Audi Nanuk quattro concept Ă© destaque no SalĂ£o de Frankfurt

·         Com design inovador, carro-conceito combina a dinĂ¢mica de um carro esportivo de alto desempenho com a versatilidade de um crossover.
·         Motor 5.0 V10 TDI desenvolve 544 cv de potĂªncia e 1.000 Nm de torque.
·         AceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km / h Ă© feita em apenas 3,8 segundos.
·         DireĂ§Ă£o integral: a chave para a agilidade e a estabilidade.

Texto e fotos: Audi


 
Esportividade em um novo formato: a Audi estĂ¡ apresentando o show car Audi Nanuk quattro concept no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Frankfurt. O crossover conceito combina a dinĂ¢mica de um carro esportivo de alta performance com a expertise Audi na tecnologia quattro, seja na estrada, na pista de corrida e tambĂ©m no off-road . O motor V10 TDI define novos parĂ¢metros de potĂªncia e eficiĂªncia.


A montadora alemĂ£ desenvolveu o Audi Nanuk quattro concept em colaboraĂ§Ă£o com os designers da Italdesign Giugiaro. O resultado Ă© um carro esportivo para qualquer situaĂ§Ă£o e superfĂ­cie, seja em uma pista de corrida, numa rodovia ou em uma sinuosa estrada com areia ou neve. O show car combina a dinĂ¢mica de um carro esportivo com motor central com a versatilidade de um veĂ­culo recreativo. 
O veĂ­culo de dois lugares Ă© equipado com um motor V10 TDI, recĂ©m-desenvolvido, instalado longitudinalmente na frente do eixo traseiro. O potente propulsor a diesel de 5.0 litros produz 544 cv de potĂªncia e oferece 1.000 Nm de torque a partir de apenas 1.500 rpm. A unidade biturbo Ă© controlada por meio do Sistema Audi Valvelift (AVS). O sistema common rail opera com pressĂ£o de injeĂ§Ă£o de 2.500 bar. A transmissĂ£o reforçada de sete velocidades S tronic, localizada atrĂ¡s do motor, transfere o torque para um sistema de transmissĂ£o quattro especialmente projetado. 
O show car Audi Nanuk quattro concept pesa cerca de 1.900 kg e acelera de 0 a 100 km / h em 3,8 segundos, com velocidade mĂ¡xima de 305 km / h. O gerenciamento tĂ©rmico inovador, com seus ciclos de refrigeraĂ§Ă£o separados e a bomba de Ă³leo regulada contĂ­nua contribuem para a excelente eficiĂªncia, com consumo de combustĂ­vel de apenas 7,8 litros por 100 km, em mĂ©dia.
  

TriĂ¢ngulos duplos guiam as rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus 235/50, na dianteira, e 295/45, na traseira. Os discos de freio de cerĂ¢mica reforçados com fibra de carbono podem resistir a altas temperaturas e sĂ£o extremamente resistentes Ă  abrasividade. 
A suspensĂ£o a ar adaptativa, com amortecedores controlados eletronicamente, apresenta a prĂ³xima geraĂ§Ă£o de tecnologia da Audi. O motorista pode ajustar manualmente a distĂ¢ncia do solo do carro-conceito em trĂªs etapas: normal, 30 milĂ­metros mais baixa ou 40 milĂ­metros mais elevada. O sistema tambĂ©m controla o nĂ­vel da carroceria baseado na velocidade de conduĂ§Ă£o e nos dados da rota fornecidos pelo sistema de navegaĂ§Ă£o. Na estrada, por exemplo, a carroceria continua rebaixada, mesmo quando o Audi Nanuk quattro concept estĂ¡ movendo-se lentamente. Ele Ă© elevado automaticamente quando entra em uma estrada de cascalho. 
Outro destaque tecnolĂ³gico do show car Ă© a direĂ§Ă£o integral, que resolve o conflito clĂ¡ssico entre comportamento dinĂ¢mico e estabilidade. O sistema combina a direĂ§Ă£o dinĂ¢mica no eixo dianteiro que, entre outras funções, pode intervir nas curvas rĂ¡pidas para maior estabilidade, com direĂ§Ă£o suplementar para as rodas traseiras. Atuadores separados ativam duas barras de direĂ§Ă£o. 
Quando o motorista dirige em velocidades baixas a moderadas, as rodas traseiras viram atĂ© nove graus na direĂ§Ă£o oposta das rodas dianteiras. Isso encurta a distĂ¢ncia entre-eixos virtualmente em cerca de 100 centĂ­metros, reduzindo o raio de giro para aproximadamente 10 metros. A dirigibilidade torna-se mais Ă¡gil e o show car Ă© bastante neutro em curvas. 
Em velocidades mais elevadas, o sistema vira as rodas traseiras em atĂ© 2,5 graus na mesma direĂ§Ă£o das rodas dianteiras. Isso amplia virtualmente a distĂ¢ncia entre-eixos para cerca de 140 centĂ­metros, para melhor estabilidade. Nas rodovias, o carro-conceito estĂ¡ firmemente colado Ă  estrada, mesmo em curvas rĂ¡pidas.

