Verstappen leva a Sprint e Norris faz a pole em Austin

Texto e fotos: Pirelli

O holandês provou sua maestria na corrida de sábado, sendo esta sua 11ª vitória nas 16 Sprints de Fórmula 1 realizadas até agora, mas ficou em segundo na qualificação. A segunda fila é da Ferrari com Carlos Sainz em terceiro à frente de Charles Leclerc.

Todos usaram um conjunto de Medium para a corrida Sprint. Cinco pilotos (Ocon, Piastri, Albon, Tsunoda e Zhou) usaram novos, os outros todos optaram por um conjunto usado na qualificação Sprint.

Para a qualificação, todos os pilotos usaram Soft, alguns deles começando com um conjunto usado.

O Pirelli Pole Position Award foi entregue a Norris pelo sueco Armand "Mondo" Duplantis, vencedor da medalha de ouro no salto com vara nas Olimpíadas de Paris em 2024 e em Tóquio em 2020. Duplantis, que tem nacionalidade americana e sueca, é considerado o maior de todos os tempos, ele detém o recorde mundial de 6,26 metros.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Um sábado muito interessante, embora tenha sido uma pena que o clímax emocionante da qualificação não tenha sido alcançado por causa do acidente de Russell. A corrida Sprint também foi muito emocionante, com muitos duelos e com o resultado sendo incerto até o fim. Para nós e, claro, para as equipes, as 19 voltas foram uma oportunidade de ver o Medium em ação em um longo stint, dado que será a escolha mais popular para a corrida. Pudemos coletar alguns dados interessantes, mas não surpreendentes, em uma pista onde o tempo total de pit stop não é muito longo, duas paradas será a estratégia mais rápida e com nove das dez equipes já tendo usado um conjunto de Hard na única sessão de treinos livres, está claro que a opção mais provável envolve o uso de dois conjuntos do C3 e o restante do C2. Como seu uso será dividido entre os turnos, honestamente, esperamos que todos tentem começar a corrida no Medium fazendo um primeiro turno no C3, com um pit stop entre as voltas 16 e 22 para trocar para o C2, com uma segunda parada entre as voltas 35 e 41 para terminar de volta no C3. Aqueles que querem correr seu turno final com o C2 podem parar pela primeira vez entre as voltas 11 e 20 e uma segunda vez entre as voltas 32 e 38. Finalmente, uma terceira, mas improvável rota seria usar todos os três compostos: começar no C4 (primeira parada entre as voltas 10 e 14), trocar para o C2 (segunda parada entre 34 e 40) e terminar com o C3".