Mercedes-Benz lança E 63 AMG 4MATIC no Brasil e completa linha da Classe
E no paĂs
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SedĂ£ esportivo tem motor
V8 biturbo com 557 cv
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TraĂ§Ă£o integral garante
desempenho e segurança nas curvas
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SuspensĂ£o esportiva e
cĂ¢mbio de sete marchas: mĂ¡ximo comportamento dinĂ¢mico
Texto e fotos: Mercedes
A Mercedes-Benz completa a
gama de modelos da Classe E disponĂveis no Brasil com a chegada ao paĂs da nova
versĂ£o de seu modelo de maior desempenho, o E 63 AMG 4MATIC. Da mesma forma que
ocorreu com o sedĂ£, o cabriolet e o coupĂ©, a versĂ£o de alto desempenho da
Classe E também passou por profundas modificações estéticas e funcionais que
aprimoraram ainda mais este sedĂ£ de alta categoria e temperamento esportivo.
Entre as mudanças, o motor V8
5,5 litros turbo do E 63 AMG 4MATIC teve a potĂªncia elevada de 525 para 557 cv,
atingindo torque de 720 Nm. O aproveitamento da força disponĂvel Ă© otimizado
pelo sistema de traĂ§Ă£o integral AMG 4MATIC, especialmente voltado para maior
performance, que tambĂ©m contribui para o comportamento dinĂ¢mico e segurança do
carro.
O
novo E 63 AMG 4MATIC tem carĂ¡ter mais forte e aparĂªncia mais esportiva que
todos seus antecessores: a nova filosofia de design da AMG Ă© imediatamente
visĂvel na nova grade do radiador com dupla lĂ¢mina e ressaltada pelo novo
defletor aerodinĂ¢mico na dianteira, que traz os traços caracterĂsticos da AMG.
A atratividade do E 63 AMG foi incrementada também pelo maior valor agregado:
os clientes agora dispõem de mais desempenho e melhor dinĂ¢mica de conduĂ§Ă£o
junto com um espectro mais amplo de equipamentos e acabamentos de série.
Interior esportivo e exclusivo
Internamente, o Mercedes-Benz
E 63 AMG 4MATIC oferece uma combinaĂ§Ă£o Ăºnica de conforto de primeira classe,
materiais e acabamento de alta qualidade e o marcante dinamismo e esportividade
da marca AMG. TrĂªs opções de sĂ©rie de couro – preto, bege ou cinza – se
combinam com elementos de acabamento refinados, com destaque para o novo
relĂ³gio analĂ³gico IWC exclusivo posicionado entre as duas entradas de ar
centrais no painel. Outras opções de revestimento estĂ£o disponĂveis no programa
sob-encomenda.
Os bancos esportivos AMG
trazem ajustes elĂ©tricos, aquecimento e sĂ£o identificados por logos nos
encostos. Bancos, apoios de braços e painĂ©is das portas sĂ£o revestidos de couro
napa. O volante AMG Performance tem a base e a parte superior achatadas e as
Ă¡reas de contato forradas de couro AlcĂ¢ntara, alĂ©m das borboletas de trocas de
marchas em alumĂnio. O conjunto de instrumentos recebe o condutor com um
marcante logotipo AMG no display central TFT colorido. O motorista pode optar
entre trĂªs menus de informações: “Warm Up”, com indicações das temperaturas do
Ă³leo e da Ă¡gua, “Set Up”, que mostra o modo do sistema ESP (Programa EletrĂ´nico
de Estabilidade), a regulagem da suspensĂ£o – “Comfort”, “Sport” ou “Sport plus”
e o modo da transmissĂ£o – “C”, “S”, “S+” ou “M”. O mostrador da marcha em uso
fica acima do display central.
Esportividade com
responsabilidade ambiental
O motor V8 biturbo AMG 5,5
litros continua sendo o V8 produzido em sĂ©rie mais eficiente do mundo – mesmo
contando com uma capacidade cĂºbica substancialmente maior que a de seus
concorrentes diretos. O novo E 63 AMG 4MATIC passa a atender Ă s exigentes
normas de emissões Euro 6, que sĂ³ entrarĂ£o em vigor em 2015.
