·
Cabine ganha painel
Total Black a partir da versão X com ar-condicionado, nas carrocerias hatchback
e sedã
·
Versão intermediária,
Etios XS passa a ter motorização 1.5L 16V Flexfuel, a mesma da topo de linha
XLS
·
Versão de entrada X com
ar-condicionado conta com vidros e travas elétricas de série
Texto e fotos: Toyota
1. INTRODUÇÃO
A Toyota apresenta a linha
Etios 2014. O modelo agrega nova padronagem no acabamento interno, mais itens de conforto e
conveniência, além dos já reconhecidos pontos fortes que conquistaram seus consumidores, como excelente
performance, economia de combustível, amplo espaço interno, segurança e qualidade e confiança da marca.
A linha Etios 2014, à
venda nas concessionárias a partir de 16 de setembro,
oferece as versões X, X
com ar-condicionado, XS e XLS, nas carrocerias hatchback e sedã, com
transmissão manual de cinco velocidades e motores de 1.3L e 1.5L 16V Flex. A
versão hatchback XS ganhou a mesma motorização 1.5L 16V Flex da versão XLS,
topo de linha. As versões X e X com ar permanecem com o motor 1.3L 16V Flex, e todos
os modelos do sedã mantêm a motorização 1.5L 16V Flex.
A gama Etios é equipada
com air bag
duplo frontal e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, cinto de
segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida
progressiva e pintura metálica. Exceção feita à versão standard do modelo, que
oferece air bag duplo frontal, mas que tem sua comercialização direcionada à
frotistas.
Externamente, a novidade é o
design dos retrovisores externos, conferindo um aspecto mais esportivo e
moderno ao compacto da Toyota. Ainda com relação ao design externo, o capô do
motor tem a mesma cor da carroceria e as caixas de rodas são pretas.
2. ACABAMENTO INTERNO E ITENS DE SÉRIE
A cabine do Etios 2014, a partir da versão X
com ar-condicionado, nas carrocerias hatchback e sedã, ganhou nova roupagem e
itens de série que aumentam oconforto para os ocupantes.
A versão X com ar-condicionado,
também em ambas as carrocerias, tem agora painel Total Black, utilizado em
veículos de categoria superior, velocímetro e tacômetro com grafia Black &
Blue, o que garante melhor visualização, maçanetas internas das portas em prata
fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, além de
espelhos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria.
Somados aos itens
incorporados à versão X com ar-condicionado, a XS ganhou revestimento Sport
Comfort nos bancos, proporcionando sofisticação, sistema de áudio Double DIN com
design moderno, que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB. Complementam o
acabamento do painel os novos botões cromados do comando do ar-condicionado e detalhes cromados
nos difusores do ar-condicionado e também na manopla do câmbio, nas versões XS
e XLS.
A versão topo de linha
XLS ganhou todas a novidades citadas, mais volante esportivo de base reta com
acabamento em couro e costura diferenciada, e passa a integrar o controle do
sistema de aúdio.
3. MOTOR 1.5L FLEX PARA O ETIOS XS
Com a introdução da linha
2014 do Etios, a versão XS do hatchback passa a contar com a motorização 1.5L
16V Flex, em substituição ao 1.3L 16V Flex. A mudança atende aos consumidores que
buscam um modelo compacto que combina conforto, extensa lista de itens de série
e ainda mais potência, por um preço atrativo.
Além dos novos
itens de série e do acabamento interno, a versão XS, em ambas carrocerias,
permanece com air bags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas climatizado,
alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura
de portas, coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro (só
para o hatchback), direção com assistência elétrica progressiva, freios ABS com
EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em inglês), desembaçador do vidro
traseiro e ar-condicionado com filtro antipólen.
A versão Etios XLS
mantém o motor 1.5L 16V Flex e componentes adicionais à versão Etios XS, como
faróis de neblina, grade dianteira e porta-malas com molduras cromadas, rodas
de liga leve de 15
polegadas , abertura do porta-malas por comando elétrico
(hatchback), travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
4. SEGURANÇA
O
Toyota Etios foi o primeiro carro compacto no País a conquistar quatro estrelas
(de cinco possíveis) em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, e
duas estrelas na proteção dos ocupantes dos bancos traseiros, no teste de
colisão do Latin NCAP, tornando-se o veículo mais seguro entre todos os seus
concorrentes nacionais.
Isso
se deve à preocupação que a Toyota tem com segurança, desde a concepção do
veículo. Sua carroceria tem vários pontos de absorção de impacto e deformação
programável, seguindo a mesma linha de construção do Corolla.
Com
relação aos equipamentos de série, todas as versões do Etios oferecem air bag
duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Também item de
série em todas as versões, o cinto de segurança com pré-tensionador e limitador
de força é outro ponto relevante e que diferencia o Etios, uma vez que a
maioria dos concorrentes disponibiliza esse item apenas como opcional.
5. PERFORMANCE
Equipado
com motor 1.3L 16V Flex de até 90 cv na versão X, o Etios supera em performance
todos os concorrentes com motorização 1.0L, e também aqueles com o propulsor
1.4. A decisão de adotar o motor 1.3L se deu com base em pesquisa com
proprietários de hatchbacks e sedãs compactos 1.0, cuja maior reclamação foi o
baixo desempenho dos produtos.
