ZF foca em pesquisas que buscam soluções inovadoras para o futuro da mobilidade
ReferĂªncia em tecnologia de ponta, empresa tem 5.400 funcionĂ¡rios dedicados exclusivamente Ă P&D (Pesquisa & Desenvolvimento)
Texto e fotos: ZF
Na Alemanha, a Engenharia da ZF se dedica a projetos de design leve, motorizaĂ§Ă£o elĂ©trica, inovações sustentĂ¡veis, reduĂ§Ă£o de consumo e uma acĂºstica livre de ruĂdos.
A “Cultura de InovaĂ§Ă£o” sempre esteve presente na ZF, desde o inĂcio de suas atividades em 1915, na Alemanha. E para manter o seu diferencial de fornecedora Premium em soluções tecnolĂ³gicas de mobilidade, hoje o Grupo conta com 5.400 funcionĂ¡rios dedicados Ă P&D (Pesquisa & Desenvolvimento), dos quais 760 destes sĂ£o engenheiros.
Ao todo, sĂ£o nove Centros de Desenvolvimento distribuĂdos pelo mundo – o Ăºltimo deles começou a operar recentemente no Brasil, na planta industrial de Sorocaba, interior de SĂ£o Paulo. Na matriz alemĂ£, o foco Ă© pensar em soluções para o futuro da mobilidade. Atualmente, trĂªs projetos comprovam porque a ZF sempre estĂ¡ um passo Ă frente quando se trata de inovaĂ§Ă£o.
E-mobilidade & Design Leve – Neste ano, a ZF desenvolveu um automĂ³vel-protĂ³tipo com motorizaĂ§Ă£o elĂ©trica e componentes de design leve. De acordo com Stefan Sommer, CEO do Grupo, a ZF sabe que, se a indĂºstria automotiva jĂ¡ estuda novos conceitos em motores, ela, como fornecedora, nĂ£o pode se limitar a fornecer o mesmo tipo de transmissĂ£o aplicada nos carros de hoje: “Afinal, temos todas as qualidades necessĂ¡rias para criar conceitos inteligentes para os futuros modelos de transporte”, diz o executivo.
Em um automĂ³vel-protĂ³tipo desenvolvido por sua Engenharia, a ZF aplicou seu know-how tecnolĂ³gico para construir um powertrain totalmente elĂ©trico. E como o peso dos componentes automotivos provoca impacto sobre a autonomia dos veĂculos, a empresa aplicou sua expertise em construĂ§Ă£o de chassis leves para desenvolver eixos e componentes com um peso menor do que os convencionais. “Nosso protĂ³tipo Ă© a ‘prova viva’ de nossa diversificada experiĂªncia automotiva”, acrescenta Sommer.
O automĂ³vel-protĂ³tipo pode ser produzido em escala – caso haja demanda de mercado. Enquanto isso, a ZF continua entregando produtos que atendem Ă s necessidades atuais de mercado: “Para os carros movidos a motores de combustĂ£o interna, temos desenvolvido transmissões cada vez mais eficientes, e isso deve ajudar a reduzir progressivamente as emissões de CO2. Nossas previsões sugerem que o mercado vai começar a mudar apĂ³s 2030. E por isso jĂ¡ estamos atentos Ă s novas tecnologias, que serĂ£o totalmente elĂ©tricas”, comenta Sommer.
O automĂ³vel-protĂ³tipo faz parte de uma sĂ©rie de veĂculos de teste que a ZF vem desenvolvendo nos Ăºltimos anos. Assim, a Engenharia da empresa consegue conectar seu powertrain ao chassi para realizar testes cada vez mais completos. Um dos frutos desse trabalho foi a 9HP, a primeira transmissĂ£o automĂ¡tica de nove marchas feita para automĂ³veis com motores dianteiros transversais.
O prĂ³prio CEO da ZF dirigiu o protĂ³tipo – e aprovou o desempenho: “Sinceramente? Foi muito divertido. Em termos de torque e aceleraĂ§Ă£o Ă© como dirigir um carro esportivo. NĂ£o Ă© apenas um carro para pessoas sensatas!”, brincou Sommer.
Tecnologias sustentĂ¡veis – Cada vez mais pessoas, em paĂses de economias emergentes (como o Brasil), podem comprar um carro prĂ³prio. E esta recente prosperidade trouxe nĂ£o apenas um boom automotivo global, mas tambĂ©m o aumento do consumo de combustĂvel e das emissões de poluentes. Por isso, uma nova forma de mobilidade Ă© necessĂ¡ria, e ela precisa se basear em uma tecnologia eficiente.
Uma das melhores soluções Ă© optar por veĂculos menores, mais leves e elĂ©tricos (emissĂ£o zero de poluentes). Por meio da web (que forneceria as atualizações de trĂ¡fego em tempo real), esses veĂculos seriam capazes de se conectar com outros meios de transporte em funcionamento, em um cenĂ¡rio onde o fluxo de trĂ¡fego possa ser controlado por computador baseado em uma "inteligĂªncia coletiva". Esse cenĂ¡rio futurista exige uma tecnologia que integre em espaço fĂsico uma ampla oferta de eletricidade, inovações em armazenamento de energia, design leve e tecnologias de acionamento elĂ©trico. E a ZF estĂ¡ trabalhando em todas estas Ă¡reas.
