Mercedes-Benz traz nova Classe S ao Brasil

·           Topo de linha da marca Ă© referĂªncia mundial em conforto e tecnologia
·           Primeiro automĂ³vel de sĂ©rie no mundo com tecnologia LED integral
·           S 500 L, primeira versĂ£o comercializada no paĂ­s, chega Ă  rede de concessionĂ¡rios em novembro
·           Carroceria longa privilegia passageiros de trĂ¡s
·           VersĂ£o esportiva S 63 L AMG chega ao paĂ­s no inĂ­cio de 2014

Texto e fotos: Mercedes

A Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil da nova Classe S. Oferecida no paĂ­s na versĂ£o S 500 longa, a nova geraĂ§Ă£o do modelo mais luxuoso e avançado entre os automĂ³veis da marca estabelece padrões ainda mais elevados de conforto, segurança e tecnologia. Tudo para manter a tradiĂ§Ă£o estabelecida pelas gerações anteriores da Classe S de “melhor automĂ³vel do mundo”.


O desenvolvimento da nova Classe S envolveu trĂªs prioridades: conduĂ§Ă£o inteligente (Intelligent Drive), eficiĂªncia tecnolĂ³gica (Efficient Technology) e a essĂªncia do luxo (Essence of Luxury). A missĂ£o dos engenheiros, designers e tĂ©cnicos da Mercedes-Benz foi cumprida Ă  risca: o resultado Ă© um carro que representa nĂ£o apenas o que hĂ¡ de mais tecnolĂ³gico da marca, mas estĂ¡ na linha de frente do desenvolvimento de toda a indĂºstria do automĂ³vel.


A perfeiĂ§Ă£o atĂ© o Ăºltimo detalhe estĂ¡ por trĂ¡s da busca pela “essĂªncia do luxo”, claramente percebida no interior do novo S 500 L pela evoluĂ§Ă£o dos assentos, do sistema tĂ©rmico e de Ă¡udio, alĂ©m do design como um todo. TambĂ©m sĂ£o notĂ¡veis os novos sistemas de informaĂ§Ă£o e entretenimento, alĂ©m do conforto e da segurança proporcionados aos ocupantes do banco traseiro – de extrema importĂ¢ncia em um automĂ³vel de nĂ­vel superior, frequentemente usado como veĂ­culo executivo e de representaĂ§Ă£o. Todos esses avanços, a dedicada aplicaĂ§Ă£o e a alta percepĂ§Ă£o de qualidade destacam os padrões estabelecidos pelos engenheiros para o modelo mais representativo da Mercedes-Benz - um desafio para eles mesmos.


Reinterpretando o status: novo design

A Classe S sempre se destacou pela superioridade espontĂ¢nea, manifestada pelo design. No novo S 500 L, esta vocaĂ§Ă£o Ă© percebida Ă  primeira vista na nova grade do radiador, maior, mais vertical e claramente tridimensional. Com seu longo capĂ´, a linha curva e fluida do teto e a traseira levemente inclinada, a nova Classe S tem as proporções clĂ¡ssicas de um sedĂ£, com dimensões e espaço distribuĂ­dos de forma imponente, ao mesmo tempo em que a forte definiĂ§Ă£o da linha do teto deixa clara a intenĂ§Ă£o de associar seu estilo ao dinamismo de um cupĂª. 
A linha de carĂ¡ter, que desce discretamente da frente para a traseira - uma caracterĂ­stica da marca - estrutura elegantemente a superfĂ­cie lateral e sugere movimento mesmo quando o carro estĂ¡ parado. A carroceria alongada transmite simultaneamente entusiasmo e tranquilidade. As superfĂ­cies e linhas mais acentuadas, presentes nas laterais da nova Classe S, geram entusiasmo Ă  medida que fluem para a traseira.  AlĂ©m de ser elegante, o formato ligeiramente inclinado traz vantagens aerodinĂ¢micas. 
As linhas horizontais que fluem do capĂ´ para o para-choques reforçam a impressĂ£o de largura do carro visto pela traseira. A marca registrada dos designers da Mercedes-Benz tambĂ©m pode ser vista no vidro traseiro, que penetra nas colunas C. A parte superior do vidro Ă© arredondada, uma referĂªncia de estilo associada aos cupĂªs. Os destaques maiores sĂ£o as lanternas traseiras reestilizadas, completamente incorporadas Ă  carroceria.
  


