Mercedes-Benz lança E 63 AMG 4MATIC no Brasil e completa linha da Classe E no país

·         SedĂ£ esportivo tem motor V8 biturbo com 557 cv
·         TraĂ§Ă£o integral garante desempenho e segurança nas curvas
·         SuspensĂ£o esportiva e cĂ¢mbio de sete marchas: mĂ¡ximo comportamento dinĂ¢mico

Texto e fotos: Mercedes

A Mercedes-Benz completa a gama de modelos da Classe E disponĂ­veis no Brasil com a chegada ao paĂ­s da nova versĂ£o de seu modelo de maior desempenho, o E 63 AMG 4MATIC. Da mesma forma que ocorreu com o sedĂ£, o cabriolet e o coupĂ©, a versĂ£o de alto desempenho da Classe E tambĂ©m passou por profundas modificações estĂ©ticas e funcionais que aprimoraram ainda mais este sedĂ£ de alta categoria e temperamento esportivo.

  

Entre as mudanças, o motor V8 5,5 litros turbo do E 63 AMG 4MATIC teve a potĂªncia elevada de 525 para 557 cv, atingindo torque de 720 Nm. O aproveitamento da força disponĂ­vel Ă© otimizado pelo sistema de traĂ§Ă£o integral AMG 4MATIC, especialmente voltado para maior performance, que tambĂ©m contribui para o comportamento dinĂ¢mico e segurança do carro. 
O novo E 63 AMG 4MATIC tem carĂ¡ter mais forte e aparĂªncia mais esportiva que todos seus antecessores: a nova filosofia de design da AMG Ă© imediatamente visĂ­vel na nova grade do radiador com dupla lĂ¢mina e ressaltada pelo novo defletor aerodinĂ¢mico na dianteira, que traz os traços caracterĂ­sticos da AMG. A atratividade do E 63 AMG foi incrementada tambĂ©m pelo maior valor agregado: os clientes agora dispõem de mais desempenho e melhor dinĂ¢mica de conduĂ§Ă£o junto com um espectro mais amplo de equipamentos e acabamentos de sĂ©rie.


Interior esportivo e exclusivo

Internamente, o Mercedes-Benz E 63 AMG 4MATIC oferece uma combinaĂ§Ă£o Ăºnica de conforto de primeira classe, materiais e acabamento de alta qualidade e o marcante dinamismo e esportividade da marca AMG. TrĂªs opções de sĂ©rie de couro – preto, bege ou cinza – se combinam com elementos de acabamento refinados, com destaque para o novo relĂ³gio analĂ³gico IWC exclusivo posicionado entre as duas entradas de ar centrais no painel. Outras opções de revestimento estĂ£o disponĂ­veis no programa sob-encomenda. 
Os bancos esportivos AMG trazem ajustes elĂ©tricos, aquecimento e sĂ£o identificados por logos nos encostos. Bancos, apoios de braços e painĂ©is das portas sĂ£o revestidos de couro napa. O volante AMG Performance tem a base e a parte superior achatadas e as Ă¡reas de contato forradas de couro AlcĂ¢ntara, alĂ©m das borboletas de trocas de marchas em alumĂ­nio. O conjunto de instrumentos recebe o condutor com um marcante logotipo AMG no display central TFT colorido. O motorista pode optar entre trĂªs menus de informações: “Warm Up”, com indicações das temperaturas do Ă³leo e da Ă¡gua, “Set Up”, que mostra o modo do sistema ESP (Programa EletrĂ´nico de Estabilidade), a regulagem da suspensĂ£o – “Comfort”, “Sport” ou “Sport plus” e o modo da transmissĂ£o – “C”, “S”, “S+” ou “M”. O mostrador da marcha em uso fica acima do display central.