Ao longo dos prĂ³ximos anos, prosseguirĂ¡ o reinado do motor de combustĂ£o interna – mas hĂ¡ espaço para reduzir o consumo de combustĂvel e de emissões. As transmissões e eixos tĂªm um grande impacto sobre o desempenho de energia em todos os veĂculos, e por isso os produtos ZF sĂ£o pensados para manter a velocidade do motor otimizada de modo a obter um baixo consumo de combustĂvel. Outros itens como embreagens e conversores de torque que consomem menos energia tambĂ©m abrem o caminho para uma maior sustentabilidade.
A tecnologia ZF tambĂ©m se esmera em diminuir os efeitos menos desejĂ¡veis ??de motores de tamanho compacto: o ruĂdo e vibraĂ§Ă£o. Em comparaĂ§Ă£o com as transmissões de seis marchas, a 8HP reduz em 6% o consumo e as emissões, e tal desempenho pode chegar a 11% quando o veĂculo possui um sistema “start-stop”. A mudança de marcha Ă© quase imperceptĂvel (feita em milĂ©simos de segundos), e o torque sĂ³ consome energia quando necessĂ¡rio. Aliado Ă transmissĂ£o, o sistema de direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica da ZF Lenksysteme se vale do mesmo princĂpio: o componente Servolectric sĂ³ consome energia quando o motorista usa o volante. Os 27 milhões de veĂculos vendidos com Servolectric estĂ£o reduzindo as emissões de CO2 em cerca de 2,6 milhões de toneladas por ano.
As transmissões e sistemas de direĂ§Ă£o da ZF sĂ£o todos controlados eletronicamente. A empresa acumula uma enorme experiĂªncia no desenvolvimento de sistemas eletrĂ´nicos por uma questĂ£o Ă³bvia e fundamental: para entregar economia e conforto, um produto precisa ter seu hardware e software trabalhando em perfeita harmonia. Bits e bytes em um automĂ³vel tornaram-se o novo referencial de eficiĂªncia.
Os veĂculos hĂbridos combinam as vantagens de mobilidade elĂ©trica e dos motores de combustĂ£o interna: enquanto os engenhos podem ser menores por conta da motorizaĂ§Ă£o elĂ©trica adicional instalada, esta Ăºltima Ă© alimentada com energia gerada pelo sistema de frenagem regenerativa. Em 2008, a ZF foi a primeira fornecedora automotiva da Europa a produzir componentes hĂbridos para carros. As transmissões hĂbridas tambĂ©m estĂ£o disponĂveis para iates e caminhões pesados?
Para reduzir o peso do automĂ³vel, a ZF estĂ¡ trabalhando em projetos de chassis leves e componentes da suspensĂ£o feitos de materiais alternativos, como fibra de vidro e fibra de carbono. Nos veĂculos comerciais, o light design tambĂ©m gera mudanças competitivas: um eixo para suspensĂ£o traseira pode ser 40% mais leve que um modelo convencional, uma vantagem que aumenta a capacidade de carga Ăºtil.
Em busca da AcĂºstica perfeita – Os engenheiros dos Centros de Desenvolvimento da ZF voltados aos projetos para automĂ³veis de luxo e veĂculos comerciais tĂªm um enorme desafio para superar: diminuir todo e qualquer tipo de ruĂdo feito pela transmissĂ£o ou pelos componentes.
A equipe de AcĂºstica da ZF Ă© formada por engenheiros especializados em design, controle de vibrações, ciĂªncias da computaĂ§Ă£o e design sonoro. HĂ¡ grupos especĂficos de trabalho: na unidade da cidade alemĂ£ de Schweinfurt, o foco Ă© em amortecedores, e no municĂpio de Schwäbisch GmĂ¼nd, os sistemas de direĂ§Ă£o. Em Damme, onde o trabalho Ă© em cima de componentes de chassis, os pesquisadores buscam duas metas: o conforto dos passageiros e a diminuiĂ§Ă£o de ruĂdos.
Para alcançar seus objetivos, os especialistas em acĂºstica da ZF acompanham todo o processo de desenvolvimento do veĂculo, desde os esboços preliminares do projeto atĂ© o produto acabado.
No caso de automĂ³veis de luxo, apĂ³s acompanhar e analisar o processo de desenvolvimento do design do veĂculo, o prĂ³ximo passo Ă© testar os componentes ZF em um test-drive. "Quando sua audiĂ§Ă£o Ă© treinada para distinguir todos os tipos de ruĂdos, vocĂª nĂ£o consegue simplesmente se desligar. Como sempre estou ouvindo atentamente nossos veĂculos de teste, acabo fazendo isso atĂ© com os carros de meus amigos”, comenta Tobias Vöhringer, especialista da ZF em AcĂºstica.
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