Linha 2014 da picape L200 Triton vem com novidades no motor e novo cĂ¢mbio 

Em nove versões, clientes tĂªm uma completa gama de produtos para todos os tipos de uso, seja para o lazer ou para o trabalho

Texto e fotos: Mitsubishi

Uma linha de veĂ­culos que une a força e resistĂªncia para o trabalho e o conforto e sofisticaĂ§Ă£o para a viagem com a famĂ­lia. A linha L200 Triton Ă© completa para qualquer tipo de cliente. As picapes possuem elementos exclusivos em todos os modelos e estĂ£o disponĂ­veis em nove versões: L200 Triton HPE (diesel MT/AT e flex), L200 Triton Savana, L200 Triton GLS, L200 Triton GLX, L200 Triton GL, L200 Triton HLS e L200 Triton 2.4 GL. Assim Ă© a nova L200 Triton 2014, que chega Ă s concessionĂ¡rias de todo o PaĂ­s com grandes novidades.


A Mitsubishi L200 Triton traz em seu DNA a verdadeira vocaĂ§Ă£o off-road e uma histĂ³ria de mais de 20 anos de desenvolvimento e aprimoramento. Na Mitsubishi Cup, o maior campeonato de rali cross-country do PaĂ­s, a L200 Triton tem papel de destaque e Ă© utilizada nas situações mais extremas pelos pilotos.
"As competições sempre foram nosso grande laboratĂ³rio. SĂ³ no Rally dos Sertões, a maior prova off-road do PaĂ­s, a L200 Triton acumula seis tĂ­tulos, dos 10 que a Mitsubishi tem. AlĂ©m disso, somos o carro oficial dos dois maiores ralis do planeta, o Rally Dakar e o prĂ³prio Sertões, onde a L200 Triton Ă© responsĂ¡vel pelo levantamento do roteiro da competiĂ§Ă£o, passando no mesmo percurso dos competidores por diversas vezes. Isso sĂ³ prova toda a força e resistĂªncia dessa picape, capaz de enfrentar os mais desafiadores caminhos", garante Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.

TradiĂ§Ă£o, evoluĂ§Ă£o e pioneirismo
A L200 tem uma longa histĂ³ria de inovaĂ§Ă£o e pioneirismo no Brasil. Chegou ao PaĂ­s em 1992, se tornando a primeira picape 4x4 cabine dupla a fazer parte da vida dos brasileiros. Com o passar dos anos, passou a ser produzida em CatalĂ£o (GO) e novos modelos foram incorporados, sempre com a evoluĂ§Ă£o como ponto principal.


Das clĂ¡ssicas L200 e L200 GLS, que fizeram muito sucesso na dĂ©cada de 90, atĂ© a chegada da L200 Savana e L200 Sport, em 2004, muito trabalho de desenvolvimento para tornar essa uma das melhores picapes do Brasil. Ao longo dos anos, novos modelos foram surgindo, como a L200 Outdoor, grande referĂªncia no mercado brasileiro.
Em 2012, a linha L200 Triton ganhou cinco novos modelos, consolidando o amplo desenvolvimento e preocupaĂ§Ă£o da Mitsubishi Motors em oferecer produtos de qualidade e prontos para qualquer desafio. Afinal, sĂ£o 30 anos de histĂ³ria e mais de 250.000 cabines duplas vendidas no Brasil.

Nova tecnologia, novo conjunto
Na linha 2014, a L200 Triton recebe o novo Power Train, com cĂ¢mbio automĂ¡tico de cinco marchas com Sports Mode, que deixa as trocas ainda mais suaves, proporcionando economia de combustĂ­vel e menor nĂ­vel de ruĂ­do. O motor diesel 3.2L passa a ter 180 cv e 38 kgf.m, fazendo com que essa picape tenha uma Ă³tima relaĂ§Ă£o peso/potĂªncia, com 10,8 kg/CV. A L200 Triton tem agora 15 combinações de marcha, jĂ¡ que o veĂ­culo conta com traĂ§Ă£o 4x4 com reduzida.


