IVECO VENCE LICITAÇÃO PARA FORNECER 232 CAMINHÕES VERTIS HD A MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
- 217 prefeituras paulistas compram 200 caminhões de 13 toneladas e mais 32 unidades de 9 toneladas por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente
Texto e fotos: Iveco
A Iveco venceu uma licitação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo no mês de agosto e fornecerá 232 caminhões Vertis HD para mais de 200 prefeituras. Serão 200 unidades da versão 13 toneladas e 32 modelos de 9 toneladas. Os Vertis HD foram equipados com implementos de carga seca e compactadores de lixo, e estão sendo comprados por municípios que os utilizarão em serviços de gestão de resíduos sólidos. A compra foi realizada pelo Estado e os recursos são provenientes das administrações municipais. A assinatura deste convênio ocorreu no dia 18/09, em São Paulo (SP), e contou com a presença do governador paulista Geraldo Alckmin, do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, e dos prefeitos que receberão os veículos.
Os dois modelos fazem parte da reformulada gama de caminhões médios da Geração Ecoline. O Vertis HD 130V19, de 13 toneladas e com cabine estendida, foi a opção escolhida para receber implementos coletores e compactadores de lixo. Já o Vertis HD 90V18, de 9 toneladas e cabine curta, será aplicado em operações de coleta seletiva.
Produzido e desenvolvido na cidade mineira de Sete Lagoas (MG), o novo Vertis HD carrega uma série de diferencias técnicos e componentes que garantem versatilidade e facilidade de implementação, representando, assim, uma solução perfeita para o transporte de vários tipos de carga.
Diferenciais do Vertis HD
A economia de combustível, quesito em que o Vertis HD sempre foi “best-in-class”, é assegurada pelos propulsores NEF 4, da FPT Industrial. Na adaptação para a tecnologia Euro V, os motores ganharam redução de até 5,5% no consumo de combustível em relação à versão Euro III. Em 100 mil km de testes comparativos, feitos em estradas e trechos urbanos, o novo Vertis HD conseguiu economia de até 11% em relação a concorrentes diretos.
Além da redução de consumo, os propulsores também tiveram incremento de potência. O motor do Vertis HD 9 toneladas está 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a motorização anterior. Na versão 13 toneladas – cabine estendida, o ganho foi de 3,4% no torque. Em números, são 177 cv (maior potência da categoria) e 570 Nm a 1.250 rpm para a versão 9 toneladas. No caso da versão 13 toneladas – cabine estendida, o motor tem potência máxima de 182 cv, compatível com os principais competidores do mercado, e torque máximo de 610 Nm a 1.300 giros.
Para fazer do Vertis HD um dos caminhões mais silenciosos e confortáveis do segmento na maior faixa de utilização do veículo, a Iveco desenvolveu um novo sistema de suspensão da cabine, com quatro pontos de fixação e novas molas e amortecedores. A suspensão primária também recebeu novas molas, amortecedores e suportes, além de uma nova barra estabilizadora.
As duas versões do Vertis HD contam com um grande número de itens de série, que ressaltam ainda mais a excelente relação custo-benefício do caminhão médio da Iveco. A lista inclui faróis de neblina, volante com regulagem longitudinal e de altura, vidros elétricos, banco do passageiro duplo com dois apoios de cabeça, para-sol externo translúcido, escotilha de teto com regulagem, regulagem de altura dos faróis, cabine estendida (13 toneladas), ar-condicionado (13 toneladas), predisposição para rádio (antena e alto-falantes), assoalho da cabine revestido com material sintético, além de vários porta-objetos.
0 Comentários