Esportividade com responsabilidade ambiental

O motor V8 biturbo AMG 5,5 litros continua sendo o V8 produzido em sĂ©rie mais eficiente do mundo – mesmo contando com uma capacidade cĂºbica substancialmente maior que a de seus concorrentes diretos. O novo E 63 AMG 4MATIC passa a atender Ă s exigentes normas de emissões Euro 6, que sĂ³ entrarĂ£o em vigor em 2015. 
Os pontos altos da tecnologia presente no V8 do E 63 AMG incluem o sistema de injeĂ§Ă£o direta de gasolina na cĂ¢mara de combustĂ£o, a dupla alimentaĂ§Ă£o por turbocompressores, cĂ¡rter em alumĂ­nio, quatro vĂ¡lvulas por cilindro com comando ajustĂ¡vel, gerenciamento do alternador e funĂ§Ă£o ECO start/stop. 
É importante destacar o papel dos turbocompressores no desempenho do motor. A plena carga, eles giram a nada menos de 185.000 rpm, forçando a entrada de 1.750 kg de ar por hora nas cĂ¢maras de combustĂ£o. Graças ao seu design compacto, com as estruturas das turbinas soldadas ao coletor de exaustĂ£o, os engenheiros da AMG conseguiram otimizar o espaço junto ao motor, acelerando tambĂ©m o aquecimento dos conversores catalĂ­ticos para reduzir as emissões logo apĂ³s a partida. 
O cĂ¡rter do V8 biturbo AMG 5,5 litros Ă© feito de alumĂ­nio fundido. Esta concepĂ§Ă£o Ă© parte da filosofia de construĂ§Ă£o de baixo peso que, alĂ©m de reduzir o consumo e as emissões, contribui para o equilĂ­brio na distribuiĂ§Ă£o de pesos do veĂ­culo. Drenado, o motor pesa apenas 204 quilos. 
OrifĂ­cios de ventilaĂ§Ă£o no cĂ¡rter contribuem tambĂ©m para aumentar a potĂªncia e a economia de combustĂ­vel. Normalmente, o movimento dos pistões força o ar para dentro e para fora do cĂ¡rter, levando a um aumento de resistĂªncia e perda de eficiĂªncia. Os orifĂ­cios de ventilaĂ§Ă£o evitam que isso aconteça, assegurando a compensaĂ§Ă£o da pressĂ£o. 
A funĂ§Ă£o ECO start/stop, que desliga o motor sempre que o veĂ­culo estiver parado, nĂ£o Ă© o Ăºnico sistema a contribuir para o baixo consumo de combustĂ­vel. O gerenciamento do gerador de eletricidade tambĂ©m tem papel importante nesse sentido: sempre que a velocidade for reduzida ou nas frenagens, a energia cinĂ©tica excedente Ă© usada para recarregar a bateria, em vez de dissipada como calor da forma convencional. Desta forma, em todas as outras circunstĂ¢ncias o gerador trabalha em baixa voltagem, reduzindo a carga sobre o motor e reduzindo o consumo em atĂ© 0,2 litro por 100 quilĂ´metros no trĂ¡fego urbano, com suas frequentes fases de desaceleraĂ§Ă£o e frenagem. 
Todas as funções do motor sĂ£o executadas e controladas por uma unidade de gerenciamento extremamente eficiente. Este computador de Ăºltima geraĂ§Ă£o, alĂ©m de controlar a injeĂ§Ă£o direta de gasolina, a pressĂ£o dos turbocompressores, o ajusta do comando de vĂ¡lvulas e a lubrificaĂ§Ă£o com fluxo variĂ¡vel tambĂ©m se comunica com outras unidades de controle, como a da transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT. O microprocessador responsĂ¡vel por isto tem mais de 30 mil diferentes parĂ¢metros e funções armazenadas na memĂ³ria e consegue executar atĂ© 260 milhões de operações individuais por segundo. 
Como todos os motores AMG de alta performance, o V8 biturbo do E 63 AMG 4MATIC Ă© montado a mĂ£o na seĂ§Ă£o de acabamento da empresa, observando os mais estritos padrões de qualidade. Montadores altamente qualificados sĂ£o responsĂ¡veis pela produĂ§Ă£o do motor segundo a filosofia “um homem, um motor”.  A assinatura do montador figura na placa de identificaĂ§Ă£o do motor como um atestado de qualidade da marca.


TransmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas com acerto personalizado

O mĂ¡ximo de individualizaĂ§Ă£o e dinamismo customizado - estas sĂ£o as qualidades mais marcantes da transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas utilizada no E 63 AMG 4MATIC. Os quatro modos de utilizaĂ§Ă£o - "C" (EficiĂªncia Controlada), "S" (Esporte), "S+" (Esporte plus) e "M" (Manual) - proporcionam ao condutor a escolha de um acerto personalizado, adequado ao seu modo de guiar e Ă s necessidades momentĂ¢neas de conduĂ§Ă£o. No modo "C", a funĂ§Ă£o ECO start/stop Ă© ativada e desliga o motor de oito cilindros sempre que o veĂ­culo estiver parado. AlĂ©m disso, as caracterĂ­sticas de trabalho da transmissĂ£o sĂ£o sensivelmente suaves, com trocas de marchas quase imperceptĂ­veis e antecipadas. Nesse modo de operaĂ§Ă£o, normalmente a segunda marcha Ă© utilizada quando o carro arranca. 
O motor e a transmissĂ£o ficam bem mais Ă¡geis nos modos "S", "S+" e "M", nos quais a funĂ§Ă£o ECO start/stop Ă© desativada. A supressĂ£o parcial dos cilindros Ă© um recurso perfeito para uma dirigibilidade racional: breves e precisos cortes na injeĂ§Ă£o e igniĂ§Ă£o a plena carga provocam trocas de marchas ainda mais rĂ¡pidas, com uma sonoridade mais emocionante do que nunca.  ReduĂ§Ă£o de marchas automĂ¡ticas com dupla debreagem e a funĂ§Ă£o RACE START, para arrancadas radicais, tambĂ©m sĂ£o de sĂ©rie na transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas.

TraĂ§Ă£o integral permanente 4MATIC

Otimizado para alto desempenho, o sistema AMG 4MATIC de traĂ§Ă£o integral distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro na proporĂ§Ă£o 33:67. O direcionamento da maior parte do torque do motor para o eixo traseiro garante o caracterĂ­stico dinamismo da marca AMG e o mĂ¡ximo de prazer ao volante. O sistema ESP (electronic stability program - programa eletrĂ´nico de estabilidade) de trĂªs estĂ¡gios do E 63 AMG foi concebido especificamente para o sistema de traĂ§Ă£o integral permanente. No modo "SPORT Handling", o sistema Torque Vectoring Brake executa intervenções freando as rodas seletivamente para manter a alta agilidade do carro, evitando assim que ele saia de frente nas curvas. Em curvas muito fechadas, a atuaĂ§Ă£o especĂ­fica do freio da roda traseira do lado interno ajuda de forma incisiva o carro a executar sua trajetĂ³ria. 
O sistema de traĂ§Ă£o integral AMG 4MATIC aumenta a segurança de direĂ§Ă£o e a aderĂªncia em pisos molhados. A Ă³tima traĂ§Ă£o Ă© garantida por uma embreagem multidiscos com efeito blocante de 50 Nm que explora o potencial de conexĂ£o atravĂ©s da fricĂ§Ă£o para todas as quatro rodas, especialmente em pisos altamente escorregadios. Esta operaĂ§Ă£o Ă© realizada por uma caixa de transferĂªncia que dirige maior força para o eixo traseiro. 
A caixa de transferĂªncia Ă© integrada de forma compacta Ă  transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas e praticamente nĂ£o exige espaço adicional para sua instalaĂ§Ă£o. O torque Ă© transmitido para o eixo dianteiro pela saĂ­da de força por meio de um eixo propulsor. A transmissĂ£o de força do diferencial do eixo dianteiro para o semieixo dianteiro esquerdo Ă© feita por um eixo intermediĂ¡rio que passa atravĂ©s de um duto encapsulado por dentro do cĂ¡rter do motor. Este design compacto resulta em pouco acrĂ©scimo de massa devido ao sistema de traĂ§Ă£o integral - apenas 70 quilogramas.