"Fizemos um trabalho intensivo nesse Power Train. A relaĂ§Ă£o do diferencial estĂ¡ alongada, o que deixa todo o conjunto silencioso e econĂ´mico. A primeira e segunda marchas estĂ£o mais curtas e garantem maior aceleraĂ§Ă£o e agilidade na arrancada. A curva de torque estĂ¡ mais plana, o que otimiza o uso do motor e oferece durabilidade e economia", explica Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors.
As novidades tambĂ©m estĂ£o no exterior. A L200 Triton HPE ganha um design ainda mais sofisticado na parte dianteira, com nova grade, para choque e farĂ³is de neblina. As rodas de liga leve 16" possuem desenho Open Line e os retrovisores tĂªm rebatimento elĂ©trico e sinalizadores em led que aumentam a segurança. O tanque de combustĂ­vel estĂ¡ 20% maior e agora tem capacidade para 90 litros, dando muito mais autonomia nas grandes viagens.
Os bancos ganham um novo design, que privilegia a ergonomia, garantindo conforto para o motorista e passageiros, principalmente em longas viagens e trechos fora de estrada. Com maior retenĂ§Ă£o, os assentos tornam-se mais envolventes e sĂ£o revestidos em material Premium Leather com dupla costura e espuma de alta densidade.

Conforto e praticidade
O interior traz elementos e equipamentos indispensĂ¡veis para quem nĂ£o abre mĂ£o da praticidade e sofisticaĂ§Ă£o. A L200 Triton HPE vem com os novos bancos em couro, kit multimĂ­dia Power Touch com GPS, rĂ¡dio, CD, DVD, Bluetooth, alĂ©m de ar-condicionado automĂ¡tico, direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, piloto automĂ¡tico e comandos de Ă¡udio integrado ao volante. Ao todo, 16 porta objetos e 11 luzes de cortesia completam o conjunto, dando mais praticidade para o motorista e passageiros.


A L200 Triton Ă© equipada tambĂ©m com keyless para abertura e fechamento das portas, botĂ£o one touch para acionamento dos vidros elĂ©tricos, travamento central das portas, temporizador para luzes de cortesia, travamento automĂ¡tico das portas por velocidade.
Na parte externa, a L200 Triton Ă© projetada para um melhor aproveitamento aerodinĂ¢mico e o coeficiente de atrito Ă© de apenas 0,47, o que resulta em mais performance, economia de combustĂ­vel e menor ruĂ­do dentro do veĂ­culo.
A tampa traseira tem brake light integrado, as maçanetas sĂ£o cromadas e o engate traseiro Ă© removĂ­vel com tomada elĂ©trica. Para facilitar o uso em todas as situações, o raio de giro Ă© excelente, com 5,9 metros.

Elementos exclusivos - SDS, Full Displacement e LSD Hybrid
O conjunto de suspensĂ£o tem o exclusivo sistema SDS (Sport Dynamic Suspension), que reduz o movimento da carroceria e deixa o veĂ­culo ainda mais estĂ¡vel, tanto no asfalto como no uso off-road. A nova calibragem da suspensĂ£o proporciona o mesmo nĂ­vel de conforto e segurança com o carro vazio ou carregado com mais de uma tonelada, atĂ© em pisos irregulares.


Os exclusivos amortecedores Full Displacement permitem uma resposta dinĂ¢mica mais rĂ¡pida, sem hesitações, proporcionando estabilidade e agilidade, e aumentando o conforto em todas as situações.
O conjunto de rodas/pneus nĂ£o tende a se projetar com velocidade em buracos e depressões. O resultado Ă© o conforto e a segurança ainda maior para o motorista e passageiros, sem contar com a facilidade para vencer obstĂ¡culos ou mesmo trafegar nas mais severas condições.
Os veĂ­culos contam tambĂ©m com o LSD Hybrid no diferencial traseiro, que permite a transposiĂ§Ă£o de obstĂ¡culos severos, jĂ¡ que transfere automaticamente a traĂ§Ă£o para a roda que necessita de mais força.

Autonomia comprovada
Para comprovar a eficiĂªncia do novo Power Train, aliado ao tanque de combustĂ­vel com maior capacidade, a Mitsubishi Motors, com auditoria da KPMG, realizou um teste inĂ©dito: uma viagem de SĂ£o Paulo atĂ© BrasĂ­lia, mas sem paradas para reabastecimento, e mais de 1.000 km de autonomia.
Ao volante, ninguĂ©m menos que Ingo Hoffmann, 12 vezes vencedor da Stock Car e campeĂ£o brasileiro de rali a bordo de uma L200 Triton.


"Conheço essa picape hĂ¡ muito tempo. Foi com ela que iniciei nas provas de rali. A L200 Triton Ă© fantĂ¡stica, nĂ£o sĂ³ nas provas off-road, mas tambĂ©m em grandes viagens, como essa que fizemos. Foi muito bom poder fazer parte dessa aventura e, o melhor, sem precisar parar no posto para abastecer", enaltece Hoffmann.

