
dimensões e espaço distribuĂdos de forma imponente, ao mesmo tempo em que a
forte definiĂ§Ă£o da linha do teto deixa clara a intenĂ§Ă£o de associar seu estilo
ao dinamismo de um cupĂª.
A
linha de carĂ¡ter, que desce discretamente da frente para a traseira - uma
caracterĂstica da marca - estrutura elegantemente a superfĂcie lateral e sugere
movimento mesmo quando o carro estĂ¡ parado. A carroceria alongada transmite
simultaneamente entusiasmo e tranquilidade. As superfĂcies e linhas
mais acentuadas, presentes nas laterais da nova Classe S, geram entusiasmo Ă medida que fluem para a
traseira. Além de ser elegante, o
formato ligeiramente inclinado traz vantagens aerodinĂ¢micas.
As
linhas horizontais que fluem do capĂ´ para o para-choques
reforçam a impressĂ£o de largura do carro visto pela traseira. A marca registrada dos designers
da Mercedes-Benz também pode ser vista no vidro traseiro, que penetra nas
colunas C. A parte superior do vidro Ă© arredondada, uma referĂªncia de estilo
associada aos cupĂªs. Os destaques maiores sĂ£o as lanternas traseiras
reestilizadas, completamente incorporadas Ă carroceria.
Tecnologia LED: o primeiro carro sem uma Ăºnica lĂ¢mpada
Cem
anos depois da introduĂ§Ă£o da iluminaĂ§Ă£o elĂ©trica em veĂculos motorizados, o
lançamento da nova Classe S marca uma completa mudança tecnolĂ³gica: ele Ă© o
primeiro veĂculo de sĂ©rie do mundo a nĂ£o usar nenhuma lĂ¢mpada, interna ou
externamente. O nĂvel mĂºltiplo de funcionalidade da iluminaĂ§Ă£o Ă© outra
novidade: para conforto dos usuĂ¡rios da estrada que trafegam atrĂ¡s, a
intensidade das lanternas traseiras Ă© reduzida durante a noite ou quando o
carro para nos semĂ¡foros.
Quase
500 LEDs iluminam a estrada, o veĂculo, o interior e o porta-malas:
- FarĂ³is: cada um com atĂ© 56 LEDs
-
Lanternas traseiras: cada uma com até 35 LEDs (mais 4 para cada lanterna de
neblina)
- Interior (incluindo iluminaĂ§Ă£o ambiente):
aproximadamente 300 LEDs
A
visibilidade Ă© incrementada por dois sistemas de assistĂªncia que passaram por
importantes aperfeiçoamentos – o Adaptive Highbeam Assist Plus (assistente de
farol alto adaptativo) e o Night View Assist Plus (assistente de visĂ£o
noturna). Graças a uma nova cĂ¢mera estĂ©reo (opcional) e a sensores de radar
multiestĂ¡gio, a Classe S oferece uma visĂ£o de 360 graus que detecta melhor os
potenciais perigos na via. Além disso, o SplitView (opcional) permite duas
visualizações diferentes na tela do Comand.
Outro
item aperfeiçoado presente no S 500 L, importante para o conforto do motorista,
Ă© o sistema de auxĂlio ativo de estacionamento que agora, alĂ©m de estacionar o
carro automaticamente em vagas paralelas, também funciona para espaços
transversais, como as vagas disponĂveis na maioria dos estacionamentos
pĂºblicos, em shoppings ou supermercados.
Interior: a elegĂ¢ncia
encontra a funcionalidade
Destinado a clientes
extremamente exigentes, o S 500 L Ă© fiel Ă tradiĂ§Ă£o da Mercedes-Benz na produĂ§Ă£o
de veĂculos de alto luxo. O design interno da nova Classe S personifica o que deve ser um sedĂ£
clĂ¡ssico com nĂvel superior e, ao mesmo tempo, de vanguarda. O interior reflete
um estilo exclusivo, fluido e elegante, onde componentes e linhas horizontais
criam um ambiente caracterizado pela leveza visual sem deixar de transparecer
solidez. Alta qualidade e elegĂ¢ncia se harmonizam com a claridade e
funcionalidade, combinando conforto de rodagem, espaço e facilidade de
utilizaĂ§Ă£o no mais alto padrĂ£o.
A
interaĂ§Ă£o de materiais e cores criou um interior exclusivo, que aparenta ter
sido fundido em um Ăºnico molde. Detalhes em madeira sĂ£o aplicados
generosamente, principalmente no painel e no console central. As superfĂcies
metalizadas dos comandos combinam com a cor predominante no interior do
habitĂ¡culo, destacando ainda mais o elevado nĂvel de qualidade.
