Os gênios da comedia pastelão devem estar felizes com a nova versão de um clássico que tem apenas a intenção de fazer rir

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Paramount Pictures

Já são quase 40 anos desde que o atrapalhado policial Frank Drebin, vivido pelo inesquecível Leslie Nielsen, deu vida a um dos personagens mais engraçados e icônicos do cinema. De lá pra cá teve duas continuações, mas os filmes de comedia politicamente errados deram uma pausa no novo mundo, mais justo, porém sem graça.

Resgatar em parte esse tipo de humor é uma vitória nos dias de hoje, principalmente usando elementos e atores que fogem de seus estereótipos originais, sempre com gags e situações que beiram o absurdo, mas que cumprem o papel de fazer rir, coisa que o mundo de hoje precisa muito.

Já está em cartaz nos cinemas Corra que a Polícia Vem Aí! (Domain Entertainment, Fuzzy Door Productions, Quebec Film and Television, Paramount Pictures) trazendo de volta toda a memoria afetiva (e também o sucesso) que os antigos filmes da franquia atingiram nos anos 80 e 90. O longa segue a premissa de realização que seus antecessores difundiram, é filmado em esquetes que, quando se juntam, formam uma obra completa que tira pelo menos um sorriso da audiência, afinal, se rir é o melhor remédio, ele se torna uma dose cavalar para os dias tensos de hoje.

Nessa nova aventura, o herdeiro do lendário Tenente Frank Drebin segue os mesmos passos de seu falecido pai. Frank Drebin Jr (o ótimo Liam Neeson) entra para a corporação e ao lado de seu parceiro Capitão Ed Hocken Jr (Paul Walter Hauser) é sugado por uma trama de conspiração comandada pelo criminoso Sig Gustafson (Kevin Durand). Preparado para causar mais problemas e destruição do que o próprio plano maléfico dos bandidos, o desajeitado policial não medirá esforços para provar seu valor com a ajuda informal da misteriosa Beth Davenport (a espetacular Pamela Anderson) e tentar salvar o dia.

O roteiro e a direção são de Akiva Schaffer, que mistura muita competência em criar situações engraçadas com o convencimento de fazer com que atores consagrados reproduzam suas ideias diante da câmera. É um roteiro imediatista, as piadas são sempre de impacto, em alguns casos, depende também do conhecimento de algumas situações ou informações extras para serem entendidas.

Brandon Trost resgata a fotografia da serie original usando alguns recursos modernos, como as câmeras Arri Alexa e drones, a montagem de Brian Scott Olds lembra os recursos usados nos filmes anteriores, sem criar um ritmo frenético, as situações se acumulam e se resolvem antes da mudança de cenário. O que realmente melhora muito são os efeitos visuais criados pelas empresas Outpost VFX, Rebels e PFX, especializadas em situações de ação sem usar muitos recursos de computador.

Com um elenco dedicado e muito alegre que se adaptou ao modesto orçamento de US$ 42 milhões, Corra que a Polícia Vem Aí! já chega dando lucro, mesmo com a restrição de idade mínima de 14 anos no Brasil, é um filme para se ver e rever para entender todas as piadas e situações, é um ótimo recomeço do gênero comédia para voltar a fazer parte das salas de cinema, certamente deixa uma ponta de orgulho nos seus primeiros realizadores que, assim como todos que assistem, querem a continuação, dublada ou legendada.

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