Força e traĂ§Ă£o
A L200 Triton HPE 2014 estĂ¡ disponĂ­vel com duas opções de motores: flex e diesel. O novo motor diesel tem 3.2 L DID-H, 16 vĂ¡lvulas, DOHC com injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica direta Common-Rail, corrente de comando, turbo intercooler frontal, resultando em eficiĂªncia, baixos Ă­ndices de vibraĂ§Ă£o e ruĂ­do, alĂ©m de menor emissĂ£o de poluentes. A potĂªncia Ă© de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm. A versĂ£o a diesel tem dois tipos de transmissĂ£o, automĂ¡tica ou manual.


A versĂ£o flex Ă© equipada com o motor mais potente da categoria: 3.5L V6 MPI, 24 vĂ¡lvulas, SOHC, desenvolvendo potĂªncia de 205 cv a 5.000 rpm e torque de 33,5 kgf.m a 3.500 rpm com etanol e 200 cv a 5.000 rpm e torque de 31,5 kgf.m a 3.500 rpm com gasolina. Graças a tecnologia brasileira, o motor flex foi projetado para funcionar com ambos os combustĂ­veis em qualquer proporĂ§Ă£o.

Mitsubishi L200 Triton Savana
A L200 Triton Savana vem com a aventura como item de série. Essa picape é sucesso por onde passa, graças ao visual arrojado, inovador e componentes exclusivos.
A carroceria Ă© reforçada em seis pontos e garante ainda mais segurança e versatilidade. Equipado como novo Power Train diesel da linha L200 Triton, a L200 Triton Savana conta com snorkel, que permite atravessar trechos alagados com atĂ© 800mm de profundidade, rack de teto, ideal para o transporte de grandes objetos sobre a cabine, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderĂªncia, e duas caixas para acessĂ³rios na caçamba.
Para enfrentar o barro e a lama, vem com pneus Scorpion Mud 255/70 R16 e rodas em aço, que reforçam o visual off-road dessa picape. Na parte externa, detalhes em duas cores conferem ao veĂ­culo uma aparĂªncia ainda mais moderna.
Agressivo por fora e confortĂ¡vel por dentro. A L200 Triton Savana transporta atĂ© cinco passageiros e vem equipada com kit multimĂ­dia Power Touch, ar-condicionado automĂ¡tico, vidros, retrovisores e travas elĂ©tricas. Os bancos recebem uma capa em neoprene e o tapete de borracha deixa o interior ainda mais elaborado, versĂ¡til e funcional.

Linha L200 Triton
AlĂ©m da L200 Triton HPE e L200 Triton Savana, a Mitsubishi oferece uma linha completa de cabines dupla. A L200 Triton GLS, L200 Triton GLX e a L200 Triton GL (exclusiva para frotistas), sĂ£o veĂ­culos para quem procura confiabilidade, custo benefĂ­cio e praticidade para o dia a dia, jĂ¡ que a caçamba tem maior capacidade de carga.
Para quem procura um veĂ­culo robusto, mas nĂ£o faz uso da traĂ§Ă£o 4x4, a L200 Triton HLS Ă© o carro ideal. Com o mesmo DNA da linha L200 Triton, tem motor 2.4 Flex, 4 cilindros em linha, 16 vĂ¡lvulas, SOHC, injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica multiponto sequencial que desenvolve uma potĂªncia de 142cv a 5000 rpm e torque de 22 kgf.m a 4000 rpm (etanol).
Todas as versões sĂ£o equipadas com ar-condicionado, retrovisores com ajuste elĂ©trico, tanque de 90 litros e a nova grade frontal, que reforça o design exclusivo e visual robusto dessas cabines duplas.
Na linha 2014, todos os modelos diesel recebem o novo Power Train, que deixa a L200 Triton ainda mais completa e pronta para todos os desafios. Os veĂ­culos tĂªm trĂªs anos de garantia.

