ZF leva soluções eficientes Ă  Busworld Kortrijk 2013   
 
- SuspensĂ£o mais reforçada: os novos eixos ZF para pisos rebaixados e suspensões independentes tornam os Ă´nibus mais adequados ao futuro da mobilidade urbana;
  
- Melhorias na transmissĂ£o: Sistemas manuais, automĂ¡ticos e hĂ­bridos tornam os Ă´nibus e microĂ´nibus cada vez mais econĂ´micos e confortĂ¡veis.

Texto e fotos: ZF

A ZF irĂ¡ demonstrar como os seus produtos e soluções podem tornar o transporte pĂºblico de passageiros econĂ´mico, amigĂ¡vel ao meio ambiente e confortĂ¡vel durante a Busworld Kortrijk, feira que serĂ¡ realizada de 18 a 23 de outubro de 2013, na cidade de Kortrijk, na BĂ©lgica. A ZF apresentarĂ¡ seu amplo catĂ¡logo de produtos para todos os tipos de Ă´nibus no estande 603 (Hall 6) do centro de convenções Kortrijk Xpo.

O novo eixo AV 133 da ZF para Ă´nibus de piso baixo Ă© mais forte e ao mesmo tempo 45 quilos mais leve do que o antecessor AV 132

Uma das tecnologias serĂ¡ o eixo traseiro AV 133 para chassis com piso baixo. Sua caracterĂ­stica mais relevante Ă© um porta-molas de alumĂ­nio, que deixa o eixo com 45 quilos, cerca de 5% mais leve que seu antecessor AV 132. Esse novo eixo pode compensar parte do peso adicional do veĂ­culo que Ă© gerado por componentes adicionais exigidos pelo padrĂ£o Euro 6 de emissões. AtĂ© o final de 2015, a ZF planeja melhorar o AV 133 ainda mais com relaĂ§Ă£o Ă  eficiĂªncia, emissĂ£o de ruĂ­dos, e peso. 

O eixo portal elĂ©trico AVE 130 da ZF, com base em traĂ§Ă£o elĂ©trica independente.

Em Kortrijk, a empresa tambĂ©m apresenta a versĂ£o de produĂ§Ă£o em volume de seu eixo portal AVE 130 para sistemas hĂ­bridos e Ă´nibus completamente elĂ©tricos. Ele contĂ©m dois motores elĂ©tricos integrados, fazendo com que o sistema geral fique de 200 a 500 quilos mais leve do que todas as soluções com um motor elĂ©trico central.

Com a nova suspensĂ£o independente RL 82 da ZF, os Ă´nibus podem transportar mais carga por eixo
Essas inovações em produtos possuem longa tradiĂ§Ă£o na ZF. Em 1983 (hĂ¡ exatamente 30 anos), a empresa lançou o primeiro eixo portal (que possui o eixo abaixo do centro do cubo da roda), sendo uma das pioneiras globais na tecnologia de piso baixo.
O novo RL 55 EC da ZF, de suspensĂ£o independente
Este progresso e a extensa especializaĂ§Ă£o da ZF refletem-se nos modernos eixos frontais rebaixados para Ă´nibus e microĂ´nibus. O novo RL 82 EC complementa a famĂ­lia de eixos de sistema de direĂ§Ă£o da ZF, e foi projetado para receber cargas no eixo de atĂ© 8,2 toneladas – sendo uma resposta aos desafios das linhas de Ă´nibus Euro 6. Com o RL 55 EC, a suspensĂ£o independente da ZF conquista o segmento de midibus, pois aumenta o conforto e tambĂ©m reduz a inclinaĂ§Ă£o lateral do veĂ­culo.

Sistemas de transmissĂ£o mais confortĂ¡veis

A transmissĂ£o automĂ¡tica ZF EcoLife reduz a emissĂ£o de ruĂ­dos do veĂ­culo e o consumo de combustĂ­vel

A ZF, como empresa de tecnologia, atende a demanda contĂ­nua por soluções eficientes de direĂ§Ă£o em veĂ­culos de transporte coletivo. Um desses produtos Ă© a ZF EcoLife, transmissĂ£o automĂ¡tica de 6 marchas que torna o transporte pĂºblico, alĂ©m de mais eficiente no consumo de combustĂ­vel, mais silencioso: em combinaĂ§Ă£o com o software TopoDyn Life, a velocidade do motor pode ser mantida em baixa rotaĂ§Ă£o, especialmente ao sair dos pontos de Ă´nibus. 

A nova transmissĂ£o manual da ZF, EcoShift, de 6 marchas
A transmissĂ£o manual ZF EcoShift de 6 marchas tambĂ©m tem suas vantagens. A versĂ£o bĂ¡sica serve como plataforma flexĂ­vel, que pode ser estendida de forma modular e, portanto, ser construĂ­da de acordo com as exigĂªncias individuais do cliente e requisitos do Mercado, de forma padronizada.
A ZF-AS Tronic Lite para Ă´nibus leves distingue-se pelo seu maior conforto, baixo consumo de combustĂ­vel e, portanto, uma melhor economia

Por fim, a ZF expandiu igualmente sua carteira de aplicações do consagrado modelo AS-Tronic, oferecendo agora a AS-Tronic Lite para Ă´nibus e veĂ­culos leves de transporte urbano. Nesse Ăºltimo modelo, a empresa de tecnologia estĂ¡ trabalhando em uma variante hĂ­brida modular.