Norris escolhe estratégia de pneus diferente para garantir seu primeiro título

Texto e fotos: Pirelli

Lando Norris se tornou o 35º campeão em 75 anos de Fórmula 1, após conquistar o terceiro lugar que precisava para garantir o título de pilotos no GP de Abu Dhabi, a McLaren já havia assegurado o campeonato de construtores em Singapura.

Max Verstappen venceu a corrida largando da pole position, Oscar Piastri ficou em segundo. Os três pilotos adotaram estratégias diferentes de pneus para a corrida de 58 voltas, que começou às 17h e se estendeu por quase duas horas pela noite. Verstappen largou com pneus médios e trocou para os duros na volta 24, enquanto Piastri fez o oposto, largando com pneus duros e passando para os médios na volta 42.

Norris, por sua vez, fez duas paradas nos boxes, largou com pneus médios e completou dois stints com pneus duros para chegar ao final da corrida. Piastri conseguiu ultrapassar seu companheiro de equipe na primeira volta, mesmo estando com pneus duros, mas a estratégia escolhida por Norris foi suficiente para garantir a ele o último lugar no pódio necessário para conquistar o título por dois pontos de vantagem sobre Verstappen.

Os três compostos de pneus estavam presentes no grid, com alguns pilotos mais atrás optando por largar com pneus macios. Nico Hulkenberg, comemorando seu 250º GP, foi um deles, recuperando mais posições do que qualquer outro piloto (nove) após largar em P18 e terminar em nono com uma estratégia de duas paradas. Sem Safety Cars, abandonos ou bandeiras amarelas, foi uma disputa direta até o final com os três pilotos que dominaram a temporada garantindo o pódio.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Parabéns a Lando Norris pela conquista do seu primeiro título de pilotos. A disputa foi acirrada até a última etapa da temporada, uma das mais equilibradas dos últimos anos, graças ao ritmo igualmente competitivo das diferentes equipes. Max Verstappen e Oscar Piastri não pouparam esforços hoje, proporcionando uma final emocionante. Em termos de estratégia, a maioria das equipes optou por uma parada única, utilizando os dois compostos mais consistentes, como era esperado, em alguns casos, estendendo o stint com pneus duros por mais de 40 voltas, mesmo sem granulação, inevitavelmente houveram alguns sinais de desgaste nas voltas finais. Entre os pilotos que escolheram a estratégia alternativa, o recém-coroado campeão Norris se destaca. Ele optou por duas paradas, provavelmente motivado pela parada extra de Charles Leclerc, utilizando os dois jogos de pneus duros novos que a McLaren havia guardado para a corrida. Lewis Hamilton também utilizou um jogo de pneus novos para seu stint final, neste caso, os médios. Essa excelente escolha permitiu que ele ganhasse várias posições, evidenciando a proximidade entre as duas opções estratégicas, conforme demonstrado por nossas simulações. O trabalho da Pirelli não termina aqui, voltaremos à pista na terça-feira com todas as equipes para um dia completo de testes. Um total de 10 carros-mula, pilotados pelos pilotos de corrida, testarão a nova gama de pneus de 2026, enquanto 10 jovens pilotos irão para a pista com os carros e pneus deste ano".