A última etapa da temporada vai ter também teste de pilotos

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • Para a última corrida do ano, os compostos indicados são o C3 como White Hard, o C4 como Yellow Medium e o C5 como Red Soft.
  • Quase todos os pilotos começaram o GP de Abu Dhabi do ano passado com pneus médios, os três primeiros colocados (Verstappen, Leclerc e Perez) pararam apenas uma vez para colocar o pneu duro, entre as voltas 16 e 21.
  • A volta em Yas Marina tem 16 curvas, algumas seções mais rápidas e uma reta de 1,2 quilômetro entre as curvas 5 e 6. As modificações que ocorreram na pista em 2021 encurtaram a volta para 5,28 quilômetros.
  • Lewis Hamilton é o piloto com cinco vitórias em Abu Dhabi, seguido por Max Verstappen e Sebastian Vettel com três vitórias cada. Mercedes e Red Bull são as equipes com seis vitórias cada.

Mario Isola – Diretor de Motorsport: "Vamos das luzes de Las Vegas para o pôr do sol de Abu Dhabi no intervalo de apenas alguns dias, depois de uma viagem de pouco mais de 13.000 quilômetros, para uma corrida que já está consagrada como o encerramento da temporada. Yas Marina sediará o GP de Abu Dhabi pela 15ª vez neste fim de semana, 11 deles marcaram a corrida final da temporada. A pista foi modificada em 2021 para torná-la mais rápida e fluida, o que também criou mais oportunidades de ultrapassagem, Yas Marina está no extremo inferior da escala quando se trata de exigências de pneus, apesar das cargas verticais, em particular no eixo dianteiro. Por isso selecionamos os três compostos mais macios, essa é a mesma escolha do ano passado, é uma seleção idêntica a de Las Vegas no último fim de semana. Como já é habitual, haverá um dia de testes na terça-feira após o GP, com cada equipe levando dois carros à pista, um para jovens pilotos e outro, em teoria, para testar pneus. No entanto, não haverá novos compostos para testar, a FIA comunicou recentemente que os compostos de 2024 serão os mesmos deste ano, com a única alteração sendo que agora há cinco em vez de seis deles disponíveis, devido à eliminação do C0, que nunca foi utilizado durante um fim de semana de corrida neste ano. Portanto, o teste pode ser útil para as equipes trabalharem no gerenciamento de pneus, coletando dados para a próxima temporada. As equipes terão uma alocação pré-determinada para a prova. O carro que trabalhar com os pneus terá 10 conjuntos disponíveis no teste, o carro para jovens pilotos terá dois conjuntos de C3 e C5 disponíveis, bem como quatro conjuntos de C4".