ZF apresenta soluĂ§Ă£o para frotas em uma das principais feiras de Ă´nibus da Europa
- O sistema de telemĂ¡tica da ZF, Openmatics, pode ser adaptado Ă s necessidades individuais de empresas de transporte usando um conceito de aplicativo
- O Openmatics "Development Portal" (Portal de desenvolvimento) suporta um desenvolvimento profissional e fĂ¡cil de aplicativos
- Eixos e transmissões tambĂ©m chamaram a atenĂ§Ă£o do pĂºblico durante o evento
Texto e fotos: ZF
A ZF apresentou seu sistema de telemĂ¡tica, o Openmatics, com todo o portfĂ³lio de serviços atrativos para proprietĂ¡rios de frotas na Busworld Kortrijk, na BĂ©lgica, de 18 a 23 de outubro de 2013. O foco foram as novas plataformas que sĂ£o mais fĂ¡ceis de usar e oferecem mais funções para o consumidor final e desenvolvedores de software.
O Openmatics, a plataforma telemĂ¡tica aberta e flexĂvel, consiste de quatro principais componentes: primeiro, uma unidade de bordo em cada veĂculo para ler os dados; em segundo lugar, um portal da web para apresentar os dados e gerir os motoristas, veĂculos e aplicativos – que podem ser utilizados em qualquer computador, smartphone ou tablet com conexĂ£o na internet. Adicionado a isto estĂ£o os aplicativos de telemĂ¡tica de diferentes fornecedores que sĂ£o projetados em uma arquitetura de aplicativo padronizada, bem como um local de venda onde vocĂª pode encontrar estes aplicativos.
As vantagens significativas para as empresas de transporte incluem um alto grau de flexibilidade e o fato de que isso pode se estender – o que estĂ¡ garantido pelo conceito do aplicativo. O sistema tambĂ©m Ă© totalmente independente do fabricante do veĂculo: o Openmatics pode ser instalado em todos os tipos de Ă´nibus e caminhões e, portanto, Ă© compatĂvel especialmente com frotas mistas.
Plataforma Avançada
AlĂ©m de um nĂºmero de aplicações especĂficas para Ă´nibus (veja na InformaĂ§Ă£o Ă Imprensa no “Openmatics Bus Apps"), o Openmatics apresentou tambĂ©m uma nova plataforma na Busworld Kortrijk. Anteriormente, o foco do lançamento do portal estava direcionado para as funções do front-end visĂveis pelo consumidor final. Com o lançamento da nova plataforma, o Openmatics combina os diferentes componentes do sistema Openmatics pela primeira vez. AlĂ©m do prĂ³prio portal, o termo “plataforma” contĂ©m muitas outras funções e serviços incluindo, por exemplo, uma interface OWI (Openmatics Webservice Interface).
Ela estĂ¡ disponĂvel agora com uma funĂ§Ă£o para ler e escrever e facilita a troca de dados com outros sistemas e sua conexĂ£o com o Openmatics. Graças ao lançamento da nova plataforma e o hyper conjunto de dados, o Openmatics conseguiu reduzir consideravelmente o volume de dados que Ă© trocado entre o portal da web e o veĂculo, levando a uma economia de custo. Outro ponto de destaque do lançamento desta plataforma Ă© a oportunidade de poder selecionar mapas no OpenStreetMap ou no Google Maps. NĂ£o menos importante, os conceitos desenvolvidos permitem a determinados veĂculos, frotas e aplicativos serem acessados pelos diferentes usuĂ¡rios do portal.
Novo portal desenvolvedor
Um novo portal Openmatics especialmente criado para desenvolvedores de aplicativos entrou em funcionamento em setembro de 2013. Com a introduĂ§Ă£o deste “portal para desenvolvedores”, o Openmatics torna o desenvolvimento de softwares muito mais fĂ¡cil, uma vez que todas as informações, ferramentas e suporte necessĂ¡rios estĂ£o disponĂveis em um Ăºnico local.
