Audi
Nanuk quattro concept Ă© destaque no SalĂ£o de Frankfurt
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Com design
inovador, carro-conceito combina a dinĂ¢mica de um carro esportivo de alto
desempenho com a versatilidade de um crossover.
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Motor 5.0
V10 TDI desenvolve 544 cv de potĂªncia e 1.000 Nm de torque.
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AceleraĂ§Ă£o
de 0 a 100 km / h Ă© feita em apenas 3,8 segundos.
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DireĂ§Ă£o
integral: a chave para a agilidade e a estabilidade.
Texto e fotos: Audi
Esportividade em um novo formato: a Audi estĂ¡ apresentando o show car
Audi Nanuk quattro concept no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Frankfurt. O crossover
conceito combina a dinĂ¢mica de um carro esportivo de alta performance com a
expertise Audi na tecnologia quattro, seja na estrada, na pista de corrida e
tambĂ©m no off-road . O motor V10 TDI define novos parĂ¢metros de potĂªncia e
eficiĂªncia.
A
montadora alemĂ£ desenvolveu o Audi Nanuk quattro concept em colaboraĂ§Ă£o com os
designers da Italdesign Giugiaro. O resultado Ă© um carro esportivo para
qualquer situaĂ§Ă£o e superfĂcie, seja em uma pista de corrida, numa rodovia ou
em uma sinuosa estrada com areia ou neve. O show car combina a dinĂ¢mica de um
carro esportivo com motor central com a versatilidade de um veĂculo recreativo.
O
veĂculo de dois lugares Ă© equipado com um motor V10 TDI, recĂ©m-desenvolvido,
instalado longitudinalmente na frente do eixo traseiro. O potente propulsor a
diesel de 5.0 litros produz 544 cv de potĂªncia e oferece 1.000 Nm de torque a
partir de apenas 1.500 rpm. A unidade biturbo Ă© controlada por meio do Sistema
Audi Valvelift (AVS). O sistema common rail opera com pressĂ£o de injeĂ§Ă£o de
2.500 bar. A transmissĂ£o reforçada de sete velocidades S tronic, localizada
atrĂ¡s do motor, transfere o torque para um sistema de transmissĂ£o quattro
especialmente projetado.
O show
car Audi Nanuk quattro concept pesa cerca de 1.900 kg e acelera de 0 a 100 km /
h em 3,8 segundos, com velocidade mĂ¡xima de 305 km / h. O gerenciamento tĂ©rmico
inovador, com seus ciclos de refrigeraĂ§Ă£o separados e a bomba de Ă³leo regulada
contĂnua contribuem para a excelente eficiĂªncia, com consumo de combustĂvel de
apenas 7,8 litros por 100 km, em média.
TriĂ¢ngulos
duplos guiam as rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus 235/50, na dianteira,
e 295/45, na traseira. Os discos de freio de cerĂ¢mica reforçados com fibra de
carbono podem resistir a altas temperaturas e sĂ£o extremamente resistentes Ă
abrasividade.
A
suspensĂ£o a ar adaptativa, com amortecedores controlados eletronicamente,
apresenta a prĂ³xima geraĂ§Ă£o de tecnologia da Audi. O motorista pode ajustar
manualmente a distĂ¢ncia do solo do carro-conceito em trĂªs etapas: normal, 30 milĂmetros
mais baixa ou 40 milĂmetros mais elevada. O sistema tambĂ©m controla o nĂvel da
carroceria baseado na velocidade de conduĂ§Ă£o e nos dados da rota fornecidos
pelo sistema de navegaĂ§Ă£o. Na estrada, por exemplo, a carroceria continua rebaixada,
mesmo quando o Audi Nanuk quattro concept estĂ¡ movendo-se lentamente. Ele Ă© elevado
automaticamente quando entra em uma estrada de cascalho.
Outro
destaque tecnolĂ³gico do show car Ă© a direĂ§Ă£o integral, que resolve o conflito
clĂ¡ssico entre comportamento dinĂ¢mico e estabilidade. O sistema combina a
direĂ§Ă£o dinĂ¢mica no eixo dianteiro que, entre outras funções, pode intervir nas
curvas rĂ¡pidas para maior estabilidade, com direĂ§Ă£o suplementar para as rodas
traseiras. Atuadores separados ativam duas barras de direĂ§Ă£o.
Quando
o motorista dirige em velocidades baixas a moderadas, as rodas traseiras viram até
nove graus na direĂ§Ă£o oposta das rodas dianteiras. Isso encurta a distĂ¢ncia
entre-eixos virtualmente em cerca de 100 centĂmetros, reduzindo o raio de giro
para aproximadamente 10 metros. A dirigibilidade torna-se mais Ă¡gil e o show
car Ă© bastante neutro em curvas.
Em
velocidades mais elevadas, o sistema vira as rodas traseiras em até 2,5 graus
na mesma direĂ§Ă£o das rodas dianteiras. Isso amplia virtualmente a distĂ¢ncia
entre-eixos para cerca de 140 centĂmetros, para melhor estabilidade. Nas
rodovias, o carro-conceito estĂ¡ firmemente colado Ă estrada, mesmo em curvas rĂ¡pidas.