DADOS*
|
Etios
1.3
|
11,96s
|
|
Retom.
(100 –120 km/h)
|
10,07s
|
Frenagem
(100-0m)
|
51,9m
|
*Medições realizadas pelo Instituto Mauá
O
motor 1.5L 16V Flex do Etios de até 96,5 cv, que equipa todas as versões sedã e
a XS e XLS, na carroceria hatchback, também se mostra muito eficiente e tem bom
entrosamento com a transmissão manual de cinco velocidades.
Adicionalmente
ao desempenho superior, o Etios, tanto hatchback quanto sedã, é equipado
com direção eletroassistida progressiva, o que o torna ótimo de dirigir, com
excelentes raio de giro (4,8 m
no hatchback e 4,9 m
no sedã) e ajuste de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário do
veículo.
Outro
ponto positivo é o peso extremamente leve (945 kg) que otimiza a performance e
permite funcionamento mais eficiente do conjunto mecânico.
6. ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
O
modelo apresenta os dados mais eficientes, inclusive quando comparado a concorrentes
com motor de menor cilindrada. Para todas as versões de motorização e tipos de
carroceria, o Etios tem a nota A do INMETRO, no Programa Brasileiro de Etiquetagem
Veicular.
DADOS*
|
Etios 1.3
|
Consumo Urbano (E)
|
10,6 km/l
|
*Medições realizadas pelo Instituto Mauá
7. AMPLO ESPAÇO INTERNO
O
Etios proporciona máximo conforto aos ocupantes. Com distância entre-eixos de 2,55 metros (sedã), o
modelo possui espaço interior único em sua categoria, principalmente para os passageiros
do banco traseiro, onde, devido à concepção do modelo, as caixas de roda não
interferem no posicionamento do assento e o túnel central é praticamente plano.
Outro destaque é o amplo espaçamento entre os trilhos do banco dianteiro, o que
garante maior espaço para os pés dos passageiros que viajam na parte posterior
do Etios.
Na
frente, devido à ampla largura da cabine, motorista e passageiro também
desfrutam de muito conforto. A posição elevada de dirigir é outro ponto forte
do modelo.
O
porta-malas do Etios, com capacidade de 270 litros na versão
hatchback e 562 litros ,
no sedã, garante comodidade para guardar as bagagens. Mesmo no hatchback, o
acesso ao compartimento é facilitado pela baixa altura do assoalho e à ampla
abertura da tampa traseira.
8. BAIXO CUSTO DE PROPRIEDADE
Desde seu lançamento, o Etios
tem se destacado pelo baixo custo de manutenção, de peças e de reparo e também apresenta
os preços do seguro mais competitivos entre os hatchbacks compactos.
Segundo o ranking do Car
Group do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que compara
veículos quanto à facilidade, rapidez e custo de reparo em caso de colisão, o
Etios está na primeira posição entre os sedãs compactos, e na segunda, nos hatchbacks
compactos.
A Toyota e o Banco Toyota
realizaram, em julho, um levantamento sobre o valor médio do seguro no segmento
de carros compactos. O resultado mostrou que o Seguro Toyota para o Etios
possui um dos preços mais baixos da categoria. Contribuiu para essa análise o
fato de o Etios contar com baixo índice de roubo, sinistro e custo de reparo.
Foi considerado perfil do
condutor em torno de 25 anos, que reside na região central da cidade de São
Paulo. O Seguro Toyota para o Etios XS hatchback ficou até 46% menor que a
concorrência, para o mesmo perfil de condutor.
9. QUALIDADE TOYOTA
No Brasil, o automóvel é um
bem de consumo importante. Por isso, a qualidade e a confiança da marca são
extremamente valorizadas pelos clientes. Ao comprar um veículo Toyota, eleita
pela J.D. Power, em 2013, como a marca que tem os clientes de carros novos mais
satisfeitos do País, o consumidor sabe que está fazendo uma compra segura.
No caso do Etios, a
preocupação com a qualidade está por toda a parte. Na carroceria, 54% dos
componentes são chapa de aço galvanizada com tratamento anticorrosão. Com
relação à pintura, as áreas mais propensas a serem atingidas por pedras e
outros agentes externos receberam uma camada de tinta resistente a impactos.
Na parte mecânica, a base da
mola dos amortecedores é invertida, evitando o acúmulo de sujeira. O tubo de
escapamento é 100% em aço inoxidável e sem emendas. A tubulação de combustível
e dos freios é protegida por uma chapa de aço, evitando, assim, o rompimento e
danos ao trafegar por estradas com pavimento ruim.
10. CORES
O Etios será
comercializado em seis cores, todas disponíveis para hatchback e sedã: branco,
preto, cinza, azul, prata e vermelho.
11. PREÇOS
Os preços da linha Etios
2014 se apresentam da seguinte forma:
·
Etios Hatchback: R$ 29.990,00
·
Etios Hatchback X: R$ 32.790,00
·
Etios Hatchback X com ar: R$ 35.690,00
·
Etios Hatchback XS: R$ 38.990,00
·
Etios Hatchback XLS: R$ 42.490,00
·
Etios Sedã X: R$ 36.590,00
·
Etios Sedã X com ar: R$ 39.490,00
·
Etios Sedã XS: R$ 41.490,00
·
Etios Sedã XLS: R$ 44.990,00
0 Comentários