Pela
primeira vez na histĂ³ria da Classe S, o foco do desenvolvimento foi o sedĂ£ com
maior distĂ¢ncia entre-eixos. A Classe S estĂ¡ posicionada como um sedĂ£ de
prestĂgio em grandes mercados, como os Estados Unidos, China ou JapĂ£o, com
diferentes caracterĂsticas de utilizaĂ§Ă£o: enquanto na Europa ou na AmĂ©rica do
Norte Ă© comum o proprietĂ¡rio de uma Classe S estar pessoalmente atrĂ¡s do
volante, em outras regiões o modelo é, na maioria das vezes, conduzido por
motorista particular. Por isso, o novo S 500 L traz uma grande quantidade de
novos itens especificamente relacionados ao conforto e segurança na parte
traseira do veĂculo.
Na
Classe S, nĂ£o hĂ¡ dĂºvida de que os passageiros de trĂ¡s estĂ£o sentados em uma
primeira classe - o design e exclusividade dos bancos, painéis das portas e
todos os controles mantĂªm os mesmos altos padrões utilizados na frente. A
"First Class Rear" (traseira de primeira classe) inclui o assento
executivo, do lado direito, cujo ocupante pode controlar, alĂ©m da inclinaĂ§Ă£o do
encosto de atĂ© 43,5°, o posicionamento do banco Ă sua frente, aumentando o
espaço disponĂvel e o conforto proporcionado pelo apoio para os pĂ©s.
Graças ao aumento no tamanho do carro, os
ocupantes da nova Classe S foram beneficiados em todas as dimensões internas.
Para o motorista, hĂ¡ 12 milĂmetros a mais de espaço para a cabeça, assim como
14 milĂmetros a mais de espaço para os ombros e mais espaço para os cotovelos
na frente. Graças ao aumento de 14 milĂmetros no espaço para os joelhos atrĂ¡s,
aliado ao sistema de massagem energizante, ficou ainda mais confortĂ¡vel viajar
na traseira. O espaço para os ombros na traseira aumentou nove milĂmetros.
O S
500 L conta agora com teto solar panorĂ¢mico, alĂ©m das jĂ¡ conhecidas persianas
nas janelas laterais e no vidro traseiro, para maior privacidade dos ocupantes.
O sistema de climatizaĂ§Ă£o tem quatro zonas, possibilitando que cada ocupante
ajuste a temperatura conforme seu gosto. Os bancos sĂ£o climatizados, com
ventilaĂ§Ă£o e aquecimento com controles individuais com memĂ³ria. Um item de
conveniĂªncia adicional, que passa a fazer parte do pacote Keyless Go, Ă© o
sistema de abertura e fechamento do porta-malas sem necessidade de usar as
mĂ£os, bastando passar o pĂ© abaixo do para-choques.
Dois
displays coloridos de alta resoluĂ§Ă£o na proporĂ§Ă£o 8:3, com tela de 30,7 cm na
diagonal, formam o novo centro de informações na Classe S. O display à esquerda executa as funções do antigo painel de
instrumentos, passando ao condutor todas as informações mais importantes. O
display Ă direita centraliza o prĂ¡tico controle das funções de comunicaĂ§Ă£o,
entretenimento e conforto.
A
necessidade da integraĂ§Ă£o constante de novas funções nos veĂculos da Classe S
levou a uma evoluĂ§Ă£o de toda a lĂ³gica operacional. A ergonomia, facilidade de operaĂ§Ă£o e a segurança foram as principais
considerações. O objetivo foi agrupar as funções de controle e mostradores de
forma coerente em termos tanto de design como funcionalidade. Além dos novos displays, as
superfĂcies metalizadas das teclas e controles em alumĂnio sĂ³lido sĂ£o destaques
visuais de alta qualidade. Graças Ă fina estrutura das superfĂcies metĂ¡licas,
cada controle individual tem a sonoridade, sensibilidade e atenĂ§Ă£o ao detalhe
que tornam a Classe S um automĂ³vel especial.
Os novos itens de controle incluem um teclado de
telefone sensĂvel ao toque e uma relaĂ§Ă£o de favoritos com doze espaços de memĂ³ria selecionĂ¡veis. O principal elemento de controle Ă© o botĂ£o pressionĂ¡vel rotativo, com as
costumeiras teclas de acesso direto no console central para as funções mais
importantes e uma barra de ferramentas para os sistemas de assistĂªncia Ă
conduĂ§Ă£o.
Uma nova geraĂ§Ă£o multimĂdia com operaĂ§Ă£o
intuitiva, GPS com mapa em 3D e funções claramente definidas graças Ă
visualizaĂ§Ă£o e animações faz sua estreia na Classe S. Outras inovações incluem o sistema multiusuĂ¡rio, que permite acesso independente aos recursos de mĂdia do
sistema de entretenimento a partir de qualquer assento. Com o inovador sistema
Frontbass, desenvolvido pela Mercedes-Benz e usado pela primeira vez em um sedĂ£, os woofers ficam alojados na parede de fogo, entre o motor e
a cabine, e utilizam o espaço de quase 40 litros das vigas transversal e
laterais como cĂ¢mara de ressonĂ¢ncia, dispensando os woofers convencionais
localizados nas portas. Os alto-falantes de médio alcance nas portas foram
reposicionados para cima, melhorando o panorama sonoro e liberando espaço adicional para guardar objetos nas portas. O pacote de equipamentos de
série do S 500 L oferecido no Brasil inclui o novo sistema de som Burmeister,
um dos mais avançados do mundo.
