Continental inaugura primeira pista de testes para sistemas de freios eletrĂ´nicos no Brasil

• ApĂ³s inĂ­cio da produĂ§Ă£o de ABS no PaĂ­s, fabricante instala primeiro circuito de testes da DivisĂ£o Chassis & Safety na AmĂ©rica do Sul
• Pista foi construĂ­da na planta de VĂ¡rzea Paulista, interior de SĂ£o Paulo, para atender a projetos de montadoras
• Equipamento Ă© segunda etapa da estratĂ©gia da Continental para produĂ§Ă£o de sistemas eletrĂ´nicos de segurança no Brasil, na qual jĂ¡ foram investidos mais de R$ 30 milhões

Texto e fotos: Continental

O Grupo Continental, um dos maiores fornecedores mundiais de componentes automotivos, ampliou sua capacidade de engenharia para desenvolver freios eletrĂ´nicos e sistemas de estabilidade no Brasil. A DivisĂ£o Chassis & Safety modernizou suas instalações no municĂ­pio de VĂ¡rzea Paulista, interior de SĂ£o Paulo e, apĂ³s iniciar a produĂ§Ă£o de freios ABS no inĂ­cio do ano, inaugura agora sua primeira pista de testes na AmĂ©rica do Sul. A implantaĂ§Ă£o deste circuito Ă© a segunda etapa da estratĂ©gia de produĂ§Ă£o de sistemas eletrĂ´nicos de segurança no PaĂ­s, na qual a Continental jĂ¡ investiu mais de R$ 30 milhões.


A nova pista de testes para sistemas eletrĂ´nicos de frenagem reĂºne Ă¡reas para realizaĂ§Ă£o de ensaios de alta fricĂ§Ă£o (asfalto seco e molhado) e baixa fricĂ§Ă£o, composta por placas de granito polido que, quando molhadas, podem simular o atrito de uma superfĂ­cie coberta por gelo. O espaço conta com sistema de irrigaĂ§Ă£o composto por “sprinklers”, similar ao utilizado em campos de golfe, instalados de modo que a Ă¡gua seja distribuĂ­da de maneira uniforme sobre o granito. Toda Ă¡gua utilizada durante o processo Ă© captada por uma calha de recolhimento que redireciona o lĂ­quido para o seu reservatĂ³rio de origem, fazendo com que o consumo de Ă¡gua seja bastante reduzido.
"A inauguraĂ§Ă£o da pista vem ao encontro do trabalho de desenvolvimento global, a fim de satisfazer a demanda mundial por essas tecnologias de forma mais eficaz e utilizando os melhores engenheiros de projeto. Com a previsĂ£o de crescimento na demanda por estes sistemas no Brasil, em 2014, o Grupo Continental percebeu a necessidade do local para nĂ£o sĂ³ testar seus produtos, mas tambĂ©m para desenvolver novos projetos", afirma Michael Diehl, responsĂ¡vel pela Unidade de NegĂ³cios Vehicle Dynamics (VED) no Brasil.
O executivo lembra ainda que para a ampliaĂ§Ă£o da estrutura, a Continental considerou a necessidade de estabelecer os mais altos nĂ­veis de qualidade para servir seus clientes e as exigĂªncias de desempenho nas fases iniciais de desenvolvimento.
Elaborada com o suporte de especialistas da matriz da Continental, na Alemanha, a nova pista de testes demandou um novo investimento de R$ 560 mil e serĂ¡ essencial para realizar verificações de calibraĂ§Ă£o e instrumentaĂ§Ă£o, alĂ©m de diversos testes especĂ­ficos para o desenvolvimento de sistemas. Inicialmente, o local Ă© destinado apenas para testes internos e para a apresentaĂ§Ă£o de veĂ­culos a clientes, reduzindo custos e tempo de deslocamento e desenvolvimento. Ao redor do mundo, todo centro de desenvolvimento da Continental de VED conta com uma pista de proporções semelhantes Ă  de VĂ¡rzea Paulista, facilitando o trabalho dos engenheiros de desenvolvimento do produto. Os outros centros e pistas de testes para sistemas de freios eletrĂ´nicos do Grupo Continental estĂ£o em Frankfurt (Alemanha), VeszprĂ©m (Hungria), Arvidsjaur (SuĂ©cia), Asahi e Monbetsu (JapĂ£o), Heihe (China) e Brimley (Estados Unidos).

Desenvolvimento e produĂ§Ă£o para o mercado sul-americano
Sistemas antibloqueio de freios (ABS) evitam o travamento das rodas quando os freios sĂ£o acionados em caso de emergĂªncia; como resultado, o veĂ­culo permanece estĂ¡vel e controlado. O sistema de segurança ABS serĂ¡ obrigatĂ³rio para veĂ­culos comercializados a partir de janeiro de 2014 no Brasil e jĂ¡ Ă© uma exigĂªncia legal em muitos paĂ­ses. A fĂ¡brica de VĂ¡rzea Paulista abriga agora a engenharia de aplicaĂ§Ă£o e a produĂ§Ă£o local do MK 70 e MK 78 - sistemas de freios eletrĂ´nicos com funcionalidade ABS para veĂ­culos compactos e subcompactos, adaptados ao mercado sul-americano.
A fĂ¡brica de VĂ¡rzea Paulista foi inaugurada em 1969, e tambĂ©m Ă© o centro da DivisĂ£o de Chassis & Safety para o desenvolvimento e a produĂ§Ă£o de sistemas de freios hidrĂ¡ulicos no PaĂ­s.