Tecnologia LED: o primeiro carro sem uma Ăºnica lĂ¢mpada

Cem anos depois da introduĂ§Ă£o da iluminaĂ§Ă£o elĂ©trica em veĂ­culos motorizados, o lançamento da nova Classe S marca uma completa mudança tecnolĂ³gica: ele Ă© o primeiro veĂ­culo de sĂ©rie do mundo a nĂ£o usar nenhuma lĂ¢mpada, interna ou externamente. O nĂ­vel mĂºltiplo de funcionalidade da iluminaĂ§Ă£o Ă© outra novidade: para conforto dos usuĂ¡rios da estrada que trafegam atrĂ¡s, a intensidade das lanternas traseiras Ă© reduzida durante a noite ou quando o carro para nos semĂ¡foros.

Quase 500 LEDs iluminam a estrada, o veĂ­culo, o interior e o porta-malas:
- FarĂ³is: cada um com atĂ© 56 LEDs
 - Lanternas traseiras: cada uma com atĂ© 35 LEDs (mais 4 para cada lanterna de neblina)
- Interior (incluindo iluminaĂ§Ă£o ambiente): aproximadamente 300 LEDs

A visibilidade Ă© incrementada por dois sistemas de assistĂªncia que passaram por importantes aperfeiçoamentos – o Adaptive Highbeam Assist Plus (assistente de farol alto adaptativo) e o Night View Assist Plus (assistente de visĂ£o noturna). Graças a uma nova cĂ¢mera estĂ©reo (opcional) e a sensores de radar multiestĂ¡gio, a Classe S oferece uma visĂ£o de 360 graus que detecta melhor os potenciais perigos na via. AlĂ©m disso, o SplitView (opcional) permite duas visualizações diferentes na tela do Comand. 
Outro item aperfeiçoado presente no S 500 L, importante para o conforto do motorista, Ă© o sistema de auxĂ­lio ativo de estacionamento que agora, alĂ©m de estacionar o carro automaticamente em vagas paralelas, tambĂ©m funciona para espaços transversais, como as vagas disponĂ­veis na maioria dos estacionamentos pĂºblicos, em shoppings ou supermercados.
  


Interior: a elegĂ¢ncia encontra a funcionalidade

Destinado a clientes extremamente exigentes, o S 500 L Ă© fiel Ă  tradiĂ§Ă£o da Mercedes-Benz na produĂ§Ă£o de veĂ­culos de alto luxo. O design interno da nova Classe S personifica o que deve ser um sedĂ£ clĂ¡ssico com nĂ­vel superior e, ao mesmo tempo, de vanguarda. O interior reflete um estilo exclusivo, fluido e elegante, onde componentes e linhas horizontais criam um ambiente caracterizado pela leveza visual sem deixar de transparecer solidez. Alta qualidade e elegĂ¢ncia se harmonizam com a claridade e funcionalidade, combinando conforto de rodagem, espaço e facilidade de utilizaĂ§Ă£o no mais alto padrĂ£o. 
A interaĂ§Ă£o de materiais e cores criou um interior exclusivo, que aparenta ter sido fundido em um Ăºnico molde. Detalhes em madeira sĂ£o aplicados generosamente, principalmente no painel e no console central. As superfĂ­cies metalizadas dos comandos combinam com a cor predominante no interior do habitĂ¡culo, destacando ainda mais o elevado nĂ­vel de qualidade. 
Pela primeira vez na histĂ³ria da Classe S, o foco do desenvolvimento foi o sedĂ£ com maior distĂ¢ncia entre-eixos. A Classe S estĂ¡ posicionada como um sedĂ£ de prestĂ­gio em grandes mercados, como os Estados Unidos, China ou JapĂ£o, com diferentes caracterĂ­sticas de utilizaĂ§Ă£o: enquanto na Europa ou na AmĂ©rica do Norte Ă© comum o proprietĂ¡rio de uma Classe S estar pessoalmente atrĂ¡s do volante, em outras regiões o modelo Ă©, na maioria das vezes, conduzido por motorista particular. Por isso, o novo S 500 L traz uma grande quantidade de novos itens especificamente relacionados ao conforto e segurança na parte traseira do veĂ­culo. 
Na Classe S, nĂ£o hĂ¡ dĂºvida de que os passageiros de trĂ¡s estĂ£o sentados em uma primeira classe - o design e exclusividade dos bancos, painĂ©is das portas e todos os controles mantĂªm os mesmos altos padrões utilizados na frente. A "First Class Rear" (traseira de primeira classe) inclui o assento executivo, do lado direito, cujo ocupante pode controlar, alĂ©m da inclinaĂ§Ă£o do encosto de atĂ© 43,5°, o posicionamento do banco Ă  sua frente, aumentando o espaço disponĂ­vel e o conforto proporcionado pelo apoio para os pĂ©s. 
Graças ao aumento no tamanho do carro, os ocupantes da nova Classe S foram beneficiados em todas as dimensões internas. Para o motorista, hĂ¡ 12 milĂ­metros a mais de espaço para a cabeça, assim como 14 milĂ­metros a mais de espaço para os ombros e mais espaço para os cotovelos na frente. Graças ao aumento de 14 milĂ­metros no espaço para os joelhos atrĂ¡s, aliado ao sistema de massagem energizante, ficou ainda mais confortĂ¡vel viajar na traseira. O espaço para os ombros na traseira aumentou nove milĂ­metros. 
O S 500 L conta agora com teto solar panorĂ¢mico, alĂ©m das jĂ¡ conhecidas persianas nas janelas laterais e no vidro traseiro, para maior privacidade dos ocupantes. O sistema de climatizaĂ§Ă£o tem quatro zonas, possibilitando que cada ocupante ajuste a temperatura conforme seu gosto. Os bancos sĂ£o climatizados, com ventilaĂ§Ă£o e aquecimento com controles individuais com memĂ³ria. Um item de conveniĂªncia adicional, que passa a fazer parte do pacote Keyless Go, Ă© o sistema de abertura e fechamento do porta-malas sem necessidade de usar as mĂ£os, bastando passar o pĂ© abaixo do para-choques.


