ZF foca em pesquisas que buscam soluções inovadoras para o futuro da mobilidade

ReferĂªncia em tecnologia de ponta, empresa tem 5.400 funcionĂ¡rios dedicados exclusivamente Ă  P&D (Pesquisa & Desenvolvimento)

Texto e fotos: ZF

Na Alemanha, a Engenharia da ZF se dedica a projetos de design leve, motorizaĂ§Ă£o elĂ©trica, inovações sustentĂ¡veis, reduĂ§Ă£o de consumo e uma acĂºstica livre de ruĂ­dos.

Demonstrar os benefĂ­cios da mobilidade elĂ©trica combinada com um design leve – esta Ă© a meta do veĂ­culo-protĂ³tipo de inovaĂ§Ă£o da ZF com transmissĂ£o elĂ©trica de eixo (1), inversor (2), barra estabilizadora hĂ­brida (3), suporte de suspensĂ£o e mĂ³dulo de articulaĂ§Ă£o (4), suspensĂ£o traseira semi-independente com estabilizador leve (5) e amortecedores leves (6), alĂ©m de um comutador rotativo (7) como unidade de controle de cabine
      
A “Cultura de InovaĂ§Ă£o” sempre esteve presente na ZF, desde o inĂ­cio de suas atividades em 1915, na Alemanha. E para manter o seu diferencial de fornecedora Premium em soluções tecnolĂ³gicas de mobilidade, hoje o Grupo conta com 5.400 funcionĂ¡rios dedicados Ă  P&D (Pesquisa & Desenvolvimento), dos quais 760 destes sĂ£o engenheiros.
Ao todo, sĂ£o nove Centros de Desenvolvimento distribuĂ­dos pelo mundo – o Ăºltimo deles começou a operar recentemente no Brasil, na planta industrial de Sorocaba, interior de SĂ£o Paulo. Na matriz alemĂ£, o foco Ă© pensar em soluções para o futuro da mobilidade. Atualmente, trĂªs projetos comprovam porque a ZF sempre estĂ¡ um passo Ă  frente quando se trata de inovaĂ§Ă£o.

E-mobilidade & Design Leve – Neste ano, a ZF desenvolveu um automĂ³vel-protĂ³tipo com motorizaĂ§Ă£o elĂ©trica e componentes de design leve. De acordo com Stefan Sommer, CEO do Grupo, a ZF sabe que, se a indĂºstria automotiva jĂ¡ estuda novos conceitos em motores, ela, como fornecedora, nĂ£o pode se limitar a fornecer o mesmo tipo de transmissĂ£o aplicada nos carros de hoje: “Afinal, temos todas as qualidades necessĂ¡rias para criar conceitos inteligentes para os futuros modelos de transporte”, diz o executivo.
Em um automĂ³vel-protĂ³tipo desenvolvido por sua Engenharia, a ZF aplicou seu know-how tecnolĂ³gico para construir um powertrain totalmente elĂ©trico. E como o peso dos componentes automotivos provoca impacto sobre a autonomia dos veĂ­culos, a empresa aplicou sua expertise em construĂ§Ă£o de chassis leves para desenvolver eixos e componentes com um peso menor do que os convencionais. “Nosso protĂ³tipo Ă© a ‘prova viva’ de nossa diversificada experiĂªncia automotiva”, acrescenta Sommer.
O automĂ³vel-protĂ³tipo pode ser produzido em escala – caso haja demanda de mercado. Enquanto isso, a ZF continua entregando produtos que atendem Ă s necessidades atuais de mercado: “Para os carros movidos a motores de combustĂ£o interna, temos desenvolvido transmissões cada vez mais eficientes, e isso deve ajudar a reduzir progressivamente as emissões de CO2. Nossas previsões sugerem que o mercado vai começar a mudar apĂ³s 2030. E por isso jĂ¡ estamos atentos Ă s novas tecnologias, que serĂ£o totalmente elĂ©tricas”, comenta Sommer.
O automĂ³vel-protĂ³tipo faz parte de uma sĂ©rie de veĂ­culos de teste que a ZF vem desenvolvendo nos Ăºltimos anos. Assim, a Engenharia da empresa consegue conectar seu powertrain ao chassi para realizar testes cada vez mais completos. Um dos frutos desse trabalho foi a 9HP, a primeira transmissĂ£o automĂ¡tica de nove marchas feita para automĂ³veis com motores dianteiros transversais.
O prĂ³prio CEO da ZF dirigiu o protĂ³tipo – e aprovou o desempenho: “Sinceramente? Foi muito divertido. Em termos de torque e aceleraĂ§Ă£o Ă© como dirigir um carro esportivo. NĂ£o Ă© apenas um carro para pessoas sensatas!”, brincou Sommer.

