Norris vence de ponta a ponta e assume a ponta do campeonato

Texto e fotos: Pirelli

Após ter feito a volta perfeita para garantir a pole position, Lando Norris e transformou em vitória no GP da Cidade do México. Foi a décima conquista do inglês na carreira, a sexta nesta temporada, a primeira desde a Hungria e a primeira no México. É a 13ª vitória da McLaren na temporada, a 202ª no geral e a quarta na Cidade do México.

Charles Leclerc chegou na segunda posição cruzando a linha 30,324 segundos atrás do vencedor, até as voltas finais, ele teve que se defender de Max Verstappen. O holandês manteve vivas suas esperanças de campeonato, lutando arduamente para chegar em terceiro. Com duas voltas restantes, Verstappen estava bem perto da caixa de câmbio de Leclerc e parecia pronto para ultrapassar, mas um Safety Car Virtual foi acionado e a corrida só voltou quando faltava meia volta para o fim. A maior surpresa veio de Oliver Bearman em sua primeira temporada completa na F1, ele terminou em quarto lugar, seu melhor resultado na categoria. A emoção aumenta no Campeonato de Pilotos com quatro corridas restantes, com Norris assume a liderança um ponto à frente de Piastri, enquanto Verstappen está agora 36 pontos atrás do líder, com quatro GPs e duas Corridas Sprint restantes este ano.

A maioria dos pilotos (12) largou com pneus macios, enquanto seis (Max Verstappen, Isack Hadjar, Yuki Tsunoda, Carlos Sainz, Gabriel Bortoleto e Pierre Gasly) optaram pelos médios, Alex Albon e Franco Colapinto optaram pelos duros. Como costuma acontecer aqui, com a longa reta até a primeira curva, a volta inicial foi caótica, com os líderes quatro a quatro na curva. Os comissários tiveram que se envolver para descobrir quem havia ganhado vantagem, com Lewis Hamilton levando a pior, sofrendo uma penalidade de 10 segundos em seu pit stop. Oscar Piastri teve uma largada ruim, mas acabou recuperando o quinto lugar. Sainz foi o primeiro a fazer um pit stop planejado, trocando os pneus médios pelos macios, com as paradas de macio para médio começando na volta 22 com Antonelli. Uma segunda sequência de paradas começou na volta 47, com Piastri, Antonelli e Hamilton.

O trecho mais longo da corrida foi de Colapinto que completou 48 voltas com o C2, Ocon fez 44 voltas com o C4 e Gasly conseguiu 37 voltas com o composto mais macio.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Tivemos uma corrida interessante na Cidade do México, não apenas em termos de ação na pista, mas também porque vimos o grid dividido entre aqueles que fizeram uma parada e os que fizeram duas. Parabéns a Lando Norris, que esteve impecável durante todo o fim de semana e que agora está de volta à liderança do campeonato. Parabéns também a Ollie Bearman, que trouxe para casa um valioso quarto lugar para a equipe Haas. Os compostos Médio e Macio desempenharam seu papel, mas, se tivéssemos que escolher uma estrela do dia, foi sem dúvida o composto com faixa vermelha. A maioria dos pilotos escolheu o pneu mais macio para a largada e para o trecho final no caso daqueles que optaram por uma estratégia de duas paradas. Graças ao desgaste muito baixo e à ausência de granulação, conseguiram estender seu trecho com o C5, gerenciando eficazmente a degradação térmica nos pneus traseiros. As janelas de pit stop estavam de acordo com nossas expectativas e acredito que a variedade de estratégias também deveu algo à decisão de introduzir uma diferença nos compostos selecionados. O Hard teve muito pouco uso, pois estava em desvantagem nesta pista que oferecia pouca aderência durante todo o fim de semana. Parte da equipe da Pirelli aqui na Cidade do México, estará de volta ao circuito na terça e quarta-feira para testes de desenvolvimento dos compostos mais macios da gama de pneus de 2026. Um carro mula será fornecido pela Sauber no primeiro dia e pela Mercedes no segundo, agradecemos a ambos pelo apoio".