Scania e Noma apoiam expediĂ§Ă£o inĂ©dita que
busca rota de exportaĂ§Ă£o pelo PacĂfico
Iniciativa que começa nesta sexta-feira
(27) levarĂ¡ grupo de empresĂ¡rios e autoridades polĂticas atĂ© o porto de Iquique
(Chile), a fim de viabilizar um novo corredor logĂstico
Texto e fotos: Scania
Os principais empresĂ¡rios do Mato Grosso do Sul partem hoje em uma missĂ£o
pioneira que poderĂ¡ entrar para a histĂ³ria como um marco no desenvolvimento da
estrutura logĂstica do paĂs. Trata-se da Rota da IntegraĂ§Ă£o Latino-Americana (RILA),
organizada pelo Sindicato das Empresas de
Transporte de Cargas e LogĂstica de MS (SetlogMS), com apoio da Scania, uma das maiores fabricantes
globais de caminhões, da Noma,
uma das maiores fabricantes de implementos rodoviĂ¡rios da AmĂ©rica do Sul, alĂ©m
da concessionĂ¡ria Scania P.B. Lopes, da Montanha Distribuidora Noma, do
ConsĂ³rcio Scania e de diversas autoridades politicas do Brasil, BolĂvia e Chile.
No total serĂ£o mais de 100 participantes,
que percorrerĂ£o 2.700 km, com a volta prevista para o inĂcio de outubro. O grupo
passarĂ¡ por cidades bolivianas como Santa Cruz de la Sierra e La Paz,
atravessando os Andes até chegar ao norte do Chile para visitas técnicas aos
portos de Arica e Iquique, considerados mais modernos, competitivos e mais
prĂ³ximos do mercado asiĂ¡tico. O trajeto economizarĂ¡ 12 dias em distĂ¢ncia
marĂtima se comparado a Santos (SP) ou ParanaguĂ¡ (PR).
O objetivo Ă© a integraĂ§Ă£o com outras nações
na busca de um corredor de exportaĂ§Ă£o alternativo que eliminarĂ¡ um dos maiores
gargalos logĂsticos do Brasil. Segundo cĂ¡lculos do SetlogMS, o custo do
transporte rodoviĂ¡rio, partindo das unidades produtoras de grĂ£os no Estado de
Mato Grosso do Sul, representa de 30 a 35% de valor do produto. Com o novo
corredor serĂ¡ possĂvel reduzir em 20% os custos com o transporte, o que
impactarĂ¡ numa economia de 6 a 7% do valor das exportações dessas commodities
agrĂcolas.
Segundo Marcelo Noma, diretor
superintendente da Noma do Brasil, uma das idealizadoras do projeto, a intenĂ§Ă£o
é verificar in loco as condições técnicas do trajeto a fim de comprovar e
validar os quesitos de segurança dos implementos rodoviĂ¡rios que forem utilizar
o novo corredor. “Estamos ao lado dos transportadores nesta iniciativa que
poderĂ¡ tornar o agronegĂ³cio brasileiro ainda mais competitivo”, comenta.
“Essa expediĂ§Ă£o tem todo o apoio da Scania,
pois a empresa estĂ¡ sempre atenta Ă s movimentações do mercado na busca por
alternativas que propiciem um transporte rodoviĂ¡rio ainda mais viĂ¡vel. Esta aĂ§Ă£o
também reforça o compromisso que temos junto aos nossos clientes, que é a
parceria para encontrar soluções que agreguem benefĂcios aos seus negĂ³cios”,
afirma Victor Carvalho, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania
Brasil.
0 ComentĂ¡rios