Instituto General Motors, braço social da GM do Brasil, completa 20 anos
IGM financiou dezenas de projetos educacionais, que beneficiaram milhares de pessoas
Texto e fotos: GM
O Instituto General Motors - IGM, criado em 1993 como o braço social da GM do Brasil, completa 20 anos neste sĂ¡bado (09/11/2013), contabilizando nestas duas dĂ©cadas dezenas de projetos na Ă¡rea educacional e programas de auxĂlio, que beneficiaram milhares de pessoas nas localidades brasileiras nas quais a empresa mantĂ©m suas unidades operacionais. O IGM conta com uma nova diretoria, que foi empossada no Ăºltimo mĂªs de setembro, tendo o Conselho Mantenedor presidido por Marcos Munhoz e Pedro Luiz Dias como o presidente da diretoria executiva.
"Vamos continuar atuando com a mesma intensidade e foco dos Ăºltimos anos na coordenaĂ§Ă£o e incentivo a projetos educativos, ambientais e filantrĂ³picos nas comunidades prĂ³ximas Ă s fĂ¡bricas e instalações comerciais da nossa empresa. O objetivo principal Ă© contribuir no fortalecimento da cidadania de jovens e adultos de comunidades, por meio da Ă¡rea educacional", destaca Pedro Luiz Dias.
Projetos autosustentĂ¡veis
A nova diretoria executiva do IGM atua com novos objetivos para impulsionar projetos de forma que eles se tornem autosustentĂ¡veis, alĂ©m da busca de parcerias institucionais para alavancar a viabilidade destes projetos. Neste perĂodo de 20 anos, o IGM investiu mais de R$ 20 milhões nos projetos sociais que tem apoiado. Essa importante contribuiĂ§Ă£o financeira veio de sua principal mantenedora a General Motors do Brasil, alĂ©m de contribuições do Banco GMAC e da Rede de ConcessionĂ¡rias, que foi parceira do projeto Rede Chevrolet de Solidariedade.
- Vamos desenvolver os projetos e tornĂ¡-los autosustentĂ¡veis, como fizemos, por exemplo, com o Projeto Ruty Cassiano, voltado Ă s mulheres da comunidade de Indaiatuba (SP) – onde a GM mantĂ©m seu campo de provas -, e que teve como objetivo oferecer curso de corte de costura industrial, para auxiliar no sustento das participantes e tambĂ©m seus familiares. O programa, que tornou-se autosustentĂ¡vel, foi um sucesso e teve o devido reconhecimento, tendo recebido o prĂªmio Top Social, em 2008, da AssociaĂ§Ă£o dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB", acrescenta o presidente do IGM.
Programas de formaĂ§Ă£o
Pedro Luiz Dias destaca tambĂ©m outros projetos de formaĂ§Ă£o, a exemplo do FOCO – FormaĂ§Ă£o com CompetĂªncia, executado em SĂ£o Caetano do Sul, em parceria com o Sindicato dos MetalĂºrgicos e a Prefeitura da cidade. Segundo ele, "este projeto social foi muito bem sucedido e o estendemos tambĂ©m para a cidade de GravataĂ. JĂ¡ tivemos atĂ© agora mais de 10 mil alunos preparados profissionalmente para o mercado de trabalho nas duas cidades".
Outro programa de sucesso Ă© o 'FĂ¡brica de Cabides', realizado durante vĂ¡rios anos seguidos em todas as unidades da empresa no Brasil e atĂ© mesmo em Rosario, na GM Argentina. Conhecido tambĂ©m como "Empreendedores do Futuro" ou "Jovens Empreendedores", ele permite aos alunos o aprendizado, alĂ©m da constituiĂ§Ă£o e a administraĂ§Ă£o de uma mini empresa, e tambĂ©m como produzir e vender um produto, no caso, cabides para roupas.
O programa oferece a alunos de escolas da rede pĂºblica municipal e estadual, entre 14 e 17 anos, a oportunidade de conhecer, na teoria e na prĂ¡tica, como se constitui uma empresa e como Ă© o seu dia-a-dia. Este projeto foi implantado em 1989 em SĂ£o Caetano do Sul e, depois, estendido para as outras fĂ¡bricas. Atualmente este projeto Ă© executado para filhos de empregados na unidade da GM em SĂ£o JosĂ© dos Campos.
Perfil do Instituto General Motors, o braço social da GM do Brasil
- O Instituto General Motors (IGM) foi criado em nove de novembro de 1993.
