ZF leva suas soluções em produtos com design leve e eficiente ao SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel de Frankfurt   
 
- "Movimento e Mobilidade": Este Ă© conceito ZF pensado para aliar produtos inovadores que possam ser feitos em escala industrial a novos formatos de mobilidade eficiente;  
- Economia em dobro: ZF leva Ă  Frankfurt a primeira transmissĂ£o automĂ¡tica de nove marchas de todo o mundo, bem como a segunda geraĂ§Ă£o da transmissĂ£o automĂ¡tica de oito marchas que entrega uma diminuiĂ§Ă£o significativa no consumo de combustĂ­vel;
- Com um baixo custo “eletrizante”, chega a nova transmissĂ£o hĂ­brida de encaixe de oito marchas da ZF;  
- Sistematicamente olhando para o futuro: O veĂ­culo-protĂ³tipo de inovaĂ§Ă£o da ZF combina abordagens de mobilidade elĂ©trica e design leve.

Texto e fotos: ZF
 
A ZF leva a sua nova filosofia corporativa de "Movimento e Mobilidade" (“Motion and Mobility”) Ă  65ª ediĂ§Ă£o do SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel de Frankfurt, que começou no Ăºltimo dia 12 e termina no prĂ³ximo domingo, 22 de setembro, na Alemanha. EstĂ£o sendo apresentadas tecnologias inovadoras que contribuem essencialmente para tornar os automĂ³veis de hoje e do futuro ainda mais eficientes, seguros e dinĂ¢micos. Em destaque, a primeira transmissĂ£o automĂ¡tica de nove marchas do mundo (9HP) para carros com traĂ§Ă£o dianteira transversal, bem como a segunda geraĂ§Ă£o, ainda mais eficiente, da transmissĂ£o automĂ¡tica de 8 marchas que jĂ¡ Ă© um sucesso global (8HP), incluindo uma versĂ£o hĂ­brida de encaixe. E com o veĂ­culo-protĂ³tipo de inovaĂ§Ă£o da ZF, a empresa de tecnologia combina suas competĂªncias nas Ă¡reas de transmissĂ£o elĂ©trica e design leve.

A nova transmissĂ£o automĂ¡tica de nove marchas da ZF, a 9HP

Para garantir a mobilidade das pessoas nas prĂ³ximas dĂ©cadas, as transmissões convencionais devem se tornar mais econĂ´micas, a parte elĂ©trica deve ser avançada e o peso dos automĂ³veis deve diminuir. Hoje, a ZF jĂ¡ oferece produtos modernos que atendem essas metas e, paralelamente, desenvolve soluções mais inovadoras para o futuro. Tudo isso serĂ¡ apresentado pela empresa de tecnologia em cerca de 860 metros quadrados no salĂ£o 4.0, estande A07, durante o 65º SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel de Frankfurt.

A segunda geraĂ§Ă£o da transmissĂ£o automĂ¡tica de oito marchas (8HP) irĂ¡ oferecer suporte eficaz Ă s montadoras no cumprimento das normas legais cada vez mais rigorosas de reduĂ§Ă£o do CO2.