Segurança e conforto

Dois displays coloridos de alta resoluĂ§Ă£o na proporĂ§Ă£o 8:3, com tela de 30,7 cm na diagonal, formam o novo centro de informações na Classe S. O display Ă  esquerda executa as funções do antigo painel de instrumentos, passando ao condutor todas as informações mais importantes. O display Ă  direita centraliza o prĂ¡tico controle das funções de comunicaĂ§Ă£o, entretenimento e conforto. 
A necessidade da integraĂ§Ă£o constante de novas funções nos veĂ­culos da Classe S levou a uma evoluĂ§Ă£o de toda a lĂ³gica operacional. A ergonomia, facilidade de operaĂ§Ă£o e a segurança foram as principais considerações. O objetivo foi agrupar as funções de controle e mostradores de forma coerente em termos tanto de design como funcionalidade. AlĂ©m dos novos displays, as superfĂ­cies metalizadas das teclas e controles em alumĂ­nio sĂ³lido sĂ£o destaques visuais de alta qualidade. Graças Ă  fina estrutura das superfĂ­cies metĂ¡licas, cada controle individual tem a sonoridade, sensibilidade e atenĂ§Ă£o ao detalhe que tornam a Classe S um automĂ³vel especial. 
Os novos itens de controle incluem um teclado de telefone sensĂ­vel ao toque e uma relaĂ§Ă£o de favoritos com doze espaços de memĂ³ria selecionĂ¡veis. O principal elemento de controle Ă© o botĂ£o pressionĂ¡vel rotativo, com as costumeiras teclas de acesso direto no console central para as funções mais importantes e uma barra de ferramentas para os sistemas de assistĂªncia Ă  conduĂ§Ă£o. 
Uma nova geraĂ§Ă£o multimĂ­dia com operaĂ§Ă£o intuitiva, GPS com mapa em 3D e funções claramente definidas graças Ă  visualizaĂ§Ă£o e animações faz sua estreia na Classe S. Outras inovações incluem o sistema multiusuĂ¡rio, que permite acesso independente aos recursos de mĂ­dia do sistema de entretenimento a partir de qualquer assento. Com o inovador sistema Frontbass, desenvolvido pela Mercedes-Benz e usado pela primeira vez em um sedĂ£, os woofers ficam alojados na parede de fogo, entre o motor e a cabine, e utilizam o espaço de quase 40 litros das vigas transversal e laterais como cĂ¢mara de ressonĂ¢ncia, dispensando os woofers convencionais localizados nas portas. Os alto-falantes de mĂ©dio alcance nas portas foram reposicionados para cima, melhorando o panorama sonoro e liberando espaço adicional para guardar objetos nas portas. O pacote de equipamentos de sĂ©rie do S 500 L oferecido no Brasil inclui o novo sistema de som Burmeister, um dos mais avançados do mundo. 
A nova Classe S tambĂ©m se destaca em relaĂ§Ă£o Ă  segurança. AlĂ©m dos 11 airbags presentes no veĂ­culo, a Mercedes-Benz ampliou o sistema de segurança para os passageiros de trĂ¡s com o extensor da fivela do cinto, o beltbag (bolsa de ar acoplada ao cinto) e a almofada de segurança. Com o extensor da fivela do cinto, que Ă© iluminada para facilitar o acesso, um motor elĂ©trico estende e recolhe a fivela automaticamente. Desta forma, qualquer folga do cinto na regiĂ£o da pĂ©lvis e do tĂ³rax sĂ£o reduzidas e os passageiros ficam seguros com mais firmeza tanto lateral como longitudinalmente. 
O beltbag, que Ă© um tirante inflĂ¡vel integrado ao cinto de segurança, pode reduzir o risco de ferimentos dos passageiros de trĂ¡s em colisões frontais reduzindo a pressĂ£o na caixa torĂ¡cica. O assento reclinĂ¡vel Ă© equipado de sĂ©rie com uma almofada inflĂ¡vel de segurança sob o estofamento. Quando o assento Ă© reclinado, ela evita que o ocupante escorregue por baixo do cinto de segurança em caso de acidente. Desta forma, a Mercedes-Benz conseguiu criar um banco reclinĂ¡vel confortĂ¡vel com nĂ­vel de segurança em acidentes mais alto do que assentos com encosto deslizante.

