Baseado em uma histĂ³ria real, o longa emociona muito quem tem amor por animais

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Diamond Films

O esporte, seja ele qual for, tem sempre um elemento que mexe com as ações e emoções tanto dos competidores quanto dos torcedores aficionados. Existe uma modalidade dentre todas, que Ă© a maior prova de coragem, superaĂ§Ă£o, e por que nĂ£o, incorpora altos nĂ­veis de loucura. A Corrida de Aventura talvez seja o ponto mĂ¡ximo que um humano suporta praticando esporte.

Tendo como pano de fundo essa modalidade e baseado no livro “Arthur: The Dog Who Crossed the Jungle to Find a Home”, de Mikael Lindnord, estĂ¡ em cartaz nos cinemas brasileiros Uma Prova de Coragem (Lionsgate Films, eOne Films, Tucker Tooley Entertainment, Mark Canton Productions, Municipal Pictures, Diamond Films), um longa muito bem feito, que nĂ£o exagera nas ações e reações e mostra a realidade do esporte nas suas variações sentimentais.

O Ă³timo roteiro de Michael Brandt descreve a jornada de Michael Light (Mark Wahlberg), um corredor determinado a vencer o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura e que recebe um inesperado apoio em sua difĂ­cil tarefa na Ăºltima oportunidade de conquistar o tĂ­tulo. A equipe Ă© levada ao limite de suas forças durante o percurso, atĂ© que um cachorro, o Arthur redefine o significado de vitĂ³ria, lealdade e amizade.

A direĂ§Ă£o de Simon Cellan Jones Ă© competente e simplista, afinal de contas nĂ£o se tem muito que inventar quando se retrata esporte, ele Ă© ajudado pelo Ă³timo elenco que tem Simu Liu, Juliet Rylance, Nathalie Emmanuel, Ali Suliman e Rob Collins, eles incorporaram seus personagens com muito realismo.

Filmado na RepĂºblica Dominicana, teve como grande sacada a fotografia ser feita por um especialista em filmes esportivos, o francĂªs Jacques Jouffret usou um equipamento mais sensĂ­vel, as cĂ¢meras Panavision Millennium DXL2 e as lentes Panavision T-Series conseguem dimensionar os cenĂ¡rios e fazer brilhar os atores, de dia e de noite.

Uma Prova de Coragem tem tambĂ©m na produĂ§Ă£o o prĂ³prio Wahlberg, que acabou se apaixonando pelo roteiro e pela mensagem que o filme passa, com um custo de US$ 19 milhões ele retrata a histĂ³ria de superaĂ§Ă£o pessoal e afetiva e deve inspirar muita gente, tanto no esporte quanto na vida, portanto, arrisque-se!

Assista ao trailer