Scania e Noma apoiam expediĂ§Ă£o inĂ©dita que busca rota de exportaĂ§Ă£o pelo PacĂ­fico

 Iniciativa que começa nesta sexta-feira (27) levarĂ¡ grupo de empresĂ¡rios e autoridades polĂ­ticas atĂ© o porto de Iquique (Chile), a fim de viabilizar um novo corredor logĂ­stico

Texto e fotos: Scania

Os principais empresĂ¡rios do Mato Grosso do Sul partem hoje em uma missĂ£o pioneira que poderĂ¡ entrar para a histĂ³ria como um marco no desenvolvimento da estrutura logĂ­stica do paĂ­s. Trata-se da Rota da IntegraĂ§Ă£o Latino-Americana (RILA), organizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e LogĂ­stica de MS (SetlogMS), com apoio da Scania, uma das maiores fabricantes globais de caminhões, da Noma, uma das maiores fabricantes  de implementos rodoviĂ¡rios da AmĂ©rica do Sul, alĂ©m da concessionĂ¡ria Scania P.B. Lopes, da Montanha Distribuidora Noma, do ConsĂ³rcio Scania e de diversas autoridades politicas do Brasil, BolĂ­via e Chile.


No total serĂ£o mais de 100 participantes, que percorrerĂ£o 2.700 km, com a volta prevista para o inĂ­cio de outubro. O grupo passarĂ¡ por cidades bolivianas como Santa Cruz de la Sierra e La Paz, atravessando os Andes atĂ© chegar ao norte do Chile para visitas tĂ©cnicas aos portos de Arica e Iquique, considerados mais modernos, competitivos e mais prĂ³ximos do mercado asiĂ¡tico. O trajeto economizarĂ¡ 12 dias em distĂ¢ncia marĂ­tima se comparado a Santos (SP) ou ParanaguĂ¡ (PR).
O objetivo Ă© a integraĂ§Ă£o com outras nações na busca de um corredor de exportaĂ§Ă£o alternativo que eliminarĂ¡ um dos maiores gargalos logĂ­sticos do Brasil. Segundo cĂ¡lculos do SetlogMS, o custo do transporte rodoviĂ¡rio, partindo das unidades produtoras de grĂ£os no Estado de Mato Grosso do Sul, representa de 30 a 35% de valor do produto. Com o novo corredor serĂ¡ possĂ­vel reduzir em 20% os custos com o transporte, o que impactarĂ¡ numa economia de 6 a 7% do valor das exportações dessas commodities agrĂ­colas.
Segundo Marcelo Noma, diretor superintendente da Noma do Brasil, uma das idealizadoras do projeto, a intenĂ§Ă£o Ă© verificar in loco as condições tĂ©cnicas do trajeto a fim de comprovar e validar os quesitos de segurança dos implementos rodoviĂ¡rios que forem utilizar o novo corredor. “Estamos ao lado dos transportadores nesta iniciativa que poderĂ¡ tornar o agronegĂ³cio brasileiro ainda mais competitivo”, comenta.

“Essa expediĂ§Ă£o tem todo o apoio da Scania, pois a empresa estĂ¡ sempre atenta Ă s movimentações do mercado na busca por alternativas que propiciem um transporte rodoviĂ¡rio ainda mais viĂ¡vel. Esta aĂ§Ă£o tambĂ©m reforça o compromisso que temos junto aos nossos clientes, que Ă© a parceria para encontrar soluções que agreguem benefĂ­cios aos seus negĂ³cios”, afirma Victor Carvalho, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania Brasil.