- Mercado de reposição é o que mais sofre, com queda de 7% no ano e retração de 12% em setembro;
- Vendas para montadoras crescem 6,6% no acumulado, mas caem 1,1% no mês.
Texto e fotos: Anip
As vendas totais de pneus fabricados no Brasil apresentaram queda de 2,7% nos nove primeiros meses de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
No acumulado de janeiro a setembro, foram comercializadas 29.038.221 unidades contra 29.832.068 verificadas em 2024, os números são da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.
Segundo a entidade, as vendas para o mercado de reposição apresentaram retração de 7% até setembro (20.300.394 unidades no ano anterior ante 18.873.573 unidades no acumulado deste ano). O destaque positivo ficou por conta da comercialização de pneus para montadoras, que registrou alta de 6,6% (de 9.531.674 para 10.164.648 unidades) no período.
No segmento de pneus de passeio, as vendas de janeiro a setembro deste ano recuaram 2,1% (de 24.723.562 para 24.193.415 unidades). O desempenho foi pressionado negativamente pelo recuou de 6,9% nas vendas para o mercado de reposição (de 16.591.243 para 15.445.272 unidades), embora as vendas para montadoras tenham avançado 7,6% no período, saltando de 8.132.319 para 8.748.143 unidades.
As vendas de pneus de carga também registraram perdas no ano, com queda de 5,2% nas vendas (de 5.108.506 para 4.844.806 unidades), entre janeiro e setembro. Na contramão, as vendas para montadoras cresceram 1,2% (de 1.399.355 para 1.416.505 unidades), enquanto houve um recuo de 7,6% nas vendas para reposição (de 3.709.151 para 3.428.301 unidades).
As vendas de pneus de motocicletas para reposição apresentaram queda de 11,5%, saindo de 7.645.293 para 6.766.085 unidades.






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