Design exterior

O Audi Nanuk quattro concept  tem distĂ¢ncia entre-eixos de 2.710 milĂ­metro; 4.541 milĂ­metros  de comprimento; 1.990 milĂ­metros de largura e 1.337 milĂ­metros de altura. A estrutura da carroceira Ă© leve, em alumĂ­nio, com tecnologia Audi Space Frame (ASF). Componentes feitos em polĂ­mero de fibra de carbono reforçado (CFRP) compõem a cobertura exterior, finalizada na cor Red Extreme. 
Com formas exageradas e angulares, o Audi Nanuk quattro nanuk concept Ă© uma escultura dinĂ¢mica, com grandes rodas, que abre um novo capĂ­tulo na linguagem de design da marca alemĂ£. Na dianteira, recebeu uma versĂ£o plana da grade single-frame hexagonal, circundada por uma estrutura estreita de alumĂ­nio. 
Luzes diurnas dinĂ¢micas acentuam a assinatura Audi quando o carro Ă© ligado e tambĂ©m servem como setas dinĂ¢micas. Distinta Ă© a transiĂ§Ă£o entre os farĂ³is baixos e altos, possĂ­vel graças Ă  nova tecnologia Audi Matrix LED. Com os farĂ³is baixos, o show car surge com estilo clean e aberto. JĂ¡ com farĂ³is altos, parece mais rebaixado e focado. 
As grandes entradas de ar foram deslocadas para a parte traseira. TrĂªs barras verticais estruturam o seu interior. A chapa que constitui a borda inferior do para-choque inclui fendas para fluxo de ar. Os quatro anĂ©is da marca sĂ£o montados na grade single-frame. 
Os contornos dos para-lamas dominam a lateral do Audi Nanuk quattro concept . Na dianteira, forma uma borda pontiaguda, um recurso de design clĂ¡ssico da Audi. O contorno traseiro se estende como uma onda, e a coluna C flui suavemente para a parte de trĂ¡s do carro. Na parte inferior, o modelo ganhou soleiras largas. 
A porta Ă© esculpida, com seções superiores e inferiores projetadas, enquanto a parte central Ă© ligeiramente rebaixada. As portas se abrem para cima, em Ă¢ngulo, e delicadas cĂ¢meras, em forma de asa, substituem os espelhos retrovisores externos. Por trĂ¡s da abertura da porta localiza-se um grande sideblade (chapa lateral), vertical, similar ao do esportivo Audi R8, por onde entra o ar de admissĂ£o do motor V10 TDI. Uma segunda chapa menor, atrĂ¡s da janela lateral, Ă© mĂ³vel e facilita o fluxo de ar atravĂ©s do compartimento do motor. 
A interaĂ§Ă£o entre as superfĂ­cies protuberantes e rebaixadas continua na retaguarda do carro. A seĂ§Ă£o cĂ´ncava estende-se por toda a largura do carro e integra os anĂ©is Audi, as luzes traseiras e a terceira luz de freio, que funciona como uma faixa plana entre as luzes. A placa Ă© montada em uma outra superfĂ­cie embutida na parte inferior da traseira. O difusor abriga as duas saĂ­das redondas de escape. 
A grande janela traseira expõe o motor TDI. Toda a parte traseira pode ser aberta para cima, em uma peça Ăºnica, como em um carro de corrida, para facilitar a manutenĂ§Ă£o. A bagagem dos ocupantes Ă© guardada na parte da frente do carro, onde hĂ¡ espaço para dois carrinhos ou um saco de golfe.

Interior

O interior do Audi Nanuk quattro concept  foi reduzido ao essencial, com a arquitetura girando em torno do painel de instrumentos. Uma “ilha” de carbono acentua o cockpit e oferece ao motorista uma visĂ£o mais clara. O painel de instrumentos parece flutuar e enfatiza as linhas horizontais e a largura do carro. Ele Ă© apoiado por estribos de alumĂ­nio no console central, que tem almofadas macias para descanso das pernas. AlĂ©m disso, hĂ¡ numerosos compartimentos de armazenamento, em material macio, nas portas. 
Todos os elementos de controle (incluindo os da suspensĂ£o a ar controlada eletronicamente), o touchwheel para navegaĂ§Ă£o e funções multimĂ­dia e as setas estĂ£o concentrados no console no tĂºnel central e no volante. Os bancos, com encostos rebatĂ­veis, tĂªm lateral pronunciada e encostos de cabeça integrados. Um telefone celular pode ser carregado no Audi phone box. 

Ao invĂ©s de mostradores fĂ­sicos e ponteiros, o show car recebeu um painel de instrumentos livremente programĂ¡vel. O motorista pode acessar uma variedade de displays e informações, como desejar. Dois pequenos monitores nas colunas A servem como espelhos externos digitais e exibem as imagens das cĂ¢meras nas portas. A mesma funĂ§Ă£o Ă© fornecida pelo visor montado no centro, que substitui o espelho retrovisor. O painel de instrumentos tem acabamento em alumĂ­nio escuro brilhante e os assentos, apoios de braço e painĂ©is de porta sĂ£o cobertos em couro cinza. O terceiro tipo de acabamento no interior do protĂ³tipo Ă© o CFRP.