Eletra apresenta
primeiro ônibus elétrico brasileiro
· VeĂculo tem autonomia operacional de 200 Km e começa a ser testado no Corredor ABD, em SĂ£o Paulo
Texto e fotos: Mercedes
A Eletra – empresa brasileira
especializada em veĂculos de transporte urbanocom traĂ§Ă£o elĂ©trica –, juntamente
com a Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corporation lançam o E-Bus,
primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias.
Com chassi Mercedes-Benz O 500 UA,
articulado de piso baixo, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, o
veĂculo, equipado com ar condicionado e capacidade para 150 passageiros, Ă© o
primeiro ônibus elétrico a baterias com 18 metros de comprimento em todo o
mundo.
O veĂculo tem autonomia operacional de
200 Km, considerando recargas rĂ¡pidas, e estarĂ¡ em testes no Corredor ABD, na
Grande SĂ£o Paulo, administrado pela concessionĂ¡ria Metra. Inicialmente, o E-Bus
irĂ¡ operar no trecho Diadema – Brooklin e as baterias poderĂ£o ser recarregadas
no terminal, de acordo com a necessidade da operaĂ§Ă£o.
A tecnologia das baterias e das
estações de recarga foi desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries, que tem
manifestado interesse em transferir esta tecnologia para empresas brasileiras.
JĂ¡ o chassi, carroceria e todo o sistema elĂ©trico de traĂ§Ă£o sĂ£o fabricados no
Brasil, semelhantes aos trĂ³lebus desenvolvidos pela ELETRA. A interface entre os
dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias das empresas: Eletra e
Mitsubishi Heavy Industries. A Mitsubishi Corporation Ă© responsĂ¡vel pela
coordenaĂ§Ă£o entre as empresas.
IĂªda Maria Oliveira, gerente comercial
da ELETRA, ressalta a importĂ¢ncia do lançamento. “O Brasil jĂ¡ tem tradiĂ§Ă£o na
fabricaĂ§Ă£o de Ă´nibus elĂ©tricos e a parceria da Eletra com a Mitsubishi concede
ao paĂs um papel de vanguarda no seleto grupo de empresas detentoras desta
tecnologia. A necessidade de reduzir a poluiĂ§Ă£o nos centros urbanos passa pela
nĂ£o utilizaĂ§Ă£o de combustĂveis fosseis, principalmente nos corredores que cortam
o coraĂ§Ă£o das grandes cidades. Neste sentido, os Ă´nibus elĂ©tricos com EMISSĂƒO
ZERO DE POLUENTES terĂ£o papel fundamental para o transporte pĂºblico”.
Mercedes-Benz Ă© lĂder incontestĂ¡vel
no segmento de Ă´nibus
A gama de chassis de Ă´nibus da marca
atende a todas as demandas dos sistemas de transporte de passageiros. Desde
veĂculos articulados dos corredores exclusivos atĂ© Ă´nibus convencionais e
microĂ´nibus das linhas alimentadoras e distribuidoras, que interligam os
bairros.
A Mercedes-Benz também oferece ao
mercado assessoria especializada em transporte de passageiros. A Empresa conta
com uma equipe totalmente focada em sistema BRT, dando apoio a clientes, Ă³rgĂ£os
gestores e consultorias de transporte para o Brasil e América Latina.
Ă”nibus Mercedes-Benz sĂ£o
multicombustĂveis
AlĂ©m do diesel de petrĂ³leo, os Ă´nibus
Mercedes-Benz podem ser abastecidos com diesel de cana e biodiesel, soluções em
uso em grandes cidades, como SĂ£o Paulo e Rio de Janeiro. Os ganhos ambientais
proporcionados pela utilizaĂ§Ă£o desses combustĂveis alternativos sĂ£o
potencializados ainda mais pelos motores com tecnologia BlueTec 5. Dessa forma,
a Empresa dĂ¡ importante contribuiĂ§Ă£o Ă mobilidade urbana e a sustentabilidade.
Além disso, oferece aos clientes, operadores e gestores de transporte a
possibilidade inigualĂ¡vel de escolha entre diferentes combustĂveis. Tudo isso
sem necessitar de qualquer tipo de alteraĂ§Ă£o no motor.
Em parceria com a Eletra, a
Mercedes-Benz tambĂ©m Ă© responsĂ¡vel pelo projeto do HĂbrido BR, primeiro Ă´nibus
hĂbrido do mercado com tecnologia totalmente brasileira.
0 ComentĂ¡rios