Parceria com o Governo de Minas Gerais garante construĂ§Ă£o do AI Curvelo 

DiĂ¡rio Oficial do Estado publica documento que viabiliza o maior complexo de esporte a motor da AmĂ©rica Latina

Texto e fotos: Y Media Group

Foi publicado no Ăºltimo dia 27 de agosto no DiĂ¡rio Oficial do Estado de Minas Gerais o protocolo assinado entre o BEMC – Brasil Esporte Motor Clube, o Estado de Minas Gerais, a SEDE – Secretaria de Estado e Desenvolvimento EconĂ´mico e o INDI Instituto de Desenvolvimento Integrado do Estado de Minas Gerais.


No documento, cujo objetivo Ă© a implantaĂ§Ă£o do maior complexo de esporte a motor da AmĂ©rica Latina, assinaram o Governador AntĂ´nio AnastĂ¡sia, a SecretĂ¡ria de Estado Dorothea Werneck, a Presidente do INDI Monica Neves Cordeiro e o Presidente do BEMC FlĂ¡vio Bergmann.
A uniĂ£o de esforços, o empenho e a eficiĂªncia do Estado de Minas Gerais viabilizam o projeto, denominado AI Curvelo – Cidade Motor, quem garante Ă© FlĂ¡vio Bergmann. “Desde o primeiro dia que lĂ­ o protocolo, pensei, estĂ¡ viabilizado. O Estado abraçou a causa e nos colocou Ă  disposiĂ§Ă£o muito mais que imaginĂ¡vamos, sĂ³ temos a agradecer muito ao Governador e toda sua equipe de governo que tem se empenhado muito” disse Bergmann.
Entre as clĂ¡usulas do acordo, destaque para a que coloca Ă  disposiĂ§Ă£o do BEMC recursos administrados pelo BDMG, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, para capital de giro e investimentos fixos, respeitando toda a legislaĂ§Ă£o vigente e limites orçamentĂ¡rios em vigor.
Apesar desta disponibilidade, o BEMC e seus investidores podem atĂ© abrir mĂ£o do financiamento pĂºblico, uma vez que a adesĂ£o ao projeto pelos investidores supera a expectativa. “JĂ¡ temos mais de 30% do investimento captado na iniciativa privada, isso jĂ¡ garante a construĂ§Ă£o das pistas. Com o aval do Estado teremos ainda mais garantias aos investidores e toda segurança necessĂ¡ria para começarmos a obra” disse Bergmann.
A expectativa Ă© iniciar assim que atingir 50% do orçamento, estimado em 60 milhões de reais, para a construĂ§Ă£o das pistas e condomĂ­nio residencial, com suas respectivas estruturas. O cronograma prevĂª o inĂ­cio das obras em atĂ© 6 meses, prazo suficiente para conclusĂ£o dos projetos executivos, obtenĂ§Ă£o das primeiras licenças e finalizaĂ§Ă£o das captações financeiras.
O tĂ©rmino da chamada fase 1 estĂ¡ previsto para novembro de 2015.O Presidente do BEMC tem ciĂªncia da pressa histĂ³rica, “o Brasil e Minas Gerais esperaram hĂ¡ anos a construĂ§Ă£o de um complexo esportivo de primeiro mundo. É um projeto arrojado e audacioso. Todas as etapas devem ser respeitadas. Planejamos hĂ¡ mais de uma ano, com muita prudĂªncia e paciĂªncia, para que o projeto se erga de maneira sĂ³lida. Temos certeza que estamos no caminho certo”.


Local privilegiado

A Ă¡rea destinada ao empreendimento se destaca por diversos aspectos e principalmente pelo tamanho. SĂ£o 3 milhões de metros quadrados, destinados a Ă¡reas esportivas, comerciais, industriais e residenciais. O Governo de Minas Gerais e o MunicĂ­pio de Curvelo, garantem incentivar e criar todos os atrativos para que empresas possam se instalar no complexo.
Na Ă¡rea, ainda Ă© possĂ­vel uma expansĂ£o para atĂ© 15 milhões de metros quadrados, que compõem o entorno do centro principal do projeto. EstĂ¡ localizado Ă s margens da BR 135, km 608, entre as cidades de Curvelo e Corinto. Ao todo 70 municĂ­pios que compõem a regiĂ£o, serĂ£o beneficiados. Impacto direto na rotina de 500 mil habitantes.
O fato de o terreno possuir a ferrovia Centro-AtlĂ¢ntica cortando toda a sua extensĂ£o, ligando o porto de Pirapora (cidade localizada no norte de Minas) Ă s margens do Rio SĂ£o Francisco, ao porto seco de Confins, na RegiĂ£o Metropolitana de BH, favorece assim a possibilidade de ser criada uma estaĂ§Ă£o Intermodal para facilitar uma possĂ­vel escoaĂ§Ă£o de produĂ§Ă£o.
As principais equipes de esporte a motor, do motociclismo e automobilismo, situadas em diversos estados do Brasil, jĂ¡ manifestaram interesse em montar suas bases no AI Curvelo. O fato de estar no centro geodĂ©sico de Minas Gerais, facilita o acesso inclusive para outras pistas do Brasil, reduzindo assim gastos com logĂ­stica.


O Projeto

Uma pista modelo inspirada nos principais complexos de sucesso do mundo. Um novo conceito de construĂ§Ă£o e gestĂ£o de pistas de corrida no Brasil. Uma vez homologado para Moto GP o circuito poderĂ¡ receber as mais velozes categorias do mundo inclusive automobilĂ­sticas. 
Moto GP Ă© a homologaĂ§Ă£o com maior grau de exigĂªncia no mundo. Visa Ă  segurança dos pilotos em primeiro lugar. Por isso, as outras categorias tambĂ©m sĂ£o facilmente habilitadas. O projeto segue o caderno de encargos das Federações Internacionais de Automobilismo e Motociclismo, FIA e FIM. 
Paralelo a construĂ§Ă£o do autĂ³dromo, os organizadores prevĂªem a realizaĂ§Ă£o de grandes eventos, nas pistas de terra que compõem o complexo e que estarĂ£o concluĂ­das e funcionando bem antes da pista principal de asfalto.