Tecnologias sustentĂ¡veis – Cada vez mais pessoas, em paĂ­ses de economias emergentes (como o Brasil), podem comprar um carro prĂ³prio. E esta recente prosperidade trouxe nĂ£o apenas um boom automotivo global, mas tambĂ©m o aumento do consumo de combustĂ­vel e das emissões de poluentes. Por isso, uma nova forma de mobilidade Ă© necessĂ¡ria, e ela precisa se basear em uma tecnologia eficiente.
Uma das melhores soluções Ă© optar por veĂ­culos menores, mais leves e elĂ©tricos (emissĂ£o zero de poluentes). Por meio da web (que forneceria as atualizações de trĂ¡fego em tempo real), esses veĂ­culos seriam capazes de se conectar com outros meios de transporte em funcionamento, em um cenĂ¡rio onde o fluxo de trĂ¡fego possa ser controlado por computador baseado em uma "inteligĂªncia coletiva". Esse cenĂ¡rio futurista exige uma tecnologia que integre em espaço fĂ­sico uma ampla oferta de eletricidade, inovações em armazenamento de energia, design leve e tecnologias de acionamento elĂ©trico. E a ZF estĂ¡ trabalhando em todas estas Ă¡reas.
Ao longo dos prĂ³ximos anos, prosseguirĂ¡ o reinado do motor de combustĂ£o interna – mas hĂ¡ espaço para reduzir o consumo de combustĂ­vel e de emissões. As transmissões e eixos tĂªm um grande impacto sobre o desempenho de energia em todos os veĂ­culos, e por isso os produtos ZF sĂ£o pensados para manter a velocidade do motor otimizada de modo a obter um baixo consumo de combustĂ­vel. Outros itens como embreagens e conversores de torque que consomem menos energia tambĂ©m abrem o caminho para uma maior sustentabilidade.
A tecnologia ZF tambĂ©m se esmera em diminuir os efeitos menos desejĂ¡veis ??de motores de tamanho compacto: o ruĂ­do e vibraĂ§Ă£o. Em comparaĂ§Ă£o com as transmissões de seis marchas, a 8HP reduz em 6% o consumo e as emissões, e tal desempenho pode chegar a 11% quando o veĂ­culo possui um sistema “start-stop”. A mudança de marcha Ă© quase imperceptĂ­vel (feita em milĂ©simos de segundos), e o torque sĂ³ consome energia quando necessĂ¡rio. Aliado Ă  transmissĂ£o, o sistema de direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica da ZF Lenksysteme se vale do mesmo princĂ­pio: o componente Servolectric sĂ³ consome energia quando o motorista usa o volante. Os 27 milhões de veĂ­culos vendidos com Servolectric estĂ£o reduzindo as emissões de CO2 em cerca de 2,6 milhões de toneladas por ano.
As transmissões e sistemas de direĂ§Ă£o da ZF sĂ£o todos controlados eletronicamente. A empresa acumula uma enorme experiĂªncia no desenvolvimento de sistemas eletrĂ´nicos por uma questĂ£o Ă³bvia e fundamental: para entregar economia e conforto, um produto precisa ter seu hardware e software trabalhando em perfeita harmonia. Bits e bytes em um automĂ³vel tornaram-se o novo referencial de eficiĂªncia.
Os veĂ­culos hĂ­bridos combinam as vantagens de mobilidade elĂ©trica e dos motores de combustĂ£o interna: enquanto os engenhos podem ser menores por conta da motorizaĂ§Ă£o elĂ©trica adicional instalada, esta Ăºltima Ă© alimentada com energia gerada pelo sistema de frenagem regenerativa. Em 2008, a ZF foi a primeira fornecedora automotiva da Europa a produzir componentes hĂ­bridos para carros. As transmissões hĂ­bridas tambĂ©m estĂ£o disponĂ­veis para iates e caminhões pesados?
Para reduzir o peso do automĂ³vel, a ZF estĂ¡ trabalhando em projetos de chassis leves e componentes da suspensĂ£o feitos de materiais alternativos, como fibra de vidro e fibra de carbono. Nos veĂ­culos comerciais, o light design tambĂ©m gera mudanças competitivas: um eixo para suspensĂ£o traseira pode ser 40% mais leve que um modelo convencional, uma vantagem que aumenta a capacidade de carga Ăºtil.

Em busca da AcĂºstica perfeita – Os engenheiros dos Centros de Desenvolvimento da ZF voltados aos projetos para automĂ³veis de luxo e veĂ­culos comerciais tĂªm um enorme desafio para superar: diminuir todo e qualquer tipo de ruĂ­do feito pela transmissĂ£o ou pelos componentes.

A equipe de AcĂºstica da ZF Ă© formada por engenheiros especializados em design, controle de vibrações, ciĂªncias da computaĂ§Ă£o e design sonoro. HĂ¡ grupos especĂ­ficos de trabalho: na unidade da cidade alemĂ£ de Schweinfurt, o foco Ă© em amortecedores, e no municĂ­pio de Schwäbisch GmĂ¼nd, os sistemas de direĂ§Ă£o. Em Damme, onde o trabalho Ă© em cima de componentes de chassis, os pesquisadores buscam duas metas: o conforto dos passageiros e a diminuiĂ§Ă£o de ruĂ­dos.
Para alcançar seus objetivos, os especialistas em acĂºstica da ZF acompanham todo o processo de desenvolvimento do veĂ­culo, desde os esboços preliminares do projeto atĂ© o produto acabado.
No caso de automĂ³veis de luxo, apĂ³s acompanhar e analisar o processo de desenvolvimento do design do veĂ­culo, o prĂ³ximo passo Ă© testar os componentes ZF em um test-drive. "Quando sua audiĂ§Ă£o Ă© treinada para distinguir todos os tipos de ruĂ­dos, vocĂª nĂ£o consegue simplesmente se desligar. Como sempre estou ouvindo atentamente nossos veĂ­culos de teste, acabo fazendo isso atĂ© com os carros de meus amigos”, comenta Tobias Vöhringer, especialista da ZF em AcĂºstica.