ZF vence licitaĂ§Ă£o para fornecer transmissões a 282 Ă´nibus na RĂºssia
Este Ă© o primeiro pedido de grande porte da transmissĂ£o automĂ¡tica ZF Ecolife para a LiAZ e Volgabus, fabricantes russos de Ă´nibus.
Texto e fotos: ZF
A segunda maior cidade da RĂºssia estĂ¡ seguindo o exemplo de Moscou e passa a adotar a tecnologia avançada da ZF em transmissĂ£o e componentes de chassi, bem como os sistemas de direĂ§Ă£o da ZF Lenksysteme, em sua frota urbana de Ă´nibus. Os produtos ZF oferecerĂ£o menor consumo de combustĂvel, maior eficiĂªncia e conforto dos passageiros em 282 novos veĂculos destinados Ă SĂ£o Petersburgo e entregues neste mĂªs de setembro. Esta Ă© a primeira vez que os fabricantes russos LiAZ e Volgabus utilizarĂ£o em escala a transmissĂ£o automĂ¡tica ZF EcoLife.
"Em toda a RĂºssia, os serviços municipais de transporte estĂ£o trabalhando intensivamente na modernizaĂ§Ă£o de suas frotas de Ă´nibus – incluindo nessa reformulaĂ§Ă£o a nossa tecnologia avançada de transmissĂ£o e chassi”, diz Rolf Lutz, membro do Conselho Diretor e responsĂ¡vel pela DivisĂ£o da Tecnologia de VeĂculos Comerciais da ZF. “O pedido feito por SĂ£o Petersburgo nos deixa particularmente satisfeitos. Desse modo, a EcoLife, hoje a nossa transmissĂ£o mais avançada para Ă´nibus, serĂ¡ instalada pela primeira vez em grande escala em veĂculos produzidos por fabricantes russos – mais precisamente em 183 Ă´nibus da LiAZ e 99 Ă´nibus articulados da Volgabus”, acrescenta Lutz. No total, hĂ¡ mais de 500 Ă´nibus com transmissões automĂ¡ticas ZF em serviço em SĂ£o Petersburgo.
A transmissĂ£o automĂ¡tica ZF EcoLife de 6 marchas se sobressai frente Ă concorrĂªncia graças Ă interaĂ§Ă£o de modernas ferramentas e softwares inteligentes como o TopoDyn Life, programa que troca marchas de acordo com a topografia e condições de carga do Ă´nibus.
Na comparaĂ§Ă£o com a transmissĂ£o ZF Ecomat, sua antecessora, a Ecolife consome 10% menos combustĂvel. O nĂvel de ruĂdo tambĂ©m Ă© sensivelmente menor, o que torna mais agradĂ¡vel o acesso o convĂvio do veĂculo em meio ao trĂ¡fego urbano.
AlĂ©m da Ecolife, os 282 novos Ă´nibus destinados Ă cidade com mais de um milhĂ£o de habitantes terĂ£o tecnologia de chassi ZF. O eixo AV 132 para piso baixo garante um alto nĂvel de segurança na direĂ§Ă£o do veĂculo.
Outro item ZF nos Ă´nibus Ă© o eixo frontal ZF RL 85, que permite que a Ă¡rea da frente dos passageiros sempre tenha um corredor central mais amplo para os passageiros, alĂ©m da menor altura do piso. E para facilitar as manobras nas ruas de SĂ£o Petersburgo, Ă© aplicado o sistema de direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica compacta “Servocom ball and nut”, da ZF Lenksysteme.
A frota de Ă´nibus de SĂ£o Petersburgo com produtos ZF estarĂ¡ preparada para trabalhar durante os Jogos OlĂmpicos de Inverno de 2014, na cidade russa de Sochi. O grupo serĂ¡ complementado com mais 100 veĂculos tambĂ©m equipados com os modernos sistemas de transmissĂ£o da ZF. O pedido atual de SĂ£o Petersburgo Ă© o segundo maior pedido de Ă´nibus da RĂºssia para a ZF em 2013 – O primeiro tambĂ©m envolveu transmissĂ£o e componentes de chassi para 565 veĂculos para a Mosgortrans, empresa de transporte pĂºblico de Moscou. SĂ³ na capital russa, a ZF jĂ¡ equipou cerca de 5.000 Ă´nibus de piso baixo e trĂ³lebus.
0 ComentĂ¡rios