SuspensĂ£o esportiva

Todos os modelos E 63 AMG sĂ£o equipados com a suspensĂ£o esportiva AMG RIDE CONTROL com sistema de amortecimento controlado eletronicamente. O eixo dianteiro emprega um sistema com molas de aço, enquanto o traseiro Ă© equipado com um sistema de suspensĂ£o com apoio totalmente pneumĂ¡tico. Basta apertar a tecla indicada pela figura de um amortecedor na AMG DRIVE UNIT para modificar eletronicamente a regulagem da suspensĂ£o de "Comfort" para "Sport" ou "Sport plus".  
A suspensĂ£o dianteira de trĂªs braços foi submetida a um processo de otimizaĂ§Ă£o ainda maior para o E 63 AMG com traĂ§Ă£o integral. Juntamente com os componentes de alumĂ­nio do eixo recĂ©m-desenvolvidos, essas medidas de otimizaĂ§Ă£o levam a uma aderĂªncia marcantemente reforçada e agilidade combinadas com alto nĂ­vel de neutralidade em curvas rĂ¡pidas. A bitola 48 milĂ­metros mais larga do E 63 AMG 4MATIC em relaĂ§Ă£o ao modelo normal aumenta substancialmente a estabilidade em curvas de alta velocidade e permite maior sensibilidade ao motorista. A cambagem negativa mais acentuada nos dois eixos tambĂ©m contribui para a dinĂ¢mica lateral. 
O sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nico AMG sensĂ­vel Ă  velocidade complementa o acerto do veĂ­culo Ă  perfeiĂ§Ă£o, com a relaĂ§Ă£o de direĂ§Ă£o direta de 14: 1 proporcionando dirigibilidade extremamente Ă¡gil em curvas fechadas em conjunto com a servoassistĂªncia variĂ¡vel de acordo com o modo de suspensĂ£o selecionado. O E 63 AMG 4MATIC Ă© equipado de sĂ©rie com rodas AMG de liga leve com 10 raios pintadas em preto e com acabamento em alto brilho. O modelo com traĂ§Ă£o integral vem com pneus 255/35 R 19 (dianteiros) e 285/30 19 (traseiros), em rodas AMG de liga leve nos tamanhos 9,0 x 19 e 9,5 x 19 polegadas.

Dados técnicos - E 63 AMG 4MATIC

Cilindrada
5.461 cm3
PotĂªncia
410 kW (557 cv) a 5.500 rpm
Torque mĂ¡x.
720 Nm de 1.750 a 5.250 rpm
AceleraĂ§Ă£o
0 - 100 km/h
3,7 s
Velocidade mĂ¡xima
250 km/h*
*Limitada eletronicamente

Principais equipamentos
DireĂ§Ă£o direta
Sistema de estacionamento com cĂ¢mera traseira
Sistema de estacionamento Active Parking Assist
Retrovisor com antiofuscante automĂ¡tico
Conjunto de memĂ³rias
Volante AMG
Persianas laterais traseiras
Airbags nas portas traseiras
Bancos dianteiros multicontorno
Teto solar com ajuste elétrico
Sistema de monitoramento da pressĂ£o dos pneus
SuspensĂ£o esportiva AMG RIDE CONTROL
Media interface (conexĂ£o para USB/iPod/MP3)
Comand online com GPS
Persiana do vidro traseiro com acionamento elétrico
Ar-condicionado THERMOTRONIC
Farol alto adaptativo
FarĂ³is Intelligent Light System Full LED
Acabamento em madeira Black Ash (freixo negro)
Roda de liga leve 19”
Sistema de Ă¡udio Harman Kardon Logic 7
Sistema de entretenimento traseiro
Fechamento automĂ¡tico porta-malas
KEYLESS-GO
Pinças de freio na cor prata
Kit de ferramentas
Adaptive brake lights
Painel de instrumentos em couro especial

Itens de série
Ajustes elĂ©tricos de altura, inclinaĂ§Ă£o, suporte para costas e deslocamento longitudinal para bancos dianteiros
Airbags dianteiros para motorista e passageiro
Airbags laterais para bancos dianteiros
ATTENTION ASSIST
Apoios de cabeça com funĂ§Ă£o NECK-PRO
Freios adaptativos (ABR), incluindo: Controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESP), DistribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica de força de frenagem (EBD), Sistema antibloqueio dos freios (ABS), Controle de traĂ§Ă£o na aceleraĂ§Ă£o (ASR), TraĂ§Ă£o eletrĂ´nica em cada roda (ETS), Assistente de freio (BAS), Assistente de partida na subida (HSA), PrĂ©-carregamento (PRIMING), Brake drying e funĂ§Ă£o HOLD
Piloto automĂ¡tico (TEMPOMAT) e limitador de velocidade (SPEEDTRONIC)
Sistema de segurança ativo Pre-Safe
Suporte Isofix
Windowbags

Preço:

US$ 245.900,00