AlĂ©m das especificações tĂ©cnicas, instruções e exemplos de aplicaĂ§Ă£o, o portal do desenvolvedor tambĂ©m oferece tudo sobre o sistema global Openmatics, isto Ă©, as tecnologias e ferramentas usadas e exigidas para o desenvolvimento profissional do aplicativo. Ele tambĂ©m Ă© ativado pelo desenvolvimento do atual kit de software da Openmatics (SDK versĂ£o 2.1); usuĂ¡rios cadastrados podem fazer download isento de taxa a partir do portal do desenvolvedor. A versĂ£o mais recente da documentaĂ§Ă£o SDK oferece um pacote interativo e completo de informações com tutoriais para o desenvolvimento de aplicativo no Openmatics. Se necessĂ¡rio, desenvolvedores terceirizados podem solicitar suporte diretamente via e-mail ou utilizar o fĂ³rum integrado no portal para compartilhar ideias e informações. O portal do desenvolvedor Ă© gerenciado pelos especialistas do Openmatics que oferecem respostas qualificadas para todos os questionamentos.
Com o lançamento do novo portal do desenvolvedor e a extensĂ£o contĂnua do SDK, o Openmatics pode expandir sua atual parceria com uma rede de desenvolvedores de aplicativos e ainda ampliar a gama de aplicações para os clientes Openmatics, ou seja, operadores de transporte, empresas de expediĂ§Ă£o e outras operadoras de frota.
Eixos ZF
Outro destaque da ZF durante o evento foram os eixos. Uma das tecnologias, como o eixo traseiro AV 133 para chassis com piso baixo chamou a atenĂ§Ă£o durante a feira. Sua caracterĂstica mais relevante Ă© um porta-molas de alumĂnio, que deixa o eixo com 45 quilos, cerca de 5% mais leve que seu antecessor AV 132. Esse novo eixo pode compensar parte do peso adicional do veĂculo que Ă© gerado por componentes adicionais exigidos pelo padrĂ£o Euro 6 de emissões. AtĂ© o final de 2015, a ZF planeja melhorar o AV 133 ainda mais com relaĂ§Ă£o Ă eficiĂªncia, emissĂ£o de ruĂdos, e peso.
Em Kortrijk, a empresa tambĂ©m apresentou a versĂ£o de produĂ§Ă£o em volume de seu eixo portal AVE 130 para sistemas hĂbridos e Ă´nibus completamente elĂ©tricos. Ele contĂ©m dois motores elĂ©tricos integrados, fazendo com que o sistema geral fique de 200 a 500 quilos mais leve do que todas as soluções com um motor elĂ©trico central.
Essas inovações em produtos possuem longa tradiĂ§Ă£o na ZF. Em 1983 (hĂ¡ exatamente 30 anos), a empresa lançou o primeiro eixo portal (que possui o eixo abaixo do centro do cubo da roda), sendo uma das pioneiras globais na tecnologia de piso baixo.
Este progresso e a extensa especializaĂ§Ă£o da ZF refletem-se nos modernos eixos frontais rebaixados para Ă´nibus e microĂ´nibus. O novo RL 82 EC complementa a famĂlia de eixos de sistema de direĂ§Ă£o da ZF, e foi projetado para receber cargas no eixo de atĂ© 8,2 toneladas – sendo uma resposta aos desafios das linhas de Ă´nibus Euro 6. Com o RL 55 EC, a suspensĂ£o independente da ZF conquista o segmento de midibus, pois aumenta o conforto e tambĂ©m reduz a inclinaĂ§Ă£o lateral do veĂculo.
Sistemas de transmissĂ£o mais confortĂ¡veis
A ZF, como empresa de tecnologia, atende a demanda contĂnua por soluções eficientes de direĂ§Ă£o em veĂculos de transporte coletivo. Um dos produtos apresentados durante o evento foi a ZF EcoLife, transmissĂ£o automĂ¡tica de 6 marchas que torna o transporte pĂºblico, alĂ©m de mais eficiente no consumo de combustĂvel, mais silencioso: em combinaĂ§Ă£o com o software TopoDyn Life, a velocidade do motor pode ser mantida em baixa rotaĂ§Ă£o, especialmente ao sair dos pontos de Ă´nibus.
A transmissĂ£o manual ZF EcoShift de 6 marchas tambĂ©m tem suas vantagens. A versĂ£o bĂ¡sica serve como plataforma flexĂvel, que pode ser estendida de forma modular e, portanto, ser construĂda de acordo com as exigĂªncias individuais do cliente e requisitos do Mercado, de forma padronizada.
Por fim, a ZF expandiu igualmente sua carteira de aplicações do consagrado modelo AS-Tronic, demonstrando a AS-Tronic Lite para Ă´nibus e veĂculos leves de transporte urbano. Nesse Ăºltimo modelo, a empresa de tecnologia estĂ¡ trabalhando em uma variante hĂbrida modular.
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