O Encontro conta com as performances de artistas históricos como Luis Arrieta, Marika Gidali, Décio Otero, Célia Gouvêa, Iracity Cardoso, Lumena Macedo, Neyde Rossi, Mônica Mion e Yoko Okada

Texto e fotos: Complexo Theatro Municipal de São Paulo

O espetáculo "Corpos Velhos - Para Que Servem?" será apresentado no dia 7/2, quarta-feira, às 20h, na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal, e reúne artistas pioneiros da dança cênica brasileira, explorando danças possíveis e destacando a resistência do fazer artístico como ato político, poético e subversivo. O encontro dos artistas Célia Gouvêa, Décio Otero, Lumena Macedo, Marika Gidali, Neyde Rossi, Mônica Mion, Iracity Cardoso e Yoko Okada reúne no palco uma geração de vanguarda na dança cênica brasileira, muitos deles foram bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo. O coreógrafo, bailarino, professor e pesquisador Luis Arrieta é quem assina a direção geral.

No espetáculo cada um dos bailarinos traz seus gestos e movimentos, repletos dos erros necessários ao saber, no tempo e no lugar do presente. A performance abre espaço para uma conversa não falada, para um improviso carregado de memórias e de histórias de criadores pertencentes a uma geração pioneira da dança cênica, com mais de meio século de trajetórias distintas. Ao colocar esses corpos como protagonistas, o trabalho mostra a transversalidade e a urgência das questões e temáticas que atravessam o etarismo na sociedade.

Celebração do Balé da Cidade
A ocasião também celebrará o aniversário de 56 anos do Balé da Cidade de São Paulo. Neste mesmo dia, o público poderá conhecer trajes da coleção do Ballet do IV Centenário da Cidade de São Paulo, cuja apresentação no Theatro Municipal aconteceu em 1955. Os figurinos, assinados por artistas como Heitor dos Prazeres e Flávio de Carvalho, foram utilizados nos espetáculos em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo, inclusive por bailarinos que compõem o elenco do espetáculo.

Ficha Técnica

  • Direção Geral: Luis Arrieta;
  • Artistas: Célia Gouvêa, Décio Otero, Iracity Cardoso, Luis Arrieta, Lumena Macedo, Marika Gidali, Mônica Mion, Neyde Rossi, Yoko Okada;
  • Assistente de Direção: Lumena Macedo;
  • Assistente Técnico: Fábio Villardi;
  • Iluminação: Silviane Ticher;
  • Vídeo: Vinícius Cardoso;
  • Coordenação Projeto: Portal MUD (Talita Bretas);
  • Edição trilha sonora: Marcos Palmeira – com músicas de Guilherme Vaz e Mercedes Sosa;
  • Produção: Corpo Rastreado – Danusa Carvalho e Gabi Gonçalves;
  • Apoio: Ballet Stagium, Fábio Villardi, Loty Okada.