A
nova Classe S tambĂ©m se destaca em relaĂ§Ă£o Ă segurança. AlĂ©m dos 11 airbags
presentes no veĂculo, a Mercedes-Benz ampliou o sistema de segurança para os
passageiros de trĂ¡s com o extensor da fivela do cinto, o beltbag (bolsa de ar
acoplada ao cinto) e a almofada de segurança. Com o extensor da fivela do
cinto, que é iluminada para facilitar o acesso, um motor elétrico estende e
recolhe a fivela automaticamente. Desta forma, qualquer folga do cinto na
regiĂ£o da pĂ©lvis e do tĂ³rax sĂ£o reduzidas e os passageiros ficam seguros com
mais firmeza tanto lateral como longitudinalmente.
O
beltbag, que Ă© um tirante inflĂ¡vel integrado ao cinto de segurança, pode
reduzir o risco de ferimentos dos passageiros de trĂ¡s em colisões frontais
reduzindo a pressĂ£o na caixa torĂ¡cica. O assento reclinĂ¡vel Ă© equipado de sĂ©rie
com uma almofada inflĂ¡vel de segurança sob o estofamento. Quando o assento Ă©
reclinado, ela evita que o ocupante escorregue por baixo do cinto de segurança
em caso de acidente. Desta forma, a Mercedes-Benz conseguiu criar um banco
reclinĂ¡vel confortĂ¡vel com nĂvel de segurança em acidentes mais alto do que
assentos com encosto deslizante.
SuspensĂ£o: a primeira do mundo com "olhos"
A nova
Classe S é o primeiro carro do mundo capaz de detectar ondulações no piso à sua
frente. Quando o ROAD SURFACE SCAN (escaner de superfĂcie da estrada) detecta
uma irregularidade no piso por meio da cĂ¢mera estĂ©reo, o MAGIC BODY CONTROL adequa
a suspensĂ£o instantaneamente para enfrentar a situaĂ§Ă£o. Esta suspensĂ£o
inovadora Ă© oferecida como opcional para o S 500 L.
Carroceria: mais rigidez
sem aumento de peso
A nova Classe S traz uma carroceria hĂbrida de
alumĂnio de terceira
geraĂ§Ă£o. O Ăndice de leveza - rigidez
torcional em relaĂ§Ă£o ao peso e tamanho do veĂculo - melhorou 50% em
relaĂ§Ă£o ao modelo anterior. Toda a cobertura externa da Classe S, incluindo o teto e a seĂ§Ă£o dianteira
da carroceria, Ă© feita em alumĂnio. O alto percentual desse metal leve Ă© possĂvel graças ao uso de
uma completa gama de produtos semiacabados (fundidos, extrudados e chapas).
JĂ¡ a cĂ©lula de segurança dos ocupantes utiliza
uma alta percentagem de aços de alta resistĂªncia. Este design de baixo peso por
meio da otimizaĂ§Ă£o do material e geometria, aliado Ă tecnologia de junĂ§Ă£o
altamente complexa, permite que a nova Classe S eleve ainda mais o nĂvel de
segurança e desempenho do exigente segmento dos sedĂ£s de luxo sem aumentar seu
peso. Com uma rigidez torcional de 40,5 kN/grau (anteriormente 27,5, kN/grau),
a Classe S estabelece um novo recorde em sua categoria.
VersĂ£o esportiva
O sedĂ£ esportivo S 63 L AMG,
tambĂ©m em nova versĂ£o, chegarĂ¡ ao Brasil no primeiro semestre do prĂ³ximo ano. A
versĂ£o desenvolvida pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, traz motor
com 585 cv e torque de 900 Nm e, para maior controle e desempenho, Ă© dotada de
traĂ§Ă£o integral permanente. Como todos os modelos AMG, o carro tem estilo
diferenciado, privilegiando a aerodinĂ¢mica, e um interior combinando o luxo a
uma extrema esportividade.
Dados TĂ©cnicos S 500 L
Motor: V8 bi-turbo
Cilindrada: 4.663 cm³
PotĂªncia: 455 / 5.250 - 5.500 (cv / rpm)
Torque: 700 / 1.800 – 3.500 (Nm / rpm)
Velocidade mĂ¡xima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
AceleraĂ§Ă£o 0-100 km/h: 4,8 s
CĂ¢mbio: 7G-TRONIC PLUS
Peso: 2.015 Kg
Pneus: 245/50 R18
Comp / Larg / Alt: 5.246 / 2.130 / 1.494 mm
Porta-malas: 530 l
Tanque de combustĂvel / reserva: 80 / 8,0 l
Preço
S 500 L – US$ 265.900,00
S 500 L – US$ 265.900,00
0 ComentĂ¡rios