Um fim de semana completo até agora para Verstappen

Texto e fotos: Pirelli

Verstappen marcou os quatro primeiros lugares em todas as sessões realizadas em Miami. Foi o mais rápido no treino livre e na qualificação da Sprint, venceu a Sprint Race e cinco horas depois fez sua primeira pole para o GP.

Como esperado na corrida, o Medium foi o pneu escolhido por 18 pilotos para as 19 voltas, as exceções foram Tsunoda e Sargeant que optaram pelo Soft. Apesar das altas temperaturas que ultrapassaram a marca dos 55° C, o desempenho do C4 foi mais do que aceitável com os carros Racing Bulls e Williams, o piloto japonês esteve perto de conquistar o oitavo.

A qualificação confirmou alguns aspectos, as condições da pista melhoraram de modo que apenas alguns pilotos que chegaram aos dez primeiros conseguiram melhorar nas segundas voltas. Na verdade, a diferença de desempenho durante a volta rápida entre o C3 e o C4, foi da ordem de três a quatro décimos, significativamente menor que nas simulações para este evento e também quando comparada entre os dois compostos. Tal como aconteceu na corrida curta, Max terá Charles Leclerc como companhia na primeira fila, foi o segundo setor que dividiu os dois, Verstappen recuperou os 141 milésimos de vantagem, Leclerc marcou no primeiro setor 74 milésimos, exatamente o mesmo tempo do holandês no terceiro, na segunda fila estão os respectivos companheiros de equipe, Carlos Sainz e Sergio Perez.

Verstappen recebeu o prêmio Pirelli Pole Position do produtor de cinema e televisão Jerry Bruckheimer. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão filmes como Flashdance, Top Gun e Bad Boys. Na década de 2000, ele colocou seu nome em Piratas do Caribe, Pearl Harbor e, recentemente, Top Gun: Maverick, junto com as séries de TV CSI, Cold Case e Without A Trace. Bruckheimer é um dos produtores do filme sobre Fórmula 1, dirigido por Joseph Kosinski com Brad Pitt no papel principal, o lançamento está previsto para 2025.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Este fim de semana proporcionou muito que pensar no que diz respeito ao comportamento dos pneus. Olhando para as previsões e simulações, baseadas nos dados da Pirelli combinados com os fornecidos pelas equipes, temos indicações que nos levarão a aprofundar a análise dos dados adquiridos até agora. Precisamos compreender porque a diferença de desempenho entre o Medium e Soft foi tão pequena e porque é que os tempos de qualificação foram mais lentos do que no ano passado, cerca de quatro décimos, com diferença de quase um segundo em comparação com a nossa simulação. Quanto à estratégia, há poucas dúvidas de que uma parada é a mais rápida opção. Mas a questão é diferente quando se trata dos compostos e da ordem em que serão usados. O C2 será o favorito, mas todas as combinações dele com o C3 e o C4 são viáveis".