Tecnologia e eficiĂªncia
Em todas as versões 4x4 da linha L200 Triton 2014, o sistema de traĂ§Ă£o Ă© o Easy Select 4WD, que permite a opĂ§Ă£o de trĂªs modos distintos de atuaĂ§Ă£o: 4x2 - somente traĂ§Ă£o traseira, recomendado para uso urbano/rodovias e se traduz em economia de combustĂ­vel e menor nĂ­vel de ruĂ­do, 4x4 - traĂ§Ă£o nas quatro rodas, ideal para pistas de baixa aderĂªncia, como terra, areia, cascalho, lama etc., e a 4x4 com reduzida - indicada para uso em situações em que se faz necessĂ¡ria força total, como a transposiĂ§Ă£o de obstĂ¡culos, tarefa facilitada pelo diferencial traseiro de escorregamento limitado LSD Hybrid (com exceĂ§Ă£o das versões GLX 3.2 M/T e GL 3.2 M/T), que transfere automaticamente a traĂ§Ă£o para a roda que necessita de força.
A suspensĂ£o dianteira Ă© independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidrĂ¡ulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.
Suas dimensões sĂ£o ideais para todos os tipos de uso. A L200 Triton HPE tem 5.115 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.780 mm de altura e entre eixos de 3.000 mm. A aptidĂ£o para o off-road tambĂ©m estĂ¡ refletida nos Ă¢ngulos de entrada (39º) e saĂ­da (29º), alĂ©m da altura livre do solo com 220 mm.
A caçamba Ă© um item indispensĂ¡vel para quem usa o carro no trabalho ou lazer. Somada ao espaço interno, traz muita funcionalidade, jĂ¡ que Ă© adequada para levar diversos tipos de materiais e, ao mesmo tempo, a famĂ­lia.
Toda a linha L200 Triton 2014 Ă© equipada com pacote antirruĂ­do, que inclui dupla vedaĂ§Ă£o das portas e forrações internas, garantindo baixo nĂ­vel de ruĂ­do na cabine. Os estribos laterais facilitam o acesso ao veĂ­culo e reforçam o DNA da marca.

Segurança
A grande preocupaĂ§Ă£o da Mitsubishi Motors com a segurança estĂ¡ presente em toda a linha L200 Triton. O chassi projetado para incrementar a resistĂªncia Ă  flexĂ£o e Ă  torĂ§Ă£o, torna esta picape um veĂ­culo muito seguro para qualquer situaĂ§Ă£o. A cabine conta com o sistema RISE de deformaĂ§Ă£o programada, em caso de colisĂ£o, coluna de direĂ§Ă£o, pedal e o espelho retrovisor interno colapsĂ¡veis, barras de proteĂ§Ă£o lateral, alĂ©m de airbag duplo.
O sistema de freios tambĂ©m recebe novidades e conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veĂ­culo em uma trajetĂ³ria correta e segura mesmo em situações limites de utilizaĂ§Ă£o dos freios.
A força e robustez sĂ£o itens de sĂ©rie da L200 Triton: Ă© Ă¡gil e prĂ¡tica nas mais severas condições e transforma os passeios com a famĂ­lia em conforto, espaço e praticidade.

SĂ­mbolo mĂ¡ximo de resistĂªncia
A L200 Triton tem sua marca registrada nas grandes indĂºstrias do Brasil, atuando como veĂ­culo essencial para realizar os mais diversos trabalhos. JĂ¡ sĂ£o mais de 2.000 empresas com necessidades severas de operaĂ§Ă£o e transporte que tem a L200 Triton em sua frota desempenhando os mais variados serviços.
Um exemplo disso Ă© a mineradora Vale, que elegeu em 2004 a L200 Triton como o carro oficial de sua frota, graças Ă  sua força e resistĂªncia, necessĂ¡rias nas mais severas condições.
A PolĂ­cia Militar Ambiental utiliza a L200 Triton para enfrentar os mais difĂ­ceis acessos e terrenos durante o trabalho, assim como o Instituto Chico Mendes, que usa a picape no trabalho ambiental de fiscalizaĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o dos parques. O Projeto Onçafari desenvolve a exploraĂ§Ă£o sustentĂ¡vel do Pantanal e sĂ³ uma picape como a L200 Triton Ă© capaz de transpor todos os obstĂ¡culos em meio Ă  mata nativa. Na construĂ§Ă£o do gasoduto Amazonas, a L200 Triton teve papel fundamental para desbravar novas regiões percorrendo terrenos sem estradas ou trilhas. No Projeto Funai, a L200 Triton tem uma importĂ¢ncia significativa, jĂ¡ que transporta a populaĂ§Ă£o indĂ­gena de suas aldeias, que ficam em Ă¡reas de difĂ­cil acesso, para postos de saĂºde.

Cores
A linha L200 Triton 2014 estĂ¡ disponĂ­vel nas concessionĂ¡rias de todo o PaĂ­s em oito opções de cores: Branco Alpino, Prata Tecno, Prata Rhodium, Preto Ă”nix, Cinza Londrino, Vermelho Bordeaux, Vermelho MĂ´naco e Verde Pantanal.

Preços
L200 Triton HPE 3.2 Diesel A/T - R$ 126.990
L200 Triton HPE 3.2 Diesel M/T - R$ 116.990
L200 Triton HPE 3.5 Flex A/T - R$ 103.990
L200 Triton Savana - R$ 116.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLS - R$ 99.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLX - R$ 91.990
L200 Triton 2.4 Flex HLS - R$ 76.990
L200 Triton GL - Sob consulta, venda direta