Os pontos altos da tecnologia
presente no V8 do E 63 AMG incluem o sistema de injeĂ§Ă£o direta de gasolina na
cĂ¢mara de combustĂ£o, a dupla alimentaĂ§Ă£o por turbocompressores, cĂ¡rter em
alumĂnio, quatro vĂ¡lvulas por cilindro com comando ajustĂ¡vel, gerenciamento do
alternador e funĂ§Ă£o ECO start/stop.
É importante destacar o papel
dos turbocompressores no desempenho do motor. A plena carga, eles giram a nada
menos de 185.000 rpm, forçando a entrada de 1.750 kg de ar por hora nas cĂ¢maras
de combustĂ£o. Graças ao seu design compacto, com as estruturas das turbinas
soldadas ao coletor de exaustĂ£o, os engenheiros da AMG conseguiram otimizar o
espaço junto ao motor, acelerando também o aquecimento dos conversores
catalĂticos para reduzir as emissões logo apĂ³s a partida.
O cĂ¡rter do V8 biturbo AMG 5,5
litros Ă© feito de alumĂnio fundido. Esta concepĂ§Ă£o Ă© parte da filosofia de
construĂ§Ă£o de baixo peso que, alĂ©m de reduzir o consumo e as emissões,
contribui para o equilĂbrio na distribuiĂ§Ă£o de pesos do veĂculo. Drenado, o
motor pesa apenas 204 quilos.
OrifĂcios de ventilaĂ§Ă£o no
cĂ¡rter contribuem tambĂ©m para aumentar a potĂªncia e a economia de combustĂvel.
Normalmente, o movimento dos pistões força o ar para dentro e para fora do
cĂ¡rter, levando a um aumento de resistĂªncia e perda de eficiĂªncia. Os orifĂcios
de ventilaĂ§Ă£o evitam que isso aconteça, assegurando a compensaĂ§Ă£o da pressĂ£o.
A funĂ§Ă£o ECO start/stop, que
desliga o motor sempre que o veĂculo estiver parado, nĂ£o Ă© o Ăºnico sistema a
contribuir para o baixo consumo de combustĂvel. O gerenciamento do gerador de
eletricidade também tem papel importante nesse sentido: sempre que a velocidade
for reduzida ou nas frenagens, a energia cinética excedente é usada para
recarregar a bateria, em vez de dissipada como calor da forma convencional. Desta
forma, em todas as outras circunstĂ¢ncias o gerador trabalha em baixa voltagem,
reduzindo a carga sobre o motor e reduzindo o consumo em até 0,2 litro por 100
quilĂ´metros no trĂ¡fego urbano, com suas frequentes fases de desaceleraĂ§Ă£o e
frenagem.
Todas as funções do motor sĂ£o
executadas e controladas por uma unidade de gerenciamento extremamente
eficiente. Este computador de Ăºltima geraĂ§Ă£o, alĂ©m de controlar a injeĂ§Ă£o
direta de gasolina, a pressĂ£o dos turbocompressores, o ajusta do comando de
vĂ¡lvulas e a lubrificaĂ§Ă£o com fluxo variĂ¡vel tambĂ©m se comunica com outras
unidades de controle, como a da transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT. O
microprocessador responsĂ¡vel por isto tem mais de 30 mil diferentes parĂ¢metros
e funções armazenadas na memĂ³ria e consegue executar atĂ© 260 milhões de
operações individuais por segundo.
Como todos os motores AMG de
alta performance, o V8 biturbo do E 63 AMG 4MATIC Ă© montado a mĂ£o na seĂ§Ă£o de
acabamento da empresa, observando os mais estritos padrões de qualidade. Montadores
altamente qualificados sĂ£o responsĂ¡veis pela produĂ§Ă£o do motor segundo a
filosofia “um homem, um motor”. A
assinatura do montador figura na placa de identificaĂ§Ă£o do motor como um
atestado de qualidade da marca.
