Continental e SAS Automotive Systems inovam em cockpits para veĂculos comerciais
- SAS Automotive Systems, joint venture entre Continental e Faurecia, oferece diversidade de serviços e uma completa cadeia de produĂ§Ă£o de cockpits
- Novo conceito de cockpit, T.Dash aproveita tendĂªncias de carros de passeio em veĂculos utilitĂ¡rios
Texto e fotos: Continental
O Grupo Continental, um dos maiores fornecedores mundiais de componentes automotivos, utiliza todo seu know-how na produĂ§Ă£o e desenvolvimento de sistemas de cockpit de automĂ³veis de passeio para o setor de veĂculos utilitĂ¡rios, desenvolvendo novos projetos em conjunto com a SAS Automotive Systems. A empresa, joint venture entre Continental e Faurecia, Ă© especialista no desenvolvimento, montagem e logĂstica de cockpits personalizados, com uma rede mundial de mais de 20 unidades.
Junto com o volante e o painel de instrumentos, os cockpits tĂªm sido a principal interface entre motorista e veĂculo. Com o advento da era eletrĂ´nica, os painĂ©is passaram por mudanças considerĂ¡veis, que influenciaram decisivamente o design dos cockpits. Recursos utilizados hĂ¡ muito tempo no setor automobilĂstico, agora influenciam na configuraĂ§Ă£o das cabines de veĂculos comerciais, a exemplo dos monitores TFT, maiores, coloridos, sensĂveis ao toque. A ergonomia Ă© outra preocupaĂ§Ă£o.
Posicionada entre os maiores fabricantes de cockpits para veĂculos de passeio do mundo, a Continental emprega o mesmo know-how para atender Ă s novas exigĂªncias dos veĂculos comerciais. A sistemista passou a desenvolver, em conjunto com os especialistas da SAS Automotive Systems, soluções completas para cabines de veĂculos utilitĂ¡rios.
AlĂ©m de projetar a produĂ§Ă£o destes sistemas cockpit, a Continental e a SAS Automotive Systems oferecem o gerenciamento do ciclo de vida do produto de ponta a ponta, para as montadoras de veĂculos comerciais, passando por todas as fases de desenvolvimento, desde a engenharia conceitual, incluindo a ergonomia, projeto e estudos de construĂ§Ă£o, desenvolvimento de protĂ³tipos e simulações, atĂ© a montagem das cabines, que podem ser fornecidas a partir de uma fonte Ăºnica.
Conceito T.Dash destaca novas tendĂªncias
A Continental e a SAS Automotive Systems desenvolveram o modelo conceitual T.Dash. O estudo considera as tendĂªncias a partir das novidades mais recentes em automĂ³veis e as adapta para satisfazer Ă s exigĂªncias dos veĂculos comerciais. Por exemplo, os componentes individuais estĂ£o crescendo tanto em quantidade quanto em complexidade, bem como as necessidades dos clientes em relaĂ§Ă£o Ă ergonomia, design e qualidade.
Outro desafio Ă© a demanda global por volumes maiores, ao mesmo tempo em que os cockpits tĂªm de ser extremamente variĂ¡veis para satisfazer os diferentes requisitos do mercado. Com isso, precisam ser flexĂveis o suficiente para se adaptarem a diferentes necessidades de conforto, tipos de veĂculos (para transporte de curtas ou longas distĂ¢ncias) e padrões locais.
O cockpit T.Dash foi desenvolvido com foco nessas tendĂªncias. Sua estrutura, em formato de “T”, o torna extremamente flexĂvel e modular. O console central e a Ă¡rea do porta-luvas podem ser facilmente reposicionados, se necessĂ¡rio, o que oferece Ă s montadoras uma vantagem em relaĂ§Ă£o Ă diferenciaĂ§Ă£o do produto.
O conceito possui as mais recentes soluções em tecnologia embarcada, como um conjunto de instrumentos digitais de 12 polegadas que exibe informações relevantes para o motorista, em grĂ¡ficos 2D e 3D. O projeto tambĂ©m inclui um monitor sensĂvel ao toque, com conexĂ£o para smartphones por meio da tecnologia MirrorLink, e posicionado de forma ergonĂ´mica na Ă¡rea do console central, enquanto um sistema de ventilaĂ§Ă£o indireta oferece conforto adicional.
O sistema de iluminaĂ§Ă£o distribuĂdo em todo espaço do cockpit Ă© completamente configurĂ¡vel, podendo variar a intensidade e cores, ampliando a flexibilidade e conforto. Por fim, o conceito de iluminaĂ§Ă£o indireta “Glass Cockpit” concilia design futurista com alto grau de ergonomia e a praticidade de uma luminosidade correta, independentemente das condições externas.
Durante o desenvolvimento do conceito, foi realizado um estudo ergonĂ´mico em colaboraĂ§Ă£o com a Munich Technical University, e os resultados foram integrados ao processo. AlĂ©m disso, o projeto do cockpit T.Dash foi adaptado aos mais altos padrões do setor automotivo, utilizando-se uma sĂ©rie de materiais de alta qualidade, como alumĂnio escovado e couro, aliados a pequenos detalhes prĂ¡ticos que enaltecem a qualidade superior.
O uso de materiais de alta qualidade e o design com ergonomia otimizada reforçam a intenĂ§Ă£o de tornar a interface da cabine dos veĂculos comerciais o mais natural possĂvel. A Continental e a SAS Automotive Systems jĂ¡ oferecem soluções para modelos produzidos em sĂ©rie em atĂ© 50% de fibras naturais. AlĂ©m de uma produĂ§Ă£o ecologicamente correta, esses insumos garantem outras vantagens, como isolamento acĂºstico e baixo peso.
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