SuspensĂ£o: a primeira do mundo com "olhos"

A nova Classe S Ă© o primeiro carro do mundo capaz de detectar ondulações no piso Ă  sua frente. Quando o ROAD SURFACE SCAN (escaner de superfĂ­cie da estrada) detecta uma irregularidade no piso por meio da cĂ¢mera estĂ©reo, o MAGIC BODY CONTROL adequa a suspensĂ£o instantaneamente para enfrentar a situaĂ§Ă£o. Esta suspensĂ£o inovadora Ă© oferecida como opcional para o S 500 L.

Carroceria: mais rigidez sem aumento de peso

A nova Classe S traz uma carroceria hĂ­brida de alumĂ­nio de terceira geraĂ§Ă£o.  O Ă­ndice de leveza - rigidez torcional em relaĂ§Ă£o ao peso e tamanho do veĂ­culo - melhorou 50% em relaĂ§Ă£o ao modelo anterior. Toda a cobertura externa da Classe S, incluindo o teto e a seĂ§Ă£o dianteira da carroceria, Ă© feita em alumĂ­nio. O alto percentual desse metal leve Ă© possĂ­vel graças ao uso de uma completa gama de produtos semiacabados (fundidos, extrudados e chapas). 
JĂ¡ a cĂ©lula de segurança dos ocupantes utiliza uma alta percentagem de aços de alta resistĂªncia. Este design de baixo peso por meio da otimizaĂ§Ă£o do material e geometria, aliado Ă  tecnologia de junĂ§Ă£o altamente complexa, permite que a nova Classe S eleve ainda mais o nĂ­vel de segurança e desempenho do exigente segmento dos sedĂ£s de luxo sem aumentar seu peso. Com uma rigidez torcional de 40,5 kN/grau (anteriormente 27,5, kN/grau), a Classe S estabelece um novo recorde em sua categoria.

VersĂ£o esportiva

O sedĂ£ esportivo S 63 L AMG, tambĂ©m em nova versĂ£o, chegarĂ¡ ao Brasil no primeiro semestre do prĂ³ximo ano. A versĂ£o desenvolvida pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, traz motor com 585 cv e torque de 900 Nm e, para maior controle e desempenho, Ă© dotada de traĂ§Ă£o integral permanente. Como todos os modelos AMG, o carro tem estilo diferenciado, privilegiando a aerodinĂ¢mica, e um interior combinando o luxo a uma extrema esportividade.

Dados TĂ©cnicos S 500 L
Motor: V8 bi-turbo
Cilindrada: 4.663 cm³
PotĂªncia: 455 / 5.250 - 5.500 (cv / rpm)
Torque: 700 / 1.800 – 3.500 (Nm / rpm)
Velocidade mĂ¡xima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
AceleraĂ§Ă£o 0-100 km/h: 4,8 s
CĂ¢mbio: 7G-TRONIC PLUS
Peso: 2.015 Kg
Pneus: 245/50 R18
Comp / Larg / Alt: 5.246 / 2.130 / 1.494 mm
Porta-malas: 530 l
Tanque de combustĂ­vel / reserva: 80 / 8,0 l


Preço
S 500 L – US$ 265.900,00