TransmissĂ£o
esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas com acerto personalizado
O mĂ¡ximo de individualizaĂ§Ă£o e
dinamismo customizado - estas sĂ£o as qualidades mais marcantes da transmissĂ£o
esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas utilizada no E 63 AMG 4MATIC. Os
quatro modos de utilizaĂ§Ă£o - "C" (EficiĂªncia Controlada),
"S" (Esporte), "S+" (Esporte plus) e "M" (Manual)
- proporcionam ao condutor a escolha de um acerto personalizado, adequado ao
seu modo de guiar e Ă s necessidades momentĂ¢neas de conduĂ§Ă£o. No modo
"C", a funĂ§Ă£o ECO start/stop Ă© ativada e desliga o motor de oito
cilindros sempre que o veĂculo estiver parado. AlĂ©m disso, as caracterĂsticas
de trabalho da transmissĂ£o sĂ£o sensivelmente suaves, com trocas de marchas
quase imperceptĂveis e antecipadas. Nesse modo de operaĂ§Ă£o, normalmente a
segunda marcha Ă© utilizada quando o carro arranca.
O motor e a transmissĂ£o ficam
bem mais Ă¡geis nos modos "S", "S+" e "M", nos
quais a funĂ§Ă£o ECO start/stop Ă© desativada. A supressĂ£o parcial dos cilindros Ă©
um recurso perfeito para uma dirigibilidade racional: breves e precisos cortes
na injeĂ§Ă£o e igniĂ§Ă£o a plena carga provocam trocas de marchas ainda mais
rĂ¡pidas, com uma sonoridade mais emocionante do que nunca. ReduĂ§Ă£o de marchas automĂ¡ticas com dupla
debreagem e a funĂ§Ă£o RACE START, para arrancadas radicais, tambĂ©m sĂ£o de sĂ©rie
na transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas.
TraĂ§Ă£o integral permanente 4MATIC
Otimizado para alto
desempenho, o sistema AMG 4MATIC de traĂ§Ă£o integral distribui a força do motor
entre os eixos dianteiro e traseiro na proporĂ§Ă£o 33:67. O direcionamento da
maior parte do torque do motor para o eixo traseiro garante o caracterĂstico
dinamismo da marca AMG e o mĂ¡ximo de prazer ao volante. O sistema ESP
(electronic stability program - programa eletrĂ´nico de estabilidade) de trĂªs
estĂ¡gios do E 63 AMG foi concebido especificamente para o sistema de traĂ§Ă£o
integral permanente. No modo "SPORT Handling", o sistema Torque
Vectoring Brake executa intervenções freando as rodas seletivamente para manter
a alta agilidade do carro, evitando assim que ele saia de frente nas curvas. Em
curvas muito fechadas, a atuaĂ§Ă£o especĂfica do freio da roda traseira do lado
interno ajuda de forma incisiva o carro a executar sua trajetĂ³ria.
O sistema de traĂ§Ă£o integral
AMG 4MATIC aumenta a segurança de direĂ§Ă£o e a aderĂªncia em pisos molhados. A
Ă³tima traĂ§Ă£o Ă© garantida por uma embreagem multidiscos com efeito blocante de
50 Nm que explora o potencial de conexĂ£o atravĂ©s da fricĂ§Ă£o para todas as
quatro rodas, especialmente em pisos altamente escorregadios. Esta operaĂ§Ă£o Ă©
realizada por uma caixa de transferĂªncia que dirige maior força para o eixo
traseiro.
A caixa de transferĂªncia Ă©
integrada de forma compacta Ă transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete
marchas e praticamente nĂ£o exige espaço adicional para sua instalaĂ§Ă£o. O torque
Ă© transmitido para o eixo dianteiro pela saĂda de força por meio de um eixo
propulsor. A transmissĂ£o de força do diferencial do eixo dianteiro para o
semieixo dianteiro esquerdo Ă© feita por um eixo intermediĂ¡rio que passa atravĂ©s
de um duto encapsulado por dentro do cĂ¡rter do motor. Este design compacto
resulta em pouco acrĂ©scimo de massa devido ao sistema de traĂ§Ă£o integral -
apenas 70 quilogramas.
SuspensĂ£o esportiva
Todos os modelos E 63 AMG sĂ£o
equipados com a suspensĂ£o esportiva AMG RIDE CONTROL com sistema de
amortecimento controlado eletronicamente. O eixo dianteiro emprega um sistema
com molas de aço, enquanto o traseiro Ă© equipado com um sistema de suspensĂ£o
com apoio totalmente pneumĂ¡tico. Basta apertar a tecla indicada pela figura de
um amortecedor na AMG DRIVE UNIT para modificar eletronicamente a regulagem da
suspensĂ£o de "Comfort" para "Sport" ou "Sport
plus".