- É o braço direito da General Motors na Ă¡rea social e tem como missĂ£o principal fortalecer a cidadania de crianças, jovens e adultos, nas comunidades prĂ³ximas Ă s instalações comerciais e industriais da empresa.
- O objetivo de contribuir para a melhoria da sociedade Ă© buscado por meio da educaĂ§Ă£o, com a viabilizaĂ§Ă£o dos projetos sociais em execuĂ§Ă£o.
- Portanto, a missĂ£o do Instituto General Motors Ă© buscar no dia-a-dia, o fortalecimento da cidadania por meio da educaĂ§Ă£o, alĂ©m de tentar reduzir as diferenças sociais existentes no paĂs.
Principais projetos jĂ¡ realizados e/ou em execuĂ§Ă£o pelo IGM em duas dĂ©cadas
- InformĂ¡tica Educacional - inaugurado em 1999 - parceria entre o IGM e a Apae (AssociaĂ§Ă£o de Pais e Amigos dos Excepcionais).
- Foco - FormaĂ§Ă£o com CompetĂªncia - inaugurado em 2000 - parceria do IGM com o Sindicato dos MetalĂºrgicos de SĂ£o Caetano do Sul para qualificar a mĂ£o-de-obra da regiĂ£o e implementado tambĂ©m em GravataĂ (RS), que inclui tambĂ©m o curso de InformĂ¡tica SĂªnior para a terceira idade.
- Banco de Alimentos - inaugurado em 1999 - o projeto Ă© uma parceria entre o IGM e a organizaĂ§Ă£o nĂ£o-governamental especializada na coleta urbana e distribuiĂ§Ă£o de alimentos em SĂ£o Paulo.
- FĂ¡brica de Cabides - Inaugurado em 1989 - jovens aprendem a abrir, administrar e fechar uma empresa, no caso uma fĂ¡brica de cabides. Atualmente o programa prioriza filhos de empregados na unidade de SĂ£o JosĂ© dos Campos (SP).
- Programa de doações - Asilos, albergues, creches, escolas e instituições de ensino sĂ£o os locais que recebem as doações do IGM.
- Sopa solidĂ¡ria / Contra o desperdĂcio. Em Santo AndrĂ© e SĂ£o JosĂ© dos Campos, a partir de alimentos nĂ£o utilizados nos refeitĂ³rios da empresa. Em GravataĂ (RS), existe projeto similar batizado de “Seja 10 contra o desperdĂcio”, e o resultado desta campanha possibilita a doaĂ§Ă£o de alimentos nĂ£o perecĂveis a uma creche.
- Campanhas Emergenciais - a arrecadaĂ§Ă£o Ă© feita pelos prĂ³prios empregados da GMB e os itens doados sĂ£o distribuĂdos para vĂ¡rias comunidades.
- Campanha do Agasalho – Anualmente os empregados de todas as unidades da GM se solidarizam e arrecadam roupas, agasalhos e calçados, doando todo o material para as comunidades nas cidades onde a empresa possui instalações.
- AlfabetizaĂ§Ă£o SolidĂ¡ria – IGM participou durante vĂ¡rios anos deste projeto e contou com a contribuiĂ§Ă£o de concessionĂ¡rias da Rede Chevrolet.
- Programa Ruty Cassiano - voltado Ă s mulheres da comunidade de Indaiatuba (SP), teve objetivo de oferecer curso de corte costura industrial, para auxiliar no sustento das participantes e seus familiares. O programa tornou-se autosustentĂ¡vel, cumprindo o objetivo do IGM.
- Desde 2006 a FundaĂ§Ă£o Thiago de Moraes Gonzaga, entidade que visa a conscientizaĂ§Ă£o para a segurança no trĂ¢nsito, desenvolve, por meio do programa Vida Urgente, um conjunto de atividades de envolvimento com a comunidade em especial os pĂºblicos jovem e infantil.
- Criada em 2006, a equipe “The Brazilian Trailblazer” recebe o apoio do IGM desde o inĂcio. Formado exclusivamente por alunos da rede pĂºblica de ensino de GravataĂ, o grupo integra a AssociaĂ§Ă£o Internacional para Desenvolvimento TecnolĂ³gico (Aidtec), instituiĂ§Ă£o pela qual mobiliza estudantes para o desenvolvimento de competĂªncias e capacitações profissionais ligadas a projetos de robĂ³tica, tendo a inclusĂ£o social como um de seus focos de atuaĂ§Ă£o. AlĂ©m disso, o time Ă© um representante assĂduo da First Robotics Competition, maior competiĂ§Ă£o mundial do gĂªnero realizada anualmente.
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