Em 10 meses, vendas crescem 73% sobre mesmo perĂ­odo de 2022, BYD e GWM lideram

Texto e fotos: ABVE

Outubro ficarĂ¡ marcado na histĂ³ria da eletromobilidade no Brasil por um novo recorde mensal de vendas, com 9.537 veĂ­culos eletrificados leves emplacados, na comparaĂ§Ă£o com o mesmo mĂªs de 2022 (4.460), o crescimento foi de 114%. Em relaĂ§Ă£o a setembro (8.458), de 13%.

De janeiro a outubro, o mercado brasileiro emplacou 67.047 veĂ­culos eletrificados leves (HEV+PHEV+BEV), um aumento de 73% sobre o mesmo perĂ­odo de 2022 (38.663) e de 36% sobre as vendas totais do ano passado (49.245), o Brasil jĂ¡ se aproxima dos 200 mil veĂ­culos eletrificados leves em circulaĂ§Ă£o, desde o inĂ­cio da sĂ©rie histĂ³rica da ABVE (2012). Em outubro, chegou a 193.486, esses nĂºmeros confirmam a receptividade do mercado brasileiro Ă s novas tecnologias automotivas, principalmente os veĂ­culos elĂ©tricos plug-in (BEV e PHEV).

ParticipaĂ§Ă£o
A participaĂ§Ă£o de mercado (market share) dos eletrificados leves em outubro foi de 4,6%, na comparaĂ§Ă£o com o total de vendas do mĂªs no mercado domĂ©stico de automĂ³veis e comerciais leves, que inclui os veĂ­culos convencionais a combustĂ£o (206.669, segundo a Fenabrave), em outubro de 2022 (total de 168.452 veĂ­culos), essa participaĂ§Ă£o era de apenas 2,6%. Nos Ăºltimos meses de 2023, os elĂ©tricos plug-in (BEV e PHEV) aumentaram consideravelmente sua participaĂ§Ă£o sobre o total de vendas de eletrificados leves, em outubro, 61% das vendas desse segmento foram de veĂ­culos plug-in com recarga externa (BEV+PHEV), enquanto os hĂ­bridos nĂ£o plug-in (HEV) ficaram com 39%, a participaĂ§Ă£o de cada tipo de tecnologia, ficou assim distribuĂ­da:

  • PHEV: 36% (3.439);
  • BEV: 25% (2.370);
  • HEV flex 23% (2.202);
  • HEV a gasolina/diesel: 16% (1.526).
BEV E HĂ­bridos
Pelo segundo mĂªs consecutivo, os 100% elĂ©tricos (BEV) registram expressivo crescimento de vendas, os 2.370 veĂ­culos BEV de outubro representam aumento de 272% sobre o mesmo mĂªs de 2022 (636), e de 29,5% sobre setembro Ăºltimo (1.830). JĂ¡ os 3.439 PHEV (elĂ©trico hĂ­brido com recarga externa) representam um crescimento de 214% sobre outubro de 2022 (1.094) e de 13% sobre setembro Ăºltimo (3.032), o segmento dos HEV (hĂ­bridos elĂ©tricos sem recarga externa) emplacou 3.728 veĂ­culos em outubro, sendo 2.202 HEV flex (a etanol) e 1.526 a gasolina ou diesel, sobre outubro de 2022 (2.730), os HEV cresceram 36,6%. Sobre setembro Ăºltimo, tiveram um leve crescimento de 3,6% (3.596). Os plug-in (BEV e PHEV) ganharam mercado e tĂªm em outubro com 50,6% de participaĂ§Ă£o, enquanto os hĂ­bridos HEV (flex ou a gasolina/diesel) estĂ£o com 49,4%. O mercado foi puxado nos Ăºltimos meses por duas montadoras chinesas (BYD e GWM), que se preparam para produzir veĂ­culos elĂ©tricos e hĂ­bridos no Brasil a partir de 2024.

Em outubro, o modelo de veículo eletrificado mais vendido foi o BYD Dolphin GS 180EV, 100% elétrico (BEV), com 1.366 unidades.

JĂ¡ por grupo de modelos, a liderança ficou com o hĂ­brido elĂ©trico Haval H6, da Great Wall Motors, com 1.450 emplacamentos.