Design exterior
O Audi
Nanuk quattro concept tem distĂ¢ncia
entre-eixos de 2.710 milĂmetro; 4.541 milĂmetros de comprimento; 1.990 milĂmetros de largura e
1.337 milĂmetros de altura. A estrutura da carroceira Ă© leve, em alumĂnio, com
tecnologia Audi Space Frame (ASF). Componentes feitos em polĂmero de fibra de
carbono reforçado (CFRP) compõem a cobertura exterior, finalizada na cor Red
Extreme.
Com
formas exageradas e angulares, o Audi Nanuk quattro nanuk concept Ă© uma
escultura dinĂ¢mica, com grandes rodas, que abre um novo capĂtulo na linguagem
de design da marca alemĂ£. Na dianteira, recebeu uma versĂ£o plana da grade single-frame
hexagonal, circundada por uma estrutura estreita de alumĂnio.
Luzes
diurnas dinĂ¢micas acentuam a assinatura Audi quando o carro Ă© ligado e tambĂ©m
servem como setas dinĂ¢micas. Distinta Ă© a transiĂ§Ă£o entre os farĂ³is baixos e altos,
possĂvel graças Ă nova tecnologia Audi Matrix LED. Com os farĂ³is baixos, o show
car surge com estilo clean e aberto. JĂ¡ com farĂ³is altos, parece mais rebaixado
e focado.
As
grandes entradas de ar foram deslocadas para a parte traseira. TrĂªs barras
verticais estruturam o seu interior. A chapa que constitui a borda inferior do
para-choque inclui fendas para fluxo de ar. Os quatro anĂ©is da marca sĂ£o
montados na grade single-frame.
Os
contornos dos para-lamas dominam a lateral do Audi Nanuk quattro concept . Na
dianteira, forma uma borda pontiaguda, um recurso de design clĂ¡ssico da Audi. O
contorno traseiro se estende como uma onda, e a coluna C flui suavemente para a
parte de trĂ¡s do carro. Na parte inferior, o modelo ganhou soleiras largas.
A porta
é esculpida, com seções superiores e inferiores projetadas, enquanto a parte
central Ă© ligeiramente rebaixada. As portas se abrem para cima, em Ă¢ngulo, e delicadas
cĂ¢meras, em forma de asa, substituem os espelhos retrovisores externos. Por
trĂ¡s da abertura da porta localiza-se um grande sideblade (chapa lateral),
vertical, similar ao do esportivo Audi R8, por onde entra o ar de admissĂ£o do motor
V10 TDI. Uma segunda chapa menor, atrĂ¡s da janela lateral, Ă© mĂ³vel e facilita o
fluxo de ar através do compartimento do motor.
A
interaĂ§Ă£o entre as superfĂcies protuberantes e rebaixadas continua na
retaguarda do carro. A seĂ§Ă£o cĂ´ncava estende-se por toda a largura do carro e integra
os anéis Audi, as luzes traseiras e a terceira luz de freio, que funciona como
uma faixa plana entre as luzes. A placa Ă© montada em uma outra superfĂcie
embutida na parte inferior da traseira. O difusor abriga as duas saĂdas redondas
de escape.
A grande
janela traseira expõe o motor TDI. Toda a parte traseira pode ser aberta para
cima, em uma peça Ăºnica, como em um carro de corrida, para facilitar a manutenĂ§Ă£o.
A bagagem dos ocupantes Ă© guardada na parte da frente do carro, onde hĂ¡ espaço
para dois carrinhos ou um saco de golfe.
Interior
O
interior do Audi Nanuk quattro concept foi
reduzido ao essencial, com a arquitetura girando em torno do painel de
instrumentos. Uma “ilha” de carbono acentua o cockpit e oferece ao motorista
uma visĂ£o mais clara. O painel de instrumentos parece flutuar e enfatiza as
linhas horizontais e a largura do carro. Ele Ă© apoiado por estribos de alumĂnio
no console central, que tem almofadas macias para descanso das pernas. Além
disso, hĂ¡ numerosos compartimentos de armazenamento, em material macio, nas portas.
Todos
os elementos de controle (incluindo os da suspensĂ£o a ar controlada
eletronicamente), o touchwheel para navegaĂ§Ă£o e funções multimĂdia e as setas
estĂ£o concentrados no console no tĂºnel central e no volante. Os bancos, com encostos
rebatĂveis, tĂªm lateral pronunciada e encostos de cabeça integrados. Um
telefone celular pode ser carregado no Audi phone box.
Ao
invĂ©s de mostradores fĂsicos e ponteiros, o show car recebeu um painel de
instrumentos livremente programĂ¡vel. O motorista pode acessar uma variedade de displays
e informações, como desejar. Dois pequenos monitores nas colunas A servem como
espelhos externos digitais e exibem as imagens das cĂ¢meras nas portas. A mesma
funĂ§Ă£o Ă© fornecida pelo visor montado no centro, que substitui o espelho
retrovisor. O painel de instrumentos tem acabamento em alumĂnio escuro
brilhante e os assentos, apoios de braço e painĂ©is de porta sĂ£o cobertos em
couro cinza. O terceiro tipo de acabamento no interior do protĂ³tipo Ă© o CFRP.
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