Verstappen começa o campeonato com um Grand Chelem

Texto e fotos: Pirelli

Poderia haver melhor maneira de começar a temporada? Max Verstappen teve no GP do Bahrein um desempenho dominante que o levou não apenas a vencer a corrida, mas também a conquistar a pole position, além de liderar todas as 57 voltas. O holandês também garantiu o ponto extra pela volta mais rápida com impressionantes 1m32”608 na 39ª. Max foi acompanhado no pódio por Sergio Perez, o segundo e Carlos Sainz, o terceiro.

Esta foi a 55ª vitória de Verstappen na carreira, enquanto o Grand Chelem de hoje foi o quinto, isso o coloca em terceiro lugar de todos os tempos, ele se iguala a Alberto Ascari e Michael Schumacher, à frente dele estão Lewis Hamilton (6) e Jim Clark (8). A Red Bull agora se junta à Williams em quarto lugar em vitórias por equipe, com 114.

Melhores Momentos do pneu na corrida

Em termos de utilização de pneus e estratégia, a corrida decorreu praticamente como esperado pelas previsões anteriores e simulações realizadas após a qualificação. Todos os pilotos começaram com Soft antes de mudar para Hard.

Aqueles, como a Red Bull, que tinham apenas um conjunto de C1 disponível, preferiram utilizar os C3 novos, salvos da qualificação, para o trecho final, enquanto a maioria optou pelo segundo conjunto de Hard para a última parte. As exceções foram Nico Hulkenberg, forçado a parar na primeira volta após uma colisão na largada, ele fez três paradas, assim como Pierre Gasly e Logan Sargeant. Eles buscaram algo diferente, usando duas vezes o Hard e o Soft, enquanto Daniel Ricciardo fez duas paradas, escolhendo um conjunto novo de C3 para encerrar a corrida.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "O primeiro GP de 2024 parecia quase uma extensão da temporada anterior, com Verstappen deixando facilmente o resto do pelotão em seu rastro. Não é por acaso que houveram cinco equipes nas posições de pontuação de dez pontos, praticamente na mesma ordem em que terminaram a temporada passada, a única exceção foi a Ferrari à frente da Mercedes. Em termos do desempenho dos pneus, não houve surpresas, na verdade, os compostos são praticamente iguais aos da corrida do ano passado e os três dias de testes permitiram que as equipes pudessem analisar todos os aspectos de desempenho. As temperaturas ficaram um pouco mais baixas e fizeram com que o Soft fosse ainda mais competitivo, houve menos degradação levando em conta a natureza da pista. Porém, apenas a Red Bull fez uma escolha ousada em termos de estratégia, enquanto as demais preferiram jogar pelo seguro, mantendo dois conjuntos de Hard para a corrida".

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