Com imagens fantĂ¡sticas, o longa retrata o mais polĂªmico dono de equipe de corridas

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Diamond Films

Enzo Ferrari, esse nome jĂ¡ bastava para abalar estruturas e intimidar amigos e inimigos no mesmo grau. Autodidata, construiu um impĂ©rio vendendo o mais desconfortĂ¡vel carro esportivo do mundo, uma “jĂ³ia” que acabou se tornando objeto de desejo de 9 entre 10 habitantes do planeta. Montou a equipe de corridas mais longeva e vitoriosa da FĂ³rmula 1, ela estava lĂ¡ em 13 de maio de 1950 no Circuito de Silverstone e vai voltar em 2 de março de 2024 no Circuito Internacional do Bahrein.

Nas veias da famĂ­lia corria gasolina, eles nasceram para criar mĂ¡quinas que se moviam em velocidades inimaginĂ¡veis, quebrar recordes, encantar os apaixonados pelo esporte e chocar o mundo, seja por suas conquistas ou suas sofridas derrotas.

Estreia nos cinemas brasileiros Ferrari (STXfilms, Moto Productions, Forward Pass, Le Grisbi, Iervolino & Lady Bacardi Entertainment, Storyteller Productions, Esme Grace Media/COIL, Ketchup Entertainment, Red Sea Film Fund, Diamond Films), o longa Ă© baseado no livro “Enzo Ferrari: The Man and the Machine” escrito pelo saudoso jornalista Brock Yates conta uma pequena parte da histĂ³ria desse italiano de MĂ³dena, tem realizaĂ§Ă£o primorosa e cheia de emoĂ§Ă£o.

O roteiro do tambĂ©m saudoso Troy Kennedy Martin foi produzido e dirigido por Michael Mann, que vinha tentando fazer o filme hĂ¡ 30 anos e aos 81 mostra que estĂ¡ em forma, ele cria ações espetaculares e tira tudo dos atores que assumem seus personagens com muita competĂªncia.

O ano Ă© 1957, o ex-piloto Enzo Ferrari (Adam Driver) estĂ¡ em crise junto com a empresa que ele e a esposa Laura (PenĂ©lope Cruz) construĂ­ram hĂ¡ uma dĂ©cada. Seu casamento estĂ¡ abalado pela perda do Ăºnico filho do casal e o relacionamento com Lina Lardi (Shailene Woodley) dificulta ainda mais suas decisões, mas ele decide encarar suas perdas apostando tudo em uma corrida, a icĂ´nica Mille Miglia.

No elenco ainda estĂ£o Sarah Gadon (Linda Christian), Jack O'Connell (Peter Collins), Patrick Dempsey (Piero Taruffi) e Gabriel Leone (Alfonso de Portago), eles vivem seus personagens de forma profunda e sem exageros, junte-se a isso as rĂ©plicas de carros de corrida, figurinos, acessĂ³rios e automĂ³veis em ações e cenĂ¡rios reais, o filme foi todo rodado na ItĂ¡lia e usou pouco CGI, o realismo Ă© impressionante.

Quem assina a fotografia, que tem tons da regiĂ£o de Emilia Romagna, Ă© Erik Messerschmidt, ele dividiu a operaĂ§Ă£o das cĂ¢meras digitais com Mann, que prefere ter olhos no Viewfinder, isso criou cenas de corrida com uma perspectiva mais intimista e que se completam com a ediĂ§Ă£o de um craque, Pietro Scalia dĂ¡ um show na montagem.

NĂ£o dĂ¡ para deixar de ver Ferrari, que teve orçamento divulgado de US$ 95 milhões, 130 minutos de duraĂ§Ă£o que passam em um piscar de olhos, atuações fortes e convincentes, direĂ§Ă£o segura, mostra sem medo os bastidores secretos daqueles que mandavam no automobilismo e na indĂºstria automotiva, trata a vida glamorosa com ares humanos e cheios de riscos em apenas 1 ano da vida do Comendador, imagine como foram os outros 89.

Assista ao trailer