A suspensĂ£o dianteira de trĂªs
braços foi submetida a um processo de otimizaĂ§Ă£o ainda maior para o E 63 AMG
com traĂ§Ă£o integral. Juntamente com os componentes de alumĂnio do eixo recĂ©m-desenvolvidos,
essas medidas de otimizaĂ§Ă£o levam a uma aderĂªncia marcantemente reforçada e
agilidade combinadas com alto nĂvel de neutralidade em curvas rĂ¡pidas. A bitola
48 milĂmetros mais larga do E 63 AMG 4MATIC em relaĂ§Ă£o ao modelo normal aumenta
substancialmente a estabilidade em curvas de alta velocidade e permite maior
sensibilidade ao motorista. A cambagem negativa mais acentuada nos dois eixos
tambĂ©m contribui para a dinĂ¢mica lateral.
O
sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nico AMG sensĂvel Ă velocidade complementa o
acerto do veĂculo Ă perfeiĂ§Ă£o, com a relaĂ§Ă£o de direĂ§Ă£o direta de 14: 1
proporcionando dirigibilidade extremamente Ă¡gil em curvas fechadas em conjunto
com a servoassistĂªncia variĂ¡vel de acordo com o modo de suspensĂ£o selecionado. O
E 63 AMG 4MATIC é equipado de série com rodas AMG de liga leve com 10 raios
pintadas em preto e com acabamento em alto brilho. O modelo com traĂ§Ă£o integral
vem com pneus 255/35 R 19 (dianteiros) e 285/30 19 (traseiros), em rodas AMG de
liga leve nos tamanhos 9,0 x 19 e 9,5 x 19 polegadas.
Dados técnicos - E 63 AMG 4MATIC
Cilindrada
|
5.461 cm3
|
PotĂªncia
|
410 kW
(557 cv) a 5.500 rpm
|
Torque mĂ¡x.
|
720 Nm de 1.750 a 5.250 rpm
|
AceleraĂ§Ă£o
0 - 100 km/h
|
3,7 s
|
Velocidade mĂ¡xima
|
250 km/h*
|
*Limitada eletronicamente
Principais
equipamentos
DireĂ§Ă£o
direta
Sistema de estacionamento com cĂ¢mera traseira
Sistema de estacionamento Active Parking Assist
Retrovisor com antiofuscante automĂ¡tico
Conjunto de memĂ³rias
Volante AMG
Persianas laterais traseiras
Airbags nas portas traseiras
Bancos dianteiros multicontorno
Teto solar com ajuste elétrico
Sistema de monitoramento da pressĂ£o dos pneus
SuspensĂ£o esportiva AMG RIDE CONTROL
Media interface (conexĂ£o para USB/iPod/MP3)
Comand online com GPS
Persiana do vidro traseiro com acionamento elétrico
Ar-condicionado THERMOTRONIC
Farol alto adaptativo
FarĂ³is Intelligent Light System Full LED
Acabamento em madeira Black Ash (freixo negro)
Roda de liga leve 19”
Sistema de Ă¡udio Harman Kardon Logic 7
Sistema de entretenimento traseiro
Fechamento automĂ¡tico porta-malas
KEYLESS-GO
Pinças de freio na cor prata
Kit de ferramentas
Adaptive brake lights
Painel de instrumentos em couro especial
Itens de série
Ajustes elĂ©tricos de altura, inclinaĂ§Ă£o, suporte para
costas e deslocamento longitudinal para bancos dianteiros
Airbags dianteiros para motorista e passageiro
Airbags laterais para bancos dianteiros
ATTENTION ASSIST
Apoios de cabeça com funĂ§Ă£o NECK-PRO
Freios adaptativos (ABR), incluindo: Controle
eletrĂ´nico de estabilidade (ESP), DistribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica de força de frenagem
(EBD), Sistema antibloqueio dos freios (ABS), Controle de traĂ§Ă£o na aceleraĂ§Ă£o
(ASR), TraĂ§Ă£o eletrĂ´nica em cada roda (ETS), Assistente de freio (BAS),
Assistente de partida na subida (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Brake drying
e funĂ§Ă£o HOLD
Piloto automĂ¡tico (TEMPOMAT) e limitador de velocidade
(SPEEDTRONIC)
Sistema de segurança ativo Pre-Safe
Suporte Isofix
Windowbags
Preço:
US$ 245.900,00
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