Eletra apresenta primeiro ônibus elétrico brasileiro

·        Montado sobre chassi articulado Mercedes-Benz O 500 UA de piso baixo, trata-se do primeiro Ă´nibus de 18 metros movido 100% a baterias
·        VeĂ­culo tem autonomia operacional de 200 Km e começa a ser testado no Corredor ABD, em SĂ£o Paulo

Texto e fotos: Mercedes

A Eletra – empresa brasileira especializada em veĂ­culos de transporte urbanocom traĂ§Ă£o elĂ©trica –, juntamente com a Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corporation lançam o E-Bus, primeiro Ă´nibus elĂ©trico brasileiro movido 100% a baterias.



Com chassi Mercedes-Benz O 500 UA, articulado de piso baixo, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, o veículo, equipado com ar condicionado e capacidade para 150 passageiros, é o primeiro ônibus elétrico a baterias com 18 metros de comprimento em todo o mundo.
O veĂ­culo tem autonomia operacional de 200 Km, considerando recargas rĂ¡pidas, e estarĂ¡ em testes no Corredor ABD, na Grande SĂ£o Paulo, administrado pela concessionĂ¡ria Metra. Inicialmente, o E-Bus irĂ¡ operar no trecho Diadema – Brooklin e as baterias poderĂ£o ser recarregadas no terminal, de acordo com a necessidade da operaĂ§Ă£o.
A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries, que tem manifestado interesse em transferir esta tecnologia para empresas brasileiras. JĂ¡ o chassi, carroceria e todo o sistema elĂ©trico de traĂ§Ă£o sĂ£o fabricados no Brasil, semelhantes aos trĂ³lebus desenvolvidos pela ELETRA. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias das empresas: Eletra e Mitsubishi Heavy Industries. A Mitsubishi Corporation Ă© responsĂ¡vel pela coordenaĂ§Ă£o entre as empresas.
IĂªda Maria Oliveira, gerente comercial da ELETRA, ressalta a importĂ¢ncia do lançamento. “O Brasil jĂ¡ tem tradiĂ§Ă£o na fabricaĂ§Ă£o de Ă´nibus elĂ©tricos e a parceria da Eletra com a Mitsubishi concede ao paĂ­s um papel de vanguarda no seleto grupo de empresas detentoras desta tecnologia. A necessidade de reduzir a poluiĂ§Ă£o nos centros urbanos passa pela nĂ£o utilizaĂ§Ă£o de combustĂ­veis fosseis, principalmente nos corredores que cortam o coraĂ§Ă£o das grandes cidades. Neste sentido, os Ă´nibus elĂ©tricos com EMISSĂƒO ZERO DE POLUENTES terĂ£o papel fundamental para o transporte pĂºblico”.


Mercedes-Benz Ă© lĂ­der incontestĂ¡vel no segmento de Ă´nibus
A gama de chassis de ônibus da marca atende a todas as demandas dos sistemas de transporte de passageiros. Desde veículos articulados dos corredores exclusivos até ônibus convencionais e microônibus das linhas alimentadoras e distribuidoras, que interligam os bairros.
A Mercedes-Benz tambĂ©m oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros. A Empresa conta com uma equipe totalmente focada em sistema BRT, dando apoio a clientes, Ă³rgĂ£os gestores e consultorias de transporte para o Brasil e AmĂ©rica Latina.


Ă”nibus Mercedes-Benz sĂ£o multicombustĂ­veis
AlĂ©m do diesel de petrĂ³leo, os Ă´nibus Mercedes-Benz podem ser abastecidos com diesel de cana e biodiesel, soluções em uso em grandes cidades, como SĂ£o Paulo e Rio de Janeiro. Os ganhos ambientais proporcionados pela utilizaĂ§Ă£o desses combustĂ­veis alternativos sĂ£o potencializados ainda mais pelos motores com tecnologia BlueTec 5. Dessa forma, a Empresa dĂ¡ importante contribuiĂ§Ă£o Ă  mobilidade urbana e a sustentabilidade. AlĂ©m disso, oferece aos clientes, operadores e gestores de transporte a possibilidade inigualĂ¡vel de escolha entre diferentes combustĂ­veis. Tudo isso sem necessitar de qualquer tipo de alteraĂ§Ă£o no motor.
Em parceria com a Eletra, a Mercedes-Benz tambĂ©m Ă© responsĂ¡vel pelo projeto do HĂ­brido BR, primeiro Ă´nibus hĂ­brido do mercado com tecnologia totalmente brasileira.