Automaticamente eficientes – as novas transmissões da ZF

Com a 9HP, a ZF apresenta ao mundo a primeira transmissĂ£o automĂ¡tica de nove marchas para automĂ³veis com traĂ§Ă£o dianteira transversal. Comparada com as transmissões automĂ¡ticas de seis marchas de instalaĂ§Ă£o frontal transversal utilizadas atualmente, a compacta e inovadora transmissĂ£o da ZF reduz o consumo de combustĂ­vel em atĂ© 16%. Graças ao seu design modular, a transmissĂ£o 9HP tambĂ©m oferece diversas opções de instalaĂ§Ă£o de acordo com o projeto do veĂ­culo: assim, diferentes sistemas de partida de automĂ³veis, bem como os veĂ­culos que possuem traĂ§Ă£o em todas as rodas, podem receber a 9HP e gerar um rendimento mais econĂ´mico no consumo de combustĂ­vel. AlĂ©m disso, a 9HP Ă© a primeira transmissĂ£o para a qual a ZF tambĂ©m produz todos os componentes eletrĂ´nicos de controle. 
A segunda geraĂ§Ă£o da transmissĂ£o automĂ¡tica de oito marchas (8HP) da ZF Ă© 3% mais eficiente na reduĂ§Ă£o de consumo do que a primeira. A funĂ§Ă£o opcional de partida start-stop oferece uma reduĂ§Ă£o ainda maior na emissĂ£o de CO2. A segunda geraĂ§Ă£o da 8HP foi projetada para fornecer um suporte eficaz Ă s montadoras no cumprimento das normas legais cada vez mais rĂ­gidas de emissĂ£o de poluentes.  
Com a nova geraĂ§Ă£o de transmissões hĂ­bridas baseadas na transmissĂ£o automĂ¡tica de oito marchas, a ZF, como empresa de tecnologia, comprova que estĂ¡ se concentrando na funcionalidade de encaixe. Os automĂ³veis puramente elĂ©tricos foram uma Ă¡rea fundamental de desenvolvimento. Por isso, todos os componentes hĂ­bridos sĂ£o integrados na transmissĂ£o, de forma a poupar espaço. O desempenho mĂ¡ximo dos valores da transmissĂ£o elĂ©trica Ă© 80 kW, permitindo a conduĂ§Ă£o puramente elĂ©trica a atĂ© 120 km/h.   

Demonstrar os benefĂ­cios da mobilidade elĂ©trica combinada com um design leve – esta Ă© a meta do veĂ­culo-protĂ³tipo de inovaĂ§Ă£o da ZF com transmissĂ£o elĂ©trica de eixo (1), inversor (2), barra estabilizadora hĂ­brida (3), suporte de suspensĂ£o e mĂ³dulo de articulaĂ§Ă£o (4), suspensĂ£o traseira semi-independente com estabilizador leve (5) e amortecedores leves (6), alĂ©m de um comutador rotativo (7) como unidade de controle de cabine

Mobilidade elétrica e design de chassi leve

O veĂ­culo-protĂ³tipo de inovaĂ§Ă£o da ZF que Ă© exposto no SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel de Frankfurt apresenta o conceito claro de se aproveitar as oportunidades oferecidas pela combinaĂ§Ă£o das abordagens de mobilidade eletrĂ´nica e design leve. Em primeiro lugar, o protĂ³tipo de inovaĂ§Ă£o Ă© equipado com um mĂ³dulo de transmissĂ£o elĂ©trica de alto torque, posicionado no centro do eixo, que oferece uma potĂªncia mecĂ¢nica de 90 kW (120 cv). 
Para o veĂ­culo-protĂ³tipo da inovaĂ§Ă£o, a ZF adaptou um chassi de construĂ§Ă£o leve, ideal para as exigĂªncias especĂ­ficas dos motores elĂ©tricos. A reduĂ§Ă£o do peso contribui diretamente para estender o alcance ou a carga Ăºtil do veĂ­culo: no eixo dianteiro, um suporte de suspensĂ£o e um mĂ³dulo de articulaĂ§Ă£o feito de plĂ¡sticos reforçados com fibras (FRP) fornecem amortecimento e orientaĂ§Ă£o Ă s rodas. AlĂ©m disso, Ă© utilizada uma ligaĂ§Ă£o de estabilizador de construĂ§Ă£o hĂ­brida. Uma suspensĂ£o traseira semi-independente inovadora nĂ£o apenas reduz o peso, mas tambĂ©m aumenta as opções de personalizaĂ§Ă£o. O protĂ³tipo de inovaĂ§Ă£o funciona em combinaĂ§Ă£o com estabilizadores reforçados com fibra e amortecedores leves.